Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Pico Reef 10L Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Pico Reef 10L 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Pico Reef 10L EcoariumBanner_zps3903f249
Pico Reef 10L Banner500x1254_zpsf6aa283b
Pico Reef 10L Banner-500x125_zps9d594aec
Pico Reef 10L Gambabanner_zpsgucldxz3
Pico Reef 10L Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Pico Reef 10L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyTer 16 Fev 2010, 23:34Responder ao tópico

Olá!
Já confessei a muitos de vós a forte vontade que tenho de me iniciar nos salgados, embora não abandonando a água doce e os plantados. No entanto vários factores têm vindo a impedir esta entrada mais cedo: monetária, tempo disponível, espaço para manter mais um aquário de dimensão substancial...

De modo a conseguir ultrapassar todas estas limitações, e depois de muitas pesquisas especialmente no forum NanoReef cheguei a conclusão que me iria iniciar neste mundo através de um Pico Reef (aquário de recife com menos de 40 L).

As vantagens deste tipo de sistema são várias, especialmente ao nível do equipamento e custo inicial, do espaço, da facilidade nas TPAs (1 copo de água = TPA 10% Razz ), tendo é claro também as suas desvantagens encabeçadas pela instabilidade que o sistema pode apresentar e das dificuldades em manter peixes nestas dimensões, o que torna este tipo de sistema pouco aconselhado para novatos como eu.

No entanto creio que a experiência em plantados, a nível de fertilizações e afins irá ser uma mais valia na minha aprendizagem e como já ando desde o final do verão a informar-me acerca das diferenças entre água doce e água salgada, sinto-me pronto para avançar.

Mais tarde colocarei as ideias que tenho em estudo e que já submeti à critica da malta do NanoReef com algum sucesso Wink

Até breve,
Diogo Matias
Ir para o topo Ir para baixo 

ppietro
ppietro

Membro
Membro


Localização : São Paulo
Mensagens : 120
Data de inscrição : 06/08/2009
Gostos : 5


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQua 17 Fev 2010, 23:04Responder ao tópico

Ola!

Eu já pensei em mudar o meu aquario de 72l em um marinho, mas após ouvir varias negativas acabei desistindo. Agora voltei a me animar!

Abs!

Peterson
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQui 18 Fev 2010, 02:52Responder ao tópico

Viva Diogo

Não digo que seja impossivel e alias hoje em dia já há cada vez mais coisas ao nosso dispor para termos tudo feito tens nano reef´s já preparados com tudo basta te meter areão, agua e rocha depois as restantes tropas

Por experiencia e é pouca ou nenhuma digo te que os nanos bem sucedidos que vi tinham sempre um grande aquario por tras Smile em caso de clamidade ou usava se agua do aquario ( mãe ) ou se fosse preciso ia tudo para o grande .

Por acaso nesse tempo parava pelo reef e conheci lá grandes entendidos na materia que me iam explicando as coisas com bastante paciencia e tal

Por acaso do pouco que aprendi é que nanos para inicio ... hum isso vai te dar dores de cabeça

Mas força com isso o pior é começar mos Smile depois o vicio encarrega se do resto

Abraço

Depois quero ver umas fotos disso Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

ppietro
ppietro

Membro
Membro


Localização : São Paulo
Mensagens : 120
Data de inscrição : 06/08/2009
Gostos : 5


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQui 18 Fev 2010, 10:31Responder ao tópico

Ola Diogo!

Ao invés de 10L não seria 10GL?


Abraço,

Peterson
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQui 18 Fev 2010, 14:37Responder ao tópico

Olá Peterson... são mesmo 10 litros. Pequenino, muito pequenino. Em Portugal parece que os nanoreefs são um assunto um bocado tabu... mas também os nanos de água doce são demasiado desaconselhados na minha opinião... é apenas uma questão de ajustarmos o conteúdo às dimensões do aquário.

