Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Leleupi Reprodução Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Leleupi Reprodução 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Leleupi Reprodução EcoariumBanner_zps3903f249
Leleupi Reprodução Banner500x1254_zpsf6aa283b
Leleupi Reprodução Banner-500x125_zps9d594aec
Leleupi Reprodução Gambabanner_zpsgucldxz3
Leleupi Reprodução Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Leleupi Reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

fernandonakagome
fernandonakagome

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Itajaí-SC
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/02/2011
Gostos : 0


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptySeg 07 Fev 2011, 04:16Responder ao tópico

Qual o tamanho do aquario que vc reproduz seus leleupi? Como fez para formar casais? Qual a primeira alimentação dos alevinos após a absorção do saco vitelínico?
Vc cria comercialmente?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptySeg 07 Fev 2011, 22:33Responder ao tópico

Viva, Fernando
Vamos ver se consigo responder a todas as tuas duvidas sobre os Leleupi, mas gostaria 1º de falar sobre o aquário de Tanganyikas que tu tens.
Se for possível passa os seguintes dados:
Dimensões do aquário, fauna que manténs juntamente com os N.leleupi, parâmetros da água (GH, pH, etc…), e a temperatura.
Quanto às perguntas que fizeste.
Tamanho mínimo para reproduzir Neolamprologus leleupi, 80cm mas o ideal será sempre em aquários maiores que 100cm, eu uso aquários de 100cm, mono espécie ou juntamente com um casal de Neolamprologus pulcher “Dafoldil”. Pode te parecer estranho mas a “montagem” onde consigo tirar mais N.leleupi’s é no aquário onde o casal de N.leleupi está junto com o casal de “dafoldil”, a explicação é simples. Os N.leleupi não cuidadam dos seus alevins durante muito tempo e os Dafoldil, são excelentes pais que para além de cuidarem dos seus filhotes até ele praticamente terem uns 3-4cm (e maiores caso haja espaço…) eles também “adotam” os alevins dos N.leleupi’s, que durante o 1º mês de vida são praticamente iguais aos seus…
Como formar casais de N.leleupi’s, esta é a parte mais “difícil” da reprodução deles. Não adianta juntar um macho com uma fêmea, muitas das vezes o facto de se ter um macho e uma fêmea sozinhos num aquário, eles nunca acasalam e o macho pode se tornar muito agressivo com a fêmea por esta o “rejeitar” …nesta espécie a fêmea é que escolhe o macho e se o macho disponível não for do seu agrado, não há nada a fazer…portanto o ideal será juntar um grupo de Leleupi’s jovens (4-6cm) uns 4 a 5 e esperar que se forme um casal naturalmente, quando isso acontecer temos de retirar os “solteiros” e deixar o casal sossegado nesse aquário. Mudar um casal já formado de uma aquário para outro é arriscado, pois podem “desacasalar” e muito dificilmente a fêmea voltara a aceitar o mesmo macho…se mudarmos o casal enquanto eles estiverem com ovos ou alevins acabados de nascer é “divorcio” quase certo…
Quanto à 1ª alimentação dos alevins, não há necessidade de nenhum alimento especial, basta moer em pó a “ração” que estamos dar aos pais…mas claro que os nauplius de artemia recem nascida, é a melhor alimentação para eles…
Quanto à tua ultima pergunta. Sim, eu faço criação de peixes para venda a lojas e revendedores e os N.leleupi fazem parte da minha lista de espécies.
Espero ter ajudado.
Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

fernandonakagome
fernandonakagome

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Itajaí-SC
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/02/2011
Gostos : 0


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyTer 08 Fev 2011, 01:14Responder ao tópico

Boa noite José Bentes!

Muito obrigado pela atenção e explicações, nota-se que o senhor é um profundo conhecedor desta arte que é a aquariofilia e que tb gosta de incentivar e cativar as outras pessoas!

Bom, na realidade não possuo nenhum aquário de Tanganyikas.. Lhe fiz estas perguntas pois estou interessado em investir na criação de ciclídeos.
Porém, antes que se assuste (várias pessoas devem ter lhe escrito este desejo), gostaria de dizer que não tenho pressa mas sim muita disposição em aprender.
Minha primeira intenção é formar casais e reproduzir diferentes espécies para aprender na prática, e depois sim aumentar a escala e produzir comercialmente.
Tenho muitas perguntas para te fazer, mas vamos aos poucos..
Voltando aos Leleupi, achei muito interessante sua técnica de deixar um casal de Dafoldil no aquario de reprodução!
1- Vc deixa apenas 1 casal de Leleupi no aqua de 100 cm?
2- E qual a largura e altura que vc usa nestes aqua?
3- Vc usa termostato para aquecer a água dos aqua ou outro tipo de aquecimento mais barato?
4- Aqui tenho grande disponibilidade de conchas de ostras pela região ser produtora, vc vê algum problema em utilizá-las moídas (granulada) como substrato para meus aqua?
5- Poderia me enviar fotos de sua bateria de aqua/criação para meu email particular?
6- Quais livros vc me recomendaria a leitura?

