Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Maravilhas da fauna aquática de Portugal Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Maravilhas da fauna aquática de Portugal 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Maravilhas da fauna aquática de Portugal EcoariumBanner_zps3903f249
Maravilhas da fauna aquática de Portugal Banner500x1254_zpsf6aa283b
Maravilhas da fauna aquática de Portugal Banner-500x125_zps9d594aec
Maravilhas da fauna aquática de Portugal Gambabanner_zpsgucldxz3
Maravilhas da fauna aquática de Portugal Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Maravilhas da fauna aquática de Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptySeg 24 maio 2010, 22:28Responder ao tópico

“Salaria Fluviatilis”
Fêmea jovem (adulta)
Maravilhas da fauna aquática de Portugal SalariaFluviatilisfmea_3_Nodar
Maravilhas da fauna aquática de Portugal SalariaFluviatilisfmea_2_Nodar
Maravilhas da fauna aquática de Portugal SalariaFluviatilisfmea_Nodar
Machos adultos
Maravilhas da fauna aquática de Portugal SalariaFluviatilismachos_1_Nodar
Ovos
Maravilhas da fauna aquática de Portugal SalariaFluviatilisdesova
Fêmea com os machos na toca Maravilhas da fauna aquática de Portugal SalariaFluviatiliscasalNodar
Esponja água doce “Ephydatia fluviatilis”
Maravilhas da fauna aquática de Portugal EsponjaverdeguadoceNodar
Maravilhas da fauna aquática de Portugal Esponjaaguadoce_Nodar
Verdemã “Cobitis palúdica”
Maravilhas da fauna aquática de Portugal Verdem_Nodar

Para já ficam só as fotos…
Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptySeg 24 maio 2010, 22:40Responder ao tópico

Boas Bentes

Sao mais bonitos do que eu pensava( so tinha visto uma foto na net) e interessantes.
De onde vieram esses?

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptySeg 24 maio 2010, 22:42Responder ao tópico

Acho que vi os da primeira foto no centro comercial vasco da gama, ao pé do oceanário, num aquario que está lá exposto
Ir para o topo Ir para baixo 

Miguel Guerreiro
Miguel Guerreiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Amadora
Mensagens : 773
Data de inscrição : 21/04/2009
Gostos : 70


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptySeg 24 maio 2010, 22:51Responder ao tópico

Surprised muito bonitos, só conhecia a verdemã, os outros nunca tinha ouvido falar, sao mesmo muito fixes

parabéns pela postura
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptySeg 24 maio 2010, 23:00Responder ao tópico

Ah pois é, o verdemã não é o que usam para pescar o achigã?
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptySeg 24 maio 2010, 23:37Responder ao tópico

Sim, tambem chamado de pardelha.

ali os gobys e que soa memso ficholas Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 00:01Responder ao tópico

boas
mestre bentes são de facto espetaculares,muitos parabêns por partilhar e espero que reproduza essas belezas da nossa fauna.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 00:29Responder ao tópico

e pa, isso nem sequer e ele que tem, isso esta num aquario publico ou num centro de recuperaçao.

E que em portugal, e proibido manter especies locais em cativeiro.
AINDA MAIS se se publica fotos delas, com indicaçao de quem somos...
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 01:04Responder ao tópico

boas
estes estão em casa dele,e em breve já serão mais não esquecer que estamos a falar do melhor centro de recuperação do país,e de uma pessoa que respeita os animais e sabe o que faz.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 08:56Responder ao tópico

Nem mais Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 11:33Responder ao tópico

Quando o Estado fechar as agropocuarias, os matadores e outras fabricas, para alem das represas e barragens que estao a acabar com o habitat natural destas especies rarissimas da nossa fauna, eu vou mete-los de volta de onde os colectei...a esponja eh bem mais rara que o gobio...e tanto um como o outro, estao a desaparecer devido à populição e perca de caudal dos rios do Alentejo...ah, ja para não falar no aquecimento global...e se alguma entidade oficial se mostrar interessada e arranjar as condições para acolher algumas especies em risco, posso dizer que tenho cá mais algumas da Europa e que atravez da APK, já pedimos ao Jardim zoologico de Lisboa para facultar espaço nos seus lagos para metermos lá essas especies...até à data não mostraram interesse nisso, portanto eu continuo a fazer a minha parte, se acham que estou errado e se fizerem melhor eu dou todas as espécies que estão para aqui a ocupar espaço nos meus aquários...

