Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EcoariumBanner_zps3903f249
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Banner500x1254_zpsf6aa283b
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Banner-500x125_zps9d594aec
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Gambabanner_zpsgucldxz3
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

FAAO
FAAO

Convidado Especial


Localização : Porto - Matosinhos
Mensagens : 24
Data de inscrição : 06/05/2008
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyQua 11 Mar 2009, 10:07Responder ao tópico

Nome: Syrah
Data de Montagem: 30.12.2006
Dimensões: 56*35*30 (57L)
Aquecimento: 50w
Temperatura: 26º
Filtro: Cascata com massas filtrantes 18-76L/h
Substrato: 12L Elos terra
Iluminação : Calha T5 3x24w 8.000k
CO2: Garrafa 1L DIY com difusor Elos ATO-10

Fauna:
Trigonostigma hengeli

Invertebrados:
Camarões Red Cherry e Caridinas spp

Flora:
Eleocharis parvula
Vesicularia dubyana

Materiais inertes (hardscape)
Pedras de Xisto e Tronco DIY (trabalhado apartir de um ramo)

Foto da montagem e do hardscape.
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20061230c

Primeiro é necessário saber distinguir um aquário de plantas de um plantado!
Colocar plantas num aquário é fácil e cada um pode fazê-lo, basta espalhá-las pelo aquário sem qualquer critério de tamanho, crescimento, textura... etc. Acaba por ter uma única finalidade, dar alguma cor ao aquário (verde) e tentar dar as melhores condições possíveis aos seus habitantes.

Um aquário plantado é bem diferente! A noção de profundidade bem como a ocupação de espaços são fundamentais quando se cria um plantado. Todos os factores contam quando se cria o layout, mesmo não esteja ainda plantado.
A disposição de pedras e/ou troncos têm de estar em harmonia, porque é em base destes materiais inertes que vamos ocupar os restantes espaços com plantas. Estes materiais podem ser usados como pontos focais, o que levará à pessoa a fixar o olhar assim que observa o aquário pela 1ª vez.

A ideia é recriar algo que esteja ao alcance da nossa visão, uma paisagem nacional e algo minuciosa devido ao volume do áqua.
Com aproximadamente 50L de água e com uma área muito pequena para trabalhar, o segredo está no tamanho das pedras, tronco e as proporções que eles irão ter dentro do áqua.

Usei xistos para o efeito devido a serem inertes (para o pessoal do Sul, usem basaltos! São mais fáceis de trabalhar e a textura mais agradável á vista) e com algum volume (não são as usuais lascas, que facilmente encontram por aí...). Atenção que volume não é tamanho! Para que o efeito seja o mais parecido com a natureza, convem que as pedras apresentem algum relevo e não sejam lascas ou demasiado lisas.

Depois de dispostas as pedras que contornam o rio (estão enterradas e em contacto com o vidro inferior) comecei a colocar algum substrato nas laterais.

O substrato usado em plantados é bastante diferente do usado nos ciclideos africanos; Convém que seja algo poroso para que os nutrientes sejam absorvidos e as raízes possam crescer sem qualquer atrofiamento.
Granulado 2 a 3mm é o mais indicado para plantados, porém se o granulado for maior no que diz respeito a plantas de tapete poderá haver algum problema de fixação.
A utilização de Akadama (usual terra para criação de Bonsais) começa a ser um material muito usado na comunidade de Aquapaisagistas; devido á cor (semelhante á terra), por ser uma argila porosa e por facilitar um excelente enraizamento das plantas. Acaba por ser uma excelente alternativa ás conceituadas marcas existentes no mercado. Mas quais serão as grandes diferenças entre o normal akadama e as restantes argilas porosas da ADA, ELOS, etc; O preço praticado?
Sim mas não só... Como é óbvio, as marcas desenvolveram algo mais... algo que impulsione o crescimento das plantas e que cumpra os requisitos básicos iniciais e posteriores que a akadama não fornece. Daí custarem ligeiramente um pouco mais, mas evitam assim fertilizações desnecessárias desde o 1º dia e uma fácil manutenção das plantas.
Mas atenção... As Marcas não fazem MILAGRES!!! Mas ajudam e muito, principalmente a evitar algumas dores de cabeça!

