Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EcoariumBanner_zps3903f249
duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Banner500x1254_zpsf6aa283b
duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Banner-500x125_zps9d594aec
duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Gambabanner_zpsgucldxz3
duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Joao Pinto
Joao Pinto

Membro
Membro


Localização : leiria
Mensagens : 85
Data de inscrição : 12/01/2011
Gostos : 0


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyTer 22 Fev 2011, 00:11Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas eu comecei a aquariofilia a 3 meses e fiz o meu próprio aquário a coisa correu bem ate agora e gostava de fazer outro um pouco maior lol 1700x600x600 que da 612lts brutos já sei que vidro de 10mm e o suficiente agora gostaria de saber como e que faço o sistema de filtragem, aquecimento. que por acaso queria fazer um plantado. gostava de saber qual substrato plantas etc...
Agradeço qualquer comentário Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyTer 22 Fev 2011, 23:26Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Para esclarecer melhor, estás a falar de 1700x600x600mm, e já agora estás a pensar fazer algum biótipo especial ou um comunitário vulgar?

Estrutura e móvel para isso, tens ideia?

Sobre a espessura de vidro que dizes ser necessária de 10mm para a construção do aqua até admito que sim, e tens ideia de que tipo de vidro deverás utilizar?

Será que em todas as superficies do aqua deverás ter o cuidado de adoptar espessuras diferentes ou será que não por exemplo, o vidro do fundo deverá ter a mesma espessura que os laterais, fontal e posterior! Já pensaste nos travamentos que terás de fazer para isso resultar?

Que tipo de vidro utilizar, normal com algum tratamento especial, vantagens e desvantagens dos mesmos? Por exemplo sabes o que é um vidro temperado, a diferença que faz na montagem de um aqua?

Que tipo de silicone deverás comprar? Sabes por exemplo a diferença em utilizar silicone normal e ou um para aquáriofilia transparente ou preto? Quais as vantagens e desvantagens dos três?

Isto é para te chamar a atenção de pequenos grandes pormenores num aqua que pretendes de dimensões generosas, e não como o objectivo de te dizer que não vás em frente!

Mas terás que pesquisar bastante para que esse projecto vá a bom porto, e no fim gastares os € e dizeres para ti:

Todo o esforço e empenho que tive na construção deste aqua valeu a pena, estou um expert para montar qualquer um que se siga! Wink

Estou atenta, qualquer coisa podes contar com o meu apoio, e algumas dicas ...nessa empreitada, importante é que não desistas do teu sonho! Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao Pinto
Joao Pinto

Membro
Membro


Localização : leiria
Mensagens : 85
Data de inscrição : 12/01/2011
Gostos : 0


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyTer 22 Fev 2011, 23:45Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ola.
Quanto a móvel vou fazer uma estrutura de ferro que aguente pelo menos 2000 kg e vai ser forrado a contraplacado marítimo.

Não sei o que e uma aquário biótipo será que pode explicar. obrigado

Quanto a estrutura do aquário só estava a pensar fazer 2 travamentos em barra de vidro de 10mm na parte superior. Não sei qual a diferença entre vidro temperado ou vidro simples.

Eu já fiz o meu primeiro aquário de 45lt com vidro simples de 4mm e silicone próprio para aquário e estava a pensar usar do mesmo. Pelo que me dizerão a cor do silicone não importa. e verdade?

agradeço comentário.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 00:25Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Joao Pinto escreveu:
Ola.
Quanto a móvel vou fazer uma estrutura de ferro que aguente pelo menos 2000 kg e vai ser forrado a contraplacado marítimo.

Épa 2 toneladas! Ok, homem precavido vale por dois! Acho bem!

Não sei o que e uma aquário biótipo será que pode explicar. obrigado

Eu não me importo nada, agora se me voltas a tratar por você está tudo estragado! Razz Razz
Um biótipo é quando queres fazer de um aqua, um uma espécie de cópia de um habitat natural de uma parte de um rio ou um dos seus afluentes, como por exemplo uma parte do Amazonas!
É um aquário cujo set-up é similar ao ambiente natural . Os peixes, plantas, química da água, e a sua decoração são semelhantes aos que podem ser encontrados em um ambiente natural específico.


Quanto a estrutura do aquário só estava a pensar fazer 2 travamentos em barra de vidro de 10mm na parte superior. Não sei qual a diferença entre vidro temperado ou vidro simples.


Deverás utilizar vidro temperado, mas amanhã que hoje já vai sendo tarde, explico-te porquê!


