Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Aquário de principiante! Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Aquário de principiante! 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Aquário de principiante! EcoariumBanner_zps3903f249
Aquário de principiante! Banner500x1254_zpsf6aa283b
Aquário de principiante! Banner-500x125_zps9d594aec
Aquário de principiante! Gambabanner_zpsgucldxz3
Aquário de principiante! Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Aquário de principiante!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Iva
Iva

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Inês
Localização : Santarém
Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2011
Gostos : 0


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyTer 29 Mar 2011, 00:47Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá a todos!

Sou nova neste hobby, tenho o meu aquário já à 3 meses e como é de esperar muitas dúvidas. Este forúm já me ajudou em bastantes, mas agora apareceu-me algo muito esquesito no aquário que não faço ideia do que seja :s e aproveito também para dar a conhecer o meu aquário pois acho que preciso de algumas dicas em relação à flora.

Aquário de principiante! Dsc01606k

Parece uma substância meio gelatinosa, pensei se poderia ser ovos do caracol?

O meu aquário é de 54l, veio com um kit de filtro mais termostato incluido. Na altura fiz tudo muito a pressa, a montagem e colocação dos peixes apenas uma semana depois.. Não pesquisei nada e tava impaciente para ver ali alguma vida. Resultado estou arrependida do que tenho ali agora embora goste muito dos meus peixes.

Tenho
1 betta
6 corydoras albinas
1 caracol que não sei como lá apareceu.. talvez nas plantas?
3 ottos (contudo já não vejo um a bastantes dias... tenho procurado sem sucesso)
3 espadas + 1 espada de um mês na maternidade + uns quantos que nasceram precisamente hoje, foi engraçado pois consegui ver a mãe a dar à luz.Smile

Como podem ver têm um estilo muito de principiante Razz

Aquário de principiante! Dsc01576p



Faço-lhe tpas de 5 em 5 dias e tenho cuidado para não dar muita comida aos peixes. Pouca quantidade 3x ao dia, mas mesmo assim vê-se pequenas partículas na água, como se fosse pó. Talvez seja o filtro que não é indicado..
O ph tá sempre à volta dos 7,8 não consigo baixar.. Já sai assim da torneira. Assim como o teste de Nh3 Nh4 estar sempre nos 0,1 0,3 :s

Queria colocar mais plantas no aquário, mas não tenho injector de co2 nem fertilizante :s Coloquei musgo em cima do tronco já faz uma semana, mas não ta com um aspecto muito famoso.. Tenho anúbias mas desde que as coloquei, 2 meses atrás parece que não cresceram nada...
O meu betta a aproveitar-se da comida das corys.

Aquário de principiante! Dsc01571a

O espada com um mês, já agora quando o poderei soltar da maternidade?
Aquário de principiante! Dsc01614m

Um dos meus ottos. Já tive os vidros numa desgraça com algas mas agora tem vindo a melhorar.

Aquário de principiante! Dsc01610xa


Agradeço toda a ajuda que me derem e sugestões para conseguir melhorar o meu aquário! :bounce: Sinceramente nunca pensei que viesse a gostar tanto disto. Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyTer 29 Mar 2011, 02:02Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Iva escreveu:
Olá a todos!
Parece uma substância meio gelatinosa, pensei se poderia ser ovos do caracol?

Não me parece, estás com outros problemas....
O meu aquário é de 54l, veio com um kit de filtro mais termostato incluido. Na altura fiz tudo muito a pressa, a montagem e colocação dos peixes apenas uma semana depois.. Não pesquisei nada e tava impaciente para ver ali alguma vida. Resultado estou arrependida do que tenho ali agora embora goste muito dos meus peixes.

Pois, não fizeste ciclagem... No

Tenho
1 betta
6 corydoras albinas

1 caracol que não sei como lá apareceu.. talvez nas plantas?
Pois foi....foto tens?

