Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

O meu 1º aquário de 136 L Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
O meu 1º aquário de 136 L 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
O meu 1º aquário de 136 L EcoariumBanner_zps3903f249
O meu 1º aquário de 136 L Banner500x1254_zpsf6aa283b
O meu 1º aquário de 136 L Banner-500x125_zps9d594aec
O meu 1º aquário de 136 L Gambabanner_zpsgucldxz3
O meu 1º aquário de 136 L Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

O meu 1º aquário de 136 L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3 ... 11 ... 21  Seguinte
AutorMensagem

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 13 maio 2014, 11:50Responder ao tópico

boas  comprei um aquario novo (ja era usado e novo para mim) tem as medidas de 100x45x30.
quero preparalo assim:
a cerca de 80 cm colocar uma divisao ficando um cantinho com 20 por 45 por 30 a divisao seria numa rede muito fininha ou com uma placa de acrilico com furus mesmo pequenos 1mm ou menos isto porque quero ter no aquario guppyes danio zebra,platys, coridoras e talvez espadas e alguns red cherry (selvagens)
a ideia da divisao seria uma especie de maternidade para os danios desovar e para colocar os alevinos dos guppyes etc assim nao teriam de sair para outro aquario nem estar confinados a uma maternidade pequena das compradas essa sim seria usada apenas para "colher" as crias dos guppys etc..
o que me dizem da ideia?

e quanto ao substracto para plantar terra das plantas neutra lavada em 2 ou 3 vezes e fervida seria uma boa opçao? serica dps colocada com 2 camadas de areia no local de plantaçao apenas com 1 camada do genero tou a pensar plantar nas traseiras e mais uma ou duas plantas colocadas nas pontas ou centro como refugio intermedio suponhamos a zona de traz e os dois cantos da frente seria algo assim terra no fundo todo de seguida atras e nos cantos colocava o areao proprio para ajudar as plantas a fixarem se cerca de 5 ou 10 cm de largura nos cantos fazeria igual e no restante aquario areia de silica pois era uma opçao mais barata...

e quanto ao periodo de ciclaçao 3 semanas certo? nesse tempo posso colocar camaroes selvagens? consigo arranjar alguns de graça

desculpem o topico longo mas tenho de tirar as duvidas
Ir para o topo Ir para baixo 

José A. Campos
José A. Campos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : nick - jadsc
Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 4790
Data de inscrição : 19/10/2012
Gostos : 72


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 13 maio 2014, 12:03Responder ao tópico

Coloca que material já tens para o aquário.
A minha opinião sobre o substrato fértil já te dei.
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 13 maio 2014, 12:12Responder ao tópico

Para ja nao tenho nada esta é a minha ideia projecto vou buscar o aquario agora a tarde o proximo passo seria dividi lo como referi e arranjar o substracto e areao..
a unica coisa que tenho agora e alguns peixes num mais pequeno simples e com uma plantinha artificial e um pequeno esconderijo de barro.

agora precisava era mesmo de ideias para o montar e que nao fossem assim muito caras..
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

luismodesto
luismodesto

Membro
Membro


Localização : Suiça
Mensagens : 161
Data de inscrição : 02/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQua 14 maio 2014, 01:15Responder ao tópico

Ciclo 3 semanas?? Nem penses nisso... Um mês no mínimo... E mesmo assim já é limite limite.... O melhor é ires controlando os níveis de amônia , nitrito e nitrato com os testes ( testes de gotas de preferência ) para teres a certeza do momento certo, se o ciclo não estiver bem feito ou for interrompido vai te dar muita dor de cabeça, falo por experiência propia hehehe ... No tempo em que estiveres à espera que o ciclo seja completo vai lendo, pesquisando, estudando, é o melhor que podes fazer... As vezes não ter paciência ou fazer coisas sem pensar pode estragar tudo, eu por exemplo mudei de filtro, tirei o antigo e pus o novo a trabalhar sozinho, ou seja o ciclo foi por água abaixo e tive muitos problemas com isso, e ainda não estão resolvidos, se o ciclo for bem feito é 80% do caminho para que tudo corra bem daí para a frente.
E quanto a divisão, acho que se fizeres não deve fazer mal mas plo menos os guppys não presisam disso, vai sempre haver 2 ou 3 que sobrevivem e crescem, tenho um aquário com 126 litros e neste momento tenho 4 pequenos, que escaparam aos tetras... Já os danios pelo que tenho lido são mais difíceis e é mesmo recomendado um local propio .
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQua 14 maio 2014, 11:10Responder ao tópico

Boas!