Eu já fiz o meu primeiro aquário de 45lt com vidro simples de 4mm e silicone próprio para aquário e estava a pensar usar do mesmo. Pelo que me dizerão a cor do silicone não importa. e verdade?

Não o preto é melhor, e porquê , imagina que um dia tens de meter medicamento pois os teus peixes estão doentes o silicone absorve todas as cores e estas nunca mais desaparecem, assim ao utilizares o transparente ele deixa de ser transparente e passa a ser colorido é torna-se feio, hoje em dia está-se a adoptar o preto pois evita isso! Fico sempre limpo! Como novo, e fizeste bem nunca utilizes silicone normal tem compostos quimicos maléficos para os peixes!

agradeço comentário.

Sempre ao teu dispôr ainda por cima és de Leiria e eu adoro lá ir e até já lá vivi quase uma decada, portanto meio caminho andado para acompanhar essa empreitada!
Ir para o topo Ir para baixo 

appaf
appaf

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 123
Data de inscrição : 08/10/2010
Gostos : 15


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 00:45Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Um aparte....não se montam aquários com vidros temperados, laminados não ha problema, temperados é proibido, procurem na net.
Um aviso para que não molhem o vizinho de baixo.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 10:36Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Vera!!
Vidro temperado? queres que o homem tenha uma inundação em casa?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 12:51Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.


Rapazes vamos lá a aquecer este tópico, vamos conversar e trocar ideias! DISCORDO!!!!!! Very Happy :klaw: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 28091

Características:

O vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado.

Utilidade:

Suas características torna-o menos susceptível a causar ferimentos graves ao se estilhaçar mostrando grande utilidade quando a segurança é uma questão a ser considerada.

Actualmente ele é utilizado nas janelas laterais e traseiras dos automóveis além da maioria dos utensílios de cozinha como panelas ("Pyrex"), pratos e alguns copos também são feitos com vidro temperado. Por sua grande resistência e baixa probabilidade de ferimentos ele é utilizado nas maiorias das aplicações em que possa ocorrer sua quebra por manuseio ou contato humano.

Vidro temperado estilhaçado de uma cabine telefônica em Londres.O processo de fabricação do vidro temperado consiste no aquecimento da matéria-prima (cristal ou vidro impresso) submetido a um tratamento térmico de têmpera à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após, choque térmico provocado por jatos de ar. Esta brusca mudança de temperatura gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, adquirindo neste processo características de resistência muito maior do que as do vidro comum.

O processo térmico de temperatura melhora consideravelmente as propriedades do produto, conferindo ao vidro temperado uma resistência muito maior que a do vidro comum. A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro do mesmo.

Experiências levadas a efeito com uma chapa de temperado liso de 6mm de espessura, demonstram que suporta o impacto de uma esfera de aço de 1 kg deixada cair livremente da altura de 2,00 m; Em idênticas condições um vidro comum de vidraçaria (recozido) quebrou-se numa altura de 0,30 m.

FONTE PARA QUE NÃO HAJAM DÚVIDAS:
wikipedia.org

O vidro temperado é sim senhor utilizado hoje em dia em aquários, garanto-vos eu embora haja ainda opiniões divergentes!

SEGURANÇA: VIDROS LAMINADOS

Um vidro laminado de segurança consiste no mínimo de duas placas de vidro com um filme plástico laminado elástico entre eles.
O filme é derretido entre os vidros sob alta pressão e temperatura. As características de segurança do vidro laminado é baseado no filme de plástico elástico entre os vidros, mantendo-se os pedaços de vidro junto - um painel de vidro laminado permanece em seus quadros, a penetração é impedido, eo risco de lesões é reduzido consideravelmente, graças à processo de estratificação.
Estratificação não afeta as qualidades ópticas dos vidros. Além da segurança pessoal, o vidro laminado é usado em locais onde a proteção é necessária por exemplo, contra arrombamento, vandalismo, etc tiro ameaças externas.
Nestes casos, os óculos de múltiplas camadas equipados com filmes espessos de PVB são usados. Vidro temperado de segurança A força de vidro temperado de segurança baseia-se no tratamento térmico aplicado ao vidro.
O vidro é aquecido até uma temperatura de aprox. 650 ° C, quando o vidro se torna mais suave e as tensões desaparecem. Depois disso, o vidro é resfriado rapidamente, quando uma tensão de compressão constante permanece na superfície do vidro, e um esforço constante de tração na parte do meio.