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 13:05Responder ao tópico

José estás a fazer muito bem Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

David Rosario
David Rosario

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : David
Localização : barreiro
Mensagens : 589
Data de inscrição : 06/10/2009
Gostos : 30


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 13:14Responder ao tópico

boas,

Mestre Bentes,essa gente está mais preocupada com o que pode ganhar do que com a preservação de espécies.
Se alguem grande se lembrar que pode ganhar dinheiro com essas espécies á conta dos aquariofilistas já o deixam manter em cativeiro... desde que pague!!!

veja o caso da pesca lúdica,os arrastões é que acabam com os recursos mas os pescadores desportivos é que pagam com a desculpa de que é para equilibrar o ecossistema!

Abraço,
David
Ir para o topo Ir para baixo 

pedronb
pedronb

Membro
Membro


Localização : Santiago do Cacém
Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/04/2009
Gostos : 31


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 15:26Responder ao tópico

Quem fala assim não é gago!!! E se fores não leves a mal mas foi o que me saiu depois de ler o post.

Parabens pelas fotos e pelo "espirito green peace"!
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 15:50Responder ao tópico

E pa, eu nao condeno o que estas a fazer.
Nao TERIA qualquer problema em mater especies autoctenes em cativeiro, desde que cuidasse delas em condiçoes.

O que eu alertei foi para o facto de ser ilegal!! Junto com pintassilgos, melros e por ai fora.
E independentemente das pecuarias, das barragens, das represas e de toda a poluiçao... O que se faz e ilegal, e depende de denuncia.
ao colocar em espaço publico tal informaçao, e uma denuncia.

atençao, eu distingo o que e imoral do que e ilegal.
Mas a "Lei" nao o faz!!
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 15:54Responder ao tópico

Cable-man, se tivesses a oportunidade de escolher entre salvar a espécie e deixá-la morrer porque é ilegal, qual escolherias?
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 16:10Responder ao tópico

Vamos la ver se nos entendemos.

EU nao condeno o que esta descrito. EU distingo, como ja disse, o que e imoral do que e ilegal.

Agora se me estas a perguntar, se prefiro pagar uma multa de 2 ou 3 mil euro e salvar um peixe, ou la quanto e, ou nao pagar a multa...
E pa, prefiro NAO pagar a multa.
Isto e conseguido de uma de duas formas.
A mais facil, nao safar o peixe.
A mais arriscada, safar o peixe, ter o gajo em casa, e NAO FAZER PUBLICIDADE!!!!

estas a perceber a ideia??
Eu nao condeno de forma alguma o que esta dito em relaçao ao peixe.
Eu ate entendo e apoio a argumentaçao.
Eu ate sou gajo para ter assinado uma petiçao para permitir a manutençao de fauna europeia em cativeiro, apesar de nao haver nenhum passaro europeu que ache piada.

O que eu tambem sei, e que a lei nao tem em conta essas argumentaçoes, sei que depende de denuncia e sei que a porra da multa nao e barata.

Eu nao estou de forma alguma a tentar condenar o que e dito.
O que eu tentei alertar e para a forma como se ESCREVEM as coisas!!!!
E indiferente para efeitos de esclareciemnto em relaçao ao peixe ao a esponja ou what ever, dizer que ele esta num aquario no algarve ou na CHINA!!!!!!
por isso, e que alertei para essa situaçao.
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 16:15Responder ao tópico

Sim já estou a perceber a tua ideia Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 16:39Responder ao tópico

boas Cable, eu concordo contigo, acho que se torna muito arriscado ter e andar a dizer que se tem, mas penso que nada acontece, isto porque se correres 10 fóruns, encontras gajos a dizer que têm pintassilgos, outros camarões "ibéricos" outros percas, pior ainda, lagostins vermelhos do Luisiana(procambarus clarkii) que ate o seu transporte vivo é proibido.


isto das leis é tudo muito bonito, mas eles não fazem nada, nem para quem quer fazer algo de bom nem para os que infringem a lei de modo grosseiro no que toca aos animais.


