Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EcoariumBanner_zps3903f249
Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Banner500x1254_zpsf6aa283b
Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Banner-500x125_zps9d594aec
Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Gambabanner_zpsgucldxz3
Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Ramirezi.... duas femeas ou casal ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 15:35Responder ao tópico

Preciso dos vossos sabios conhecimentos para tentar perceber o que se passa Very Happy

Tenho o que penso ser dois casais formados German Blue (femeas) com Electric Blue (machos).

Cerca de 1 mês atras separei um dos casais para um aqua mais pequeno (50 Lts), depois de ter visto que tinham colocado uma postura no comunitario, desde então tenho tido posturas semanalmente (1º indicio que possivelmente são duas femeas, uma vez que pelo que tenho lido o ciclo deverá ser maior, cerca de 2 a 3 semanas,) os resultados têm sido sempre os mesmos muitos ovos que 2 dias depois estão todos brancos parecendo não ter ocorrido a fecundação. todo o comportamento é de casal limpam o xisto em conjunto e cuidam dos ovos em conjunto .

uma questão para a qual ainda não encontrei muita informação é a seguinte, a femea quando está em vias de colocar uma postura fica com o ovopositor saido e de cor branca, isto acontece com o macho tambem? ou seja na altura da fecundação o orgão reprodutor fica visivel tal como na femea?

em suma ou tenho realmente duas femeas, ou pode-se dar o caso de o "macho" ser infertil visto ser electric blue que pelo que li têm varios casos conhecidos de infertilidade por causa de hormonas utilizadas pelos criadores(?).


o meu receio é que á velocidade que estão a por ovos as possa perder sem ter a possibilidade de retirar uma criação.

agradeço o vosso feedback pois se tiver a certeza que são duas femeas vou arriscar e separa-las para coloca-las com outros machos.


Vera, realtivamente ás duvidas e o facto de pensar que podem ser duas femeas é porque ontem ocorreu nova postura e vi que o electric blue (que supostamente é o macho ) parecia ter o ovopositor tambem (dai a minha questão de se nos machos o orgão reprodutor tbm é saliente e se assemelha ao da femea de alguma forma (tenho ideia que não Smile mas perguntar nao custa.

Quanto ao comportamento de ambos, assim que os ovos passam a cor branca e viram caviar Smile ficam mais agressivos um com o outro mas normalmente no dia seguinte já estam juntos ou juntas Very Happy.

de momento nao tenho fotos mas vou actualizar assim que possivel, para ver se me conseguem ajudar, a German garantidamente é femea residindo apenas a duvida no Electric se é macho ou femea.

Obrigado !!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 16:08Responder ao tópico

É assim também não se pode dizer que é normal, mas acontece muitas vezes. O problema não é esse é que a fêmeas com muitas posturas vai papando os ovos, sempre que há uma postura nova lá se vai a outra á viola e daí que nenhuma vinga.

Na fêmea o ovopositor é mais saliente, já no macho é um pouco saliente mas não se evidência tanto como na fêmea.

Dizes que quando "postam" os ovos vêm verdes e depois passam a brancos por fungarem?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 16:09Responder ao tópico

Era importante as fotos a cada um para vermos se se consegue sexar, faz lá isso para a gente ver. Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 16:24Responder ao tópico

assim que chegar a casa trato disso, fica prometido !!

os ovos começam por ser de uma cor acinzentada mas gradualmente vao ficando todos brancos, penso que não se trata de fungos mas sim falta de fertilização.

já me aconteceu ter posturas "fungadas" mas normalmente surgem com cristais em cima, estas ultimas posturas nao tem aparecido ficam apenas brancos e viram caviar Very Happy

alias tal como esperava tem sido uma experiencia gradual, as primeiras posturas demoraram horas até desaparecer, sendo que as ultimas 3 tem durado 3 dias (altura em que já se devia ver movimento dos recem nascidos, nem as pintas pretas nos ovos aparecem que salvo erro são os olhos dos alevins certo ? dai mais uma teoria para achar que os ovos nao sao fecundados.

Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 16:30Responder ao tópico

Pode ser que o macho por uma questão de inexperiência não os fertilize.

