Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Doenças - Épocas mais propícias? Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Doenças - Épocas mais propícias? 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Doenças - Épocas mais propícias? EcoariumBanner_zps3903f249
Doenças - Épocas mais propícias? Banner500x1254_zpsf6aa283b
Doenças - Épocas mais propícias? Banner-500x125_zps9d594aec
Doenças - Épocas mais propícias? Gambabanner_zpsgucldxz3
Doenças - Épocas mais propícias? Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Doenças - Épocas mais propícias?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Cláudia Araújo
Cláudia Araújo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptyDom 23 maio 2010, 17:05Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá amigos!!
Venho lançar uma questão..
Por acaso vocês alguma vez notaram se há umas alturas do ano, em que nos aparecem mais Doenças nos nosso queridos peixes?
Digo isso porque:
Ao longo dos anos, os peixes podiam ir adoecendo e morrendo, mas nunca tinha feito nenhuma relação.
Mas desde que tenho Discus, (que acabam por nos mostrar mais os sintomas e sinais das doenças, enquanto os mais pequenotes como os caracídeos muitas vezes, morrem antes de nos darmos conta que algo de errado se passa), noto que especialmente os meses de Fevereiro, Março e Abril, são meses muito propícios, principalmente depois de chuvas intensas. Nessa altura, tenho tido problemas com parasitas externos, principalmente Cóstia, e alguns ataques bacterianos...Coincidência?
A minha teoria seria que nessas alturas de muita chuva, as ETARs não conseguem tratar a água em condições, e nas TPAs (que nestas alturas já estou a reduzir ao máximo), trazemos mais mal do que bem.
Já consultei os registos das medições feitas às águas, e não vejo aterações nesta época do ano, o que me custa a crer.
Não sei se será da minha zona...mas gostava de discutir este assunto convosco, e até se já alguma vez repararam se após chuvas intensas, não têm problemas nos vosso aquários?
se nunca repararam deixo já aqui a ideia para depois estarem atentos..

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo 

José Garcia
José Garcia

Membro
Membro


Nome Real : José Carlos Matos Garcia
Localização : Rolhão-Soure
Mensagens : 52
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptyDom 23 maio 2010, 22:37Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

a época mais propicia na minha opinião é o inverno ...existem alguns problemas com as temperaturas que fazem com que os peixes estão mais vulneráveis.

Cumps

José Garcia
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptySeg 24 maio 2010, 01:25Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não querendo contradizer ninguém, mas para mim a altura mais "ranhosa" é primavera\verão...
Reparem que, ás vezes é difícil conseguir controlar a temperatura por causa da influencia dos factores externos...
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptySeg 24 maio 2010, 23:33Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas
na minha zona uma das coisas que temos que ter mais cuidado é nas tpas feitas a noite,pois normalmente é nessas horas em que temos tempo para as fazer,e por vezes e mais que uma vez houve relatos de ao outro dia haver muitos peixes a boiar,isto para quem faz directo da torneira,pois apuramos que os tratamentos nos depositos de agua são feitos á noite tambêm,torna-se um perigo para os aquarios.
quanto ao periodo de doenças tenho reparado que aparece mais na primavera sem duvida nenhuma até o ictio já me apareceu na primavera,por exemplo nos lagos é a pior altura para as viroses das carpas e demais,e por acaso é sempre na primavera.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Cláudia Araújo
Cláudia Araújo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptyTer 25 maio 2010, 00:32Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas!!
Estava à ver se era só impressão minha...pois já era muita coincidência Very Happy
E depois de uns dias de chuvas mais intensas...já reparam em algo?
Caramba aquaoli!! Até numa base diária já reparaste variações no período nocturno...muito bem!! também já tive uns ataques de íctio nos meses que referi... Notaste mais alguma patologia nestas fases?

Mais ninguém?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptyTer 25 maio 2010, 01:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas claudia
especialmente nos viviparos se forem criados em lago,aparece muitos parasitas de pele nesse periodo e julgo não ser coincidencia é de facto na primavera,como sabes é um periodo de grande explosão de vida e julgo que poderá ter a ver com isso,quanto aos discus na nossa zona temos de ter muito cuidado com a agua da torneira tem muito material prejudicial para eles,por vezes parece que sai lixivia da torneira em vez de agua,a zona esta um pouco saturada as poucas fontes que havia já estão interditas á muitas zonas de vivendas com fossas que saturam o terreno e por sua vez a agua,e temos muita gente por incrivel que pareça não respeita o meio ambiente,talvez as coisas mudem um dia vamos ver se não será tarde.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptyTer 25 maio 2010, 15:39Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,
de facto às vezes parece q um mal nunca vem só. No entanto eu nao tenho experiencias suficientes para poder estabelecer uma relacao entre "males" e epoca do ano.

Em casa, nos nossos aquas essa relacao com as estacoes do ano tambem pode estar esbatida, uma vez que estes nao estao integrados na natureza e sejam influenciados pelos ritmos naturais da temperatura, luminusidade, etc.
Poderá existir um outro tipo de problemas à fauna/flora dos aquas que é a falta dos ciclos da natureza. Pois irao estar em principio os 365 dias do ano com os mesmos parametros fisico-quimicos da agua, ambiente, disponibilidade de alimentos/tipos de alimentos, etc levando a que os ciclos naturais nao sejam cumpridos provocando o stress destes organismos.

Na natureza ou no caso dos lagos como se refere o Aquaoli, essa influencia parece-me bem possivel. Pois determinados organismos parasitas irao cumprir os seus ciclos de vida "atacando" a fauna e flora que co-habitem com eles.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Doenças - Épocas mais propícias? Vide

MensagemAssunto: Re: Doenças - Épocas mais propícias?   Doenças - Épocas mais propícias? EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Doenças - Épocas mais propícias?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Arquivo Água Doce-