A força de vidro temperado é o aumento de aprox. de três a cinco vezes em comparação com o vidro não tratado.

As características de segurança do vidro temperado são enfatizadas também quando o vidro é quebrado, quando ele quebra em pequenos fragmentos, sem causar maiores ferimentos quando entrar em contacto com a pele. A fase mais importante na têmpera de vidro de segurança é fazer com que as qualidades ópticas do vidro permanecem inalterados.
No processo de têmpera aplicada pelo Tambest Glass Solution o vidro é aquecido em duas fases, em parte, por meio de circulação de ar, quando a ótica do vidro permanecem como ideal. A importância da superfície livre de distorção óptica é enfatizado nas grandes superfícies de vidro, refletindo.
O projeto é muitas vezes baseada na necessidade crescente de maiores superfícies de vidro, fixação oculta e estruturas aplicadas sem caixilhos e enquadramento. Graças a uma melhor durabilidade, segurança e tamanhos maiores de vidro, vidro temperado de segurança é a única alternativa razoável para estas estruturas desafiador.

O tamanho máximo de vidros temperados é 2440 x 4500 mm

LAMINADO: VIDRO TEMPERADO DE SEGURANÇA
A durabilidade mecânica e tolerância das diferenças de temperatura, característica de vidro temperado de segurança, bem como as qualidades de vidro laminado de segurança, fragmentos de ligação e da resistência anti-roubo, podem ser atingidos simultaneamente pela combinação de dois tipos de vidro de segurança. Entre outras coisas, copa, corrimãos, elevadores panorâmico e estruturas de vidro na entrada principal, muitas vezes realizado utilizando temperado e vidro laminado de segurança.


O vidro laminado de segurança temperados produzidos como resultado da cooperação dos nossos têmpera linhas de laminação e pertence ao mais alto nível de óculos de segurança, na medida do instalabilidade e óptica estão em causa.

ESPERO COMO PROMETI ONTEM QUE A MINHA EXPLICAÇÃO TENHA MERECIDO A PENA, MAS LOGO POSSO TIRAR MAIS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO SE AINDA NÃO ESTIVEREM SATISFEITOS, ENTÃO EM MATÉRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO COSTUMO SER UM POUQUINHO TEIMOSA! Razz Razz

Vejo.me obrigada a defender a profissão que exerço com um estandar-te o que não quer dizer que não cometa erros e não tenha que aprender com quem quer que seja para isso serve esta tertúlia de ideias sobre como constrir um aquário, e este vai ser um grande desafio! E eu vou estar de olho! :cheers: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 3320234665
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 13:53Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

deves saber então que uma simples variação brusca da temperatura é sufeciente para o vidro estilhaçar, assim como uma 'pancadita' mal dada pode ser sufeciente para acontecer o mesmo.

ima questão muito simples mesmo, se é mais seguro porque é que as fábricas de aquarios utilisam o Laminado e não o Temperado Rolling Eyes Rolling Eyes

Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 14:11Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ai, ai Paulinho!
Não leste atentamente!

Lamento dizer-te mas quando eu digo:

Utiliza o VIDRO TEMPERADO é o mesmo que estar já a dizer o vidro já é laminado!

Pois o VIDRO TEMPERADO POR SÍ SÓ JÁ É LAMINADO!

Percebeste agora?

O problema se calhar é que derivado á forma como estou habituada a falar na prática com colegas ás vezes parto do principio que certas expressões vulgarmente utilizadas presupostamente são logo compreendidas pelos colegas sem especificar pormenores que eles já vulgarmente sabem, dai se calhar as minhas desculpas! Embarassed


Dai que expliquei a SEGURANÇA: VIDROS LAMINADOS
e a seguir
LAMINADO: VIDRO TEMPERADO DE SEGURANÇA

e reforço:

Experiências levadas a efeito com uma chapa de temperado liso de 6mm de espessura, demonstram que suporta o impacto de uma esfera de aço de 1 kg deixada cair livremente da altura de 2,00 m; Em idênticas condições um vidro comum de vidraçaria (recozido) quebrou-se numa altura de 0,30 m.

Dai que o vidro laminado temperado, se qizeres assim tem mais elasticidade para suportar, o peso equivalente a 612l de água em KG e NÃO QUEBRAR! E QUE O TRAVAMENTO À FRANCESA VEM REFORÇAR A MINHA TESE!

