Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Tetra Cardinal Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Tetra Cardinal 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Tetra Cardinal EcoariumBanner_zps3903f249
Tetra Cardinal Banner500x1254_zpsf6aa283b
Tetra Cardinal Banner-500x125_zps9d594aec
Tetra Cardinal Gambabanner_zpsgucldxz3
Tetra Cardinal Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Tetra Cardinal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyQui 17 Dez 2009, 11:41Responder ao tópico

Bom dia,

Ora bem este é um tema e projecto que pretendo desenvolver e que já tinha falado previamente com o membro AquaBen.
Para dar umas luzes iniciais antes de começar, é o seguinte: Este projecto consiste num estudo aprofundado sobre o Tetra Cardinal, focando principalmente a criação de um método e técnica de reprodução que seja viável, visto tratar-se de uma espécie de grande dificuldade de reprodução.
Atenção que se trata do Tetra Cardinal e não do Tetra Neon que na região asiática é reproduzido aos milhões.
Para começar, o ideal será focalizar o ambiente e as condições em que esta espécie vive.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de um espécie de águas limpidas nem de zona de grande vegestação.
O tetra cardinal vive em águas de pouca visibilidade e com bastantes refúgios (pedras, raízes, etc), e a temperaturas entre os 23º C e os 27º C, pH 5.5 e 6.5 e uma dureza entre 2 e 6.
A razão de viver em águas com pouca visibilidade é para se proteger de predadores, devido ao seu pequeno tamanho, como também por os seus ovos serem fotosensiveis, ou seja durante toda a faze do ovo e larval, não podem entrar em contacto com a luz, caso contrário morrem.
A grande dificuldade na reprodução desta espécie é na manutenção e pós nascimento das larvas, que são muito dificeis de manter vivos e conseguir alimenta-los.
Agora vou só colocar esta informação, logo à noite coloco mais, se alguém quiser colocar mais e ir completando, está à vontade.

Cumprimentos,



José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

José Bentes
José Bentes

Membro
Membro


Localização : AMORA
Mensagens : 81
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 2


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySex 18 Dez 2009, 13:56Responder ao tópico

Boas
Para começar a estudarmos este assunto vou te aconselhar a leitura deste artigo:
http://www.peixefauna.com/sekaiscaping-f61/tetra-neon-cardinal-equivocos-e-realidade-t1222.htm

Se vires bem já dá para desmistificar um pouco algumas “informações” sobre os Cardinais que são “transferidas” directamente de suposições feitas através dos estudos dos Neons azuis…e tu já estás a cometer esses mesmo erro em relação aos parâmetros da água…bem 1º vê o artigo da Xin depois falamos sobre a minha opinião…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySex 18 Dez 2009, 17:21Responder ao tópico

Boa tarde,

Por acaso já tinha lido o tal artigo Very Happy .
Estes dados que eu coloquei, foram dados recolhidos durante altura das chuvas directamente na bacia amazónica por um familiar meu (sou da Venezuela, então tenho facilidade em obter dados das águas de lá), mas sim eu percebo que por se tratar de carecídeos de peixes, é usual atribuirem-se dados e valores iguais ou similares, no que toca às condições da água, o que é errado. Mas gostava de saber a sua opinião em relação a este ponto Smile .

O que me surge como maior dúvida, é a tal necessidade de se imitar trovoada, chuva e relâmpagos, para proporcionar uma desova de qualidade e com alta taxa de nascimentos, visto que no meio natural, a desova decorre sobre estas condições climatéricas, o que acha sobre isto ?

Cumprimentos,




José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySex 18 Dez 2009, 22:39Responder ao tópico

O problema é que os Cardinais não são do curso principal do Amazonas (Solimões), mas sim do Rio Negro, que não sofre influencias do degelo dos Andes…se pensares bem e visto que és de lá perto na época das chuvas é quando faz mais calor por aquelas bandas…o Amazonas (Solimões), nasce nos Andes num Glaciar, o que faz com que nessa altura a temperatura em alguns pontos do curso principal chegue a passar dos 27ºC para os 23,5ºC em questão de poucas horas…(e esta é uma dica para estimular a desova dos Neon azul, “Paracheirodon innesi”), mas o Cardinal “Paracheirodon axelrodi” é do rio Negro, (meio curso até à foz), que nasce na Colômbia e tem como principal afluente o rio Orinoco que nasce na Venezuela, ora nenhum desses rios sofre grandes variações térmicas bruscas e raramente a água baixa dos 25ºC (e não é na época das chuvas)…

Sabes dizer ao certo onde o teu foi feita essa medição?