O ciclo até pode ficar completo em 3 semanas, ou mesmo menos, se adicionares aceleradores biológicos.

Se deixares as coisas correrem naturalmente, deverá estar completo em cerca de 4 semanas (28 dias).

O importante mesmo é controlares a sua evolução e veres, pelos parâmetros, quando está terminado.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQui 15 maio 2014, 09:51Responder ao tópico

uma pessoa ta sempre a aprender para os guppies sei que nao é preciso a divisao pois como faço tambem intençao de colocar duas ou 3 plantas eles esconden se mas tambem tenho ideias de ter uma criadeira na minha zona tenho 3 lojas de animais e ja me informei que nas 3 compram me grande parte da criaçao provavelmente o lucro nao vai compensar o trabalho mas vou tentar.. a divisao e mesmo derivada aos danios zebra.. vejo que tambem tens guppies juntos com tetras fiz o mesmo mas como o aquario era pequeno e sem esconderijos os tetras mordiscaram me os guppies..

outra questao humus de minhoca que sabem dizer me sobre isso para substracto?
alguem ja usou?
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQui 15 maio 2014, 10:00Responder ao tópico

eu tenho possiblidade e facilidade de arranjar cmaroes red cherry selvagens de graçao vou "pescalos" ao rio e provavelmente vem algum peixe pequeno junto que se alimente de algas na mesma zona dos camaroes será que ao fim de cerca de 3 semanas os poderia intruduzir como teste no aquario se sentir problemas coloco no comunitario mais pequeno.

se me puderem dar dicas agradecia a zona que quero plantar tem as medidas 85x45x30 nao quero plantar em demasia quero colocar uma pedra com musgo java sei que é bom para os camaroes. mas que outras plantas posso colocar? poderei colocar cerca de 4 plantas fora o musco 2 de Limnophila sessiflora e 2 de Ambulia limnophila mas pelo que vi crescem rapido pode cortar se? ou como se diz podar estas plantas? e como se podem podar?


para as criaçoes futuras consigo arranjar uma cultura de microvermes alguem sabe como fazer uma boa infusao com folhas(alface por exemplo)..

tou a pensar para a alimentalao dar nos primeiros 2 a 3 dias infusoes e a partir dai intercalar com microvermes e ao fim de 2 semanas começar a fornecer flocos em pó
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQui 15 maio 2014, 22:29Responder ao tópico

Sim, a esse tipo de plantas ofereces uma poda e podes replantar os pés.

Quanto ao substracto, eu sou suspeito. Gosto muito do da JBL (manado).
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQui 15 maio 2014, 22:41Responder ao tópico

Olha aqui sobre húmus de minhoca:

Húmus de minhoca como fertilizante do substrato?
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptySex 16 maio 2014, 13:17Responder ao tópico

boas muito obrigado pelas respostas quanto ao humus vou mesmo arriscar vou meter duas plantas naturais e algumas decoraçoes artificiais ou entao acabo por plantar todo ja que fazendo a poda das especies que vou arranjar elas pegam gostava de saber se existem plantas tipo a erva que vemos na rua folhas compridas e finas e com alguma densidade penso que ficavam bem no aquario
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptySex 16 maio 2014, 13:18Responder ao tópico

boas muito obrigado pelas respostas quanto ao humus vou mesmo arriscar vou meter duas plantas naturais e algumas decoraçoes artificiais ou entao acabo por plantar todo ja que fazendo a poda das especies que vou arranjar elas pegam gostava de saber se existem plantas tipo a erva que vemos na rua folhas compridas e finas e com alguma densidade penso que ficavam bem no aquario.