3 ottos (contudo já não vejo um a bastantes dias... tenho procurado sem sucesso)
Não te peocupes anda escondido tenho umque apareceu agora, não o vi durante 2 messes +-

3 espadas + 1 espada de um mês na maternidade + uns quantos que nasceram precisamente hoje, foi engraçado pois consegui ver a mãe a dar à luz.Smile
Como podem ver têm um estilo muito de principiante Razz

Faço-lhe tpas de 5 em 5 dias Porquê? Não vejo motivo mas percebo que deves faze-las pois os parametros não tiveram tempo de estabilizar, tiveste ai picos de amónia e mais... tenho cuidado para não dar muita comida aos peixes. Pouca quantidade 3x ao dia, que quantidade? aos alevins talvez mas mesmo assim vê-se pequenas partículas na água, como se fosse pó. Talvez seja o filtro que não é indicado.. Qual é o filtro? não reparei desculpa...

O ph tá sempre à volta dos 7,8 não consigo baixar.. Já sai assim da torneira.
Junta nas tpa's agua de garrfão de 5.9 de ph e vai observando os valores, é o que fazia até resolver esse problema de outra maneira aqui em casa!Tem de baixar para 7! que é um valor neutro.

Assim como o teste de Nh3 Nh4 estar sempre nos 0,1 0,3 :s
Tpa's isso vai ao sitio, estou muito cansada, tem de zerar. Percebes nada de nitritos , nitratos e amónia! Alguem amanhãte explica melhor

Queria colocar mais plantas no aquário, mas não tenho injector de co2 nem fertilizante :s Coloquei musgo em cima do tronco já faz uma semana, mas não ta com um aspecto muito famoso.. Tenho anúbias mas desde que as coloquei, 2 meses atrás parece que não cresceram nada...
Por enquanto, até teres os valores estabilizados não ponhas plantas! Tem paciência! Wink Não crescem porque tens problemasaí para resolver, e diz-me qual o fotoperiodoque estás a dar-lhes, a iluminação é de 8h mais menos...diz qual!
Mais que iluminação tens no aqua? Existe luz directa de sol de algum angulo?


O meu betta a aproveitar-se da comida das corys. isso é o menos...

O espada com um mês, já agora quando o poderei soltar da maternidade?
Quando tiverem tamanho suficiente para não parecerem ou serem confundidos pelos outros por comida...é curioso...tanta pergunta bem feita estou a rever certos erros que também cometi... és muito honeste e intelegente da maneira como expuseste todos estes problemas...com os erros é que se aprende

Um dos meus ottos. Já tive os vidros numa desgraça com algas mas agora tem vindo a melhorar.

Agradeço toda a ajuda que me derem e sugestões para conseguir melhorar o meu aquário! :bounce: Sinceramente nunca pensei que viesse a gostar tanto disto. Smile

Não agradeças é o meu dever ajudar os outros quando precisam...e vais gostar maisainda não desanimes com problemas de principiantes
Espero ter ajudado um bocadinho.... Wink


Última edição por Vera Santos em Ter 29 Mar 2011, 02:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ao teu dispôr!)
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyTer 29 Mar 2011, 03:29Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Iva

A coisa gelatinosa no vidro... sim são ovos de caracol neste caso devem ser physias, se não abusares na comida deixa os andar sempre servem de equipa de limpeza, sim provavelmente foram com alguma planta

Para baixares esse ph podes começar por retirar esse falso tronco e meteres um verdadeiro já te vai ajudar bastante mesmo assim verificava esse areão (que me parece areia da praia e possivelmente tem bocados de conchas ) ou trocava mesmo por akadama com um bocado de substrato fertil por baixo nem precisavas de meter Co2

outra coisa que acho que devias fazer era trocar esse filtro de resto estas no bom caminho
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao Pinto
Joao Pinto

Membro
Membro


Localização : leiria
Mensagens : 85
Data de inscrição : 12/01/2011
Gostos : 0


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyTer 29 Mar 2011, 17:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

uma sugestão para baixar o ph quando fazes a TPA usa agua do garrafão com o ph baixo uns 10lt chega.
Ir para o topo Ir para baixo 

Iva
Iva

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Inês
Localização : Santarém
Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2011
Gostos : 0


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyQua 30 Mar 2011, 00:55Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

olá!

