Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Adagas
Adagas

Membro
Membro


Nome Real : Tiago Adagas
Localização : Amora
Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/11/2009
Gostos : 0


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptySeg 11 Out 2010, 15:09Responder ao tópico

É uma pena a morte desse bicho, mas agora que lhe apanhas-te o jeito é sempre a bombar. Very Happy

Venham os madeiras que deve ser mais giro de seguir. Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyTer 12 Out 2010, 01:08Responder ao tópico

Boa sorte então para os madeira ficamos à espera da receita, não vai ser nada fácil, pois não, também acho que a alimentação vai ser o mais dificil.


Francisco Ramalho
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptySeg 18 Out 2010, 10:31Responder ao tópico

Acontece-me de tudo, parece bruxedo!

Trago más noticias para aqueles que seguem a evolução deste tópico e a evolução das pequenas crias de japonica.
Parece impossível mas de tudo me acontece. Já perdi um que entrou a meio do processo de adaptação a agua doce, já perdi um fugitivo durante uma TPA e agora 5 envenenados com um pano!
Sexta-feira, como andei a limpar a casa durante o final de tarde, coloquei um pano, dos que costumo ter para auxilio no aquário Panos esses que são seleccionados mas limpos com os outros na maquina de lavar roupa! Ai está o meu erro/azar! O aquário onde estão os pequenos, foi-me emprestado/oferecido pelo meu Amigo Paulo Vedor mas, a tampa frontal encontra-se partida ao meio, motivo pelo qual não o coloquei. Assim vi-me na obrigação de tapar o aquario com um pano, para evitar que entrasse pó para a agua! Nada de muito anormal!
Qual não foi o meu espanto quando sábado de manha ao chegar à sala tinha o móvel todo molhado e o pano dentro do aquário, completamente encharcado! Retirei-o à pressa e contei os pequenos, para certificar-me que nenhum tinha ido agarrado ao pano! Muita sorte, pois estavam lá os 9! Nunca mais os fui ver, pois não tinha nada a recear!
Às 17h30 chegou a minha mamã e passado algum tempo, quis mostrar-lhe o grande feito do seu filhinho! Qual não é o meu espanto, agonia e sofrimento quando os vejo os 9 aos saltos, pinotes e a nadar de costas!
SÓ NÃO CHOREI POR VERGONHA, A MINHA ESPOSA QUE O DIGA!
Muito à pressa, apanhei-os todos com uma seringa, coloquei-os num copo de vidro. Coitados, estavam a morrer lentamente! E com muito sofrimento!
Despejei o aquario todo, passei com um esfregão de aço todas as paredes do aquário, despejei um garrafão de agua do LIDL e sem mais atirei com eles para dentro do aquário de novo! Na esperança que algum sobrevivesse! Fiquei tão desiludido e revoltado que nem vontade tinha de jantar! Sentei-me ao lado do aquário a vê-los morrer lentamente!
À noite fui para a cama e apenas um tinha morto! Retirei-o! E pedi para que algum sobrevivesse!
Domingo mal acordei fui à sala, ainda tinha a família a dormir! Qual não foi a minha alegria e tristeza ao mesmo tempo (mas ter alegria já foi uma vitoria) quando verifiquei que ainda tinha 4 pequenos japonicas aparentemente saudáveis e um ainda aos pinotes! Retirei os três que estavam efectivamente mortos! E aguardei que o 5 sobrevivente melhora-se! Coisa que não se verificou pois, ao fim da tarde quando cheguei a casa já o debilitado esta morto!

Assim, neste momento tenho 4 pequenos caridina japonica super mega resistentes! E invencíveis! Agora vamos ver que episódio se segue! Está difícil!
Ir para o topo Ir para baixo 

Adagas
Adagas

Membro
Membro


Nome Real : Tiago Adagas
Localização : Amora
Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/11/2009
Gostos : 0


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptySeg 18 Out 2010, 12:26Responder ao tópico

Fogo Sérgio estás mesmo com azar, mas olha que esses 4 agora para morrer tem de ser mesmo uma catástrofe das grandes e mesmo assim não sei. xD

Mas vai tudo correr bem e daqui a uns meses já ai tens mais uns quantos para te dar trabalho. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQua 27 Out 2010, 08:50Responder ao tópico

Péssimas noticias

Infelizmente venho trazer péssimas noticias para os seguidores deste tópico! É com enorme tristeza que venho anunciar a perda dos últimos 4 caridina Japonica!
A saga terminou. Terminou ao fim de 72 dias de vida, dos quais 29 passados em agua doce!
Factores que levaram à sua perda? Muitos, uns saltaram, outros morreram envenenados devido a um pano dentro do aquário e estes últimos, fiquei sem saber qual o verdadeiro motivo, apontando para um choque térmico!
Agora é esperar por nova criação! Neste momento tenho um aquário de agua salobra a maturar! Daqui a uns 30/40 dias deve estar óptimo para nova saga! Esperem por novidades!