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySáb 19 Dez 2009, 19:53Responder ao tópico

Boa noite,

Ah pois é tem razão e nem me tinha ocorrido à cabeça, a influência na temperatura por causa do degelo (passou-me mesmo ao lado).
Ao certo não lhe consigo confirmar, daqui a pouco vou telefonar para lá e saber ao certo o local onde foi feita a análise da água.
Na altura das chuvas, parece que faz mais calor ainda, aquilo fica um ambiente abafado, e a percentagem de humidade triplica.

Cumprimentos,



José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySáb 19 Dez 2009, 23:13Responder ao tópico

Boa noite,

Acabei de falar para lá com o meu familiar que fez a análise à água.
Então ele disse-me que a análise foi feita no Rio Orinoco perto da Ciudad de Bolivar.
Na altura o caudal do rio ainda não tinha subido muito, pois ainda se encontrava numa fase inicial da época das chuvas, no entanto o ambiente abafado e húmido já se fazia sentir.
Se precisar de saber mais alguma coisa é só dizer.

Cumprimentos,



José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyDom 20 Dez 2009, 04:01Responder ao tópico

Bem tenho que corrigir um erro que cometi acima…
O Rio Orinoco não é afluente do Rio Negro, a sua nascente é que fica bem perto do curso do rio Negro, mas o Orinoco segue para Norte em sentido oposto ao do Rio Negro, mas os Cardinais existem tanto no Rio Orinoco como no Rio Negro, e foi esse facto que erradamente me fez pensar que o Orinoco tinha ligação ao Rio Negro…
Penso que os cardinais só existam na parte superior do Rio Orinoco e que na zona da cidade de Bolívar já não se encontrem cardinais…
Agora fazendo outras suposições (que valem pelo que valem…), a partir de dados sobre outras espécies que coabitam com os cardinais e que estão melhor estudadas que os cardinais, vou adiantar que a nível de parâmetros da água eu aponto para os seguintes:
pH 4.5 a 6.5; GH 1 a 5 (águas muito pobre em calcário), temperatura 26ºC a 30ºC.
Na minha opinião tal como para os Neons e nos Discus (selvagens), devemos usar “resinas” anti calcarias no acondicionamentos dos peixes para a desova…(na Loja do Oliveira na Amora ele tem lá dessas “resinas” anti-calcárias, que por sinal até tem um cardinal na caixa…).
Por hoje é tudo, até amanhã
Ir para o topo Ir para baixo 

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyDom 20 Dez 2009, 20:44Responder ao tópico

Boa noite,

Eu na altura pedi ao meu familiar que fize-se os testes à água num local do rio onde fosse possível encontrar o Tetra Cardinal, mas para fazer as coisas o mais correctamente, penso que ele asseguir ao natal, vai para a zona sul da Venezuela, vai ficar mais perto da nascente do Orinoco, e já lhe pedi que depois fize-se os testes à água.
Por acaso nunca tinha ouvido falar dessas resinas, a ver se também peço que faça um teste à água para determinar a quantida de cálcio existente na água.
Depois se pudesse dar o seu parecer em relação a esta questão que coloquei anteriormente:

"O que me surge como maior dúvida, é a tal necessidade de se imitar trovoada, chuva e relâmpagos, para proporcionar uma desova de qualidade e com alta taxa de nascimentos, visto que no meio natural, a desova decorre sobre estas condições climatéricas, o que acha sobre isto ?"