Uma vez que o substrato está colocado, as pedras servirão de barreira para evitar a mistura com a areia branca do rio.
A areia branca serve exclusivamente para decoração, criar algum contraste com as pedras e o verde das plantas.
Aí está o ponto focal... Quando olham para o áqua 2 coisas saltam á vista, o rio e a árvore...
Como a nossa visão é orientada da esquerda para a direita, há quem defenda que o ponto focal esteja posicionado a 1/3 do áqua, facilitando a "leitura" do objecto.
Neste caso e como optei por um layout triangular e de forma crescente (ESQ-DIR) a árvore deveria estar mais acima do ponto focal para um melhor acompanhamento da visão.

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Dsc03761edit2on6

As plantas foram escolhidas ao pormenor e como já vem sendo habitual nos meus layouts, reduzo ao máximo a mistura de espécies.
Optei por Eleocharis parvula e Eleocharis aciculares para simular a relva e Vesicularia dubyana (musgo de java) para a copa da árvore. Depois de muitas teorias e alguns comentários de pessoal habituado a plantados, de que não teria sucesso na copa da árvore, isto porque o musgo não levantaria mas sim ficaria escorrido pela árvore... aqui está a prova que a teimosia e as condições certas transformam o impossível em possível!!!

Já com as plantas e cheio de água!
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20061231c

Quando se pretende fazer um plantado, existem alguns factores importantes que contribuem para um crescimento saudável das plantas, a Iluminação e o CO2.
O aconselhável é usarem o mais aproximado possível de 1watt por litro de água, assim têm iluminação para todo o tipo de plantas aquáticas.
As que se ressentem mais são as plantas de tapete, caso não tenham iluminação suficiente; Uma vez que a luz tem de atravessar a coluna de água até chegar ás plantas.
O ideal é usarem calhas largas para o efeito, porque desta forma conseguem fazem chegar a luz uniformemente a todo o aquário. A maior parte das calhas que se encontram no mercado são demasiado estreitas e com alguma potência, a zona de incidência é sempre mais reduzida a não ser que o reflector seja bem aberto para que possibilite espalhar a luz por toda a superfície.

Os espectros das lâmpadas são muito importantes para a coloração das plantas e respectivo crescimento. Se possível devem usar uma combinação de espectros entre os 4.200k > 10.000k. Quanto mais baixo for o espectro, mais amarela é a lâmpada e esse amarelo vai desaparecendo até atingir os 10.000k; A tonalidade azul é cada vez mais forte e em alguns casos as plantas em vez de crescerem na vertical começam a fazer creeping, a crescer em direcção ao substrato após algum tamanho na vertical. No caso de não poderem combinar espectros, aconselho o uso de lâmpadas 6.000k a 8.000k porque reúnem os espectros básicos para um excelente crescimento das plantas.

As lâmpadas mais usadas para os plantados são as PC, T5 e HQI; as T8 estão aos poucos a serem colocadas de lado visto que possuem pouca potência para o tamanho que possuem! No entanto é nas T8 que encontram uma maior variedade de espectros!
Tanto as PC como as T5 são excelentes em comparação preço / potência vs qualidade. Eu já usei PC e não gostei... há quem diga maravilhas, mas eu prefiro as T5 HO para plantados. A intensidade das lâmpadas é fantástica e evita zonas sombrias no aquário. As PC têm esse grande defeito, casquilho mais lâmpada fazem com que se perca uma iluminação uniforme em todo o áqua, a não sei que optem por uma calha de 75cm para um áqua de 60cm de largura! Aí o problema está resolvido, mas esteticamente fica feio...
Por fim as HQI... podem ser uma dor de cabeça para muitos, mas são sem dúvida as melhores para o efeito. Pena serem muito caras, tanto as lâmpadas como os restantes acessórios... Uma única chamada de atenção para este tipo de iluminação, devem colocar a HQI a pelo menos 30cm+ do nível da água, caso contrário como a incidência de luz é muito forte podem correr o risco de terem algas e um crescimento anormal das plantas.