Smile Agradeço desde já todas as respostas rápidas e sugestões que me deram!

É mesmo physias o caracol é igual Surprised eu até lhe acho graça, nunca está parado. Vou ter em atenção o controle de população porque hoje já o vi a depositar mais ovos. Rolling Eyes

Sim o tronco é boa ideia.. O problema é que gosto muito do meu :| Mas talvez vá experimentar primeiro o que a Vera e o João disseram com os garrafões. Aí se não der compro um. A água de santarém é muito dura e tem muito calcário deve ser esse o problema. Agora tou preocupada com os peixes, estão a ser muito prejudicados por já terem um pH alto a algum tempo? Tenho de me informar melhor sobre os nitratos sim.. Embarassed

Vera, tenho feito as tpas de 5 em 5 dias porque faz-me impressão aquela água cheia de partículas, como já disse parece pó. Pensei que assim ajudasse a minimizar tanto as partículas como a amônia. O normal é fazer-se tpas de 7 em 7 dias não é?
Hm.. As plantas deixo cerca de 11h a luz ligada, e sim o aquário pode apanhar um pouco raios solares mas é pouco. é muito tempo? Shocked

Falando do areão.. eu comprei-o na loja, duas sacas, uma de areia e outra daqueles grãos maiores. Juntei depois só um pouco dos grãos. Akadama nunca vi lá, vou informar-me se dá para encomendar. Muito sinceramente as lojas aqui não têm muita coisa.. E são só duas. Para comprar os meus ottos tive de encomendar com antecedencia.

O filtro sim, já pus os olhos num externo, canister se não me engano. :cyclops: O que tenho agora é este mini biobox2.

Aquário de principiante! Mini%20BioBox%202%20-%20200x200

Quanto à comida faço tudo a olho. Ao pequenito punha cerca de 5 miniflocos para bebe, aos outros era consoante, mas muita nunca punha. Devo alimentar então uma vez por dia os adultos?

Só ando com ideias para começar mais aquários, mas claro desta vez bem pensado! :p é pena realmente aprender-se só quando o mal já ta feito.

Obrigada mais uma vez!
Ir para o topo Ir para baixo 

Iva
Iva

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Inês
Localização : Santarém
Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2011
Gostos : 0


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyQua 30 Mar 2011, 10:53Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá!

Sobre o areao! Aquele que vi mais parecido nas lojas era Areão Vulcânico fertilizado, o tal dos grãos que coloquei juntamente com a areia.

Aquário de principiante! 86107704

Eu não coloquei todo este areão no aquário porque pensei que seria mau para as corys, que gostam tanto de andar a esgravatar o fundo. Estou errada? Este tipo de areão é bom para as plantas e peixes?

Question
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyQua 30 Mar 2011, 17:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Iva

Conheço esse areão, alias costumo usar isso nos filtros mas como materias filtrantes Very Happy

Quanto ao tronco e a decoração do teu aquario, não quis entrar por esse caminho visto que cada qual têm a sua opnião, mas como estas a pedir Very Happy

Bem vamos lá a criticas, é assim o teu aquario esta muito artificial, pelo menos para o meu gosto mas além disso (dos gostos) sempre achei que num aquario as coisas tinham o seu proposito ( e sou contra os quimicos tambem Very Happy só mesmo em ultimo caso )

Bom vamos falar do efeito tampão, dizes que tens o ph alto e a agua dura e precisas de baixar isso, certo. Então recorrendo aos produtos que a natureza dá e usa no seu dia a dia, usando um tronco verdadeiro ele vai libertar acidos Humicos logo vai te baixar o ph contrabalançando assim essa agua que tens, juntando um areão tipo akadama ( Ada ou Ellos, etc) que tambem te baixa o ph estas a equilibrar o aquario para as necessidades dos teus peixes

