Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EcoariumBanner_zps3903f249
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Banner500x1254_zpsf6aa283b
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Banner-500x125_zps9d594aec
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Gambabanner_zpsgucldxz3
[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 18:28Responder ao tópico

Reprodução com exito de caridina Japonica

Venho anunciar com todo o gosto :Da reprodução de caridina japonica em Portugal, julgo que pela primeira vez (apesar de já ter havido relatos em 2006, não consegui provar a sua veracidade pois, o membro em questão, não me respondeu).
Ao fim de 5 tentativas, consegui retirar 10 pequenos camarões. Fruto de um grande trabalho de pesquisa, muita paciência e elevada teimosia!
Este interesse apareceu devido ao membro labutes77, ter apresentado um "bando" de larvas de japonica em suspensão! Adorei a ideia e quis tentar! Então foi assim que começou esta história que irei contar!

Então tudo começa numa bela noite em que vejo o video do membro labutes77 com o seu bando de larvas de japonica em agua salobra! Segui o tópico até ao seu triste final. Todo o processo e magia que envolveu esta tentativa foi-me passada!
Comecei a pensar "Eu tenho três enormes caridina japonicas e nunca as vi ovar, que se passaram?"
Pesquisei e verifiquei que o tamanho de uma caridina japonica fêmea adulta é deveras superior ao tamanho de um macho adulto e conclui que tinha 3 grandes fêmeas adultas e férteis! Mas essa não foi a única conclusão que tirei, essa pesquisa permitiu-me verificar que os importadores, ao separarem as espécies por lotes, seriam e são responsáveis por "divórcios forçados", separando sempre lote L (machos adultos e fêmeas juvenis) dos lotes XL (apenas fêmeas adultas). Assim para quem pretender a reprodução ou ovação de japonicas deve, ter um casal! Eu resolvi a questão indo à loja do meu amigo Oliveira e adquirir 5 caridina japonicas. Passadas 3 semanas, duas fêmeas ovadas, com diferença de uma semana!
Comecei logo a magicar o que iria fazer dali para a frente! Outro aquário cá em casa, seria impossível, a ministra das finanças cá de casa não me permitiria! Então procurei alguém que me emprestasse um aquário e uma bomba de ar! O membro
Joao_Costa prontificou-se logo a emprestar-me uma bomba de ar por tempo indefinido! O aquário decidi usar uma grande caixa de plástico que tinha cá por casa! E pronto, para começar foi tudo! Enchi a caixa de com agua do aquário e meti lá a fêmea que estava ovada à mais tempo apenas com a bomba de ar a trabalhar. Passadas duas semanas do aparecimento dos ovos, as larvas nasceram! Centenas, 1000 garantidamente! Agora era a parte mais difícil, a captura. Seringa. um copo vazio (lol) de imperial e uma luz intensa.
Comecei por retirar a fêmea e coloca-la no aquário! Depois foi aspirar com a seringa a agua para meter no copo de imperial, para posteriormente, com auxilio da luz, capturar as pequenas larvas! Assim fui capturando uma a uma, duas a duas, 20 a 20, etc, todas as larvas que estavam em agua doce.
Previamente tinha apanhado agua salgada no rio Tejo que, já tinha filtrado usando duas folhas de papel de cozinha. Coloquei essa agua dentro de um Tupperware branco! Depois de tudo feito, bastou capturar as larvas e coloca-las directamente em agua do rio filtrada. Nem uma morreu!
Deixo o vídeo para puderem ver!




É possível ver varias larvas! Impossível para mim, fotografar apenas uma! Um microscopia digital seria o ideal!
Esta acabaram por morrer 8 dias depois devido a uma TPA com agua salgada feita por mim, com sal do LIDL. Morreram todas em 5 min. Primeira regra, agua salgada ou salobra natural, filtrada é o ideal! Traz comida e é melhor.
Então decidi encher um balde de 25L com agua do rio! Como a diferença entre as fêmeas ovadas era uma semana, a segunda fêmea desovou logo no dia seguinte! Tive logo larvas novamente! UPI!
Fiz tudo da mesma forma e coloquei as larvas no balde apenas com luz intensa e uma bomba de ar sem pedra difusora, 24H!
Andaram por lá 15 dias, acabando por morrer, julgo que o motivo tenha sido FOME! lol
Como a terceira fêmea já estava ovada à duas semanas, foi para a caixa e passados uns dias desovou! Foi possível ver que durante os dias em que o balde não teve larvas, aumentou bastante as algas que se fixavam nas paredes do balde! Julguei que agora é que seria! Mas não! Passados 15 dias, nada no balde! Fome novamente! Mas reparei que as algas foram comidas!
A primeira fêmea ovou de novo e passados dias, larvas pela quarta vez! Tudo para o balde que novamente estava com algas! Estes foi diferente, pois descobri uma coisa, Comida??? Eles tem que comer? lol. Pesquisei na net até descobrir Liquizell da Hobby!

