Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EcoariumBanner_zps3903f249
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Banner500x1254_zpsf6aa283b
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Banner-500x125_zps9d594aec
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Gambabanner_zpsgucldxz3
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Ricardo A. Silva
Ricardo A. Silva

Membro
Membro


Localização : Sintra
Mensagens : 167
Data de inscrição : 25/08/2009
Gostos : 1


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptySex 18 Jun 2010, 20:49Responder ao tópico

Tenho um casal de Apistogrammas Hongsloi, que já me tinha presentiado com ovos, no entanto, sempre desapareceram antes do tempo da eclosão, é normal pois até acertarem com a postura, demora um pouco.

Deixou-me pensativo, foi o facto do macho ser muito introvertido, mal passo perto do aquário, foge muito rápido, enquanto a fêmea até brinco com ela.

Então, pus-me a pensar como iria ter a certeza que o macho fertilizava os ovos e lembrei-me de uma situação, que aconteceu com Discus, em que eu queria tentar criacção artificial por serem apenas 11 alevins, mas se proporcionou...
Então, chamo a "maria" e mãos á obra.

Retirei cerca de 50 ovos, com a ajuda da minha "maria", cuidadosamente durante uns longos e angustiantes 35 minutos, com os braços pendurados dentro do aquário, drementes e já a desesperar.

Lá consegui então. Coloquei os ovos num taparuwere, 3 gotas de esha2000, uma pedra difusora muito fraca, e um termometro, para ver várias vezes ao dia a temperatura.


Dia 30 de maio, a postura e retirados cerca de 50 ovos ( 40/50% da postura )
Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Dsc02189nw

Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Dsc02188u

Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Dsc02185k


Dia 1 de Junho, nascimento de 28 alevins, iniciação de tpa's de 30 ml ( Com seringa ) de 3 em 3 horas.


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Dsc02193q

Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Dsc02187d


Dia 3 de Junho, continuam 15 vivos a "rabear" cada vez mais e já se vão deslocando, em distâncias maiores.


Dia 4 de Junho, coloquei uma folha de Carvalho, que estava no fundo do aquário dos Progenitores, juntamente com o substrato, na esperança de que, assim que perderem o saco vitelino asseguro alimento com micro-organismos.



Pequeno Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=glU4c4qjCkI#




Enquanto isso, os ovos que a fêmea guardava, desapareceram.

Vou agora ver que sorte vou ter eu, no entanto, mesmo que não sobrevivam ganhei 2 coisas, uma foi saber que o macho fertiliza os ovos, já posso deixar os pais ganharem a experiência necessária para levarem a postura até ao fim. A outra, bem... Ganhei a experiência da criacção artificial, dá trabalho e é engraçado como cada movimento nosso, é muito cuidadoso, como dos nossos filhos se tratasse.

Continuarei este relato, enquanto eles forem vivos, espero conseguir fazer que os vejam adultos Wink


Conlusão:

1 - Ovos colocados aparte, sem qualquer tipo de anti-fungos, esha2000 ou azul de metileno por exemplo, acabaram por fungar devido á pouca circulação de Água.
2 - Uma vez que é impossível colocar uma bomba de circulação, a melhor solução será uma maternidade de vivíparos.
Consegue-se ter circulação qb, e podemos sempre usar um garrafão com torneira, usando o sistema gota-a-gota.
3 - Depois da eclosão, a alimentação após a perda do saco vitelino (4 dias), é extremamente importante, e qualquer que seja sem ser Artémia recém eclodida, torna-se bastante dificil a continuação de desenvolvimentos, devido á grande necessidade nutricional dos pequenos.


Dos 2 que sobraram, ainda cá andam, mas duvido que por muito tempo, a mãe anda agressiva com eles, depois dos soltar pouco lhes liga.

Espero que fiquem com uma ideia, para espécies mais dificeis de reproduzir, é uma excelente ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptySex 18 Jun 2010, 21:06Responder ao tópico

Viva Ricardo

Bom post, pois é os nossos amigos ciclideos não são assim tão faceis de reproduzir Wink enquanto não ganham a experiencia necessaria para o fazer passei a pouco tempo por isso com os meus oscares basicamente foi aquase o mesmo se bem que eu já retirei os piquenos a absorver o saco apesar das bicadas dos pais serem um bocado mais dolorosas Very Happy

Resta dizer que caí na asneira de deixar o tupperware a flutuar e foi a desgraça mas é a tal coisa vai se aprendendo as vezes é com os erros na alimentação deles tens aqueles aparelhos de artemia como os que mandei vir são 5* para essas situações

Mas como disse ao principio bom post e bem ilustrado de certesa uma mais valia para quem vai tentar artificialmente

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo A. Silva
Ricardo A. Silva

Membro
Membro


Localização : Sintra
Mensagens : 167
Data de inscrição : 25/08/2009
Gostos : 1


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptySex 18 Jun 2010, 21:10Responder ao tópico

Achei graça fazer a experiência, já a tinha estado para fazer, mas quase que me bateram hehehe

Assim, para além da confirmação de ter um macho fértil, ganhei eu, e quem ler o tópico.
Ir para o topo Ir para baixo 

santos1
santos1

Membro ativo
Membro ativo


Localização : penafiel
Mensagens : 265
Data de inscrição : 28/07/2009
Gostos : 30


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptySeg 18 Out 2010, 10:35Responder ao tópico

boas criaçao desses lindo peixes ja ouve
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo A. Silva
Ricardo A. Silva

Membro
Membro


Localização : Sintra
Mensagens : 167
Data de inscrição : 25/08/2009
Gostos : 1


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptySeg 18 Out 2010, 14:07Responder ao tópico

Boas,

Poucos, mas houve.
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptyTer 19 Out 2010, 05:35Responder ao tópico

Boas

Bom trabalho, e com o tempo ganhas experiencia e ainda te tornas um grande criador de Apistos Very Happy

Só devo acrescentar umas pequenas coisas ao teu texto e à tua experiencia, eu tou careca de fazer esse tipo de reprodução e quanto aos fungos posso dizer-te que só facto de tocar nos ovos ou tira-los do aquario para outro recipiente já é o suficiente para os fungos tomem conta deles.
Um anti-fungos é com certeza uma mais valia e eu quase diria um "must have".

Em relação à alimentação, quando as larvas de peixe são minusculas, a melhor coisa que lhes pode ser dada até duas semanas é Plancton, seja ele vivo ou congelado. Embora o Plancton pareça tao grande como a artémia recem-eclodida, na verdade sao imensas as particulas microscopicas que se espalham pela agua, evitando assim que as larvas tenham que se mover para encontrar o alimento. Não desgastam energia que lhes é vital e a paparoca vai ter com eles.

Com estes dois detalhes safo no minimo 90% de uma postura de rainbows em que as larvas medem cerca de 3mm.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo A. Silva
Ricardo A. Silva

Membro
Membro


Localização : Sintra
Mensagens : 167
Data de inscrição : 25/08/2009
Gostos : 1


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptyTer 19 Out 2010, 08:19Responder ao tópico

Boas, concordo com o que disses-te.

No entanto, consegui na postura seguinte, tirar cerca de 35 alevins Wink isto com o método do relato, depois tiveram mais cerca de 40 soltos e aos cuidados dos pais.
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptyTer 19 Out 2010, 08:24Responder ao tópico

A velhice traz coisas boas Very Happy

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi Vide

MensagemAssunto: Re: Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi   Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Experiência - Criacção artificial - Apistogrammas Hongsloi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-