Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Criação de Betta Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Criação de Betta 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Criação de Betta EcoariumBanner_zps3903f249
Criação de Betta Banner500x1254_zpsf6aa283b
Criação de Betta Banner-500x125_zps9d594aec
Criação de Betta Gambabanner_zpsgucldxz3
Criação de Betta Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Criação de Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Tango
Tango

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Portugal
Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/10/2014
Gostos : 1


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyQua 29 Out 2014, 18:31Responder ao tópico

Boas pessoal, hoje venho perguntar se há alguma hipótese de reproduzir Bettas num aqua de 45 lt, 25-35 peixes, pouca fauna, muitos esconderijos, etc ...
Eu comprei um Betta LINDO na loja de animais local por 3 euros, e o senhor disse que era boa ideia comprar uma fêmea, mas, à experiência, não comprei.
O Betta começou a fazer as ''bolhinhas'' do ninho, mas não tenho nenhuma fêmea Betta no aqua. Maior parte dos peixes são Tetras, mas também tenho 1 escalar e Barbos de Sumatra (demasiado calmos para o meu gosto xD, visto que segundo as descrições deles, não têm nada a ver com os meus) e dentro dos Tetras tenho 1 casal de Tetras Coloridos / Tetras Fantasma. Para além desse aqua, tenho um de 10 lt com Driftwood e umas pedrinhas a imitar musgo. O betta têm se dado bem com todos e todos se têm dado bem com o Betta, por isso não vejo nenhuma razão para o magoarem/matarem, visto que os Escalares têm tendência a ser agressivos.
Então fica cá a pergunta, posso ou não posso vir a ter alevinos de betta, visto que os posso mudar para um à parte, sem nenhum peixe lá ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyQua 29 Out 2014, 20:40Responder ao tópico

Boas

Se queres fazer criaçao de betas deves de pensar em ter o casal num aquario proprio para a reproduçao.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Kubinhos2013
Kubinhos2013

Membro
Membro


Nome Real : João
Localização : Portugal
Mensagens : 58
Data de inscrição : 11/09/2014
Gostos : 4


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyQua 29 Out 2014, 21:55Responder ao tópico

Supostamente iria usar o de 10 lt como aquário de reprodução, e como os bettas à venda na loja devem ter menos de 4 cm, até não deve ser má ideia juntá-los no de 10 lt.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyQua 29 Out 2014, 23:27Responder ao tópico

Boas

Nao sou entendido em Betas, mas sei o suficiente para saber que nao se juntam 2 peixes um M e uma F e eles criam.
Os betas para se conseguirem reproduzir ambos o casal tem de estar receptivo para a reproduçao caso contrario da para o torto, e quando digo torto é um dos peixes ser morto ou nuito maltratado pelo outro.
Aconselho-te a passares na area de anabantideos, tem la varios topicos sobre a reproduçao de betas, da uma olhada e ve bem o que tens de fazer.
Entretanto espera-mos que a Beatriz apareça e possa dar mais sugestoes.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Tango
Tango

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Portugal
Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/10/2014
Gostos : 1


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyQua 29 Out 2014, 23:37Responder ao tópico

Ok, obrigado pela sugestão : p
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyDom 02 Nov 2014, 20:33Responder ao tópico

Boa noite Tango, é natural o teu Betta macho fazer ninho de bolhas, mesmo sem ter uma fêmea por perto. Isso significa que ele já se encontra sexualmente maduro e pronto a reproduzir-se. Mas o facto de ele fazer ninhos de bolhas não significa que ele tenha obrigatoriamente que se reproduzir. A maioria das pessoas que têm Bettas macho nunca os reproduziram, nem pensam nessa hipótese, e os seus peixes são muito felizes e saudáveis. Como o Francisco já te aconselhou, acho que deves primeiro ver os tópicos inamovíveis que temos nesta área acerca da reprodução de Bettas. Depois deves ponderar se realmente é isso que pretendes fazer, ou se apenas queres continuar a manter o teu lindo Betta. É preciso que tenhas em conta que a reprodução de Bettas, não só é muito difícil para iniciantes desta espécie, como bastante trabalhosa, dispendiosa e também requer que disponhas de muito espaço. Porquê? Bem, primeiro o próprio processo de reprodução não é tão simples como a maioria das restantes espécies de peixes, e podes compreender isto facilmente se pensares no seu carácter extremamente territorial. Para que tenhas sucesso na reprodução precisas de toda uma grande preparação do casal, tanto para que estes se aceitem mutuamente, como também para que no final da reprodução não percas nenhum dos progenitores (devido à sua violência, por vezes o casal fica bastante mal tratado, e, se a preparação não foi bem feita em termos de alimentação e outros factores, pode mesmo acontecer que eles não resistam aos ferimentos e acabem por morrer). Precisas ainda de conciliar uma grande quantidade de condições específicas em relação ao ambiente em que a reprodução ocorrerá, não só para facilitação dos progenitores, como para o sucesso no nascimento dos alevins.
Em segundo lugar, durante os primeiros dois meses de vida dos alevins tens que ter imensos cuidados para que sobrevivam. Precisam de muita manutenção em termos de água e alimentação. É realmente algo que requer muito do nosso tempo.
Por fim, chegando ao terceiro mês terás que começar a separar todos os machos da ninhada. Isto é um processo que requer muito espaço e algum dinheiro. É claro que há muitas maneiras que fazer esta separação de forma mais económica, mas raramente a custo zero.
Com esta lengalenga toda não te estou a querer demover de fazeres reprodução de Bettas, apenas pretendo alertar-te para os contras. Como é óbvio, acerca dos prós não preciso de falar, pois praticamente todos os aquariofilistas sabem os prazeres de ver nascer e crescer nos nossos aquários os filhotes dos nossos peixinhos. Assim sendo, se depois de ponderares todos estes factores que te falei quiseres avançar na reprodução, eu cá estarei para te ajudar em tudo o que precisares. Começando por te aconselhar a não comprares apenas uma fêmea para esse comunitário e sim 3 fêmeas no mínimo, para que elas se possam defender conjuntamente dos ataques do macho. Depois, para a reprodução seria preferível usares o aquário de 10 litros em vez de a fazeres no comunitário, pois a reprodução lá até poderia ser bem sucedida, mas garantidamente a taxa de sobrevivência dos alevins seria muito reduzida, ou até mesmo nula.
Se puder ajudar em mais alguma dúvida dispõe, que eu responderei com todo o gosto!
Ir para o topo Ir para baixo 

Kubinhos2013
Kubinhos2013

Membro
Membro


Nome Real : João
Localização : Portugal
Mensagens : 58
Data de inscrição : 11/09/2014
Gostos : 4


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyQua 05 Nov 2014, 17:42Responder ao tópico

Ok, obrigado pelo post, vou ter isso em conta, mas será possível eles se reproduzirem num aqua de 45 ou num de 10 ? Eu já comprei a fêmea, e ele ''persegue-a'' muitas vezes, só que a fêmea não chega a notar nele xD só foge dele.
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptySáb 08 Nov 2014, 19:11Responder ao tópico

Se mantiveres apenas uma fêmea ela vai acabar por morrer. Se não for por agressão do macho vai ser por stress devido à intensa perseguição. Nunca, em circunstância alguma, para além da reprodução de um casal bem preparado, deves manter apenas uma fêmea junta com um macho. É de grande urgência que arranjes pelo menos mais duas fêmeas.
Quanto à tua pergunta, sim é possível. Mais fácil no aquário de 10L que no de 45. Mas não te esqueças que para que nenhum dos dois morra é essencial uma boa preparação.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Criação de Betta Vide

MensagemAssunto: Re: Criação de Betta   Criação de Betta EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Criação de Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-