Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

rafaelsharrk
rafaelsharrk

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Rafael
Localização : Rio de Janeiro
Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/02/2011
Gostos : 0


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQua 13 Jul 2011, 22:12Responder ao tópico

Maravilhoso guia!!!
otimas dicas!!!!
ajudam muito a quem esta começão e a quem tem duvidas O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 786411
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQui 12 Abr 2012, 13:22Responder ao tópico

De louvar este tipo de post!

No entanto não ficaria de bem com a minha consciência se não falasse num ponto mais específico que creio não estar correcto e pode levar a asneiras relativamente complicadas...

David Nunes escreveu:

- peixes tropicais: no máximo 1 cm de peixe para cada 1.5 litros


- peixes de água fria: 2.5 cm para cada 5 litros


- marinhos (peixes e invertebrados): 2.5 cm para cada 18 litros


- marinhos (somente peixes): 2.5 cm para cada 9 litros


- fontes / lagos : 25 cm para cada 455 litros.


Segundo estas contas conseguem manter um Discu (tamanho adulto de 20cm) num aquário de 30l...

Acho que conseguem ver logo o ridículo que isto é!

Antes de apresentarem esta relação, a meu ver, deveriam ter referido que antes de mais nada é preciso MUITO bom senso na escolha dos nossos animais.

Um exemplo é um peixe que cresça até 25cm, por exemplo, ser colocado num aquário com 200l. À partida tudo correcto. Mas e se o aquário tiver apenas 20cm de profundidade?

Eu defendo que o tamanho máximo de um peixe deve ser pelo menos metade da menor dimensão do aquário para que este se sinta bem.

Mas voltando ao início e esclarecendo um pouco o que foi dito relativamente ao tamanho versus litragem, e relembrando que deve ser usada apenas como método indicativo, segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:
Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

Volto a chamar a atenção que isto é apenas um método estimativo e que deve ser levado em linha de conta muitos outros aspectos!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQui 12 Abr 2012, 13:36Responder ao tópico

Boas
Apesar de não concordar com aquela regra do 1cm = 1l de água, também não posso concordar com este método, pois se fizermos a conta aos discus (+/- 20cm cada), chegados à conclusão que para 6 discus é necessário um aqua de 480l, isto sem contar com restantes espécimes, quer de algum cardume que se acrescenta, como corydoras, limpavidros ou mesmo comedores de algas, por este método qualquer aqua comunitário que tenham um cardume de 6 discus, tem que ter perto de 1000l.
Penso que acima de tudo deve ser tido em conta a regra do bom senso, e ter em atenção acima de tudo a litragem minima indicada nas diversas fichas sobre as espécies, para cada uma delas, e mesmo assim ter em atenção que para alguns peixes o mais importante é a área e não o volume.
Ir para o topo Ir para baixo 

mad&mor
mad&mor

Membro
Membro


Localização : Malveira
Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2012
Gostos : 0


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQui 12 Abr 2012, 13:39Responder ao tópico

Acho que cada caso é um caso também. Ou seja, cada aqua deve ser analisado também para alem do tamanho dos peixes em adulto, a sua espécie e aquilo que sujam na realidade devido a altos valores de amónia etc...

Por exemplo, na minha opinião mais noobster, para mim, 10 guppies não é o mesmo que 10 tetras... Then again, posso estar errado. (dizendo isto que guppies sujam mais)

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQui 12 Abr 2012, 13:42Responder ao tópico

mad&mor escreveu:
Acho que cada caso é um caso também. Ou seja, cada aqua deve ser analisado também para alem do tamanho dos peixes em adulto, a sua espécie e aquilo que sujam na realidade devido a altos valores de amónia etc...

Por exemplo, na minha opinião mais noobster, para mim, 10 guppies não é o mesmo que 10 tetras... Then again, posso estar errado. (dizendo isto que guppies sujam mais)

Abraço.

Era o bom senso que eu falava!

Estas contas devem servir apenas como estimativa ou método orientativo!

Depois há muitas outras coisas a ter em conta!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyTer 22 Jan 2013, 02:12Responder ao tópico

Tenho em meu pensamento pondo o bom-senso em foco o ideal seria levar em consideração o porte - área que compreende a coluna de água. porque podemos ter um aquário / lagoa com uma coluna de água de 15 cm [altura] e 2000 litros de volume que com devidas caracteristicas quimicas serviria a peixes de fundo territorialistas, mais de um cardume, como também podemos ter um aquário com 15 cm de comprimento e com 2000 litros de volume, que serviria como lar a um cardume unico de peixes.

Enfim, segundo meu bom-senso e a leitura dos post neste tópico, mesmo com calculos para dar uma base a qual fazermos nossa analise e julgamento no desenvolvimento de nossos aquários. Cada um decide perfil que deseja ter, mas não devemos sonhar em montar algo que está fora do perfil e dimensões do espaço a qual queremos montar e manter.

Desculpe se fiz confusão. Se não soube expor o correto nos elucide o próximo. Grato pelo tópico.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ric_e_lu
Ric_e_lu

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Ricardo Ferreira
Localização : Boa Vista/RR
Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/06/2013
Gostos : 1


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptySeg 24 Jun 2013, 04:40Responder ao tópico

Otimas dicas para quem está iniciando como eu...
:lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Ir para o topo Ir para baixo 

marcos1989
marcos1989

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Açores
Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/07/2013
Gostos : 1


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptySeg 15 Jul 2013, 23:03Responder ao tópico

está muito bom, sem duvida que é obrigatório ler Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyDom 08 Set 2013, 22:42Responder ao tópico

no inicio,errei muito com aminha criação de kinguios,que me custaram algumas perdas,mas tó aprendendo e graças ao forúm,tó pegando mais experiencias!
Ir para o topo Ir para baixo 

herbert silva
herbert silva

Recém chegado
Recém chegado


Localização : fortaleza
Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/10/2013
Gostos : 1


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyTer 08 Out 2013, 17:59Responder ao tópico

Smile Esse artigo me ajudou demais,  valeu!
Ir para o topo Ir para baixo 

sircat
sircat

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Jorge Catarino
Localização : Alvega
Mensagens : 38
Data de inscrição : 16/01/2012
Gostos : 0


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: TPA   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQua 18 Dez 2013, 12:25Responder ao tópico

Boas..
Gostava apenas de acrescentar que na realização das TPA's devemos desligar o termostato, pois no meu caso, o mesmo estourou...

Bom tópico.

Cumps
Jorge Catarino
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyQua 18 Dez 2013, 16:27Responder ao tópico

O termostato nunca pode ficar ligado e fora de agua...lol
Ir para o topo Ir para baixo 

BoaOnda
BoaOnda

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2014
Gostos : 1


O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyDom 30 Mar 2014, 16:41Responder ao tópico

Amigos, como resolver o problema de silicatos na água do aquário?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!! - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-