Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Novato Aqua 80cm Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Novato Aqua 80cm 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Novato Aqua 80cm EcoariumBanner_zps3903f249
Novato Aqua 80cm Banner500x1254_zpsf6aa283b
Novato Aqua 80cm Banner-500x125_zps9d594aec
Novato Aqua 80cm Gambabanner_zpsgucldxz3
Novato Aqua 80cm Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Novato Aqua 80cm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptySeg 28 Set 2009, 08:11Responder ao tópico

oi

Gostava de obter uma opinião:

Eu comprei um kit aquapro denominado agua fria com um aquario de 80x35x60 (penso que nao estou enganado), gostava que me dessem umas luzes do que posso criar nesse aquário visto que sou mesmo novato nestas andanças e quais os cuidados a ter.

Apesar de o Kit nao trazer termostato tava na duvida entre agua fria e quente o que sugerem?

agradeço desde já e espero que me possam ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptySeg 28 Set 2009, 14:01Responder ao tópico

Boas
As designações “água fria” e “água quente” tem muito que se lhe diga, normalmente quando se fala de “água fria” erradamente associa-se aos “pimpões”, que muitas vezes se denominam peixinhos de água fria, oranda, saraza, “gold fish”, e mais uma centena de nomes “pomposos” que não são mais de “mutações” feitas da espécie “Carassius auratus”, que são usados como peixinho alternativa para “penicos” sem filtragem e sem aquecimento, a coisa não podia ser mais errada, os Carassius auratus, seja lá qual for a mutação, não são peixes para aquários pequenos muito menos para os ditos “balões”, para mim as dimensões mínimas aceitáveis para se manter esses peixes em aquários são de 150cm de comprimento e com filtragens adequadas, pois são peixes que atingem dimensões consideráveis e produzem muitos excrementos, portanto posto isto estes “peixinhos vermelhos” estão excluídos aqui para este teu aquário…mas não desanimes já, pois existem no nosso mercado uma dezena de espécies que são “apelidadas” de peixes de água quente, que na realidade se dão muito melhor em água não aquecida…vou te passar alguns dessas espécies para que tu escolhas asw que mais te agradarem para então falarmos melhor sobre o que se tem de fazer para preparar o aquário para elas…dependendo das espécies assim se prepara o aquário…

Espécies de clima temperado:

Tanichthys albonubes, comprimento máximo: 4cm, temperatura: 5ºC a 30ºC…
Danio rerio( Danio zebra) : vê ficha: http://www.peixefauna.com/aquaben-f36/danio-rerio-danio-zebra-t1010.htm tolerancia 5ºC aos 30ºC
Danio frankei (Danio leopardo): em tudo iqual ao Danio rerio só o padrão e cor são diferentes
Devario devario(Danio gigante): idêntico ao Danio rerio, mas atinge os 10cm tolerância 5ºC aos 26ºC
Puntius conchonius (barbo rosa) 6cm, temperatura 5ºC a 30ºC
Corydoras paleatus (limpa fundos mármore): comprimento-10cm temperatura 10ºC a 27ºC
Gyrinocheilus aymonieri (CAE= limpa vidros chinês) – 10ºC a 30ºC comprimento máximo em aquários- 14cm, na natureza fica bem maior…) …

Bem penso que já tens aí um bom conjunto de espécies para o teu aquário, claro que não vais meter essas espécies todas, mas visto que a nível de pH e GH vivem dentro dos mesmos parâmetros diz-me tu quais as que gostarias mais de ter aí no teu aquário…

Nota- para já estamos a escolher as espécies, ainda temos de falar sobre filtragem substrato e plantas caso queira plantas naturais no aquário…claro que as plantas também têm as suas exigências especificas…
Mas não te vou encher mais com conversa, procura no Google sobre imagens dessas espécies que te mencionei, para falarmos com mais calma sobre elas…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptySeg 28 Set 2009, 14:11Responder ao tópico

Desde já obrigado pela informação que já me indicas-te.

em relação as especies que indicaste, não existem nenhumas mais "Vistosas" é que a minha namorada gosta dos peixes com cores e assim se é que me faço entender, sabes como sao as mulheres Razz

Eu gostei do Limpa fundos e do limpa-vidros os outros nao gosto muito também.

Em relação ao filtro o kit trazia um mas nao sei qual é, mas se vinah no kit penso que seja o indicado para aquele aquario nao?

cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptySeg 28 Set 2009, 23:28Responder ao tópico

Eu penso que estas espécies são bem coloridas…
Danio rerio https://www.youtube.com/watch?v=Re-iFuqNxOI&feature=channel
Puntius conchonius http://aquabases.com/fiches_poissons/fiches%20photos/barbus%20conchonius.jpg
anichthys albonubes http://www.g-hoener.de/images/03_Barben/Tanichthys_albonubes_Kardinal_var_Schleier_b.JPG

Que espécies “coloridas” é que tinhas em mente?

Quanto à tua ideia que os Kit já trazem filtragem em condições…é exactamente o contrario são poucos os aquários vendidos em Kit que tenham filtragem minimamente aceitável, e os Aquapor não estão incluídos nesses…

A tua pergunta era que peixes de água fira podias pôr nesse aqua, certo? Caso queira meter um termóstato para teres água aquecida, já existem muitos outros peixes que podem ser estudados para esse teu aquário…mas tens de sempre ter em atenção que não vai dar para meteres muitos peixes nem peixes com mais de 10-12cm, mas como as opções aí seriam imensas o melhor será tu dizeres que espécies gostarias de ter…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 10:28Responder ao tópico

Eu ainda nao sei o que escolher se agua fria ou quente, mas gostava de recriar uma especie de lago, como já vi varios nos foruns, que aconcelhas ou achas que dá para recriar neste aqua?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 13:38Responder ao tópico

Mas a que espécie de “Lago” te referes? As espécies que mencionei podem ser mantidas em lagos cá em Portugal, mas com a vantagem de serem espécies pequenas que se adaptam muito bem em aquários pequenos…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 13:42Responder ao tópico

tava a falar uma reprodução de malawi ou outro que ja vi por esses foruns ... nao é possivel no meu? se for o que indicavas?

abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 13:59Responder ao tópico

VteX escreveu:
tava a falar uma reprodução de malawi ou outro que ja vi por esses foruns ... nao é possivel no meu? se for o que indicavas?

abraço
olá,
com 80cm e se a tua ideia é um dos chamados 'Grandes Lagos da Falha de Rift' porque não Tanganyika Wink
uma espécie de conchicula e outra de rocha, Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 14:03Responder ao tópico

ya curto esses mas ia precisar de bastante ajuda para entender como funcionam as coisas e que peixes escolher e isso:P

abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 14:13Responder ao tópico

VteX escreveu:
ya curto esses mas ia precisar de bastante ajuda para entender como funcionam as coisas e que peixes escolher e isso:P

abraço
as coisas funcionam da maneira mais simples possivel, de um lado pedras, do outro conchas, umas plantitas para contraste e escolher as espécies mais indicadas para esse aqua e que gostes,
vou dar-te alguns exemplos:
- colónia de multifasciatus (conchas) e casal de jullidochromis (pedras)
- hárem de ocellatus 1m 3/4f (conchas) e casal de lelupis (pedras)
- dois ou tres casais de brevis (conchas) e casal de Altolamprologos (pedras)

são apenas alguns exemplos de algumas 'combinações' que podes fazer Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 14:17Responder ao tópico

ok vou estudar as hipoteses com a minha namorada.

E onde posso arranjar esses tipos de peixe na zona de Lisboa?

E as pedras, as conchas e as plantas?

e já agora que filtro e termostato aconcelhavas para este aqua e preços +/-?

abraço e muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 14:38Responder ao tópico

VteX escreveu:
ok vou estudar as hipoteses com a minha namorada.

E onde posso arranjar esses tipos de peixe na zona de Lisboa?

E as pedras, as conchas e as plantas?

e já agora que filtro e termostato aconcelhavas para este aqua e preços +/-?

abraço e muito obrigado
termostato 100w
filtro um que te faça pelo menos 7/10vezes o volume do aqua ex: ehein 2215
pedras as que mais gostares, conchas tambem se encontra com facilidade nas grandes superficies comerciais,
plantas ,vallisnérias, fetos e anubias.
e os peixes, fala com o Aquaben Wink Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 14:53Responder ao tópico

e preços tens ideia?

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyTer 29 Set 2009, 20:10Responder ao tópico

Bem de uma aquário de “água fria”, já vamos num de Tanganyikas…bem no meu ponto de vista isso é um “salto de gigante”, mas não quero dizer com isso que não esteja ao alcance que qualquer iniciado, tem é de seguir algumas regras indispensáveis à manutenção, saudável, desses peixes…

O Paulo já te deu umas dicas muito boas para começares a “estudar” o caso, agora as hipóteses de fauna que ele te indicou não são todos viáveis ao mesmo tempo no teu aqua, cada linha (dica) dada pelo Paulo significa que podes escolher uma dessas combinações, claro que existem mais algumas combinações viáveis para esse aquário, mas nenhuma delas contem espécies coloridas como já te referistes, mas nos Tanganyikas o que falta em cor têm em “personalidade” e comportamento…

Quanto a preços e onde comprar: (eu consigo mais ou menos a estes preços…)

Filtro Eheim 2215 +– 80€
Termóstato (Eheim) Jager 100W +– 15 a 18€
Massas filtrantes para o filtro: 1lt Zeolit +- 5 a 7€
1lt Eheim efi-substrat Pro +- 13€
Buffer JBL cx. para 500lt água +- 18€

Quanto aos peixes em Lisboa tens o Aquaplante em Benfica e a Água Viva em Campo de Ourique.
Caso te queiras deslocar até à margem Sul tens a loja Oliaquadream, Amora (patrocinador aqui no fórum ) ou directamente no meu Fishroom que também fica na Amora…os preços nas lojas não sei, nem tão pouco as espécies que têm de momento, mas odes ver na minha lista os disponíveis e respectivos preços:
http://www.peixefauna.com/aquaben-friends-f55/lista-dos-disponiveis-do-mes-t1201.htm?sid=59e6395a4d42cd8baea83e027932f8af

Agora aconselho-te a ver os seguintes artigos:
http://www.peixefauna.com/aquaben-f36/iniciacao-ao-aquario-do-tanganyika-t1025.htm
http://www.peixefauna.com/aquaben-f36/iniciacao-ao-aquario-do-tanganyika-t1025.htm

um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

VteX
VteX

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Amadora
Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyQua 30 Set 2009, 08:10Responder ao tópico

pois o problema e que nao posso gastar tanto dinheiro assim Sad

vou ter de estudar muito bem.
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyQua 30 Set 2009, 21:35Responder ao tópico

Boas
E se voltássemos à tua ideia inicial de montares um aquário com “água fria”??

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Novato Aqua 80cm Vide

MensagemAssunto: Re: Novato Aqua 80cm   Novato Aqua 80cm EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Novato Aqua 80cm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-