agora falando do lagostim........ganda lol.... espécie extremamente perigosa para a biologia do nosso pais, só é permitido apanhar, matar de seguida e então fazer o seu transporte, mas vais a ver a legislação de pesca e têm tamanho mínimo de captura..... a ser assim tão perigosa, a espécie, deveria dizer em letras grandes : APANHE E MATE O MÁXIMO QUE CONSEGUIR..... não sei se me fiz entender


de resto.... uma palavrinha a nosso amigo e mestra Bentes...... candidato-me a uma geração futura caso consideres que tenho condições para isso, adoro gobys, e esses são espectaculares, nem sabia da sua existência, só tenho pena do Guadiana passar muito longe de mim, porque tem la muita espécie espectaculares onde só se encontram la em Portugal
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 20:23Responder ao tópico

Adalberto eu compreendia a tua ideia, o meu desabafo foi pela inoperância das entidade ditas protectoras da natureza cá nesta nossa terrinha, poderia citar vários exemplos de “crimes” contra a natureza feitos pelas autoridade que deveriam protege-la tanto pelas estatais como pelas não governamentais que recebem subsídios do Estado em prole da protecção da Natureza e ou não fazem nada por ignorância ou cometem “barbaridade” pois têm dinheiro para gastar e muito mau gosto…vou só dar o exemplo da introdução do esquilo europeu na serra de Monsanto…muito bonitinho sem duvida, mas destrói os ninhos e compete com os “dom Fafe” e os “cruza bico” que praticamente já desapareceram desse seu habitat natural…e gostava de saber quando é que existiu o esquilo europeu em Monsanto???…

Quanto a entrarem na minha casa, por ter um aquário com peixes??? Hummm…podem cá vir mas venham com tempo que a lista é grande…
Ah se como disseste e muito bem a lei não faz juízos de valores, certo…então o melhor é quando formos comprar animais às lojas irmos a pé, pois saiu uma lei que proíbe o transporte de animais em viatura que não tenham licenciamento para tal…como se diz “a lei é cega” agora parece que só é cega de um olho e tapada do outro…
Mas o mais engraçado disto tudo é que este peixes não está protegido pela nossa lei, qualquer um (que tenha licença de pesca desportiva), pode pescar este peixe para comer…”Ah pois é…”
Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 21:27Responder ao tópico

a lei e cega... surda, muda , marreca e cocha!!!!
mas isso, sao outras teias que aqui nao veem ao caso.

O peixe para poder ser pescado tem de estar legislado com tamanho minimo de captura.
nao sei se esta ou nao, nunca sera a minha especie alvo e por isso nem sequer me interessa.

Quanto aos lagostins... e efectivamente verdade.
mas o lagostium vermelho, proque o de patas azuis esta praticamente extinto, o lagostim vermelho nem sequer e de ca.
ele poderia ser mantido em cativeiro, nao fosse estar numa outra lista, a das especies proibidas.

Quanto as protecçoes da natureza, e restantes comanditas da mesma indole...
enfim, bem nao tenho a dizer de nenhuma.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 22:02Responder ao tópico

Boas

Segundo a Carta Piscicola Nacional a SALARIA FLUVIATILIS e uma especie em Declinio na Distribuiçao e Abundancia e esta citada no Livro Vermelho como em Perigo.

Depois na regulamentaçao da pesca aparece com:

Tamanho minimo de captura--0
Periodo de Pesca-- Todo o Ano

Ora como e que pode ser uma especie em perigo nao ter sequer um periodo de defeso.
Se nao formos nos amantes da aquariofilia a fazer alguma coisa para a conservar quem o fara?

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 22:05Responder ao tópico

mais um exemplo de boa gestao piscicula Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 22:16Responder ao tópico

Mais um exemplo é da merd… de leis de protecção à natureza que temos…
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyTer 25 maio 2010, 22:34Responder ao tópico

pronto, a partir do que o Baga disse, que mantiver esta espécie em cativeiro esta de certa forma salvaguardado
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Maravilhas da fauna aquática de Portugal Vide

MensagemAssunto: Re: Maravilhas da fauna aquática de Portugal   Maravilhas da fauna aquática de Portugal EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Maravilhas da fauna aquática de Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-