Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Condutividade da Água Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Condutividade da Água 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Condutividade da Água EcoariumBanner_zps3903f249
Condutividade da Água Banner500x1254_zpsf6aa283b
Condutividade da Água Banner-500x125_zps9d594aec
Condutividade da Água Gambabanner_zpsgucldxz3
Condutividade da Água Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Condutividade da Água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Condutividade da Água Vide

MensagemAssunto: Condutividade da Água   Condutividade da Água EmptySeg 14 Jun 2010, 22:30Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Ora aqui temos um palavrão que para ignorante como eu causa alguma mossa.
Assim o desafio é o de algum expert dar uma ideia simples e acessível deste elemento e do seu papel na manutenção de peixes.
Tenho por exemplo a informação que a Epal fornece água " del cano" com a condutividade perto dos 300, no caso particular dos criadores de discus (Alemanha) verifico que os valores rondam os 800!

Qual a melhor forma de ajustar este parâmetro?
Qual a sua relação ou não com os valores de ph?
Ficam as questões para quem é prof no tema!
Aníbal
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Condutividade da Água Vide

MensagemAssunto: Re: Condutividade da Água   Condutividade da Água EmptySáb 01 Jan 2011, 19:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Anibal,este assunto merece um artigo,mas para te dar uma ideia e para os principiantes perceberem aqui vai as principais coisas a saber.
Condutividade é para medir precisamente a quantidade de minerais diluidos na àgua.
A àgua pode ser dura ou mole ,acida ou alcalina.
A condutividade da àgua é a sua capacidade a conduzir uma corrente elétrica.Mede-se em micro-siemens por centimetro quadrado µs/cm ou seja µs/cm² .
Na pratica vamos fazer o inverso ou seja vamos medir a resistençia que se exprime em ohm,dessa maneira vamos medir a resistençia de 1 cm² ou seja vamos medir os ohm cm².
E para isso vamos usar um aparelho que tem 2 eletrodos a 1 cm de distançia um do outro,ou seja um medidor de condutividade, http://www.hannacom.pt/produtos.ver.php?idProd=815 ,bom agora que jà sabes como medir e o que estàs a medir vamos pôr isso em pràtica.
Condutividade < 10 µs/cm -àgua desmineralizada impropia à vida animal de modo geral,àgua filtrada por osmose inversa por exemplo.
condutividade 10 a 100 µs/cm bah normalmente a àgua da chuva està nesses valores,mas cuidado nas grandes cidades pode estar poluida por vàrios factores,industria,automovel etc
condutividade entre 300 a 1000 µs/cm àgua mineralizada a muito mineralizada
condutividade > 1000 µs/cm àgua extremamente mineralisada.

Tenho certeza que jà leste fichas de peixes que é escrito GH20 por exemplo,isso é uma àgua dura.Ora nos sabemos que 1°GH equivale + ou - a 30µS/cm entao multiplicamos 20 vezes 30 que é igual a 600 µs/cm.Normalmente estamos perto dos valores desejados, controlamos com um teste de gotas o GH se estamos acima vamos desçer a µs/cm com àgua mole se estamos abaixo vamos aumentar misturando àgua mais dura.
EXEMPLO CONCRETO : Agua osmose 10µs/cm e vou misturar os sais PREIS para os meus discus até chegar a 250µs/cm ,porque sabemos que os Discus(Symphysodon aequifasciatus)
vivem mais ou menos nesses valores,se estao em fase de crescimento vamos aumentar para 350µs/cm para eles formaram bem o esqueto etc se é para reproduçao vamos baixar para 100µs/cm ou 200µs/cm depende de que queremos e dos valores do teste GH.
Acho que nao é preciso dizer que tudo isto se faz aos poucos nunca se muda os valores da àgua brutalmente
Outro exemplo concreto,conheço os valores do meu aquario eles estao bons mas para as mudanças de àgua nao sei quanto ponha de àgua osmose e de àgua mais dura,bah em vez de fazer misturas ao calha vou medir o µs/cm e faço sempre as mudanças de àgua com exactamente as mesmas caracteristicas todas as semana evitando assim choques osmoticos para os meus peixes,menos stress menos doenças etc.

Outro exemplo os principiantes perguntam sempre tenho o PH a 7 ou 8 e queria baixar para 6.2 mas ele é teimoso e nao desce ou nao consigo mantelo o gajo é maluco , ponho os produtos SERA ou JBL etc o PH desce um bocado e depois volta a subir,bah a àgua està muito dura com uma condutividade elevada ou seja està com muito tampao tenho que baixar o gh para isso prepara uma àgua com menos condutividade e depois o PH vou baixalo e mantelo com folhas de carvalho ou catapa ou outro produto para esse efeito.
Aqui fica por alto a utilidade de tudo isso e é claro que se os colegas quiserem acrescentar alguma coisa que eu tenha esqueçido nao hà problemas nenhuns.
Ir para o topo Ir para baixo 

Condutividade da Água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Arquivo Água Doce-