Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EcoariumBanner_zps3903f249
ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Banner500x1254_zpsf6aa283b
ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Banner-500x125_zps9d594aec
ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Gambabanner_zpsgucldxz3
ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyTer 26 Out 2010, 23:25Responder ao tópico

pois é

vou deixar esta pergunta no ar e conforme as respostas que eu vir, eu explico mais cedo ou mais tarde a razão deste tópico

a pergunta que se coloca é

os Macrobrachium jelskii são de ordem inferior ou superior???


EDIT: digam também a razão que vos leva a dar a vossa resposta


Última edição por Carlos Couceiro em Qua 27 Out 2010, 23:24, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyTer 26 Out 2010, 23:33Responder ao tópico

Boas
São da ordem superior!

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyTer 26 Out 2010, 23:37Responder ao tópico

ah, já agora, digam o porque da vossa resposta

obrigado pela tua participação bentes
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 00:20Responder ao tópico


Tb estou a acompanhar Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

otrebor76
otrebor76

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Brito
Localização : Madeira - Funchal
Mensagens : 158
Data de inscrição : 14/04/2010
Gostos : 16


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 06:38Responder ao tópico

boas, os macrobrachium jelskii são de ordem superior.
1º pelo tamanho dos ovos que a fêmea carrega (até dá para ver os olhos do camarão miniatura - ao contrario da aparencia tipo grãos de areia dos de ordem inferior)
2º pela relativa facilidade em tirar criação (no meu caso não tem sido muito facil, mas eles têm aparecido!)
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 11:32Responder ao tópico

Boas,

@Carlos ja respondi noutro local, mas aqui no Peixefauna foi onde encontrei o topico teu onde referias isso de eles serem de Ordem Superior e onde tinhas ate uma foto de uma femea ovada.

Eu ainda n tive sorte com os meus, tenho ate dificuldades em saber o que é o quê neles ... mas lá vou aguardando pacientemente .....

Mas penso serem de ordem superior pelo que tenho lido e opiniões de amigos que os têm.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

otrebor76
otrebor76

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Brito
Localização : Madeira - Funchal
Mensagens : 158
Data de inscrição : 14/04/2010
Gostos : 16


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 14:30Responder ao tópico

joão, eu comprei os camarões e esperei bastante tempo até ter uma fêmea ovada...
estes camarões são bem grandes, a minha fêmea tem agora o tamanho superior a um guppy(para que te situes) e quando comprei era apenas um pouco maior que as neocaridinas adultas.
ps: a minha fêmea está permanentemente ovada (já tem uns 5 meses assim) inclusive já a vi ovada e com sela... aconteceu a mais alguém?!
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 14:35Responder ao tópico

Boas,

Cela ... então nunca vi nenhuma femea mesmo ....
O meu camarão maior esta quase do tamanho das minhas japonicas XL que têm 4 a 5 cm.
Acho que dali n deve passar mais.

Depois desse maior são todos mto identicos e não mto inferiores a esse maior dai eu pensar que a maturidade ou está atingida ou para lá caminha quase quase.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

otrebor76
otrebor76

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Brito
Localização : Madeira - Funchal
Mensagens : 158
Data de inscrição : 14/04/2010
Gostos : 16


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 15:50Responder ao tópico

a Femea joão, é maior que os machos e tem a barriga maior, onde transporta os ovos. o carlos tem um tópico com varias fotos. se conseguir fotografar a minha junto de um macho posto aqui. se tu veres os teus muito magrinhos é porque são machos...
eu também só tenho uma fêmea e uns 3 machos
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 19:06Responder ao tópico

boas Pessoal

agradecia que se mantivessem no assunto do tópico, dai eu ter aberto estes, para duvidas relacionadas com os jelskii podem usar este tópico

http://www.peixefauna.com/invertsfriends-f126/macrobrachium-jelskii-t3848.htm

abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Sharpness
Sharpness

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Menau
Localização : Olhão
Mensagens : 193
Data de inscrição : 18/04/2010
Gostos : 0


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 19:42Responder ao tópico

Eu também sou da opinião que é de ordem superior, pelo facto de nascerem logo pequenos camarões e não larvas que necessitariam de aguas salinas para "vingarem"...