Cool Wink Tens MP! Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

David Rosario
David Rosario

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : David
Localização : barreiro
Mensagens : 589
Data de inscrição : 06/10/2009
Gostos : 30


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 14:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Já pra não falar na falta de elasticidade. Num aquário existem vibrações e quando não existe elasticidade dos vidros pode partir, tal como a spontes suspensas,não podem ser rigidas.

Existe uma marca que utiliza vidro temperado,mas só no vidro do fundo,pois esse está mais apoiado e menos susceptivel ás vibrações.

vidro 10mm!? Acho pouco
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 14:21Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Vera Santos escreveu:
Ai, ai Paulinho!
Não leste atentamente!

Lamento dizer-te mas quando eu digo:

Utiliza o VIDRO TEMPERADO é o mesmo que estar já a dizer o vidro já é laminado!

Pois o VIDRO TEMPERADO POR SÍ SÓ JÁ É LAMINADO!

Percebeste agora?

O problema se calhar é que derivado á forma como estou habituada a falar na prática com colegas ás vezes parto do principio que certas expressões vulgarmente utilizadas presupostamente são logo compreendidas pelos colegas sem especificar pormenores que eles já vulgarmente sabem, dai se calhar as minhas desculpas! Embarassed


Dai que expliquei a SEGURANÇA: VIDROS LAMINADOS
e a seguir
LAMINADO: VIDRO TEMPERADO DE SEGURANÇA

e reforço:

Experiências levadas a efeito com uma chapa de temperado liso de 6mm de espessura, demonstram que suporta o impacto de uma esfera de aço de 1 kg deixada cair livremente da altura de 2,00 m; Em idênticas condições um vidro comum de vidraçaria (recozido) quebrou-se numa altura de 0,30 m.

Dai que o vidro laminado temperado, se qizeres assim tem mais elasticidade para suportar, o peso equivalente a 612l de água em KG e NÃO QUEBRAR! E QUE O TRAVAMENTO À FRANCESA VEM REFORÇAR A MINHA TESE!

Cool Wink Tens MP! Razz
ok, ok, ok
resumindo, o vidro do meu Aqua é temperado então!!!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 14:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Rosario brr escreveu:
Boas,

Já pra não falar na falta de elasticidade. Num aquário existem vibrações e quando não existe elasticidade dos vidros pode partir, tal como a spontes suspensas,não podem ser rigidas.

vidro 10mm!? Acho pouco
esse trabalho já pertence ao selicone Very Happy

com travamentos 10mm serão sufecientes, o meu tem 150x45x60 em vidro 10mm apenas com travessas Francesas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 14:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

David, explica-te melhor, por favor, já agora logo vou colocar os cálculos da espessura do vidro para um aquário, vou dar um exemplo para verem e perceberem!
Disses-te:

Já pra não falar na falta de elasticidade. Num aquário existem vibrações e quando não existe elasticidade dos vidros pode partir, tal como a spontes suspensas,não podem ser rigidas.

Mas afinal, achas também que estou errada?

Para além disso,
E porque no principio chamei à atenção:

Será que em todas as superficies do aqua deverás ter o cuidado de adoptar espessuras diferentes ou será que não por exemplo, o vidro do fundo deverá ter a mesma espessura que os laterais, fontal e posterior! Já pensaste nos travamentos que terás de fazer para isso resultar?

De certo vão ficar espantados, é que as espessuras vão variar....nas laterais, no fundo, etc...

Saudações sportinguistas!
Ir para o topo Ir para baixo 

David Rosario
David Rosario

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : David
Localização : barreiro
Mensagens : 589
Data de inscrição : 06/10/2009
Gostos : 30


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 18:06Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Vera,
tenho o meu de 150x50x60 tudo 10mm travado mas sentia-me mais seguro se fosse de 12mm.
Não te referes as dimensões?

Paulo,
o vidro tambem tem elasticidade por isso cria barriga,se assin não fosse partia com a pressão.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao Pinto
Joao Pinto

Membro
Membro


Localização : leiria
Mensagens : 85
Data de inscrição : 12/01/2011
Gostos : 0


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 19:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

mas temos de ver que os preços disparam e convém que seja económico eu vou fazer um aro por baixo em cantoneira de ferro de 50x50x5 logo da muito mais resistência penso eu. o que axão?
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 20:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ferro oxida e la se vai o aquário! Um ex-colega de trabalho fez uma para um aquário sem perguntar a ninguém, oxidou e por consequência dilatou, fez pressão nos vidros e lá se foi o aquário...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 20:58Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Só cá faltava mais este! Suspect

:klaw: Mais um para a luta! Estão feitos comigo! duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 99119

duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 579451

Isto vai de vento em poupa, ó João não te preocupes que o teu aqua vai sair! O melhor de portugal para competir com a contrução de um aqua do Amano, estamos a falar do aquário apenas e móvel, um DIY a VALER!