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Ho30900_liquizell

Alimento liquido para corais! Apesar de depois descobrir que a SERA também tem um produto parecido! Comecei a alimentar as pequenas larvas com 15 gotas de liquizell! Mas o futuro destas larvas estava marcado! Eu ia de 15 dias de ferias! E elas ficavam sem comida! Então, passada 1 semana e meia, fui de ferias! Quando voltei, nada no balde novamente! Porra! Tive quase a desistir! Apenas não o fiz pois tinha duas fêmeas carregadas de ovos e o balde cheio de algas!
Passados uns dias da chegada das ferias as duas fêmeas desovaram mas, desta vez largaram os ovos no fundo da caixa! Apenas nascendo umas 60/70 larvas,que desta vez não eram atraídas para a luz intensa! Apanhei tudo, já com um crivo de artemia.

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal 1076-1562-home

Até ao 10º dia 15 gotas de liquizell! Depois comecei a alternar com spuralina em pó!
Ao fim de 15 dias, fiz a primeira TPA, metade da agua! Voltando a colocar agua do rio filtrada!
Até ao 38º dia fui fazendo o mesmo, apesar de em alguns dias não dar comida!  
Ao 39º dia, ao mostrar as larvas ao João_Costa, deparei-me com uma tremenda ausência de larvas!
Apenas vi duas que apanhei e ambientei para agua doce! Passadas 12H meti num aquário de agua doce! Até hoje não vi nenhuma! lol
Irritado com tudo, decidi desistir por algum tempo! Desliguei a luz e a bomba de ar! Deixei o balde em cima da mesa durante 5 dias! Ao quinto dia, dei uma espreitadela lá para dentro e vi duas larvas a fugir para se esconder! Pensei, afinal anda aqui algo! Fui para o Alentejo e voltei um dia depois, domingo! Segunda não fui trabalhar e decidi limpar as Ínsulas da quitina e posteriormente, verificar o que andava dentro do balde! Qual não foi o meu espanto quando retirei de lá 8 pequenos camarões! Feliz de todo, coloquei dentro de um copo de plástico e mergulhei o copo em agua doce, para fazer a ambientação térmica! De duas em duas horas fui metendo agua doce! Antes da segunda adição de agua doce, encontrei mais dois camarões. À terceira adição encontrei o ultimo camarão. De manha, antes de ir trabalhar, verti todo o copo para a caixa de plástico que tinha apenas agua doce! Ao fim da tarde quando cheguei a casa, tinha apenas um camarão morto, deduzo que seja o infeliz que apanhou o processo de transição já a meio!
Dai para a frente, é tudo igual aos outros camarões! Basta dar comida e evitar choques térmicos e de parâmetros de agua!
Deixo agora fotos e vídeos com fases do processo!


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_8

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_9

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_10

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_7







[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_1

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_2

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_3

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Pic_17184_4


E pronto está tudo explicado! Agora os próximos projectos, Atyopsis moluccensis, vulgo camarão madeira! Espero ter o mesmo êxito! Até uma próxima!

Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 19:08Responder ao tópico

Boas,

Parabéns!!, grata pela partilha**



Liliana
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 19:33Responder ao tópico

Boas Sérgio

Esforço, dedicação e conhecimentos!
O resultado. é este espantoso tópico que sugiro passarem para inamovível.
Mas lá que não é nada fácil não restam dúvidas.
Pela minha parte e como básico que sou em invertebrados pois tenho umas gambitas bem vulgares , fica um agradecimento pelo valor acrescentado que trazes à tua área de Moderação

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 20:58Responder ao tópico

o curioso da questão é que depois de já ter "quase" desistido o esforço foi compensado... sem luz e e bomba de ar... Altamente!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 21:53Responder ao tópico

Lirio, obrigado pelo reconhecimento! Claro que a partilha é para ser feita! Se o Labutes77 tivesse guardado o seu vídeo, eu hoje não tinha 10 lindos camarões!

