Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Stairway to Heaven - Nature Aquarium Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Stairway to Heaven - Nature Aquarium 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Stairway to Heaven - Nature Aquarium EcoariumBanner_zps3903f249
Stairway to Heaven - Nature Aquarium Banner500x1254_zpsf6aa283b
Stairway to Heaven - Nature Aquarium Banner-500x125_zps9d594aec
Stairway to Heaven - Nature Aquarium Gambabanner_zpsgucldxz3
Stairway to Heaven - Nature Aquarium Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Stairway to Heaven - Nature Aquarium

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 00:53Responder ao tópico

Olá a todos.

"Stairway to Heaven" será um renascer da minha paixão pelo hobby e a minha forma de manter em espírito alguém que partiu cedo de mais para a eternidade. Foram tempos marcantes e pesarosos, mas tudo se ultrapassa com amizade, amor e carinho. Toda esta montagem será uma dedicatória a toda a minha família e acima de tudo a quem já cá não está para a poder admirar este layout, pelo menos da mesma forma como o fazia noutros tempos.
O aquascaping sempre foi uma das minhas grandes paixões e, como tal, merece que me dedique da melhor forma possível. Ao contrário das minhas montagens anteriores, esta acaba por ser um renascer do layout anterior, "Stone Heart", visto que utiliza os mesmos substratos e até algumas pedras dessa mesma montagem.
Apesar do aquário já ter sido montado há uns dias, ainda há muito que fazer, principalmente no âmbito da flora. Para isso, conto com a vossa ajuda de forma a escolher as espécies para as respetivas áreas livres.
Espero que se divirtam e participem neste projeto tanto quanto possível. Da minha parte, apenas posso prometer que farei os possíveis para manter este tópico ativo e cativante.
Antes de passar aos detalhes, queria ainda agradecer à Ecoarium e concretamente ao Luís Alves pela paciência e ajuda que tem prestado neste recomeço no aquascaping. Sem dúvida que merece toda a sorte do mundo neste seu novo projeto.


SETUP

Nome:
Stairway to Heaven

Data da Montagem:
4 de Setembro 2014

Aquário:
90x40x50 cm (180 L)

Iluminação:
Calha LED 65W - DIY

Aquecimento:
Nenhum

Filtragem:
JBL CristalProfi e901
Bomba de circulação (300 l/h)

Substratos:
ELOS Terra Zero
ELOS Bottom Mineral
ADA New Amazonia

Fertilização:
Eco-grow+ - Macros
Eco-grow+ - Micros

Sistema de CO2:
WaterPlant - Botija de 1800 g
WaterPlant - Válvula Solenóide
WaterPlant - Conta-Bolhas
WaterPlant - Reactor CO2

Hardscape:
Pedras recolhidas no monte
Tronco recolhido no monte

Flora:
Alternanthera rosaefolia mini
Cryptocorine undulatus green
Cyperus helferi
Echinodorus tenellus
Hemianthus micranthemoides
Hygrophila lancea
Hygrophila pinnatifida
Ludwigia glandulosa
Pogostemon helferi
Ranunculus inundatus
Staurogyne repens
Staurogyne sp. porto velho
Vallisneria nana


Fauna:
Ancistrus sp.
Caridina japonica
Paracheirodon innesi


Stairway to Heaven - Nature Aquarium 001_zpsd616a12d
Montagem do hardscape a 23 de Agosto de 2014

Stairway to Heaven - Nature Aquarium 002_zpsc091acd7

Stairway to Heaven - Nature Aquarium 003_zps282cb367

Stairway to Heaven - Nature Aquarium 005_zpsde29f36c

Stairway to Heaven - Nature Aquarium 004_zps313ab005

Stairway to Heaven - Nature Aquarium 006_zpsa1861e08
8 dias após o começo deste projeto

Como podem ver o tronco ganhou alguns fungos, o que já seria de esperar, tendo em conta que não fiz qualquer tratamento ao mesmo. Contudo, penso que será fácil eliminar estes fungos uma vez que não estão em grande quantidade e aparentemente dão pouca luta.
Acredito que neste momento o aquário esteja um pouco estranho mas com o volume de plantas que pretendo criar, certamente que vos encherá muito mais a vista daqui a uns tempos.