Ao 5º dia por norma é que eles eclodem.
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 16:45Responder ao tópico

pois, é tambem uma hipotese que ja tinha colocado.

é um facto que ele anda sempre a esfregar-se nos ovos assim que ocorre a postura, mas nao significa que os fertilize Very Happy

o engraçado é que as posturas ocorrem sempre no mesmo dia da semana á mesma hora, têm um relogio biologico suiço!

já pensei em separar os ovos e tentar fazer eclodir num aqua a parte, já vi varios casos de sucesso usando esta tecnica, contudo tenho preferencia em que sejam os pais a cuidar deles, até porque sei que nisso os ramirezis exemplares,
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 17:28Responder ao tópico

Não te metas nisso é mais complicado. Podes correr o risco de fungarem, isso é uma coisa que tem de ser feita cautelosamente com uma seringa mas...nem sempre resulta.

Pois podes estar a tirá-los e eles não estarem ainda fertilizados por exemplo....

Nada como deixar a natureza seguir o seu curso, só o facto de teres posturas já é muito bom, é sinal que todos os parâmetros da água estão conforme e eles estão bem adaptados.

Já agora quais são os parâmetros da água? Também podias colocar aqui o setup do aqua para ficarmos mais elucidados.
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Dionísio
Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Paulo Dionísio
Localização : lisboa
Mensagens : 868
Data de inscrição : 26/12/2012
Gostos : 22


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 18:17Responder ao tópico

A fêmea deposita até 250 ovos, que tem cor acinzentada/amarelada. Os alevinos durante os três primeiros dias, consomem o saco vitelino, e após esses dias nada melhor que Artémia recém eclodida. Depois disto, eu pessoalmente preferia deixa-los com os pais até serem capazes de comer e procurar o alimento, a partir do momento que conseguem comer granulado moído, será possível separa-los dos pais, de forma a aproveitar a taxa de eclosão ao máximo, porém, quanto mais tempo tiverem com os pais, mais fortes crescem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 18:27Responder ao tópico

Paulo Dionísio escreveu:
A fêmea deposita até 250 ovos, que tem cor acinzentada/amarelada. Os alevinos durante os três primeiros dias, consomem o saco vitelino, e após esses dias nada melhor que Artémia recém eclodida.

Ok, nesse caso vamos dizer que entre o 3º e o 5º dia eclodem, se calhar é mais correcto. Cada caso é um caso, nem sempre correm as coisas da mesma maneira.

Faltou dizer que por vezes, é preciso separar o macho da fêmea enquanto ela toma conta da prole, isto se se optar por deixar os alevins com os pais que acho ser o mais correcto. De salientar, que cada caso é um caso.
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:21Responder ao tópico

Ora como prometido cheguei a casa e toca de ir fazer sessão fotográfica Smile

a postura continua com muito bom aspecto passadas 20 horas, nao vejo nenhum ovo branco o que até agora tem acontecido com frequencia nestas primeiras horas.


Aqua 50 Lts

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd107_zps484815fa


Macho Electric Blue (ou pelo menos penso eu de que Smile )

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd116_zpsc773696d

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd115_zps6d517a5d

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd109_zps54cb4b1b

Femea German Blue Ram

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? 28wp7xj


e esta é do aqua de 200 Lts (a pedido da Vera e como forma de agradecimento pela optima recepção)

Nota: ainda nao fiz a limpeza da semana e a selva está a precisar de desbaste, mas assim depois da para compararem o antes e o depois) Smile

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd132_zpsec5e29c0


relativamente aos parametros da agua do aqua de 50 lts

ph: 6.4
Temp: 28º
NO3: 0
NO2: 0
GH: >3ºd
KH: 0ºD

Alimentação

flocos 3 x por dia
Bloodworms - 2 x por semana
Artemia  - 2 x por semana


microvermes á espera que os ovos se transformem Very Happy

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd117_zps0da23f26
cumps


Última edição por RamiRami em Sex 12 Set 2014, 19:58, editado 5 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:26Responder ao tópico

Rami, não estou a ver as fotos todas, só estou a ver uma. Estás a enganar-te nalguma coisa, como estás a fazer?
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:28Responder ao tópico

vou refazer, nao percebi.. fiz todas iguais..