Um abraço e novamente obrigado pelos exclarecimentos.
Fernando

Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyTer 08 Fev 2011, 22:11Responder ao tópico

Viva Fernando
Antes de te responder às perguntas que me fizeste agora, sugiro que leias alguns artigos que estão aqui disponíveis:
http://www.peixefauna.com/t1025-iniciacao-ao-aquario-do-tanganyika
http://www.peixefauna.com/t1031-buffer-para-aquarios-do-tanganyika
Infelizmente não tenho tido tempo para elaborar mais artigos sobre Tanganyikas aqui para este Forum, um dos motivos é que estou a fazer um site onde pretendo dar a conhecer as espécies que já reproduzir e as que reproduzo actualmente, tenciono que esse “site”, seja um sitio de pesquisa/consulta, e uma “montra” onde disponibilizarem os peixes que reproduzo comercialmente, se tudo correr como previsto em Março, terei o espaço “aberto” a todos.
Quanto a literatura que te posso aconselhar. Infelizmente não há muitos livros sobre os peixes do Lago Tanganyika e mesmo os que estão editados ou estão “desactualizados” ou não têm credibilidade nenhum. Um livro que eu uso como “guia” de consulta/comparação é o “Back to Nature Guide to Tanganyika Cichlids” do Ad Konings. Outro guia meu é o livro de Angel Fitor, que apesar de ser um livro só de fotografias, tem me tirado muitas duvidas a nível de habitat e não só, tem como titulo, “Tanganyika Africa’s Inland Sea” de Angel M. Fitor.
O Ad Konings tem mais alguns livros sobre ciclideos do Tanganyika e apesar de nunca o ter lido tenho ouvido falar muito bem deste: “Tanganyika secrets” Ad Konings.
Quando leres os artigos que te deixei o link no inicio faz as perguntas que achares necessárias, para esclarecer as tuas duvidas …
Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

fernandonakagome
fernandonakagome

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Itajaí-SC
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/02/2011
Gostos : 0


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyTer 15 Fev 2011, 02:18Responder ao tópico

Salve José Bentes!
Li os seus artigos que me recomendou e outros assuntos no forum também e vi que existe muita coisa que ainda tenho que conhecer, mas um dia eu chego lá. Com certeza, seu site que está a ponto de lançar vai ser um local de consulta que frequentarei constantemente. Apóio a iniciativa, será de grande valia!
Com relação à literatura que o senhor me recomendou, já as providenciei no amazon.com, pois aqui no Brasil é bem difícil de encontrá-las.
Vou fazer-lhe algumas perguntas e conforme o andamento das coisas por aqui, posteriormente faço outras, ok?!
1- Quais as espécies que o senhor me recomendaria que são mais fáceis de manter e reproduzir, para iniciar na atividade?
2- Com relação à filtragem dos aquarios, que sistema vc me recomendaria, levando em consideração custo, mão de obra e eficiência: A- Filtro de espuma com TPAs constantes para cada aquario; B- 1 Canister para cada aquario; C- Sump comunitário para uma bateria de aquarios.
3- Posso utilizar conchas de ostras moidas como substrato ou no sump?
Gostaria que o senhor estivesse no Brasil para que eu pudesse visitá-lo.
Abraço
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyTer 15 Fev 2011, 12:21Responder ao tópico

Ó Fernando o senhor está aí no Brasil, por exemplo no Rio de Janeiro! Razz

O Bentes é um amigalhaço, trata-o por tu, e não digas muitas vezes que ele é sábio e mestre, senão fica convencido e nós aqui é que o aturamos!

Razz lol!

Segue os concelhos dele com atenção que vais começar bem!

Ele também me ajudou muito, ironia do destino num fórum brasileiro, ao qual me esquivo de dizer o nome, mas foi fantástico comigo! É um bacana!