Qualquer dúvida que tenham, façam o favor de perguntar!


Cumprimentos,
André Ferreira


Última edição por JANF em Dom 28 Set 2014, 20:18, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 02:21Responder ao tópico

Espectacular é a palavra para esse tronco, é brutal. Tenho de ir a esse monte buscar uns para mim, que madeira é essa?

Quanto ao resto, gosto muito do layout, está simples e clean. Já nos vens habituando a montagens de qualidade não era esta que ia destoar das restantes.

Para a fauna vais manter apenas essa ou pretendes adicionar mais alguma coisa?

Não seria preferível um cardume de otos a ancistrus?
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 02:31Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Espectacular é a palavra para esse tronco, é brutal. Tenho de ir a esse monte buscar uns para mim, que madeira é essa?

Quanto ao resto, gosto muito do layout, está simples e clean. Já nos vens habituando a montagens de qualidade não era esta que ia destoar das restantes.

Para a fauna vais manter apenas essa ou pretendes adicionar mais alguma coisa?

Não seria preferível um cardume de otos a ancistrus?
Antes de mais, agradeço os elogios. O tronco é de facto espetacular, mas será certamente uma surpresa quando digo que é uma raiz de alecrim que tinha em frente à minha casa em trás os montes. Um achado!
A ideia será preencher por completo todas as áreas que apenas têm areão neste momento, ou seja, a maior parte do aquário Razz
A fauna ainda está em planeamento. Talvez um cardume engraçado juntamente com uma boa equipa de limpeza composta por otos (maioria) e por ancistrus. A ideia é manter estes ancistrus enquanto não ficarem demasiado grandes para o que pretendo. Mas sim, na minha opinião, os otos são os melhores.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Vicente
Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : Nick - Okamispeed
Localização : Amadora
Mensagens : 724
Data de inscrição : 04/02/2014
Gostos : 11


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 02:55Responder ao tópico

Surprised uma raiz de alecrim tão grande ?????? Seja o que for e brutal Stairway to Heaven - Nature Aquarium 856850
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 09:34Responder ao tópico

Pedro Vicente escreveu:
Surprised  uma raiz de alecrim tão grande ?????? Seja o que for e brutal Stairway to Heaven - Nature Aquarium 856850
Não há grandes hipóteses de ser outro tipo de raiz naquela zona. Era um arbusto muito grande que acabou por secar e quando o apanhei já estava praticamente pronto a pôr dentro do aquário. Só tive de o limpar com a mangueira de pressão para lhe arrancar as cascas todas que tinha Razz
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 11:51Responder ao tópico

Interessante essa ranuculus.

Estou curioso por ver o efeito de quanto as plantas crescerem.

Estás a pensar amarrar alguma planta à raíz de alecrim?
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 12:32Responder ao tópico

João Carecho escreveu:
Interessante essa ranuculus.

Estou curioso por ver o efeito de quanto as plantas crescerem.

Estás a pensar amarrar alguma planta à raíz de alecrim?
Vou experimentar pela primeira vez a ranunculus inundatus... não sei bem o que esperar, mas como foi o Filipe Oliveira (FAAO) que ofereceu, estou com esperanças que tenha alguma coisa de especial ehehe Veremos se funciona bem no plano intermédio. Para já está um pouco alta, mas com o tempo penso que tenderá a crescer mais na horizontal, tal como seria normal.
Quanto à raiz, pretendo preenchê-la com hygrophila pinnatifida e algumas anibias nana mini essencialmente na base. Ando a ver se encontro a bom preço esta planta... mas tem sido complicado Razz

Vai seguindo o tópico que vais gostar de certeza!
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 13 Set 2014, 18:20Responder ao tópico

Boas!

É com muita satisfação que vejo uma nova montagem tua!

Cheia de qualidade e potencial como nos tens habituado!

Essa raíz é fantástica...

Mais um grande projecto para acompanhar com muita atenção!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Alcochete
Mensagens : 229
Data de inscrição : 13/12/2012
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 14 Set 2014, 00:54Responder ao tópico

Mas que bonita essa raiz. Stairway to Heaven - Nature Aquarium 355814

E tudo isso promete, está muito bom. Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 14 Set 2014, 12:47Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

É com muita satisfação que vejo uma nova montagem tua!

Cheia de qualidade e potencial como nos tens habituado!

Essa raíz é fantástica...

Mais um grande projecto para acompanhar com muita atenção!

Abraço!
Muito obrigado pelas palavras Smile São sem dúvida a melhor forma de alguém se motivar para um novo projeto.
Farei tudo para estar ao nível que tanto tu como outros esperam, mas pretendo fazer tudo com calma e sem me precipitar no momento da escolha das plantas.
Já estou a ver que a raíz está a fazer furor ehehe

Vou ficar à espera de mais participações tuas por aqui Smile

Abraço

Cneto escreveu:
Mas que bonita essa raiz. Stairway to Heaven - Nature Aquarium 355814

E tudo isso promete, está muito bom.  Wink
Obrigado! É muito bonita, sem dúvida Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 14 Set 2014, 14:11Responder ao tópico

Boas!

É o que fazes de melhor!

Levar tudo com muita calma!

Eu estou com o mesmo "ritmo"! Very Happy

Vou acompanhar e participar com toda a certeza!

Em termos de fauna é que me preocupa um pouco... Os ancistrus podem ser um pouco "brutos" para os layouts plantados...

Já tens em vista o resto que pensas colocar?

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 14 Set 2014, 14:28Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

É o que fazes de melhor!

Levar tudo com muita calma!

Eu estou com o mesmo "ritmo"! Very Happy

Vou acompanhar e participar com toda a certeza!

Em termos de fauna é que me preocupa um pouco... Os ancistrus podem ser um pouco "brutos" para os layouts plantados...

Já tens em vista o resto que pensas colocar?

Abraço!
Tem de ser eheh
Confesso que é a minha primeira experiência com ancistrus e até ver não tenho queixas, mas claro que eles vão crescer mais um bocado e aí podem ser mais "trapalhões". Vou mantê-los por agora para me ajudarem a limpar o tronco, e entretanto vou passar uns otos para o aquário. Com tempo logo decido se me desfaço dos ancistrus. Mas acima de tudo estão as plantas, por isso se alguém se portar mal, vai ter a porta da saída aberta ahahah
Ainda não pensei muito em fauna, mas provavelmente um cardume engraçadito. Se encontrar alguma coisa que me encha o olho $$$, trato do assunto Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 14 Set 2014, 14:38Responder ao tópico

Off topic: Entretanto já foi publicado o vídeo do workshop do Filipe Oliveira (FAAO) na Ecoarium, uma semana atrás (06.09.2014).
Espero que seja uma boa ajuda nos vossos projetos Smile

Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 20 Set 2014, 11:23Responder ao tópico

Boas!

O aquário lá vai andando, cada vez mais verdinho, aliás até verde de mais... Estive a semana toda com a água esverdeada e turva. Ontem foi dia de TPA e aproveitei para trocar 50% da água. Entretanto surgem os primeiros (e últimos, espero) motivos de grande preocupação. Na montagem anterior tive uma alga que me deu muitas dores de cabeça e foi a principal causa para desmontar o layout anterior. Acontece que ontem ao fazer a TPA dei conta de alguns locais contaminados com essa mesma alga. Deixo umas fotos nas quais se pode ver a alga em causa. Tenho mesmo de a erradicar de vez do aquário e o quanto antes para não ficar escondida debaixo das plantas que tenciono acrescentar ao layout.