Anibal é sempre tempo para nos rendermos a este novo mundo da aquariofilia que são os invertebrados! EM especial os camarões!
São a minha paixão!

Lirio, o facto de quase ter apagado a luz e a bomba apenas levaria ao insucesso, se passasse mais uns dias! Acho que a sorte mesmo foi não ter jogado logo tudo fora! Mas eu tinha essa fisgada! Quando despejasse iria à procura de larvas, vivas ou mortas!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 22:19Responder ao tópico

Viva Sergio

Grande odisseia, eu desisti a segunda tentativa nao por falta de paciencia mas por falta de tempo Very Happy e estava a tentar com os propinqua e os longirostris

Ainda bem que tudo te correu bem e conseguiste sempre aprendo mais umas coisas, visto que estava mesmo convencio que apos o estado larval ia se fazendo uma adaptaçao gradual de salobra para doce ao mesmo nivel da introduçao a salobra

Grande explicaçao e parabens pelo feito

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 03 Out 2010, 22:36Responder ao tópico

Rodolfo, muito obrigado!
A transição de doce para salobra pode/deve ser instantânea! A passagem de salobra para doce, deve ser lenta! Mas também sem exagerar!

Tu tens propinquas???
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 00:07Responder ao tópico

Boas, Sergio !!

Parabens pelo sucesso desta tua experiecia com as C. Japonicas. :cheers:

Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 12:42Responder ao tópico

Obrigado Martins! Tu és dos poucos que ainda não viu os meus aquas! Quando quiseres passa por cá!
Ir para o topo Ir para baixo 

fjcb
fjcb

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Fábio Barbosa
Localização : Aveiro
Mensagens : 588
Data de inscrição : 27/10/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 14:15Responder ao tópico

oh sergio...muitos parabéns...e obrigado por teres partilhado Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 15:00Responder ao tópico

Eh pá!...li 2 x o tópico de seguida
Apesar de termos conversado sobre o assunto, só agora lendo o teu tópico é que vi o que estavas a "tramar" e as voltas que tiveste que dar. Cool
Embora não sendo as "águas" em que costumo entreter-me, como sabes, é de louvar o teu empenho e exito. 5*
Vai informando do desenvolvimento das.... Cardina Japonica by Sérgio Torres. Basketball
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

António Violante
António Violante

Membro ativo
Membro ativo


Localização : margem sul
Mensagens : 258
Data de inscrição : 21/04/2008
Gostos : 2


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 16:55Responder ao tópico

ola sergio

parabens parabens parabens parabens parabens

ao fim de tanto tempo finalmente viste a luz no fundo do tunel

assim mesmo e que e numca desistir dos nossos objectivos

venham os madeiras a seguir que tu resolves tambem

acho que nao ah nada que nao se crie nos aquarios e presiso e muita paciencia e muito tempo
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 18:02Responder ao tópico

Boas,

Sergio os meus parabéns já mais que dados pessoalmente Razz
Venha sim novos projectos que quem corre por gosto não se cansa Wink

So posso dizer que ao vivo os bébés têm outro impacto mesmo.

Abraço

João


Última edição por Joao_Costa em Seg 04 Out 2010, 20:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 20:21Responder ao tópico

Boas Sergio

Parabens pelo sucesso que tives-te e tambem pela exelente apresentaçao de todo o processo.

Um abraço
fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 20:36Responder ao tópico

Arrow fjcb, claro que a partilha sempre foi um objectivo! lol

Arrow antlou, muito obrigado grande António, como vês não é só os bettas que dão dores de cabeça! lol

Arrow António Violante, os pequenos estão à espera de te ver! Quando passas por cá??? Uns minutos e está feito! O resto é conversa! lol


Arrow Joao_Costa, tal como te disse, agora quero tentar os madeira! Apesar de não me parecer tão acessível!

Arrow BAGA, obrigado Fernando! Tal como já referi, a divulgação do conhecimento é sempre o melhor caminho!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 21:29Responder ao tópico

Viva Sergio

Ja tive de momento nao tenho nenhuns, nem os pinoquio tenho agora estou meio em stand by para arrancar com força quando abrir a fishroom

Wink agora a questao dos madeiras, vais arranjar ai um bom quebra cabeças, nao nos podemos esquecer que se tratam de filtradores logo na alimentaçao é que vao ser elas Very Happy

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySeg 04 Out 2010, 21:52Responder ao tópico

Rodolfo, acho que essa parte será igual no inicio! Depois é que deve de ser um pouco difícil! E julgo que a velocidade de crescimento também seja diferente! Mas para isso preciso de umas fêmeas adultas! Apenas tenho uma! A outra grande que pensei ser Atyopsis moluccensis, julgo tratar-se de uma Atya scabra!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyTer 05 Out 2010, 00:27Responder ao tópico

boas Sérgio

grande feito que só é possível com grande esforço, sei que queres avançar para a reprodução de outras espécies

se já manténs outras espécies, força, mas não avances para outras espécies sem tentares um maior numero por ninhada, foi o que fiz com os CPO, já muito tinham feito a reprodução, mas não mais de 10, por isso fui fazendo reproduções ate conseguir um numero aceitável (35 numa ninhada)

é apenas a minha opinião, isto porque depois acabas por não concentrar tanto esforço por ninhada pois tens varias espécies que queres conseguir a reprodução e no fim pode dar asneira

abraço

Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyTer 05 Out 2010, 12:26Responder ao tópico

Obrigado Carlos! Sim, estou a recomeçar tudo para nova ninhada de japonicas! Para tentar os atyopsis moluccensis terei que arranjar umas duas ou três fêmeas adultas! Apenas tenho uma!
A outra que pensava ser moluccensis penso tratar-se de uma atya scraba! lol
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptySex 08 Out 2010, 22:52Responder ao tópico

boas amigo
grande feito,grande passo muita dedicação e amor pela aquariofilia,teimosia de um alentejano manhoso,assim é que é.
grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Vedor
Paulo Vedor

Membro
Membro


Localização : Vale Flores - Feijo
Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 4


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 10 Out 2010, 18:01Responder ao tópico

Olá Sérgio

A teimosia sempre compensa. Um muito bom trabalho assim que tiver oportunidade espero poder ir ver pessoalmente as crias.


Abraço
Paulo Vedor
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 10 Out 2010, 18:45Responder ao tópico

AquaOli e Paulo a minha casa estará sempre aberta para vocês! E claro, com umas cervejinhas frescas! Portanto será camarão com cerveja, certo??? lol
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 10 Out 2010, 21:10Responder ao tópico

Então aqui ficam as novidades, pois este tópico não morre!
Infelizmente tenho uma má noticia e 9 magnificas noticias! Ao fazer uma TPA no aquário onde estão os pequenos japonicas, perdi um camarão! LOL Sim, retirei 10 camarões mas apenas introduzi 9! Ou saltou ou ficou preso no crivo e ficou pela bancada!

Mas pronto, os 9 que sobram estão de óptima saúde e a alimentar-se e desenvolver bem. Com o continuar do processo, irei conseguir umas fotos melhores devido ao tamanho dos agora pequenos!
Mas pronto, deixe-mo-nos de conversa fiada, a malta quer é ver os moços, né??? Aqui ficam! Aproveitem!

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06636y

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06642t

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06649s

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06655t

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06657a

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06660v

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06677

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Dsc06678p

Espero que gostem do desenvolvimento dos meus diamantes!
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Vedor
Paulo Vedor

Membro
Membro


Localização : Vale Flores - Feijo
Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 4


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 10 Out 2010, 23:09Responder ao tópico

Olá Sérgio

Nos próximos dois três dias devo ter tempo livre se tiveres as frescas é só combinar.

A partir de Quarta-Feira já não sei ao certo pois devo ir a Monsanto pelo menos um ou dois dias preparar as os aquários que estarão expostos na convenção da APK.

Agora fico a espera de boas noticias em relação aos Madeira Smile

Abraço
Paulo Vedor
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyDom 10 Out 2010, 23:18Responder ao tópico

Paulo amanha! Podes??? Se calhar terça é o melhor dia! Vou com a minha mãe ao medico e não vou trabalhar! lol
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal   [Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

[Artigo] Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados-