Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

10 anos depois Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
10 anos depois 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
10 anos depois EcoariumBanner_zps3903f249
10 anos depois Banner500x1254_zpsf6aa283b
10 anos depois Banner-500x125_zps9d594aec
10 anos depois Gambabanner_zpsgucldxz3
10 anos depois Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

10 anos depois

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

MADSL88
MADSL88

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/04/2017
Gostos : 1


10 anos depois Vide

MensagemAssunto: 10 anos depois   10 anos depois EmptySáb 22 Jul 2017, 14:47Responder ao tópico

Boa tarde,
Após 10 anos de pausa decidi voltar à aquariofilia.
O 1º passo foi pesquisar as novidades, e que novidades! Substratos, filtros externos e coisas que nunca tinha ouvido ou prestado atenção.
2º passo, ir a um site de compra e vendas e tentar encontrar um negócio à medida do que queria.
Encontrei então um aquário de 60cm com termostato, filtro, luz, pedras, maternidade, testes de ph e mais uma data de coisas que desconhecia e parti à aventura.

O primeiro problema foram as pedras que me deixaram a água toda branca mesmo usando o prato como batente para a água, e nem depois de 1 semana a água clareou, nem com filtros nem com nada. Percebi que as pedras largavam alguma substancia, lembrei-me de na escola antigamente nas aulas de ciências vermos se as pedras eram calcárias com vinagre, e pronto, estava explicado o porquê da água branca.
Tirei-as, pesquisei por substratos pela primeira vez e encontrei o JBL Manado que achei muito porreiro, lavei bem o aquário, lavei o substrato e ficou tudo bem.
As primeiras decorações bem toscas compradas no jumbo e numa loja de animais, uma planta plástica comprada no chines e toca a andar.

Ciclagem era coisa meio desconhecida, pois antigamente deixava uma semana a água da torneira ficar parada e metia os peixes, que eram de água fria e conseguiam sobreviver nem sei como. Foi como me ensinaram e fazia sempre assim, na altura nem internet havia. Agora sei que era completamente errado, então pesquisei bem desta vez sobre ciclagem e não usei nada mais do que a comida dos peixes para criar picos de amónia e gerar as bactérias benéficas, as tais que transformam os componentes e gases que se geram no aquário. Pela primeira vez comprei um teste de ph, de amonia porque os que vieram no aquário perderam a validade e não quis arriscar.
Tudo pronto para os primeiros habitantes depois de 40 dias de ciclagem e verificação de parametros, tudo ok, neons foram a escolha pois desde miúdo os quis ter, simplesmente por "brilharem no escuro" como toda a gente dizia, e porque na casa do pai de uma amiga eles os tinham e achava-os sempre o máximo, ficava lá horas em casa deles só a olhar para o aquário. Ofereceram-me entretanto um casal de guppys, não os ía deitar fora e não tinha mais aquário nenhum, nem a quem dar então tento manter o ph neutro e até hoje vivem todos bem.

Ficou assim:
10 anos depois Img_2010

Mais tarde introduzi plantas, usei luz de led azul e vermelha, ficou assim:
10 anos depois Img_2011


O problema seguinte foi a praga de caracois que vieram nas plantas, eu sei que muitas pessoas gostam deles, mas não os acho estéticos. Comprei helenas que trataram deles, comprei dois stiphodon e ficou sem caracois daquele tipo.

Continua... se eu postar já tudo perde a graça 10 anos depois 28091

Em breve posto como está agora e deixo todo o layout, materiais, etc etc.
Ir para o topo Ir para baixo 

SJorge
SJorge

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Suiça
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/07/2017
Gostos : 1


10 anos depois Vide

MensagemAssunto: Re: 10 anos depois   10 anos depois EmptySáb 22 Jul 2017, 22:57Responder ao tópico

Muito bonito, parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo 

MADSL88
MADSL88

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/04/2017
Gostos : 1


10 anos depois Vide

MensagemAssunto: Re: 10 anos depois   10 anos depois EmptyDom 23 Jul 2017, 12:57Responder ao tópico

Obrigado.
Ele agora está bem diferente.
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


10 anos depois Vide

MensagemAssunto: Re: 10 anos depois   10 anos depois EmptySáb 12 Ago 2017, 17:06Responder ao tópico

Está com bom aspeto, boa continuação, vai pondo fotos da evolução.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





10 anos depois Vide

MensagemAssunto: Re: 10 anos depois   10 anos depois EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

10 anos depois

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-