Se alguém me conseguir ajudar relativamente à identificação e tratamento da mesma, ficava eternamente grato Very Happy

Stairway to Heaven - Nature Aquarium IMG_3085
Stairway to Heaven - Nature Aquarium IMG_3086
Stairway to Heaven - Nature Aquarium IMG_3087
Stairway to Heaven - Nature Aquarium IMG_3088
Stairway to Heaven - Nature Aquarium IMG_3089


Abraço,
André
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 20 Set 2014, 17:05Responder ao tópico

Boas!

Parecem-me filamentosas, agora ao certo que "variante" não te consigo dizer...

Boa sorte nesse combate...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 20 Set 2014, 17:08Responder ao tópico

Boas!

Sim, mas esta é uma praga que já me atormenta há muito tempo. Tenho mesmo de a erradicar de vez :/
Obrigado.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

jorge_
jorge_

Membro
Membro


Nome Real : Jorge Carvalho
Localização : Sintra
Mensagens : 130
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 1


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 21 Set 2014, 00:27Responder ao tópico

deves estar com luz a mais e co2 a menos...
nos meus aquários quando me apareceram filamentosas foi por isso, tinha 3*24 em 50 litros, se me acabava o co2 ou esquecia de fazer a tpa lá vinham elas!
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyDom 21 Set 2014, 17:59Responder ao tópico

jorge_ escreveu:
deves estar com luz a mais e co2 a menos...
nos meus aquários quando me apareceram filamentosas foi por isso, tinha 3*24 em 50 litros, se me acabava o co2 ou esquecia de fazer a tpa lá vinham elas!

Luz a mais acho pouco provável, mas vou estar atento. Já o CO2 podia estar ligeiramente abaixo do suposto e com algum excesso de nutrientes. Neste momento reduzi a fertilização para metade, para ver o comportamento do aquário.
Obrigado pela ajuda Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySeg 22 Set 2014, 12:07Responder ao tópico

Boas.
Para combater esta alga, vou aplicar diariamente uma dose de H2O2 para ver se a consigo eliminar enquanto está em pouca quantidade.
Se alguém tiver algum peixe ou camarão que ache que pode ajudar nesta batalha avise!
Normalmente colocaria SAE mas é um peixe que enquanto é pequenino é tudo bonito mas quando começa a crescer fica um pouco insuportável para o meu gosto Razz

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySeg 22 Set 2014, 13:26Responder ao tópico

Não metas SAE, tens as Caridinas japónicas dão-te cabo disso em três tempos.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySeg 22 Set 2014, 16:04Responder ao tópico

Boas.

Também me parecem filamentosas verdes. Estas costumam aparecer quando há níveis insuficientes de CO2 ou de nutrientes ou picos de amónia.

Para se combater algas, nunca se deve reduzir a fertilização pois vais acabar por criar um desequilíbrio ainda maior e é quase certo que vai acabar por se agravar.

Fazes fertilização por método estimativo?

A minha sugestão é manteres a fertilização, aumentares um pouco o CO2 e diminuíres o fotoperiodo em 1 ou 2 horas. Depois é ires vendo como as algas se vão comportando. À partida, irão começar a desaparecer. Para retirares as algas que tens no aquário, usa uma escova de dentes que elas agarram-se logo aos filamentos da mesma. Quando menos tiveres lá dentro, menos competição fazem com as plantas e por conseguinte, menos força têm para prosperar.

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyTer 23 Set 2014, 23:27Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Não metas SAE, tens as Caridinas japónicas dão-te cabo disso em três tempos.
Foi isso mesmo que fiz hoje. Arranjei 10 caridinas japonicas para me tratar do assunto... correção 9 caridinas e 1 camarão madeira (Atyopsis moluccensis) por engano. Tenho de ver se tem alguma utilidade neste momento, caso contrário vou ter de o tirar do aqua que parece-me grande de mais...
SAE, nem pensar neste aquário. Ficam demasiado grandes em pouco tempo Razz


João Marujo escreveu:
Boas.