1 min..
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:30Responder ao tópico

Bem enquanto resolves isso, para mim a que aparece é uma fêmea.
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:36Responder ao tópico

nao percebo, estou a usar a ferramenta do forum.. faço o upload para gerar link, e depois coloco no url.. no preview aparecem todas bem .. quando faço enviar desaparecem. estou a fazer alguma coisa mal ?

sim essa é a German essa já a apanhei umas 6 vezes a por ovos ... dessa nao tenho duvidas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:43Responder ao tópico

Não uso o tinypic, tenho de ir lá ver como é não me lembro. Eu alojo no Photobucket, depois no lado direito selecciono o rectângulo de baixo (url) e faço logo paste aqui.
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:49Responder ao tópico

ok vou experimentar pelo photobucket. tks
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 19:59Responder ao tópico

Ok penso que assim já está. obg
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 20:31Responder ao tópico

RamiRami escreveu:

Macho Electric Blue (ou pelo menos penso eu de que Smile )

Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Downloadd116_zpsc773696d

Muito sinceramente acho que é uma fêmea porque a alheta da barbatana dorsal não se destaca e porque apresenta na barbatana pélvica alheta negra mas....
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 20:42Responder ao tópico

pois, tenho um casal alternativo entao Very Happy ahahhahahha

e nao acham que o facto de todas as semanas ter posturas um forte indicio ? ok que pode ser variavel e cada caso é um caso.. mas o facto de ser tao curto o espaço de tempo entre posturas (7 dias certos) parece-me ser mais um factor que determina que na realidade são duas femeas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySex 12 Set 2014, 20:49Responder ao tópico

Para te dizer a verdade não acho normal teres aí posturas todas as semanas mas também pode acontecer.

Quanto ao suposto macho ser fêmea deixa lá ver se mais alguém arrisca dar uma opinião.
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptySáb 13 Set 2014, 21:11Responder ao tópico

Olá a todos,

Novamente apareceram-me os ovos todos brancos, nesta fase já mais de metade, mas ainda nao os comeram.

entretanto vou trocar e colocar estes no comunitário e o outro casal salta para este aqua, pelo menos o macho eletric tem todas as caracteristicas e nao engana Very Happy


Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptyQua 08 Out 2014, 19:52Responder ao tópico

Boas
mais alguem dá opinião sobre a sexagem do electric blue, passado quase um mes de terem voltado para o comunitario continuam com comportamento de casal mesmo existindo outros machos e femeas.

obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptyQua 08 Out 2014, 20:04Responder ao tópico

Boas

Eu tambem me inclino para que seja uma femea o suposto macho.

O que acontece com as posturas?
Eles comem os ovos?
Ou cuidam deles e acabam por fungar?

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptyQua 08 Out 2014, 20:22Responder ao tópico

Os ovos ficarem brancos pode ser apenas fungados ou pela tua água não ser suficiente macia para os ovos serem fecundados. Pois também me inclino para uma fêmea e bem bonita.
Ir para o topo Ir para baixo 

RamiRami
RamiRami

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ~Portugal
Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 1


Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptyQui 09 Out 2014, 02:00Responder ao tópico

Boas,

relativamente ás posturas enquanto estiveram no aquario separados colocaram cerca de 7 posturas basicamente todas as semanas tinha posturas, nunca cheguei a ver os ovos fertelizados pois acabavam por ficar brancos

penso que nao está relacionado com as condições da agua mas sim com o facto de ser femea, Smile pois o casal que coloquei no aqua onde estes estavam tiveram postura á primeira Very Happy tenho uma nuvem de 60 a 70 já com 2 dias de natação livre. é um casal tbm formado por German e Eletric (vou criar um post e colocar algumas fotos.)

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? Vide

MensagemAssunto: Re: Ramirezi.... duas femeas ou casal ?   Ramirezi.... duas femeas  ou casal ? EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Ramirezi.... duas femeas ou casal ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-