Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Apistogramma viejita  Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Apistogramma viejita  20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Apistogramma viejita  EcoariumBanner_zps3903f249
Apistogramma viejita  Banner500x1254_zpsf6aa283b
Apistogramma viejita  Banner-500x125_zps9d594aec
Apistogramma viejita  Gambabanner_zpsgucldxz3
Apistogramma viejita  Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Apistogramma viejita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Apistogramma viejita  Vide

MensagemAssunto: Apistogramma viejita    Apistogramma viejita  EmptyQui 07 Out 2010, 21:35Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Apistogramma viejita  Viejita1

Apistogramma viejita  Viejita

Apistogramma viejita
Nome Comum:
Apistogramma viejita
Família: Cichlidae
Ordem: Perciformes
Classe: Actinopterygii
Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica:
Colombia e Venezuela (Rio Orinoco e Rio Meta entre vários outros rios),podem ser encontrados na Bacia do Rio Amazonas

Tamanho:

Macho- 5cm
Fêmea- 3,5cm
(sendo que neste campo deparei-me com várias variações de tamanhos, o que acredito seja derivado de alguma confusão desta espécie com os apistogramma macmasteri)

Compatibilidade:

Peixe um pouco tímido.
Como qualquer apistogramma o macho apresenta um comportamento territorial (principamente em época de reprodução) pelo que não é aconselhável manter com outros machos ,mesmo que de outras espécies de appistogrammas (excepcção feita se tamanho do aquário permitir os machos definirem territórios distintos).
De resto não se apresenta muito agressivo para com as outras espécies pelo que pode ser mantido em aquários comunitários desde que o aqua tenha tamanho suficiente.
Montagem do aquário: Apistogramma viejita (Viejita) é mais bem guardado em um aquário densamente plantado com um monte de lugares escondendo entre raízes e pedras. Apistogramma viejita (Viejita) é o melhor mantidos em grupos harém com 3-4 fêmeas para cada macho. Deixar algumas áreas abertas.

Dimorfismo Sexual:

Sendo os sexos de difícil distinção fora da época de reprodução (na qual a femea toma para coloração um amarelo intenso) os machos são maiores e mais robustos e têm coloração vermelha no seu corpo e as barabatanas dorsal e anal do macho podem chegar até meio da barbatana caudal sendo que as fêmeas, embora tendo uma coloração muito semelhate á dos machos, são mais para o amarelado e têm as barbatanas dorsal e anal menos desenvolvidas.

Temperatura: 24 a 29°C

pH: 5.5 a 7.0 embora normalmente prefiram águas abaixo dos 6.5

Outros Parâmetros da Água: GH: 2 a 7ºd

Decoração:

Prefere aquários densamente plantados e com muitos esconderijos entre pedras e troncos de modo a sentir-se mais seguro.

Alimentação:

Preferencialmente alimentos vivos ou congelados (é descrito em vários sítios que a larva de mosquito é de evitar pois pode trazer algumas complicações), mas como qualquer apistogramma também aceita comida liofilizada e granulados próprios de qualidade, apesar deste facto, nunca se deverá eliminar totalmente a comida congelada\viva da sua dieta sendo que esta deverá ser bastante variada, eles apreciarão camarão de água salgada.

Reprodução:

Enquanto juvenis, estes peixes são impossíveis de sexo. Quando adulto, o macho vai apresentar mais coloração e ter uma barbatana dorsal prolongado. Semelhante a outros apistogrammas, os ovos são depositados em folhas de plantas ou esconderijos entre as pedras ou troncos sendo que a fêmea fica de guarda aos ovos e posteriormente ás crias e o macho encarrega-se de correr com os intrusos do seu território (no território de um macho podem haver várias fêmeas a guardar a sua prole). De um modo geral a fêmea não deixa o macho aproximar-se dos ovos.
Após a eclosão das crias deve ser fornecido alimento próprio para estas (pode ser comprado em lojas da especialidade ou podem-se fornecer alimentos mais "caseiros" como infusórios) Os alevinos podem ser alimentados com artémia recém-nascidos quando eles estão livres de nadar. O fornecimeto de alimento vivo e\ou congelado em maior percentagem na sua dieta incentiva a reprodução.
Os parametros para peixes selvagens deverão ser (pH:5,5 GH:2ºdH TempMax:28ºC) sendo que com os parâmetros acima descritos se consegue reproduzir peixes com origem não selvagem. Macio, água ácida é necessária para obter estes peixes para se reproduzir.

Outras Notas:


Esta espécie de apistogramma assemelha-se bastante com os apistogrammas Macmasteri sendo que a principal diferença entre elas é os Macmasteri serem peixes de maior porte.
A expectativa de vida deste peixe é de 2-3 anos.




Referências:

Fish Base
DCG

Adaptado e traduzido por Vera Santos © Copyright 2010 ©




Ir para o topo Ir para baixo 

Apistogramma viejita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-