Também tens Reef, Rodolfo?
Para quando umas fotos?
Eu comecei em água doce com nanos, demorei cerca de 1 ano a estabilizar por completo o aquário e actualmente é uma coisa automática. Creio que salgada o mecanismo é o mesmo... uma pitada disto, uma pitada daquilo, muita paciência e persistência Wink

E claro... regra número um! Antes de fazer besteira, perguntar!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQui 18 Fev 2010, 14:49Responder ao tópico

Continuando a falar um pouco de PicoReefs, existe um texto fabuloso sobre este tipo de setups na secção de PicoReefs do NanoReef. Estão lá muitas das regras básicas para se manter uma montagem destas, e vou passar a enumerar as que achei mais relevantes:

Um pico reef é aconselhado para quem:
  • Tem vontade e disponibilidade para aprender;
  • Tem paciência e persistência;
  • Tem limitações de espaço ou orçamento...

Um pico reef é totalmente desaconselhado numas quantas situações:
  • Quando se pretende manter um certo número de peixes no aquário;
  • Se não houver tempo disponível para a correcta manutenção do sistema;
  • Se não se tiver paciência!


Face a isto, percebe-se que um pico reef pode ser uma maneira de se entrar na água salgada, mas apenas para quem julgar ter capacidade para tal. Caso não haja paciência, se pretendam resultados imediatos e não se respeitarem as limitações resultantes do escasso espaço que este tipo de sistema apresenta, então não mantenham um pico! Esperem mais algum tempo e invistam num sistema com dimensões já consideráveis (200L é considerado um bom volume para começar).
Ir para o topo Ir para baixo 

ppietro
ppietro

Membro
Membro


Localização : São Paulo
Mensagens : 120
Data de inscrição : 06/08/2009
Gostos : 5


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 20 Fev 2010, 01:42Responder ao tópico

Boas!

Entrei no site nanoreef e fiquei muito impressionado com o que vi, já tinha visto alguns de 50l, mas em 20l, 10l é impressionante. Pena que o site esta em ingles se você souber de outro em portugues me avisa.

Espero que você continue com o seu projeto e nos matenha informado.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 20 Fev 2010, 12:07Responder ao tópico

Ora bem, este projecto tem como objectivo ser colocado na prateleira que tenho por baixo do aquário plantado.
Essa prateleira, de um móvel aquapor de 60 cm tem 30*20 cm e uma altura superior a 30 cm.

Pico Reef 10L Categoria_movel_aquapor1

Assim apenas tenho disponível uma base de 30*20 cm e a altura também limitada a uns 20 cm para permitir ainda o encaixe da luz.

A primeira ideia que tive foi a utilização de caixas vodafone para fazer um aquário para este espaço. Usaria uma caixa vodafone intacta no centro e duas metades de caixa vodafone com 6*18*18 em cada lado do cubo intacto.
Depois de tentar serrar pela primeira vez as caixas vodafone vi que eram extremamente difíceis de cortar direito. Acabava sempre por ter arestas que não encaixavam.

Por isso avancei para uma ideia nova. Usar acrílico e fazer um aquário mantendo as mesmas ideias Wink

E assim surgiu o primeiro esboço:

Pico Reef 10L Cubemetrics

Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 20 Fev 2010, 13:44Responder ao tópico

Viva Diogo

Sim já tive mas por enquanto ficou para segundo plano e possivelmente o proximo que montar deve ser um da nossa costa Wink

Estas com grandes planos e estou a assistir com bastante satisfaçao ao teu projecto Smile pode ser que desperte em mim o bichinho outra vez e monte 1 tambem que ainda devo ter para ali um escumador de mochila ... vamos ver

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Antunes
Rui Antunes

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Antunes
Localização : agualva-cacem
Mensagens : 709
Data de inscrição : 30/08/2009
Gostos : 47


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 20 Fev 2010, 16:08Responder ao tópico

boas Diogo, estou curioso por saber o que vais por ai dentro, para alem de que um aquario com essas dimensões não vai ser facil de controlar, não te podes esquecer dos parametros da agua que vão subir muito mais depressa,
Ir para o topo Ir para baixo 

ppietro
ppietro

Membro
Membro


Localização : São Paulo
Mensagens : 120
Data de inscrição : 06/08/2009
Gostos : 5


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyTer 23 Fev 2010, 21:09Responder ao tópico

Boas!