Cumprimentos,



José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyDom 20 Dez 2009, 23:45Responder ao tópico

boas peço desculpa ao me intrometer,no tempo em que não havia a net e tinhamos que recorrer a leitura e por acaso na epoca havia uma boa revista de aquariofilia que por acaso era editada para o brasil,espanha e portugal e eu tive a sorte de conseguir muitas e guarda-las religiosamente,numa dessas revistas vinha um artigo sobre isso mesmo,simular a trovoada para a desova,passo a descrever.
primeiro e nisto não ha duvida temos a agua igual a origem dos peixes depois de termos tudo preparado para a desova com uma placa de chapa fina ao segurarmos por uma ponta e a fazer-mos vibrar reparem que o som e parecido com trovôes a chegarem,depois os relampagos são feitos com o flash duma simples maquina fotografica e com um regador com agua fria simulava-se a chuva,isto tudo com o aquario sem luz ou seja ao amanhecer,no artigo o autor fazia assim e tinha muito sucesso.
espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 21 Dez 2009, 00:14Responder ao tópico

Metendo a foice em seara alheia...
Se se gravar um tempestade, e se reproduzir num sistema de som com alguma potencia, daqueles qe ate fazer tremer os vidros, creio que seja melhor do que a chapa...

a parte dos relampagos... so memso a base de um strob, ou flash.

entao e seguindo essa logica das trovoadas, sera que da para aproveitar uma tempestade nossa?
Ou seja, ter o aquario preparado, e num dia de inverno com trovoada, abrir a janela para passar a vibraçaoe a luz, e regar os gajos com a agua fria.
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 21 Dez 2009, 00:43Responder ao tópico

Boas
O que penso da simulação da trovoada??? Penso que isso é um mito que nasceu de uma “feliz” coincidência…mas isso não passa dum “mito”…ora se é a ionização da água que estimula a desova, as águas “macias” têm muito poucos “sais” dissolvidos para serem ionizados, portanto essas águas são “más condutoras”, logo pouca influencia terá uma descarga eléctrica nessas águas…quanto aos “flash” dos relâmpagos, bem os cardinais vivem em águas com muito pouca visibilidade e provavelmente seus ovos também devem ser fotossensíveis como os dos seus primos Neons, portanto não me parece que flash sejam grande ajuda como estimulo…quanto aos trovão, bem não consigo conceber onde o ruído dum trovão possa estimular seja lá o que for para além de stress…agora as tempestades tropicais descarregam água suficiente para alterar os parâmetros da águas dos rios, por isso e tal como na grande maioria dos peixes das zonas tropicais regra geral um choque de pH e de temperatura é suficiente para incentivar a sua desova em aquário…claro que para a desova acontecer os peixes têm de estar bem acondicionados e prontos para desovarem e aqui é que entra a pesquisa, experimentação, filling e muita paciência…

Não te posso precisar quanto cálcio dissolvido se torna problemático para a fecundação de algumas espécies de águas mais “macias”, mas ele actua a nível da formação do ovo e pode interferir com a capacidade de penetração dos espermatozóides nos ovos…

Bem por hoje é tudo…
Ir para o topo Ir para baixo 

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyTer 22 Dez 2009, 22:46Responder ao tópico

Boa noite,

Aquaoli:

Tem essa revista com esse artigo ?
Não sei bem se existe algum problema em relação aos direitos de autor ou algo relacionado, mas se fosse possível podia fazer um scan só do artigo e colocar aqui no tópico ?

Cable-Man:

Para poder aproveitar a trovoada o aquário teria que estar localizado junto a uma janela onde iria ter contacto directo com a luz e neste caso o aquário terá de estar num local escuro com muito pouca iluminação devido aos ovos serem fotosensiveis, logo essa opção não será a mais indicada.

Aquaben:

Eu partilho da mesma opinião, penso não haver necessidade de tantos pontos técnicos, pois são muitos os relatos de pessoas que presenciaram a desova de cardinais nos seus aquários e que nunca fizeram nada para isso acontecer.
Depois quando eu obtiver os dados, coloco-os aqui e faz-se uma análise dos mesmos.

Cumprimentos,



José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

TubarãoBala
TubarãoBala

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Seixal
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/12/2009
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySex 25 Dez 2009, 20:22Responder ao tópico

Boa noite,

Feliz Natal para todos santa .
Em relação aos testes da água que referi, para a semana que vem já os devo ter, depois posto aqui no tópico Smile .

Cumprimentos,



José Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySáb 26 Dez 2009, 19:33Responder ao tópico

Eai blz! eu estava dando uma olhada pelo fórum e vi esse tópico , eu tenho um artigo científico que fala da reprodução e desenvolvimento embrionário, sempre quiz reproduzir esses peixes mas nunca tive a oportunidade de ter alguns exemplares pois na cidade aonde eu morro eles não são tão populares e a unica loja que especializada não vende eles Sad mas se alguen soube aonde eu poça compra eles pela internet me avisa.

um pequeno resumo do artigo

Ele simularam o período de seca e cheia, a água que foi usada para a simulação e da chuva mesmo com baixa condutividade elétrica e são dois machos para uma fêmea.

eles estudaram a distribuição do cardinal ao longo do rio negro:

condutividade elétrica varia de 3,6 a 22,5 μS20/cm
Ph de 3,4 a 5,5
oxigênio dissolvido de 0,8 a 6,5 mg/L
temperatura de 24,3 a 29,3 Cº


eu baixei o arquivo do site amor de peixe

DOWNLOAD AQUI

espero que tenha ajudado

valeu!
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySáb 26 Dez 2009, 22:23Responder ao tópico

Boas
Muito obrigado pelo excelente estudo que nos facultaste, deu para tirar algumas duvidas e pelos visto a técnica que eles usaram para climatizar e estimular a desova é idêntica a que usei para outras espécies de “Tetras neons” que já reproduzi, mas com a vantagem que não há necessidade de obscurecer o aquário…
Agora que já tenho os dados dos parâmetros da água do Rio Negro, acho que vou tentar a minha sorte, não que tenha alguma vez tido especial interesse em reproduzir os Paracheirodon axelrodi, mas sou doido pelos Paracheirodon simulans, que habitam e chegam a formar cardumes comuns na natureza…
Para isso acontecer só temos que esperar que o Oliveira (Oliaquadream) volte a receber um bom lote de Paracheirodon axelrodi e de Paracheirodon simulans para tentarmos a nossa sorte…para já e antes de chegarem os peixes podemos começara a preparar o(s) aquário(s), no meu caso vou usar um aquários de 140cm que vou dividir em 3, sendo uma divisão para preparar os machos, outra para preparar as fêmeas e a 3ª para se realizar a desova…este aqua estava a pensar montar para servir de maternidade para ciclideos do Tanganyica, mas agora que me despertaste a atenção para estes meninos, vamos a isto, Zé Carlos…

Se precisares de alguma coisa, diz tenho algum material e também consigo arranjar material a bom preço…quanto à água da chuva não te aconselho a usares, por vários motivos, mas tenho um sistema de OR e a água sai com característica idênticas às descritas no artigo a nível de condutividade…

Eduardo em relação a exportadores de fora do Brasil, acho muito difícil conseguires isso, mas porque não pedes ao Felipe para te mandar uns? Penso que ele consegue Neons cardinais facilmente…

Um abraço, até breve

Ps- depois explico a razão de usar os Paracheirodon simulans juntamente com os Cardinais…
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySáb 26 Dez 2009, 22:32Responder ao tópico

Eu vou pergunta o felipe ( eu não pensei nele ).
vou espera a explicação...

valeu!
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyDom 27 Dez 2009, 21:32Responder ao tópico

Bem não existe nenhum estudo científico, (que eu conheça), sobre este assunto, mas eu quando pretendo a desova de espécies, digamos mais difíceis de convencer a desovar em aquário, normalmente uso uma outra espécie “próxima” do mesmo género, de seja de reprodução mais “fácil”, para aproveitar a “descarga” de hormonas/feromonas da desova “estimule” a desova da outra espécie…

Bem já encontrei os cardinais e os simulans que vou usar para a experiência…vão ser “emprestados” pelo meu amigo Violante mais conhecido por “Toyota”…agora só falta começar a preparação do aquário…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 28 Dez 2009, 00:36Responder ao tópico

AquaBen escreveu:
Bem não existe nenhum estudo científico, (que eu conheça), sobre este assunto, mas eu quando pretendo a desova de espécies, digamos mais difíceis de convencer a desovar em aquário, normalmente uso uma outra espécie “próxima” do mesmo género, de seja de reprodução mais “fácil”, para aproveitar a “descarga” de hormonas/feromonas da desova “estimule” a desova da outra espécie…

Bem já encontrei os cardinais e os simulans que vou usar para a experiência…vão ser “emprestados” pelo meu amigo Violante mais conhecido por “Toyota”…agora só falta começar a preparação do aquário…

Um abraço, até breve

Mas os mesmos hormônios que são liberados pelos outros peixes são os mesmos liberados pelos cardinais?