No que diz respeito ao CO2, é obrigatório desde que tenham iluminação suficiente para a normal fotossíntese das plantas.
No caso da utilização de 0.3W/L o CO2 é desnecessário, as plantas usadas com este tipo de iluminação são tão lentas que o Co2 injectado não será aproveitado.
Sempre que usada uma iluminação de 0.5W/L ou superior o CO2 começa a ser uma "peça chave" no desenvolvimento das plantas. Além de que acidifica a água, as plantas aumentarão o seu metabolismo e respectivo desenvolvimento.
O mais importante, é que consigam reunir as condições base para um crescimento saudável das plantas, uma vez que estão a acelerar o seu metabolismo, as plantas irão necessitar de nutrientes para crescer. Os nutrientes passam a ser consumidos pelas plantas e exige assim uma maior fertilização...

Evolução do layout:
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070203c

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070224c

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070312c


Resultado final:
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070318c

Este aquário ficou em 10º lugar no ADA2007 - International Aquatic Plants Layout Contest ' 2007 - Concurso organizado pela Empresa Aqua Design Amano Co., Ltd. Podem confirmar no link seguinte a galeria de premiados: Syrah Planura 10º lugar.

O mesmo aquário ficou em 1º lugar no AGA 2007 - Aquatic Gardeners Association ' 2007 - Categoria NANO <60L.
Galeria de aquários <60L
Ir para o topo Ir para baixo 

joyted
joyted

Membro
Membro


Localização : ponte da barca
Mensagens : 112
Data de inscrição : 15/06/2008
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyDom 26 Jul 2009, 17:41Responder ao tópico

so uma coisa a dizer maravilhosooooooooooooooooooooo
Ir para o topo Ir para baixo 

sophyazinha
sophyazinha

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Sofia
Localização : São Miguel - Açores
Mensagens : 429
Data de inscrição : 21/03/2009
Gostos : 4


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyDom 26 Jul 2009, 17:51Responder ao tópico

Fantástico!
Um layout soberbo e extremamente agradável à vista!
Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

firescorpion
firescorpion

Membro
Membro


Localização : cascais
Mensagens : 64
Data de inscrição : 10/09/2009
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyTer 22 Set 2009, 20:53Responder ao tópico

simplesmente fantastico
parabens
Ir para o topo Ir para baixo 

I&M
I&M

Membro
Membro


Localização : Lousada
Mensagens : 91
Data de inscrição : 12/01/2010
Gostos : 5


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyQua 20 Jan 2010, 22:51Responder ao tópico

FAAo essa mente trabalho muito..grande imaginaçao...
Ir para o topo Ir para baixo 

kkaraokes
kkaraokes

Membro
Membro


Nome Real : Rui Silva
Localização : Guimarães
Mensagens : 54
Data de inscrição : 01/03/2010
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptySeg 01 Mar 2010, 01:37Responder ao tópico

EXCELENTE

Uma curiosidade: como é com a limpeza do fundo?
As cores não se misturam?
ou não limpa o fundo? simplesmente recomeça tudo de novo?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

jcbc
jcbc

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : joao carvalho
Localização : ALVERCA
Mensagens : 557
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 71


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptySeg 01 Mar 2010, 01:41Responder ao tópico

boas excelente trabalho adorei muito lindo continua :cheers: jcbc ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptySeg 01 Mar 2010, 02:23Responder ao tópico

Aquário show!!!!!! Pena que não haja maneira de fazer um plantado quando se tem kinguio. Se vc tiver alguma sugestão de como fazer um lay-out bonito de plantas com um destruidor destes no aquário, pode falar comigo? Parabéns mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo 

hugoafonso
hugoafonso

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Afonso
Localização : Mafamude Vila Nova de Gaia
Mensagens : 118
Data de inscrição : 25/08/2010
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyQua 08 Set 2010, 10:08Responder ao tópico

Lindo,maravilhoso e fantastico.