E ai como vai o projeto?
Me tira uma duvida você já sabe o que você vai usar de sistema de filtragem e controle de temperatura?


abraço,


Peterson
Ir para o topo Ir para baixo 

jcbc
jcbc

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : joao carvalho
Localização : ALVERCA
Mensagens : 557
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 71


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyTer 23 Fev 2010, 22:46Responder ao tópico

boas concordo mete as fotos com actualizaçao deste projecto assim que possivel :cheers: jcbc
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 27 Fev 2010, 16:01Responder ao tópico

Boa tarde a todos,
O projecto ainda vai nos seus primórdios, ainda falta chegar material para a construção dele, especialmente ao nível da iluminação e inclusivamente ainda não fui comprar o acrílico (provavelmente vou ao AKI buscar).

ppietro escreveu:

Me tira uma duvida você já sabe o que você vai usar de sistema de filtragem e controle de temperatura?

Peterson, cá em Portugal entre Outubro e Maio não devo ter grandes problemas no controle da temperatura, uma vez que raramente temos temperaturas acima dos 25ºC, mas já chegaram umas ventoinhas de computador para depois vir a construir um sistema de refrigeração à base delas.
Como aquecimento vou usar um termostato de 25W numa das sump laterais.

Para a filtração, esta vai maioritariamente, ser feita por meio da rocha viva, estou a apontar para uns 2-3kg de rocha de grande qualidade (do pacifico, a localização exacta ainda terei de pesquisar melhor).
Na sump lateral direita irei colocar um mini-escumador de pedra difusora, que inclusivamente chegou ontem, via Ebay:

Pico Reef 10L P1010259

Não sei ainda se o vou usar permanentemente mas pelo menos durante os primeiros meses deve ser útil.

Na sump lateral esquerda, vou colocar carvão activado aditivado (Seachem Purigen), lã de vidro, alguma ceramica e macroalgas.

Rui Antunes e jcbc, tenho perfeita noção das dificuldades. Por isso o pico vai ter uns extras de modo a conseguir minimizar esses problemas, sendo que o mais importante deles vai ser a reposição automática da água evaporada. Tenho visto alguns projectos, uns mais simples que outros, mas ainda estou a decidir como proceder.

Acho que não vai haver água salgada cá por casa antes do final do próximo mês... as coisas feitas com calma correm sempre melhor Wink

Até breve!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Antunes
Rui Antunes

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Antunes
Localização : agualva-cacem
Mensagens : 709
Data de inscrição : 30/08/2009
Gostos : 47


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 27 Fev 2010, 16:23Responder ao tópico

boa sorte depois posta os resultados
Ir para o topo Ir para baixo 

jcbc
jcbc

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : joao carvalho
Localização : ALVERCA
Mensagens : 557
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 71


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 27 Fev 2010, 20:20Responder ao tópico

boas tá a ficar bom vai nos dando novidades desse projecto :cheers: jcbc
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 27 Fev 2010, 21:52Responder ao tópico

Boas Diogo

Tou a ver que isso vai Smile

Quanto ao escumador acho que optava por um de mochila de resto se tiveres hipotse mete mais rocha nem que seja nas sump´s acho que nem vale a pena te dizer a importancia delas na agua salgada tanto a nivel de filtragem como de vida

Quanto ao carvão nem nos de agua doce uso ( excepto quando preciso de retirar algum excesso de medicamento ) não estou a ver para que te vá servir

Sim as coisas com calma e paciencia correm sempre melhor e neste caso é mesmo preciso muito dos 2 Smile

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

ppietro
ppietro

Membro
Membro


Localização : São Paulo
Mensagens : 120
Data de inscrição : 06/08/2009
Gostos : 5


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptySáb 27 Fev 2010, 22:29Responder ao tópico

Boas!

Diogo Matias escreveu:
mas já chegaram umas ventoinhas de computador para depois vir a construir um sistema de refrigeração


Eu li em algum lugar que ventoinas em nanos é desaconselhavel, pois aumenta muito a evaporacão da agua e em consequencia disto a concentração de sal aumenta também.