E não te procupes que fica mais barato que na loja! Até levas os preços do m2 dos materiais!

duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 1996968591
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao Pinto
Joao Pinto

Membro
Membro


Localização : leiria
Mensagens : 85
Data de inscrição : 12/01/2011
Gostos : 0


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 21:05Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

eu nunca o deixava rebentar mas o vidro simples xega porque vou por travamentos em cima e em baixo komo ja vi em diversas fotos
oke axao
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 21:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não vais nada meu malandro! E já agora faz favor de escrever bem! Não estamos no telemóvel! duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 773205

Vidro simples era antigamente, ora esta! Vou duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 372101 a gente já fala! Tem clama e não te enerves!

De vidro normal tenho aqui dois do meu pai que recuperei mas têm 80cm de frente, e estavam colados com massa de vidraçeiro, e têm sim senhor estrutura de ferro com 40 anos! E NÃO ESTÁ OXIDADA! Mr. Bartolomeu!

Deixem-me ir jantar faz favor! Juizinho na minha ausência! duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 245590

duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 1354797658 duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 1354797658 duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 1354797658 duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 1354797658
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 21:49Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Vera Santos escreveu:
De vidro normal tenho aqui dois do meu pai que recuperei mas têm 80cm de frente, e estavam colados com massa de vidraçeiro, e têm sim senhor estrutura de ferro com 40 anos! E NÃO ESTÁ OXIDADA! Mr. Bartolomeu!

Esses vidros colados com massa de vidraceiro com a estrutura de ferro faziam parte de algum aquário? :scratch:


Última edição por bartmsilva em Qua 23 Fev 2011, 21:51, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 21:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Certamente que se pode fazer uma estrutura/cantoneira para dar mais resistência ao aquário, mas não em ferro, há outros materiais. Assim de repente lembro-me de alumínio.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 22:38Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

De vidro normal tenho aqui dois Aquários que eram do meu pai que eu recuperei mas têm 80cm de frente, e estavam colados com massa de vidraçeiro, e têm sim senhor estrutura de ferro com 40 anos! E NÃO ESTÁ OXIDADA! duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 334422

Esses vidros colados com massa de vidraceiro com a estrutura de ferro faziam parte de algum aquário? :scratch: ????????

Bartolomeu, meu amigo, estarás tu a duvidar da minha palavra, olha que eu não minto! :fish2:

Pois para vossa informação antigamente não existiam as mariquices de hoje! E o meu aqua Subamazónico (em rodapé) com os meus queridos apistinhos é esse mesmo, um deles!
Ainda contém vestigios de massa de vidraçeiro impossiveis de retirar, senão partia os vidros, e foi tudo reforçado depois da estrura em ferro ser toda lixada e pintada por mim novamente (oxidação nem vê-la) com silicone preto e o aqua está a funcionar e eu cheia de orgulho nele e no outro também que está prontinho a activar!

Mas de momento não tenho autorização superior para colocar um 4º aquário no meu quarto, porque era a 3ª guerra mundial!

Podes sempre revê-lo!... no vidro frontal está lá um único risco de estimação , tudo nele é de origem a estrutura, o vidro e a massa de vidraçeiro de há 40 anos! Impecável de resto, sem qualquer oxidação, até porque hoje em dia existem tintas no mercado próprias com garantia para evitar esse tipo de danos e outros que nem te passam pela cabeça, suponho eu!

Mas estamo-nos a desviar do assunto e o nosso amigo João tem aqui um assunto muito sério para resolver e eu quero que todos o ajudem e opinem, errados ou não, arriscando-me eu a dizer alguma asneirada conto com todos vocês para me darem na cabeça porque temos todos a aprender uns com os outros e para finalizar e passar á acção por isso é que estou a gostar tanto de discutir este tópico em especial! E vai servir também para eu aprender a realizar o meu sonho de construir um aqua de 1.70m de frente pois tenho aqui dois espaços em casa com essa dimensão para um dia vir a por em prática um projecto identico!

Agora falando a sério sem mais brincadeiras da minha parte aqui vou eu continuar a minha prosa!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 23:36Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Será que em todas as superficies do aqua deverás ter o cuidado de adoptar espessuras diferentes ou será que não por exemplo, o vidro do fundo deverá ter a mesma espessura que os laterais, fontal e posterior!

Já falamos imenso sobre vidro!

1-O vidro é totalmente rigido, e não tem capacidade de se deformar dai não aconcelhar muito sinceramente o uso do vidro normal, mesmo com travamentos!

Existem por aí, fabricantes de aquários em Portugal com preços apeteciveis, principalmente numa certa zona de Portugal, que fabricam os seus aquas com vidro chinês, que até pode ser especial de corrida, laminado temperado e tudo o mais mas não apresentam qualquer certificado de qualidade europeu que nos explique de que materiais é composto ou não!

Características dos Vidros:

Densidade Aprox. 2.5 at 21ºC
Coeficiente de expansão linear 86 X 10 ¯7 m/ºC
Ponto de amolecimento 730ºC
Modulo de Elasticidade 69 GPa (69 X 109 Pa)
Taxa de Poisson Vidro comum .22 to .23
Resistência à compressão 25mm: 248 MPa (248 X 10 6 Pa)

Resistência à tensão (v. comum) 19.3 a 28.4 MPa para carga permanente
Resistência à tensão (v. temperado) 175 MPa.

Retirado de uma pesquisa feita por mim mas que é cientifica e matemática!

2-Recomendo embora na sua maioria ninguém o faz forar a base do aquário com wallmate, ou até esferóvite se preferirem e para sair mais barato para evitar a presença de cargas pontuais (detritos ou grãos de poeira que se podem tornar pontos de tensão no vidro de um aqua).

3-O silicone que eu prefiro preto convém ter a espessura mínima de 1mm para permitir a compensação das irregularidades das bordas sempre existentes nos vidros que por muito que se queira nunca ficam alinhadas. A não ser que seja especialmente pedido ao vidraçeiro um polimento especial o que como é obvio vai encarecer o vidro! Como já disse o vidro temperado é consideravelmente mais resistente do que o comum, e até dei um bom exemplo atrás!

Já agora não é o silicone que vai dar elastecidade directa ao vidro mas sim às junções dos mesmos e suas dilatações!

A espessura de silicone deverá ser alterada de acordo com o comprimento da união entre vidros, 2 a 3mm por cada metro de união, (assim a expansão e contração presentes entre o vidro e o metal no caso de existir uma estrutura de aluminio e/ou PVC no aqua)

O uso do silicone preto também está a ser mais utilizado pela sua característica de impedir a passagem da luz evitando a proliferação de algas entre o vidro e o silicone o que também acaba por provocar a sua descolagem a curto/longo prazo!

4-O produto indicado indicado para a limpeza das áreas a serem coladas poderá ser o álcool isopropílico, pois este é um excelente desengordorante, mas será necessária a secagem completa das superficies a colar.

Já estou cansadinho, voces dão-me um trabalho dos diabos! Não ficam zangados que eu continue amanhã pois não?
Eu sei que ficam em pulgas , eu também mas deêm as vossas opiniões, não quero monopolizar a conversa, senão vou-me embora... duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts 4075410166
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao Pinto
Joao Pinto

Membro
Membro


Localização : leiria
Mensagens : 85
Data de inscrição : 12/01/2011
Gostos : 0


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQua 23 Fev 2011, 23:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

ok. Ate quanto ao vidro tem de ser temperado que e o ideal. Quanto a espessura e 10mm isso não há duvida agora queria saber era qual as diferenças de espessuras que são indicadas?

Já mudei a escrita peço desculpa. É do habito :bounce:
Ir para o topo Ir para baixo 

appaf
appaf

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 123
Data de inscrição : 08/10/2010
Gostos : 15


duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyQui 24 Fev 2011, 00:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Existe alguma confusão, vidro laminado são dois ou mais vidros normais juntos com uma película de plástico no meio.
O vidro temperado como disse a Vera é bem é muito mais resistente as pancadas e variações de temperaturas, alem disso não se pode cortar vidro temperado, é feito sobre medida.
Num aquário normal de algo corre mal o vidro estala ou racha e por norma da tempo a salvar a fauna antes de vazar completamente se tal acontecer, no vidro temperado irrompe uma onda se algo correr mal, morre tudo.

E volto a dizer que é proibido montar aquários em vidro temperado

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts Vide

MensagemAssunto: Re: duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts   duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

duvidas e sugestões para fazer um aquario de 612lts

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-