Estou a pensar usar plantas de cultivo facil e pelo que vejo crescem bem rapido como se procede a poda? corta se quase tudo ou tem que se cortar tipo ramificaçoes deixando uma ou duas as especies que penso plantar alem do musgo java sao ambulia limnophila e limnophila sessiflora
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptySex 16 maio 2014, 22:55Responder ao tópico

Boa noite

Ismael que grande confusão que anda para aí.
Estás a ser pouco objectivo naquilo que queres escolher futuramente. Primeiro e antes de tudo precisas decidir concretamente o que pretendes. Só assim consegues fazer um planeamento que não te traga dissabores no futuro.
Queres um aquário que te " dê trabalho" ou queres algo de fácil manutenção que não te exija muito tempo? Vê lay outs, qur plantas pretendes concretamente, para quê humus se optares por plantas de baixas exigÊncias?
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptySeg 19 maio 2014, 19:51Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa noite

Ismael que grande confusão que anda para aí.
Estás a ser pouco objectivo naquilo que queres escolher futuramente. Primeiro e antes de tudo precisas decidir concretamente o que pretendes. Só assim consegues fazer um planeamento que não te traga dissabores no futuro.
Queres um aquário que te " dê trabalho" ou queres algo de fácil manutenção que não te exija muito tempo? Vê lay outs, qur plantas pretendes concretamente, para quê humus se optares por plantas de baixas exigÊncias?


este tipo de plantas necessita de algum substracto ou nao?
musgo java sao ambulia limnophila e limnophila sessiflora
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptySeg 19 maio 2014, 20:08Responder ao tópico

Quando pensas em colocar plantas tens que ver as suas necessidades de uma forma generalizada. Se precisam de substrato fértil, muita ou pouca iluminação, fertilização adequada... Tens também que ter em conta o substrato inerte que colocas. Nem todas as plantas se aguentam em determinados substratos, mesmo tendo um fértil abaixo
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 09:30Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Quando pensas em colocar plantas tens que ver as suas necessidades de uma forma generalizada. Se precisam de substrato fértil, muita ou pouca iluminação, fertilização adequada... Tens também que ter em conta o substrato inerte que colocas. Nem todas as plantas se aguentam em determinados substratos, mesmo tendo um fértil abaixo

como sou um bocado verde e estamos em crise o meu substracto vai ser humus de minhoca tratado em casa para certificar que nao passam organismos ou ovos de minhoca para o aquario (ja li algures quem fez o tratamento sem secagem no forno e passados alguns dias de o colocar no aquario viu uma minhoca a passear se pelo fundo.. mas como ja referi anteriormente que sou verde nos aquas plantados logo para começar penso colocar as especies que referi anteriormente o musgo java e ambulia limnophila e limnophila sessiflora e plantas mais pequenas que nao exigam muitos cuidados talvez posteriormente faça algum umgrade para plantas diferentes..
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 09:32Responder ao tópico

caso alguem me possa dar uma ajuda tenho aqui outro topico aberto a cerca de duas semanas e gostava que me dessem uma ajuda vai estar um pouco longo porque fui falando sozninho xD algumas coisas que fui lendo mas mesmo assim quero a vossa opiniao sff
http://www.peixefauna.com/t15533-microvermes-para-iniciar-cultura#184064
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 09:34Responder ao tópico

caso alguem me possa dar uma ajuda tenho aqui outro topico aberto a cerca de duas semanas e gostava que me dessem uma ajuda vai estar um pouco longo porque fui falando sozninho xD algumas coisas que fui lendo mas mesmo assim quero a vossa opiniao sff
http://www.peixefauna.com/t15533-microvermes-para-iniciar-cultura#184064
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 09:46Responder ao tópico

como ja referi anteriormente as lojas da minha zona 4 proximas num raio de 5km mais ou menos e outra a cerca de 10 km ja me confirmaram que ficariam um a criaçao tive a falar com eles para ver o que vendem mais e a excepçao dos escalares que nao tenho condiçoes de os repruduzir posso fazer crialao das seguintes especies guppy, danios zebra, platy e molinesias a minha ideia seria ter no maximo 6 gupy 2 machos e 4 femeas 6 danios 6 platy tal como os guppy e 6 molinesias. 1 ou 2 limpa vidros e 3 colidoras.. daria um total de 29 peixes para um aquario com 1m por 45 altura e 30 largura tenho medo de com isto superpovoar o aquario, possuo um mais pequeno 20 litros onde colocarei a agua do aqua grande para as criaçoes ficarem longe dos adultos os danios serao talvez a unica especie que necessita de uma ajuda para se reproduzir os outros pelo que sei dps da primeira durante pelo menos 3 ou 4 meses terei algumas criaçoes.. sei que tenho de os alimentar por isso tenho aqui um outro topico para receber ideias de alimentaçao alguem pode ajudar?