Espero que de certo! Very Happy

depois posta os resultados ...

Toyota, da mesma dos carros? :scratch:
Ir para o topo Ir para baixo 

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Jorge M M Oliveira
Localização : Fermentelos , Aveiro
Mensagens : 930
Data de inscrição : 03/04/2008
Gostos : 20


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 28 Dez 2009, 13:46Responder ao tópico

Toyota de António Violante :lol: também conhecido por António Guppy Violante ou António ampulária Violante Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

António Violante
António Violante

Membro ativo
Membro ativo


Localização : margem sul
Mensagens : 258
Data de inscrição : 21/04/2008
Gostos : 2


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 28 Dez 2009, 15:53Responder ao tópico

kduribeiro escreveu:
AquaBen escreveu:
Bem não existe nenhum estudo científico, (que eu conheça), sobre este assunto, mas eu quando pretendo a desova de espécies, digamos mais difíceis de convencer a desovar em aquário, normalmente uso uma outra espécie “próxima” do mesmo género, de seja de reprodução mais “fácil”, para aproveitar a “descarga” de hormonas/feromonas da desova “estimule” a desova da outra espécie…

Bem já encontrei os cardinais e os simulans que vou usar para a experiência…vão ser “emprestados” pelo meu amigo Violante mais conhecido por “Toyota”…agora só falta começar a preparação do aquário…

Um abraço, até breve

Mas os mesmos hormônios que são liberados pelos outros peixes são os mesmos liberados pelos cardinais?

Espero que de certo! Very Happy

depois posta os resultados ...

Toyota, da mesma dos carros? :scratch:

ola
o nome toyota vem de ah muitos anos a traz quando andava na escola primaria a minha mae chamava-me toi e o pessoal amigo acrescentou o resto
ja tenho essa alcunha ah muitos anos


mister ze vou começar a engordar os cardinais e os simulans com artemia recem eclodida o que achas

boas festas e feliz ano novo
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 28 Dez 2009, 22:25Responder ao tópico

Acho que fazes muito bem, assim adiantas e facilitas a minha “vidinha”…Obrigado

Um abraço e Bom Ano para todos
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 04 Jan 2010, 18:53Responder ao tópico

Eai em que pé anda o projeto?
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 04 Jan 2010, 22:24Responder ao tópico

Boas
O projecto está andando devagar, eu estou preparando o aquário, já tirei a água velha a areia e rochas calcarias e estou lavando os vidros deixando eles de “molho” com água de OR para ser mais fácil retirar os resíduos de calcário da montagem anterior que era um maternidade para peixes do Malawi e Tanganyika…estou a prever ter tempo para iniciar a montagem ainda esta semana, que basicamente será a preparação do aqua para levar algumas plantas, nas secções reservadas aos reprodutores…e tenho de dar um salto ao “chinês” para comprar uns sacos de berlindes…bem vou tentar tirar fotos conforme for preparando o aqua…quanto aos reprodutores, das duas espécies, o meu amigo Toyota está a tratar deles…”quero eles bem gordinhos, mas faz isso com calma…”

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

António Violante
António Violante

Membro ativo
Membro ativo


Localização : margem sul
Mensagens : 258
Data de inscrição : 21/04/2008
Gostos : 2


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 04 Jan 2010, 22:48Responder ao tópico

ola mister
estao a engordar com artemia recem eclodida 2 vezes por dia
Ir para o topo Ir para baixo 

indian_joe
indian_joe

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Massamá
Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/01/2010
Gostos : 0


Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptySeg 04 Jan 2010, 23:44Responder ao tópico

Boas

Excelente tópico, só de o ler fiquei com vontade de tentar a minha sorte!!!
Seria bom que se iniciasse a reprodução a nivel nacional porque o cardinal encontra-se à venda a preços exorbitantes para quem quer formar cardumes em aquas de grande volume...
Boa sorte José!!!! Vou acompanhar este tópico com entusiasmo...

Cumps
José Graça
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Tetra Cardinal Vide

MensagemAssunto: Re: Tetra Cardinal   Tetra Cardinal EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Tetra Cardinal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-