Lojas para veres isso podes ver na Trukesfisches que é aqui mais perto e tens lá

Se não percebeste diz que tento explicar melhor mas resumindo é mais ou menos o que te disse sem ir muito para o campo tecnico

Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Coelho
Nuno Coelho

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Braga
Mensagens : 227
Data de inscrição : 14/07/2010
Gostos : 30


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyQua 30 Mar 2011, 19:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Também conheço esse areão, já usei.
Existe não fertelizado e fertelizado, a ideia do que é fertelizado é ficar por baixo do areão não fertelizado para as plantas poderem absorver o fertelizante, se for pouco não deves ter problemas, mas se for muito os fertelizantes vão andar na coluna de água e isso pode provocar o aparecimento de algas, além de outros problemas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Iva
Iva

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Inês
Localização : Santarém
Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2011
Gostos : 0


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyQui 31 Mar 2011, 23:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá!

Sim tive a pesquisar mais a fundo sobre os troncos naturais em aquários faz sentido eles baixarem o ph, precisamente por causa do que disse dos ácidos húmicos, que adicionam matéria orgânica ao ambiente. Além do que também disse que deveria utilizar um substacto mais argiloso, como o akadama, que ajudaria a reter os minerais da água, nomeadamente o Ca. :bounce: Obrigada pela ajuda! Já deveria ter visto isto antes... Embarassed

Bem.. tenho tido imensas algas no aquário, até já reparei numas filtamentosas a crescerem no musgo, tá melhor desde que coloquei os ottos no aquario mas mesmo assim..

Quanto aos ovos do caracol hoje de manha desapareceram.. Não sei se foram comidos ou se já eclodiram. Surprised

Eu também não gosto do meu aquário.. No não está como quero nem perto. Mas como não tenho mais agora tenho de espera para o mudar, pois não tenho sítio para os peixes. Tenho visto artigos de aquascaping e fico com vergonha do meu aquário Razz

Já agora obrigada também pela referência à Trukefishes! Tem lá bastantes coisas interessantes, nomeadamente os filtros exernos. Na loja de santarém até me disseram que não havia filtros desses para aquários de menos de 80l... Enfim

Irei continuar por aqui, agradeco a ajuda de todos Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySex 01 Abr 2011, 01:01Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Iva escreveu:
......
Bem.. tenho tido imensas algas no aquário, até já reparei numas filtamentosas a crescerem no musgo, tá melhor desde que coloquei os ottos no aquario mas mesmo assim..

Quanto aos ovos do caracol hoje de manha desapareceram.. Não sei se foram comidos ou se já eclodiram. Surprised
Pois podem andar por ai são infimos! Pequenissimos!

Eu também não gosto do meu aquário.. No não está como quero nem perto. Mas como não tenho mais agora tenho de espera para o mudar, pois não tenho sítio para os peixes. Tenho visto artigos de aquascaping e fico com vergonha do meu aquário Razz
Toda a gente começa por algum lado anda ai um topico com fotos dos 1ºs aquas, muitissimo piores que o teu! Também te digo que começei pior que tu!
Areao de rio, plantas de seda por ai fora, menos barquitos anforas, isso nõ gosto nada!

Irei continuar por aqui, agradeco a ajuda de todos Smile
De nada, não fui obrigada! lol!