NÃO UM ADEUS MAS, UM ATÉ JÁ!
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQua 27 Out 2010, 11:34Responder ao tópico

Boas,

Sérgio é isso mesmo !!!
Cá estaremos aguardar mais novidades.
Acho que aos interessados em tentar também é uma optima oportunidade de acompanhar assim passo a passo as coisas novamente com a ajuda do Sergio.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQua 27 Out 2010, 13:36Responder ao tópico

que temperatura tens esse de agua salobra?

So uma sujestao, nao sei se e viavel.
Em vez de retirar as larvas de agua doce, e meter directo na agua salobra, nao é melhor ir acrescentando a agua salgada ate deitar fora e ir aumentado assim a salinidade?

Sabes a salinidade a que mantiveste as larvas para se desenvolverem?

Como é que decides que e hora de as passar novamente a agua doce?
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQua 27 Out 2010, 19:14Responder ao tópico

eu sou da mesma opinião que o Cable, mas da ultima vez que o disse vieram todos dizer que não, que todos passam directo para agua salgada(penso ter sido no aquariofilia, não aqui)

ate porque na natureza as larvas são largadas ainda em agua doce segundo sei, e vão descendo o rio ate ao mar, logo o aumento de salinidade é gradual

de qualquer das formas, não me parece que tenha sido essa a causa das mortes, apontava mais para a transição para agua doce, ou mesmo tristes acasos(saltos,panos etc)

força com isso Sérgio, há que erguer a cabeça e voltar a tentar
Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQua 27 Out 2010, 22:24Responder ao tópico

Sérgio Torres escreveu:


NÃO UM ADEUS MAS, UM ATÉ JÁ!

é isso mesmo! Força com isso**

abraço

Liliana
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQua 27 Out 2010, 23:14Responder ao tópico

Cable a temperatura está à volta dos 26ºc!
Está provado que as larvas não sofrem com a transição brusca de doce para salgada! Logo e sem contrariar o Carlos, não vale a pena mais situações! Nenhuma larva morreu nos primeiros 3 dias, logo a transição pode/deve ser brusca!
A salinidade desconheço! Apenas captei agua do rio Tejo durante a subida da maré! Logo deduzo que não deva estar muito longe dos 35ppm! Mas desta vez, vou tentar medir a que tenho neste momento!
Pois a "hora" foi quando vi que já eram pequenos camarões formados! O que rondou os 40 dias de ag8ua salobra!
Carlos estamos a falar de camarões que estiveram quase 30 dias em agua doce! Achas que foi devido a transição para agua doce??? Completamente fora de questão!
Os saltos, foi apenas um! O pano, só mesmo visto!
Agora estes últimos quanto... Simplesmente não sei!
Tenho varias hipóteses!
Amónia, pois tinha um pouco de comida no fundo! DUVIDO
Uma substância branca que teima em aparecer! Ja me disseram que são as ditas bactérias mas acho estranho! DUVIDO
O facto de ter colocado um termostato novinho em folha sem o ter lavado nem passado por agua! ESTA PODE SER, BURRO
O facto de na sexta feira a agua devia rondar os 19ºC (estava sem aquecedor nem luz) e no sábado à noite estava a 27ºC! POSSÍVEL mas custo a acreditar pois morreram todos durante a tarde.

Liliana, sim, claro que não vou desistir! Quero recriar todo o processo para me certificar que realmente consigo e que esta não foi uma única vez! Desde o dia 12 que montei um novo aqua (desta vez é mesmo um aquário) que estou a maturar para a recriação de todo o processo! Espero para breve trazer noticias boas!
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQui 28 Out 2010, 00:15Responder ao tópico

Eu nao quero ser mais esperto que os outros, ate porque nao sou, MAS repara numa coisa.
Imagina que essa transiçao lenta é que permite o desenvolvimento de uma porra qualquer nos bichinhos, que so ao fim desses 30 dias e que ia ser necessaria...

Afinal, os leoes quando nascem, nao precisam das unhas, so quando caçam.
Se nascerem sem unhas, vao-se desenvolver normalmente ate precisarem delas...

Sinceramente, nao estou assim tao certo de que a transiçao rapida e indifernete para os bichoilos...
Ir para o topo Ir para baixo 

fjcb
fjcb

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Fábio Barbosa
Localização : Aveiro
Mensagens : 588
Data de inscrição : 27/10/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQui 28 Out 2010, 00:19Responder ao tópico

dá-lhe sérgio..fico à espera da nova ninhada Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyQui 28 Out 2010, 17:26Responder ao tópico

Cable quanto digo que está provado não me baseio apenas na experiência própria! Baseio-me sim, nos relatos de reprodução com êxito ao longo da Europa!
Experimenta fazer ambas e depois diz! Eu apenas tento directamente pois sei que dá! A taxa de sobrevivência é superior logo, nem questiono!
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados-