Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Pico Reef Cube 8L Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Pico Reef Cube 8L 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Pico Reef Cube 8L EcoariumBanner_zps3903f249
Pico Reef Cube 8L Banner500x1254_zpsf6aa283b
Pico Reef Cube 8L Banner-500x125_zps9d594aec
Pico Reef Cube 8L Gambabanner_zpsgucldxz3
Pico Reef Cube 8L Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Pico Reef Cube 8L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyTer 21 Set 2010, 13:17Responder ao tópico

Demorou quase um ano a minha entrada na água salgada, com atrasos devido a projectos menos bem sucedidos e mais recentemente a muita falta de tempo, mas cá estou eu com o meu minúsculo projecto.

Aquário: Cube Wen 20*20*20 - 8L brutos

Pico Reef Cube 8L AqurioVazio

Escolhi para aquário, um pequeno cubo com muito bom aspecto e que encontrei numa grande superfície ao preço da chuva. A sua dimensão é propositada: o tamanho mais pequeno em que geralmente se consegue pôr um pico aquário a funcionar. O facto de ser pequeno tem para mim várias vantagens, à cabeça os custos e a facilidade de manutenção.
De notar que eu falo em "facilidade" e não em "baixa necessidade" quando me refiro à manutenção, porque um sistema destes apenas requer manutenção mais facilitada devido às dimensões (TPA 5% = 1 copo de água), mas por outro lado necessita de atenção redobrada.

Iluminação: Lâmpada de Leds CREE

Encomendei uma lâmpada PAR30 com encaixe E27 composta com uma potencia de 15W composta por 3 leds "cool white" de 6500k e 2 leds "blue" com 270 nm. O efeito obtido com esta combinação é aproximadamente de 12000 a 14000K.
Irei debruçar-me mais profundamente sobre a iluminação quando a lâmpada chegar.

Filtragem: Eheim Liberty 2048 (?) + 2kg RV Indonesia Premium

Sendo um aquário salgado e especialmente estando nos meus planos a manutenção de corais, a filtração deve ser feita essencialmente com rocha viva de grande qualidade, tendencialmente ocupando 20% do volume do aquário. Pessoalmente fui buscar 2 kg de Indonesia Premium com excelente qualidade, curada, cheia de coralina e (parece-me) alguns pólipos incrustados que ainda tenho esperança que venham a transformar-se em corais.

Pico Reef Cube 8L RochaViva

Adicionalmente irei utilizar um filtro de cascata onde quero colocar filtração química (carvão activado e resinas), biológica (refugio com cultura de algas) e se necessário mecânica. Actualmente tenho um ELITE Hush 10 a fazer esse trabalho, mas pretendo adquirir outro de maior dimensão e maior caudal, sendo que o Liberty 2048 é o que vai à frente nas minhas preferências.

Circulação: Eheim Liberty 2048 (?) + DIY Nano Vortech (?)

Para que a rocha viva faça a desnitrificação precisa que a água circule através dela. Para tal, uma boa circulação é essencial. O valor ideal de circulação para um nano reef, é na ordem das 10 a 20 vezes o volume do aquário. Para os meus 8L isto significaria apenas 160L/h. O HUSH 10 faz 270L/h e eu acho a circulação algo insuficiente, pelo que irei optar por um filtro com maior caudal.

No entanto a circulação num reef deve ser turbulenta, ou seja, simulando as marés com correntes em várias direcções. Usando uma única fonte de circulação isso não é fácil de se conseguir, por isso estou a planear a construção de uma micro bomba de circulação, que imite a estética de uma Vortech mas com um tamanho e caudal adequado a este aquário. Ainda estou à espera de peças para a sua construção. Mais tarde mostro planos.

Manutenção: DIY ATO + TPAs

Algumas das questões essenciais relacionadas com os pico-reefs é a da evaporação de água. A evaporação ocorre naturalmente no oceano, mas devido à dimensão deste as consequências na química da água são quase imperceptíveis. Num aquário com apenas 8L, a evaporação faz-se sentir de sobremodo.
Ao evaporar, a água abandona o aquário sob a forma de vapor de água, H2O no estado gasoso, com pureza muito elevada. No entanto os sais que se encontram dissolvidos na água salgada mantém-se dentro do aquário, levando a densidade (a concentração de sais dissolvidos) da água a aumentar, o que afecta o bem estar dos organismos de recife. É por isso necessária a reposição periódica da água evaporada, utilizando água o mais puro possível e com a menor periodicidade possível.
Numa fase inicial irei fazer este trabalho manualmente, utilizando água purificada. Mas quando chegar o material para a construção, pretendo fazer uma pequena engenhoca DIY que irá repor a água evaporada sempre que a água no aquário desça de determinado nível, o que é designado "Automatic Top Off system".

As TPA terão periodicidade bi-semanal e serão feitas com água natural ou água sintética (sal Red Sea), dependendo da minha disponibilidade para ir buscar água ao mar.

Estado actual
Actualizarei periodicamente o estado do aquário neste post inicial com a foto mais recente ou uma sequencia de fotos para mostrar a evolução até ao momento.

Pico Reef Cube 8L FTS21-09-2010
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyTer 21 Set 2010, 13:47Responder ao tópico

A montagem

Fiz esta manhã a montagem do meu pequenino. Very Happy
Para tal tinha adquirido 2 kg de rocha viva (Bubbles Shop) que infelizmente tiveram de vir numa única peça uma vez que já só haviam rochas grandes na loja.

A rocha continha alguns resquicios de corais, como este esqueleto de uma espécie de Acanthastrea ou Favia, a ver vamos se ainda recuperará!

Pico Reef Cube 8L RochaVivaMacro

Na mesma loja também comprei a areia de coral para decorar o fundo.

Pico Reef Cube 8L AreiadeCoral

Tinha muito bom aspecto, fiquei bastante satisfeito com o seu aspecto.

Para a montagem propriamente dita iniciei-a com a colocação de uma película autocolante preta na traseira do aquário. Acho que num reef fica muito bem.

Pico Reef Cube 8L Preparandoamontagem

De seguida coloquei a areia até ficar com uma camada de aproximadamente 2 cm. Não pretendo fazer DSB porque neste tipo de sistemas a rocha é fonte de filtração suficiente e facilmente pode ocorrer acumulação de compostos azotados que sendo libertados para a coluna de água corresponderia a uma catástrofe.

Pico Reef Cube 8L Preparandoamontagem

Antes da colocação da rocha, um alisamento da areia é sempre aconselhável Wink

Pico Reef Cube 8L Alisaraareia

A rocha que tinha comprado era enorme para o aquário, pelo que tive de a quebrar em vários pedaços até obter rocha para fazer o layout por mim pretendido. No próximo GIF é possível ver a evolução do layout à medida que fui partindo a pedra principal e arranjando as secundárias.

Pico Reef Cube 8L Res708ec5abfbf1ea3a57a173b7b999e6bb12850676091

O resultado foi um layout triangular, com uma boa base para a colocação de zoas, ricordeas e polips, esconderijos na traseira da rocha maior e uma boa profundidade. Ficou exactamente o que pretendida. Wink

Pico Reef Cube 8L FTS21-09-2010

Acabada de tirar esta foto, fiquei sem bateria na maquina, por isso não há fotos do enchimento. Utilizei água natural recolhida na zona de Sesimbra quando lá estive no verão, com uma densidade de 1,025. Passadas duas horas a água estava já cristalina, muito graças à lã de vidro que coloquei no filtro e que irei remover entretanto.

Amanhã posto foto do aquário já cheio.
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyTer 21 Set 2010, 14:52Responder ao tópico

nao vais meter escumador?
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyTer 21 Set 2010, 15:45Responder ao tópico

Estou a ponderar um escumador de superficie conectado ao filtro mas não mais que isso.

A utilização de escumação neste volume e com o nível de carga orgânica que o aquário irá apresentar é totalmente desnecessário. Pode inclusivamente levar a problemas de over-skimming.

As TPA e o uso de resinas como o Phos Guard e o Purigen da Seachem parecem ser suficientes para o controlo adequado dos níveis de N+P.
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 22 Set 2010, 16:30Responder ao tópico

Pico Reef Cube 8L FTS22-09-2010

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 22 Set 2010, 18:03Responder ao tópico

está com muito bom aspecto

e uma coisa te digo, estás-me a fazer mal á cabeça pois ja começo a ter vontade de uma brincadeira do mesmo género pela simplicidade e acima de tudo economia

podes-me só dizer quanto custou a lâmpada?

ps: tenho um cubo igualzinho a esse(20x20x20) mas DIY
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 22 Set 2010, 20:11Responder ao tópico

Já alguma vez espreitastes a secção de pico reefs do nano-reef.com?
Se esta amostra minha te meteu coisas na cabeça, é melhor não ires lá! Twisted Evil

A lâmpada ficou com portes por cerca de 30€. Muito abaixo do que se costuma praticar noutras lojas que vendem as lâmpadas modificadas para reef. Exemplos de lojas que vendem lampadas deste tipo: NanoCustoms e Ecoxotic.
A minha lâmpada deverá ser muito semelhante à segunda, diferindo em ser uma 5*3W e aquela ficar com 21W com 5 leds.

Usas pouca rocha viva, não precisas de areia viva, só areia de coral, precisas de um densimetro e de testes de pH, kH, Ca e Mg (e os tipicos da ciclagem, mas normalmente esses já os temos). Não é um projecto que te saia caro e se tiveres alguma dedicação e estudares o funcionamento de um reef tem tudo para correr bem Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 22 Set 2010, 22:47Responder ao tópico

boas Diogo, eu quando disse que ja me estavas a fazer mal á cabeça, foi mesmo por ver o teu aqua, sentir o bichinho e cometer o erro de ir ao nano-reef.com....aí foi o descalabro....

eu em vez do densímetro irei usar um espectrómetro uma vez que já o tenho....eheheh

o resto, umas poupanças resolvem Wink não sei até que ponto não acaba por sair mais barato que o mesmo aquário, mal plantado, com elos e etc que tais....
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 23 Set 2010, 15:17Responder ao tópico

Fica mais barato sim!
Contas muito por alto, sem contar com gastos em testes (alguns já tinha, de propósito só cálcio e magnésio) fica uma brincadeira abaixo da barreira psicológica dos 100€. O mesmo cubo, metendo substratos fértil e inerte (que só há sacos de 3L no mínimo), a mesma iluminação, mesma filtragem e necessitando ainda de CO2... já ultrapassa essa barreira.

Ver se mostras as ideias que tens Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 23 Set 2010, 15:29Responder ao tópico

para já ainda nenhumas, primeiro tenho de arranjar espaço, depois fazer umas economias, só depois começo a pensar se avanço ou não, e em caso afirmativo começar a planear, de qualquer das formas, vou ver o que tenho já de equipamento para por de lado

ps: a fazer, será algo perto dos 25/30L
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 23 Set 2010, 18:10Responder ao tópico

Pronto, já está no limite entre pico e nano e já alberga um ou dois peixes pequenos e pouco moveis. E também já fica mais caro... mas quando tiveres novidades divulga Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 23 Set 2010, 18:22Responder ao tópico

sim Diogo, ainda estou no campo das suposições, pelo que não devo começar nada antes do ano que vem
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Feio
Hugo Feio

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Marques Feio
Localização : Lisboa
Mensagens : 68
Data de inscrição : 03/09/2009
Gostos : 1


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 23 Set 2010, 18:45Responder ao tópico

Olha, olha
Pico reef, ein ?
Estou como tu, Carlos...
I want, one !!!
Não percebi, Diogo, sabes-me dizer quanto gastas-te no total ? 100 € ?
Estou mesmo a pensar nisso, apesar de andar com muitas despesas, Canon 500D, vai-me esgotar nos próximos tempos, bateria de 2 m para inverts, esgota-me mais, mais umas tretas que vou ter de comprar para ajeitar os aquários quando mudar de casa...
LOOOOL
Resumindo, tenho tempo para estudar bem o assunto...

Sempre vais usar escumador ? Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 23 Set 2010, 19:34Responder ao tópico

Nada de escumador!

Ainda não fiz as contas todas certinhas... mas anda a volta da centena de euros Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Feio
Hugo Feio

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Marques Feio
Localização : Lisboa
Mensagens : 68
Data de inscrição : 03/09/2009
Gostos : 1


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySex 24 Set 2010, 12:30Responder ao tópico

Obrigado Wink

Nesse caso talvez para o ano, arrique atirar-me do pico, para os picos Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySex 24 Set 2010, 13:35Responder ao tópico

pergunta:
O que pensas meter ai de vivos?

Falas nos polipos que veem na rocha, mas sao polipos de que?
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySex 24 Set 2010, 13:48Responder ao tópico

cable-man escreveu:
pergunta:
O que pensas meter ai de vivos?

Falas nos polipos que veem na rocha, mas sao polipos de que?

Corais (moles essencialmente), equipa de limpeza e camarões de dimensão adequada, como estes.

Os polipos têm a resposta no próximo post.


Última edição por Diogo Matias em Sex 24 Set 2010, 13:49, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySex 24 Set 2010, 13:48Responder ao tópico

Gostava de postar algumas novidades.
Detectei hoje os primeiros sinais de vida nestes poucos litros de água. Ora, sem mais palavras segue a foto (ainda de má qualidade, necessito de praticar a macro!):

Pico Reef Cube 8L PrimeirosCorais-Zoas

Creio serem Zoas, mas são tão pequeninos!! Eles nas fotos e nas lojas parecem muito maiores... Também creio não estarem completamente abertos.

Face à aparição destes efectuei os primeiros testes à água:

pH ~ 8
kH = 8,3
NH3 < 0,25
NO3 = 5
PO4 = 0,25

Reparei agora que não sei do meu teste de nitritos... tenho de pedir emprestado.

Outros parâmetros:

Densidade = 1,026
Temperatura = 24 - 26,5ºC (variação entre o mínimo e o máximo diário que já observei).
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Feio
Hugo Feio

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Marques Feio
Localização : Lisboa
Mensagens : 68
Data de inscrição : 03/09/2009
Gostos : 1


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 29 Set 2010, 12:27Responder ao tópico

Novidades ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 29 Set 2010, 21:26Responder ao tópico

Calma Hugo... isto é salty water, não é água doce. :lol:
O aquário mantém a ciclagem em curso. Os zoas não apresentam crescimento, mas mantêm-se a abrir durante o fotoperíodo. Avistei durante dois dias uma feather duster (invertebrado) na rocha mas depois não mais o voltei a ver. Tenho feito reposição de água evaporada e conto amanhã fazer testes e a primeira TPA (a % vai depender dos testes).

Ando também em planos para o repositor de água evaporada (ATO) mas falta-me material para o seu fabrico imediato (estão encomendados). Vou dando noticias Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQua 29 Set 2010, 21:53Responder ao tópico

os dusters normalmente estao escondidas da luz, tambem as ha a luz, mas onde tenho mais concentraçao disso é no refugio, por baixo das pedras onde nao chega luz directa.
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyQui 30 Set 2010, 21:28Responder ao tópico

Exacto, hoje depois de bem escuro fui lá ao aquário com uma lanterna e avistei a duster Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySex 01 Out 2010, 20:45Responder ao tópico

Venho hoje divulgar os meus planos e primeiras experiências do meu sistema de reposição de água automatizado (ATO).

O esquema que pretendo utilizar é algo deste género:
Pico Reef Cube 8L DIYATO


Portanto, uma bomba de ar simples com a bóia de nível no aquário a servir de interruptor do sistema, um recipiente contendo a água para reposição para o interior do qual a bomba de ar vai enviar ar através de um primeiro tubo, aumentando a pressão dentro do recipiente e forçando a água para reposição a seguir ao longo do segundo tubo até ao aquário.

Prós e contras detectados até ao momento (teóricos):

Prós:
Barato;
Fácil construção;
Reposição suficientemente lenta para um pico-reef;

Contras:
Perigo de curto-circuito! *
Barulho da bomba de ar;

*Uma vez que parte do circuito se encontra dentro de água salgada (bóia) há sempre o perigo de ocorrer corrosão deste ou infiltração de água. Investiguei duas soluções possíveis: colocar o sistema a correr a 12V (não sei fazer) ou isolar muitíssimo bem a bóia de nível com uma solução deste tipo.

Como ainda não tenho o sensor de nível (vem do ebay, demora) estive a testar o restante da teoria e na prática funciona:

Video DIY ATO
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySáb 02 Out 2010, 00:14Responder ao tópico

só acho que tens de ter uma coisa em atenção, é o recipiente, este não pode deformar com a pressão, senão não vais ter a reposição desejada, outra coisa, é a bomba ter potencia para criar pressão

de resto parece-me bem pensado

Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptySáb 02 Out 2010, 13:35Responder ao tópico

Parece-me que não ocorre nenhuma das situações, Carlos.
Acho que como é pouco peso de água ao longo de um tubo muito fininho é necessária muito pouca pressão para a água subir. Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Pico Reef Cube 8L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef Cube 8L   Pico Reef Cube 8L EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Pico Reef Cube 8L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Iniciação à Água Salgada :: Nanoreefs-