Abraço
Hugo Afonso
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyQua 08 Set 2010, 11:49Responder ao tópico

Bom

Já não dá para fazer elogios, gastaram-nos todos nos posts anteriores!
Mas vou sugerir que o teu tópico fique nos inamovíveis, e como andamos a arrumar a casa talvez mais numa zona que facilite a pesquisa para quem se inicia quer nos plantados quer neste hobby.

Por fim ,só podemos agradecer-te a publicação deste trabalho na PeixeFauna , e certamente de outros que terás a capacidade de produzir para nos surpreender pela sua qualidade e estética

Abraço
Aníbal
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyQui 17 Mar 2011, 01:56Responder ao tópico

Brutal é percisso mt cabeçinha e imaginação para xegar a esse ponto é claro mt calo nisto de plantados
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyQui 17 Mar 2011, 02:04Responder ao tópico

Filipe, desde Salterra de Magos que foi um prazer estar contigo pela tua simplicidade, é uma honrra ter-te aqui, pelo tarde da hora só amanhã é que vou puder disfrutar desta tua discrição, mas pelas fotos está espectacular! Como sempre no teu melhor estilo!

Parabéns, não há muitoque dizer, nasceste com este dom dos nanos plantados! Pelo menos ainda considero este nesse segmento, temho um aqua desactivado deste tamnho e acho-o pequeno!

Abraço,
Vera

PS.: Só hoje reparei neste tópico Embarassed


Última edição por Vera Santos em Qui 17 Mar 2011, 02:06, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : PS.: Só hoje repareineste tópico :oops:)
Ir para o topo Ir para baixo 

@caiquearruda
@caiquearruda

Recém chegado
Recém chegado


Localização : sao paulo
Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/09/2011
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: muito daora mano, perfeito mesmo parabens tenho muita inveja haha   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptySeg 26 Set 2011, 23:22Responder ao tópico

FAAO escreveu:
Nome: Syrah
Data de Montagem: 30.12.2006
Dimensões: 56*35*30 (57L)
Aquecimento: 50w
Temperatura: 26º
Filtro: Cascata com massas filtrantes 18-76L/h
Substrato: 12L Elos terra
Iluminação : Calha T5 3x24w 8.000k
CO2: Garrafa 1L DIY com difusor Elos ATO-10

Fauna:
Trigonostigma hengeli

Invertebrados:
Camarões Red Cherry e Caridinas spp

Flora:
Eleocharis parvula
Vesicularia dubyana

Materiais inertes (hardscape)
Pedras de Xisto e Tronco DIY (trabalhado apartir de um ramo)

Foto da montagem e do hardscape.
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20061230c

Primeiro é necessário saber distinguir um aquário de plantas de um plantado!
Colocar plantas num aquário é fácil e cada um pode fazê-lo, basta espalhá-las pelo aquário sem qualquer critério de tamanho, crescimento, textura... etc. Acaba por ter uma única finalidade, dar alguma cor ao aquário (verde) e tentar dar as melhores condições possíveis aos seus habitantes.

Um aquário plantado é bem diferente! A noção de profundidade bem como a ocupação de espaços são fundamentais quando se cria um plantado. Todos os factores contam quando se cria o layout, mesmo não esteja ainda plantado.
A disposição de pedras e/ou troncos têm de estar em harmonia, porque é em base destes materiais inertes que vamos ocupar os restantes espaços com plantas. Estes materiais podem ser usados como pontos focais, o que levará à pessoa a fixar o olhar assim que observa o aquário pela 1ª vez.

A ideia é recriar algo que esteja ao alcance da nossa visão, uma paisagem nacional e algo minuciosa devido ao volume do áqua.
Com aproximadamente 50L de água e com uma área muito pequena para trabalhar, o segredo está no tamanho das pedras, tronco e as proporções que eles irão ter dentro do áqua.