Você já pensou nesta questão?

Abs
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyDom 28 Fev 2010, 01:07Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Boas Diogo

Tou a ver que isso vai Smile

Quanto ao escumador acho que optava por um de mochila de resto se tiveres hipotse mete mais rocha nem que seja nas sump´s acho que nem vale a pena te dizer a importancia delas na agua salgada tanto a nivel de filtragem como de vida

Quanto ao carvão nem nos de agua doce uso ( excepto quando preciso de retirar algum excesso de medicamento ) não estou a ver para que te vá servir

Sim as coisas com calma e paciencia correm sempre melhor e neste caso é mesmo preciso muito dos 2 Smile

Abraço

Os escumadores de mochila estilo filtro de cascata não são muito eficientes, geram microbolhas e todos eles têm um caudal não regulável muito elevado para este aquário... andava tudo a voar se metesse um desses.

Infelizmente não posso pôr muito mais que esta quantidade, porque o aquário não tem espaço para tal. Na sump vou optar por usar cerâmicas e não rocha porque acho que são mais porosas e logo permitem melhor aderência da microfauna.

O purigen é usado por diversos users do nano-reef com grandes resultados! Tem muita utilidade na remoção de fosfatos e nitratos!

ppietro escreveu:
Boas!

Diogo Matias escreveu:
mas já chegaram umas ventoinhas de computador para depois vir a construir um sistema de refrigeração


Eu li em algum lugar que ventoinas em nanos é desaconselhavel, pois aumenta muito a evaporacão da agua e em consequencia disto a concentração de sal aumenta também.

Você já pensou nesta questão?

Abs

Sim, pensei... e por isso terei também um repositor automático da água evaporada Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyDom 28 Fev 2010, 02:05Responder ao tópico

Quanto ao escumador há aí uns que são tipo filtros externos de mochila e não tenho reparado nisso e tem regulação
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyDom 28 Fev 2010, 16:53Responder ao tópico

Eu só conheço dois desse tipo, dos quais só um há à venda em Portugal:

Jebo 178

Este tem um caudal não regulável de 980L/H, completamente impraticável para estas dimensões!

Estive a experimentar o escumador no plantado e realmente tira muita espuma se o deixar a trabalhar um bocado... mas o barulho que a bomba de ar faz é que é terrível!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQua 03 Mar 2010, 11:15Responder ao tópico

Isso dos barulhos é um problema crónico. Estou para ver como eu vou resolver isso quando me meter numa destas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Diogo Matias
Diogo Matias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Diogo Matias
Localização : Torres Vedras
Mensagens : 177
Data de inscrição : 19/07/2009
Gostos : 36


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQua 03 Mar 2010, 17:18Responder ao tópico

Mete-te mete-te!
Olha que depois o vicio não larga, já sabes como é Razz

Já tenho a iluminação encomendada, que será baseada em High Power Leds Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQua 03 Mar 2010, 17:41Responder ao tópico

Então e links ? Razz

Meto mesmo...mas €€€€ aos poucos para não morrer à fome.

Esse escumador é engraçado, dá para estar nesse nano na boa. Que bomba é que vais usar para a pedra difusora? É preciso uma toda potente ou nem por isso?
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQua 03 Mar 2010, 18:04Responder ao tópico

Viva Rui

A bomba de ar convem ser uma potente quanto a pedra ... neste caso é madeira lol! são proprias para agua salgada tambem que eu conheça só tens 2 tipos de madeira uma que faz bolhas mais grossas e outra faz mais finas, mas são baratas

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyQua 03 Mar 2010, 18:14Responder ao tópico

Sim, de madeira sei.

Ok, então quanto mais potente , melhor. Vou-me meter numa embrulhada daquelas.... Very Happy

Boa sorte Diogo ! xD
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Pico Reef 10L Vide

MensagemAssunto: Re: Pico Reef 10L   Pico Reef 10L EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Pico Reef 10L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Iniciação à Água Salgada :: Aquários de Recife-