PS: Boa sorte aí na sua empreitada, vou estar atenta!
Ir para o topo Ir para baixo 

fernandonakagome
fernandonakagome

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Itajaí-SC
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/02/2011
Gostos : 0


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyTer 15 Fev 2011, 20:18Responder ao tópico

Boa tarde Vera Santos (aqui no Brasil é de tarde, hehehe).
Na verdade não estou na cidade maravilhosa e sim numa cidadezinha litorânea no sul do Brasil, chamada Itajaí, no estado de Santa Catarina. Já visitou aqui o país irmão?
Obrigado pelos conselhos, não vou mais chamá-lo de mestre e tal, hehehe... Mas realmente ele é muito atencioso. Sou novo em fóruns e estou tendo uma ótima recepção.
Caso queira colaborar com o tópico e me dar algumas dicas sobre os Tanganyikas, sinta-se à vontade!!
Abraço
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyTer 15 Fev 2011, 21:24Responder ao tópico

Viva Fernando
Respondendo directo às 3 perguntas que fizeste:
1 – Espécies que “facilmente” podes encontrar no Brasil: Neolamprologus multifasciatus, Neolamprologus pulcher “Dafoldil”, Neolamprologus leleupi, Altolamprologus calvus, Altolamprologus compressiceps, Cyprichromis leptosoma. Claro que há mais espécies de Tanganyikas acessíveis aí no Brasil, mas na minha opinião estas são relativamente fáceis de reproduzir e de adquirir por aí.
Neolamprologus multifasciatus- considerado o Ciclideo mais pequeno até hoje descrito, é um “conchicula” de colónia podes usar uma aquário de 60cm ou dividir um aqua de 100cm com os Cyprichromis. A colónia pode ser iniciada somente com um casal, mas o ideal será adquirires 4 para teres mais hipóteses de pelo menos formar um casal…os Cypris são fáceis de se identificar o sexo, um aqua de 100cm não é o ideal, mas podes meter 2 machos com 3 ou 4 fêmeas, estes últimos são incubadores bocais o que facilita bastante a recolha e 1º cuidados dos alevinos que já saem da boca das fêmeas com mais de 1cm.
Os Neolamprologus pulcher “Dafoldil” e os Neolamprologus leleupi desovam em tocas nas rochas e demarcam território, o mais difícil é conseguires um casal por isso aconselho adquirires 4 de cada e deixar eles acasalarem…
Os Altolamprologus calvus e Altolamprologus compressiceps podem dividir um aqua de 100cm tanto com os N.leleupi como com os N.”Dafoldil”, mas nunca deves manter Altolamprologus calvus e Altolamprologus compressiceps no mesmo aquário, para além do perigo de hibridação entre eles, vão competir pelo mesmo espaço…eu digo que tanto os Altolamprologus calvus como os Altolamprologus compressiceps são fáceis de reproduzir, mas temos de ter uma grande dose de paciência visto que eles só iniciam o inicio da maturidade sexual com 3anos as fêmeas e 4anos os machos…estes também convém serem eles a escolher mutuamente para formar casal…aplica a “regra” de 4 para teres mais hipóteses na formação de um casal.
2 – Sump comum para a bateria…a filtragem tem de ser muito boa a nível biológico em pH acima de 8 a amónia é muito perigosa…
3 – Podes e deves usar concha de ostra moída e(ou) partida na Sump, nunca nos aquários, para substrato dos aquários deves usar areia o mais fino possível, areia da praia serve perfeitamente…
Visto que moras no Sul do Brasil o problema com as temperaturas elevadas (superior a 26,5ºC é demasiado o ideal ronda os 24,5 e os 26ºC), será menos problemático, pelo menos são menos meses de calor acima dos 27ºC…

Um abraço, até breve
Ps - a Vera está a exagerar eu não ligo para essas coisas…
Quanto a artigos sobre N.multis dá uma olhada no link abaixo…foi feito por pessoal aí do sul…a minha amiga Xin, ou será que foi a Xan…???pelos visto elas não meteram esse artigo aqui na área do Sekai no peixefauna, mas eu sei que fizeram um excelente artigo sobre N.multifasciatus, procura no Bog está lá de certeza…
http://www.peixefauna.com/f61-sekaiscaping
Ir para o topo Ir para baixo 

fernandonakagome
fernandonakagome

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Itajaí-SC
Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/02/2011
Gostos : 0


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyQui 03 Mar 2011, 22:20Responder ao tópico

Obrigado novamente José Bentes e desculpe a demora na resposta.

Estou na cidade de São Paulo visitando meus pais (e para curtir o carnaval!!) e vou aproveitar para comprar alguns equipamentos como bombas, aeradores e aquecedores, pois aqui é mais barato que em Itajaí.
Assim que começar a montar a bateria de aquarios e quando as dúvidas forem surgindo, mando as fotos e mais perguntas, hehehe.. Mas por enquanto vou te deixar em paz por um tempinho.

Até breve.

Fernando Nakagome
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptySex 04 Mar 2011, 13:52Responder ao tópico

Quando voltar atualiza e manda fotos!!! Leleupi Reprodução 786411
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Leleupi Reprodução Vide

MensagemAssunto: Re: Leleupi Reprodução   Leleupi Reprodução EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Leleupi Reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-