Última edição por Vera Santos em Sex 01 Abr 2011, 04:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySex 01 Abr 2011, 01:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Ines

Não precisas de agradecer, estamos cá é para nós ajudarmos uns aos outros

Quanto as algas tambem pode ser por excesso de luz ou pela temperatura da lampada

Ou seja estas a expor o aquario a muito tempo de iluminação se não me engano estas com um foto periodo de 10h? assim sendo tenta reduzir isso para umas 8 horas ou mesmo 6h que acho que não tens aí plantas que precisem de muita iluminação depois convinha conferires a temperatura da lampada, o ideal para esse tipo de aquario é de 6400k apartir daí é para aquarios mais plantados e exigentes ou com uma coluna de agua maior ou no caso dos salgados que já vão para os 10.000k ou 15.000k quando os corais assim exigem

E claro que gostas do teu aquario Very Happy pode ainda não estar como gostarias mas com o tempo vai lá, quem sabe um dia e se gostares chegas a este patamar

http://www.akvaristikayu.com/Octopus%20aquascaping/Gallery.htm

saliento deles todos o crystal lake

Força com isso com tempo e paciencia tudo se consegue
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySex 01 Abr 2011, 01:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Bem também quero um desses,escolham á vontade!
Já cá faltava umas gambinhas claro! Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySex 01 Abr 2011, 03:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não tenhas vergonha porque o primeiro é sempre o primeiro por mais mal que esteja .
É o começo deste maravilhoso mundo Smile
Boa Sorte pois ajuda já téns e especializada Smile

Há e o teu pelo menos está mais natural que o meu primeiro aquario Smile que é só platico e peixes Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySex 01 Abr 2011, 11:39Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Tambem tem meu voto de confiança, assim que de atualiza!!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Iva
Iva

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Inês
Localização : Santarém
Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2011
Gostos : 0


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySáb 02 Abr 2011, 01:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Obrigada a todos pelo apoio! Very Happy

Aqueles aquários são espantosos... Como é que fizeram aqueles "lagos" lá dentro?? Parece cola ou coisa do genéro Suspect Quem me dera ter uma coisa dessas em casa, mas uma coisa estranha é que nunca encontro pedras como aquelas nas lojas. Aquelas parecem montanhas dentro do aquário, ficam perfeitas ali :scratch: . Ainda só vi rochas vulcânicas e umas redondas.

Quanto à minha lâmpada não sei a temperatura, mas realmente tinha-a ligada umas 11h mais ou menos :s Irei diminuir para as 6h assim.

Como ainda não aranjei tronco, nem posso mudar o areão...
Hoje fiz a minha tpa com água de garrafão a ph de 5,8 misturada com a minha água da torneira. Tive medo que houvesse um choque muito grande para os peixes se pusesse só de garrafão Surprised
Também comprei um ganulado filtrante para o filtro, que é Sera super peat.

Aquário de principiante! P-71359-50981-50993-fish

Diz que liberta ácidos húmicos para a água, ajudando a baixar o ph. Vamos lá ver Surprised amanha farei o teste!
Alguém conhece este produto?

Outra questão!
Os sexo dos peixes, macho ou fêmea, é de alguma forma determinado pelo ph do meio e a temperatura a que estão sujeitos? Sei que as espadas têm os ovos dentro delas, até os filhotes eclodiram, sendo assim talvez a temperatura dos ovos esteja igual para todos? E nos outros peixes que colocam os ovos por aí? o ph e temperatura são factores importantes no sexo dos filhotes?

Pergunto isto porque a maioria dos repteis é influenciado pela temperatura :silent:
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptySáb 02 Abr 2011, 14:46Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas Inês,

A compra da turfa granulada foi de facto uma boa escolha, pois vai ajudar-te a baixar o valor de pH de uma forma natural e progressiva.

Quanto a tua pergunta, eu penso que em nada influência, mas talvez seja melhor aguardar por mais opiniões. Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyDom 03 Abr 2011, 12:12Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ines...
Clique Aqui, nesse artigo esclarecera algumas duvidas a voce, que tu coloco... Mas não respodera todas as perguntas. www.agostinhomonteiro.com.br/nws_dicas_015.php
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Aquário de principiante! Vide

MensagemAssunto: Re: Aquário de principiante!   Aquário de principiante! EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Aquário de principiante!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-