Usei xistos para o efeito devido a serem inertes (para o pessoal do Sul, usem basaltos! São mais fáceis de trabalhar e a textura mais agradável á vista) e com algum volume (não são as usuais lascas, que facilmente encontram por aí...). Atenção que volume não é tamanho! Para que o efeito seja o mais parecido com a natureza, convem que as pedras apresentem algum relevo e não sejam lascas ou demasiado lisas.

Depois de dispostas as pedras que contornam o rio (estão enterradas e em contacto com o vidro inferior) comecei a colocar algum substrato nas laterais.

O substrato usado em plantados é bastante diferente do usado nos ciclideos africanos; Convém que seja algo poroso para que os nutrientes sejam absorvidos e as raízes possam crescer sem qualquer atrofiamento.
Granulado 2 a 3mm é o mais indicado para plantados, porém se o granulado for maior no que diz respeito a plantas de tapete poderá haver algum problema de fixação.
A utilização de Akadama (usual terra para criação de Bonsais) começa a ser um material muito usado na comunidade de Aquapaisagistas; devido á cor (semelhante á terra), por ser uma argila porosa e por facilitar um excelente enraizamento das plantas. Acaba por ser uma excelente alternativa ás conceituadas marcas existentes no mercado. Mas quais serão as grandes diferenças entre o normal akadama e as restantes argilas porosas da ADA, ELOS, etc; O preço praticado?
Sim mas não só... Como é óbvio, as marcas desenvolveram algo mais... algo que impulsione o crescimento das plantas e que cumpra os requisitos básicos iniciais e posteriores que a akadama não fornece. Daí custarem ligeiramente um pouco mais, mas evitam assim fertilizações desnecessárias desde o 1º dia e uma fácil manutenção das plantas.
Mas atenção... As Marcas não fazem MILAGRES!!! Mas ajudam e muito, principalmente a evitar algumas dores de cabeça!

Uma vez que o substrato está colocado, as pedras servirão de barreira para evitar a mistura com a areia branca do rio.
A areia branca serve exclusivamente para decoração, criar algum contraste com as pedras e o verde das plantas.
Aí está o ponto focal... Quando olham para o áqua 2 coisas saltam á vista, o rio e a árvore...
Como a nossa visão é orientada da esquerda para a direita, há quem defenda que o ponto focal esteja posicionado a 1/3 do áqua, facilitando a "leitura" do objecto.
Neste caso e como optei por um layout triangular e de forma crescente (ESQ-DIR) a árvore deveria estar mais acima do ponto focal para um melhor acompanhamento da visão.

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Dsc03761edit2on6

As plantas foram escolhidas ao pormenor e como já vem sendo habitual nos meus layouts, reduzo ao máximo a mistura de espécies.
Optei por Eleocharis parvula e Eleocharis aciculares para simular a relva e Vesicularia dubyana (musgo de java) para a copa da árvore. Depois de muitas teorias e alguns comentários de pessoal habituado a plantados, de que não teria sucesso na copa da árvore, isto porque o musgo não levantaria mas sim ficaria escorrido pela árvore... aqui está a prova que a teimosia e as condições certas transformam o impossível em possível!!!

Já com as plantas e cheio de água!
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20061231c

Quando se pretende fazer um plantado, existem alguns factores importantes que contribuem para um crescimento saudável das plantas, a Iluminação e o CO2.
O aconselhável é usarem o mais aproximado possível de 1watt por litro de água, assim têm iluminação para todo o tipo de plantas aquáticas.
As que se ressentem mais são as plantas de tapete, caso não tenham iluminação suficiente; Uma vez que a luz tem de atravessar a coluna de água até chegar ás plantas.
O ideal é usarem calhas largas para o efeito, porque desta forma conseguem fazem chegar a luz uniformemente a todo o aquário. A maior parte das calhas que se encontram no mercado são demasiado estreitas e com alguma potência, a zona de incidência é sempre mais reduzida a não ser que o reflector seja bem aberto para que possibilite espalhar a luz por toda a superfície.

