Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Novo aquário  Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Novo aquário  20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Novo aquário  EcoariumBanner_zps3903f249
Novo aquário  Banner500x1254_zpsf6aa283b
Novo aquário  Banner-500x125_zps9d594aec
Novo aquário  Gambabanner_zpsgucldxz3
Novo aquário  Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Novo aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Nero2014
Nero2014

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Cuba
Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Novo aquário    Novo aquário  EmptyTer 26 Ago 2014, 00:24Responder ao tópico

Bom dia

gostava de uma ajudinha

estou a pensar fazer outro aquário de 40x38x30
e não sei qual o substrato que devo meter
Já tenho um aquário montado com o aquabais plus + manado
mas pelo que li este manado não me ajuda mto com o Ph

já ouvi falar mto bem do Ada aqua soil new amazonia e do TMC nutrasoil black
o que me recomendam ???

obrigado

cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyTer 26 Ago 2014, 12:30Responder ao tópico

Boas!

Depende do que queiras em termos de pH...

Pelo que sei o Manado é totalmente inerte, ou seja não altera o pH, o que pode ser muito bom!

Esse da ADA ajuda a alterar, o que só terá vantagem com algumas espécies...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyTer 26 Ago 2014, 14:37Responder ao tópico

Sim... Depende do valor de pH que pretendas para o sistema.

Qual o valor ou em termos de acidez/basicidade que pretendes?
Ir para o topo Ir para baixo 

Nero2014
Nero2014

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Cuba
Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQua 27 Ago 2014, 22:27Responder ao tópico

Boas

eu gostava de ter outro aquario de neon e com a minha agua da torneira é de 7,4
devo optar por um que baixe o PH
e como ja me disseram que o TMC nutrasoil black é mto fixe ..

Alguém tem este substrato ???

Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQui 04 Set 2014, 11:42Responder ao tópico

Não tenho, mas ando a pensar em alterar o meu comunitário e tenho visto boas reviews.
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQui 04 Set 2014, 11:47Responder ao tópico

Boas, podes ser mais especifico com o que pretendes a nível de fauna.
Pela perguntas dizes que queres outro, mas que tipo de peixes vais meter?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQui 04 Set 2014, 13:07Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQui 04 Set 2014, 15:24Responder ao tópico

Boas,

Eu utilizei durante alguns anos os substratos da Aquatic Nature. Tens várias cores disponíveis assim como vários tamanhos de grão.
A nível de comportamento, é mesmo muito bom para plantados. Não se desfaz, ao contrário do ADA, e pode ser lavado e enxaguado para facilitar o trabalho de novas montagens.
Estabiliza alguns parâmetros da água, inclusivamente o pH, mas confesso que nunca testei estas variações.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptySex 12 Set 2014, 15:51Responder ao tópico

Boas, desculpem a intromissão mas gostaria de levantar aqui uma questão se me permitem que sou récem chegado, sem que me interpretem mal.
Tirando as espécies selvagens e algumas de cativeiro mais sensíveis como os Symphysodon discus, qual o impacto do pH na qualidade de vida dos nossos animais?
Não me refiro a alterações bruscas de pH que possam provocar choques osmóticos, falo sim de ter um cardume de neons em 6,5 ou 7 por exemplo.
Acham que eles notam a diferença após gerações e gerações de criações em águas que nada têm haver com o seu habital natural por onde nunca passaram?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptySex 12 Set 2014, 17:55Responder ao tópico

Pois há certas espécies que natureza necessitam de determinados parâmetros por serem selvagens.

Nos ciclideos anões existem de facto muitas espécies de apistogrammas que são vendidas e são selvagens aí devemos ter cuidado com o pH por que inclusivamente eles não praticam posturas se a água que lhes é oferecida não tem um pH ácido, este é um exemplo.