Também me parecem filamentosas verdes. Estas costumam aparecer quando há níveis insuficientes de CO2 ou de nutrientes ou picos de amónia.

Para se combater algas, nunca se deve reduzir a fertilização pois vais acabar por criar um desequilíbrio ainda maior e é quase certo que vai acabar por se agravar.

Fazes fertilização por método estimativo?

A minha sugestão é manteres a fertilização, aumentares um pouco o CO2 e diminuíres o fotoperiodo em 1 ou 2 horas. Depois é ires vendo como as algas se vão comportando. À partida, irão começar a desaparecer. Para retirares as algas que tens no aquário, usa uma escova de dentes que elas agarram-se logo aos filamentos da mesma. Quando menos tiveres lá dentro, menos competição fazem com as plantas e por conseguinte, menos força têm para prosperar.

Boa sorte!
Boas João!

Acho estranho ser o CO2, neste momento estou com um débito de 3/4 bps num reator o que me parece muito bom. Estou a fertilizar com eco-grow+ (macro e micro) da ecoarium (pela 1ª vez) de acordo com as indicações no rótulo, para já. Só se foi um pico de amónia... Com as caridinas que introduzi penso que o problema se deve resolver mais facilmente agora.

Sim, uso o EI.

O fotoperíodo está em 8h, achas que deva reduzir? Sim, sempre que posso faço uma limpeza e aplicação de água oxigenada. Hoje fiz uma TPA 50%, porque também tenho andado com a água verde...

Obrigado pela ajuda Smile

Abraço,
André
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyQua 24 Set 2014, 08:51Responder ao tópico

Bom dia André.

Eu já usei esses fertilizantes e são bons.

Tens um dropchecker calibrado no aquário? À partida, com um reactor, a dissolução do CO2 será completa ou quase e talvez não seja problema daqui. Por exclusão de partes, o problema pode ser mesmo iluminação a mais. Como te tinha dito, podes reduzir uma ou duas horas e acompanhar a coisa.

Cuidado com a sobredosagem de h2o2...e deves fazer sempre uma TPA após o uso da mesma.

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 27 Set 2014, 11:49Responder ao tópico

Boas pessoal!

Este fim de semana haverá novidades Stairway to Heaven - Nature Aquarium 3320234665


Abraço,
André
Ir para o topo Ir para baixo 

JANF
JANF

Membro
Membro


Nome Real : João André Nogueira Ferreira
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 198
Data de inscrição : 18/09/2011
Gostos : 2


Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptySáb 27 Set 2014, 11:52Responder ao tópico

João Marujo escreveu:
Bom dia André.

Eu já usei esses fertilizantes e são bons.

Tens um dropchecker calibrado no aquário? À partida, com um reactor, a dissolução do CO2 será completa ou quase e talvez não seja problema daqui. Por exclusão de partes, o problema pode ser mesmo iluminação a mais. Como te tinha dito, podes reduzir uma ou duas horas e acompanhar a coisa.

Cuidado com a sobredosagem de h2o2...e deves fazer sempre uma TPA após o uso da mesma.

Cumpts

Boas.

Sim, para já também estou satisfeito. Sim, uso dropchecker e tem estado verde amarelado o que indica que à partida o CO2 já estará no ponto. Já reduzi uma hora e neste momento não vejo filamentosas em lado nenhum. As caridinas acho que estão a trabalhar muito bem também Smile
Eu sei disso, mas agradeço a atenção eheh
Obrigado por toda a ajuda João.

Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Stairway to Heaven - Nature Aquarium Vide

MensagemAssunto: Re: Stairway to Heaven - Nature Aquarium   Stairway to Heaven - Nature Aquarium EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Stairway to Heaven - Nature Aquarium

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-