Eu já tenho estes camarões a algum tempo, mas a taxa de reprodução não é muito grande e devido serem bons saltadores, a muitas baixas...
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 20:31Responder ao tópico

Sharpness escreveu:
Eu também sou da opinião que é de ordem superior, pelo facto de nascerem logo pequenos camarões e não larvas que necessitariam de aguas salinas para "vingarem"...

Eu já tenho estes camarões a algum tempo, mas a taxa de reprodução não é muito grande e devido serem bons saltadores, a muitas baixas...


olha que nem todas as larvas necessitam de agua salobra\salgada, como é o caso do nosso "iberico" que é de ordem inferior e passa todas as metamorfoses em agua doce


obrigado pela tua opiniao
Ir para o topo Ir para baixo 

Sharpness
Sharpness

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Menau
Localização : Olhão
Mensagens : 193
Data de inscrição : 18/04/2010
Gostos : 0


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 23:03Responder ao tópico

Sim, também é verdade, mas a maioria precisa...(é claro que a sempre a excepção que contraria a regra Smile )
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQua 27 Out 2010, 23:21Responder ao tópico

Razão pela qual iniciei este tópico

começando do inicio

esta espécie chegou ate mim por meio do Maneljaquim, criação dele, logo aqui demonstra que reproduzem em água doce, e eu mesmo ja encontrei um pequenote com 2cm

pela pesquisa que fiz, tudo me levava a crer que esta espécie seria de ordem superior

algo que eu próprio disse que seria ao ver a minha fêmea com grandes ovos verdes e em pouca quantidade

seguem umas fotos




ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_3868

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_3874

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_3886



a fêmea que mostro em cima, foi colocada num aqua aparte para que pudesse fotografar a descendência e para que aumentasse a taxa de sobrevivência dos primeiros tempos

passaram-se cerca de 30 dias e começa a ser a altura em que passo a olhar para a fêmea milhentas vezes ao dia para ver se ja tinham nacido, mas foi quase ao 40º dia que :

"eheheh, a fêmea ja não tem os ovos, ja devem ter nascido os camarões....... mas espera lá, não são camarões, são larvas"




ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_4047

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_4079

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_4140

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_4089

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] IMG_4127




ora, para quem ja viu "in loco" larvas de outras espécie com eu(já vi de Caridina multidentata, Caridina cf propinqua e Caridina gracilirostris) sabe que o que mostro nas fotos são de facto larvas e não camarões formados

o estranho e nascerem com cerca de 4mm

reparem na ultima foto onde é visível os apêndices cm que fazem a filtragem da agua para apanharem plâncton presente na agua

de referir também que enquanto na coluna de agua se deslocam de cabeça para baixo, algo que reforça o facto de serem larvas e não camarões
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQui 28 Out 2010, 12:58Responder ao tópico

Boas,

De facto parecem já mini camarões, mas ao analisar o comportamento deles na natação (como dizes @Carlos), tudo indicar serem espécie larvar.
Alem da cabeça para baixo, a natação é feita como que por impulsos, não sei se também é notória essa natação nas tuas larvas?

Ao nivel de camarões de ordem superior que lá tenho, os bebes nadam normalmente de local para local logo é as diferenças que vejo de momento alem dos apendices é também a natação.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyQui 28 Out 2010, 14:07Responder ao tópico

sim, dão esses impulsos, mas raramente, quando em natação, pura e simplesmente se deixam em "natação planctonica", ou seja, deixam-se ao sabor da corrente sempre de cabeça para baixo, mesmo quando vão ao solo os se conseguem agarrar a algo, ficam sempre de cabeça para baixo
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptySex 29 Out 2010, 16:40Responder ao tópico

mais ninguém?
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptySáb 30 Out 2010, 01:26Responder ao tópico

Por acaso também cá tenho 10 meninos desses e estava curioso, realmente são de ordem inferior, boa conclusão, bem ilucidativa, vou ver se os isolo num aquário e tentar a reprodução, embora neste caso ainda não consiga identificar bem as femeas, já vi verifiquei, mas as diferenças são pouco notórias, não cheguei a uma conclusão definitiva.

Francisco Ramalho
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] Vide

MensagemAssunto: Re: ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]   ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS] EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

ordem reprodutiva dos Macrobrachium jelskii [AGORA COM FOTOS]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Inverts&friends-