No caso dos ramirezis por exemplo, já são espécies que são vendidas maioritariamente de cativeiro, já não se põe tão em causa a questão do pH, como tu disseste, já se adaptam muito mais facilmente a outro tipo de pH, dentro dos valores que se podem chamar de normais.
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptySex 12 Set 2014, 18:08Responder ao tópico

[quote="Tirando as espécies selvagens e algumas de cativeiro mais sensíveis como os Symphysodon discus, qual o impacto do pH na qualidade de vida dos nossos animais?
Não me refiro a alterações bruscas de pH que possam provocar choques osmóticos, falo sim de ter um cardume de neons em 6,5 ou 7 por exemplo.[/quote]

eu falo por mim, que começo a acreditar que o mito ph ainda anda muito enraizado, mesmo os apistos podes ver que se tem que ter mais atenção ao gh e kh que propriamente o ph.
mas esta é a minha opinião
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptySex 12 Set 2014, 22:01Responder ao tópico

Boas,

O tópico é velhinho, mas já que a discussão veio à baila:
http://www.peixefauna.com/t10338-a-importancia-do-ph-topico-de-discussao

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptySex 12 Set 2014, 22:25Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

O tópico é velhinho, mas já que a discussão veio à baila:
http://www.peixefauna.com/t10338-a-importancia-do-ph-topico-de-discussao

Abraço


Do que estive a ler, concordo TOTALMENTE com o Pedro Santos.
O pH não tem qualquer importância, na realidade é o parametro menos importante que existe.
Não estamos a falar de mudanças bruscas, ou de descidas lentas que cheguem aos 5 valores por exemplo.
Reparem, os animais são criados em grande parte na América do Sul, Colombia e paises vizinhos. São criados em tanques sem as minimas condições. Quando chegam à europa, são enviados para os distribuidores e só depois para as lojas.
Estamos a falar de gerações sobre gerações (milhares ou mesmo milhões) que nunca estiveram em habita natural e que vivem em águas carregadas de NO3, tal como nas lojas.
Passem numa loja e perguntem se eles diferem as águas a nivel de pH.

A questão é que os testes de pH dão dinheiro se é que me entendem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQua 22 Out 2014, 16:58Responder ao tópico

Entendo a opinião de todos.
Mas penso que devemos adotar o controle de pH mais pela questão de fornecer um conforto a mais aos animais e as plantas (em referência aos plantados), porque a manutenção e ajuste de pH favorece a um ciclo de vida melhor (nascer, crescer/desenvolver, procriar, morrer (com idade média real para espécie)) Concordo que parâmetros como dureza, amônia, nitrito são importantíssimos. Mas o bem-estar animal é uma questão importante.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyQua 22 Out 2014, 17:05Responder ao tópico

Quanto a escolha de um substrato tens que ver bem qual fauna e / ou flora vais meter.
Prefiras o mais inerte possível.
Se queres estabelecer um pH levemente ácido, aconselho arranjar para compor seu aquário uma casca de troco tratada, onde podes deitar uns musgos. Assim considero uma boa sugestão para sua montagem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptySáb 29 Nov 2014, 12:47Responder ao tópico

Andava por aqui a passear e constatei que o fórum já teve melhores dias no que diz respeito a movimentação e troca de informações, e como já fiz parte a equipa, sei bem o esforço que os administradores fazem para manter o nosso Forum em andamento, por isso mesmo pensei dar o meu contributo e espicaçar e desafiar os membros a postarem um pouco mais e a colocarem mais fotos, que a malta quer é fotos.
Nesta época de natal que estamos prestes a entrar, vamos reconhecer o excelente trabalho que o Francisco Ramalho e o Fernando bagatelas têm feito e vamos todos juntos, elevar este fórum ao posto que merece. É tão fácil , basta um post por dia. vá lá não custa nada.
Vou meter este post em todo o lado quanto mais não seja recebem notificação e então cá.
Um bom Natal a todos. E que 2015 seja o ano em que o Peixefauna seja o fórum nº1 em Portugal.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Novo aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Novo aquário    Novo aquário  EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Novo aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-