Os espectros das lâmpadas são muito importantes para a coloração das plantas e respectivo crescimento. Se possível devem usar uma combinação de espectros entre os 4.200k > 10.000k. Quanto mais baixo for o espectro, mais amarela é a lâmpada e esse amarelo vai desaparecendo até atingir os 10.000k; A tonalidade azul é cada vez mais forte e em alguns casos as plantas em vez de crescerem na vertical começam a fazer creeping, a crescer em direcção ao substrato após algum tamanho na vertical. No caso de não poderem combinar espectros, aconselho o uso de lâmpadas 6.000k a 8.000k porque reúnem os espectros básicos para um excelente crescimento das plantas.

As lâmpadas mais usadas para os plantados são as PC, T5 e HQI; as T8 estão aos poucos a serem colocadas de lado visto que possuem pouca potência para o tamanho que possuem! No entanto é nas T8 que encontram uma maior variedade de espectros!
Tanto as PC como as T5 são excelentes em comparação preço / potência vs qualidade. Eu já usei PC e não gostei... há quem diga maravilhas, mas eu prefiro as T5 HO para plantados. A intensidade das lâmpadas é fantástica e evita zonas sombrias no aquário. As PC têm esse grande defeito, casquilho mais lâmpada fazem com que se perca uma iluminação uniforme em todo o áqua, a não sei que optem por uma calha de 75cm para um áqua de 60cm de largura! Aí o problema está resolvido, mas esteticamente fica feio...
Por fim as HQI... podem ser uma dor de cabeça para muitos, mas são sem dúvida as melhores para o efeito. Pena serem muito caras, tanto as lâmpadas como os restantes acessórios... Uma única chamada de atenção para este tipo de iluminação, devem colocar a HQI a pelo menos 30cm+ do nível da água, caso contrário como a incidência de luz é muito forte podem correr o risco de terem algas e um crescimento anormal das plantas.

No que diz respeito ao CO2, é obrigatório desde que tenham iluminação suficiente para a normal fotossíntese das plantas.
No caso da utilização de 0.3W/L o CO2 é desnecessário, as plantas usadas com este tipo de iluminação são tão lentas que o Co2 injectado não será aproveitado.
Sempre que usada uma iluminação de 0.5W/L ou superior o CO2 começa a ser uma "peça chave" no desenvolvimento das plantas. Além de que acidifica a água, as plantas aumentarão o seu metabolismo e respectivo desenvolvimento.
O mais importante, é que consigam reunir as condições base para um crescimento saudável das plantas, uma vez que estão a acelerar o seu metabolismo, as plantas irão necessitar de nutrientes para crescer. Os nutrientes passam a ser consumidos pelas plantas e exige assim uma maior fertilização...

Evolução do layout:
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070203c

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070224c

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070312c


Resultado final:
Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise 20070318c

Este aquário ficou em 10º lugar no ADA2007 - International Aquatic Plants Layout Contest ' 2007 - Concurso organizado pela Empresa Aqua Design Amano Co., Ltd. Podem confirmar no link seguinte a galeria de premiados: Syrah Planura 10º lugar.

O mesmo aquário ficou em 1º lugar no AGA 2007 - Aquatic Gardeners Association ' 2007 - Categoria NANO <60L.
Galeria de aquários <60L
Ir para o topo Ir para baixo 

Mauro Cesar barabach
Mauro Cesar barabach

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Rio negrinho - SC
Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/11/2011
Gostos : 0


Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptySeg 07 Nov 2011, 21:19Responder ao tópico

Parabéns!
Gostaria de comprar um tronco parecido, ou igual, pode me indicar site aonde acho? ou mesmo se o SR. vende
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise Vide

MensagemAssunto: Re: Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise   Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Syrah ' 60lt - Passo a passo e análise

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: FAAO Aquascaping-