http://www.peixefauna.com/t15533-microvermes-para-iniciar-cultura#184064
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 14:11Responder ao tópico

boas eu sou novato neste mundo de aquariofilia mas, pelo pouco que vou lendo e por experiencia propria por descuido é mais facil ter peixes de agua acida eu agua neutra ou mt ligeiramente alcalina max 7,5 falo porque tal como tu usas produtos um bom vendedor de uma loja consegui iludir me e vender me um kit de 20 euros com duas soluçoes uma acida e uma alcalina mais um kit de testes com um frasco umas gotas e o papel com a escala tudo porque comprei duas tetras azuis para o meu primeiro aquario (20 litros) e tinha que colocar a agua da torneira ligeiramente alcalina mas inferior a 8 numa escala a volta dos 6 e la fui eu meter quimicos na agua para juntar a festa meti 3 peixes que eram de agua fria no aquario a 25 graus como era de esperar acabou mal mas até nao foi pelo que os peixes se deram mal mas de repente apareceu um surto de ictio e so consegui salvar as tetras, dps descobri os guppys mas nao podiam estar na agua logo mais quimicos e pouco a pouco pus o ph a 7.5 as tetras estao de perfeita saude os guppys tambem o cascudo tambem esta bom e o casal de espadas e platys tambem estao bons mas ja sao peixes a mais para o aqua..
comprei um de 130 litros mas ainda nao o montei tou a tratar o humus de minhoca para dps o plantar o importante é mesmo deixar o aquario cilcar pelo menos 3 semanas como o outro aqua ja tem a ciclagem feita e as bacterias beneficas vou fazer umas tpas desse pequeno para o grande incluindo "lavar o filtro" no grande para acelarar o processo de ciclagem irei apos 2 dias de cilcagem intruduzir as primeiras plantas 2 ou 3 para ajudar no processo na segunda chamada vou ver se meto mais algumas plantas e os primeiros seres vivos uns camaroes para prevenir alguma praga de algas na 3 ou 4 semana irei meter o musgo java e uma especie de tapete verde so ai irei começar a trasnferir os peixes aos poucos para nao introduzir tudo e fazer os valores alterarem ou seja um mes sem peixes e mesmo assim pode nao ser suficiente
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: pH/KH minus/Carvão activado e NO2=1.6   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 14:14Responder ao tópico

quanto ao teu tipo de agua é um bocado mau eu no teu lugar procurava especies para esse tipo de agua ou formas naturais de baixar o ph como alguns troncos se colocasses 1 tronco razoavel podias ver o ph passar de 9 a neutro em algum tempo
digo isto pelo que ja li mas so alguns troncos fazem isso outros podem fazer o inverso e isso seria muito mau
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Dúvidas sobre plantas no meu aqua de 100x35x50 cm.   O meu 1º aquário de 136 L EmptyTer 20 maio 2014, 16:16Responder ao tópico

bem venho aqui tambem para tentar ser ajudado vou montar e breve um aqua com humus de minhoca vou manter o ph a 7 pois é o da agua da torneira xD..
ainda nao comprei o termostato nem o filtro
as dimensoes sao 100x43x30 sendo que a 85 vou dividir e colocar uma tela furada para a agua circular mas será uma maternidade para os guppys e danios e platys e molis.

quero meter substracto (humus de minhoca)
dps irei meter 2 tipos de areia tipo divisoes.
plantar com algumas plantas faceis e bons esconderijos.
quero colocar uns 5 camaroes
4 coridoras
2 limpa vidros

quais os tempos etc?
aguardo resposta
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Meu primeiro aquario   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQua 21 maio 2014, 09:19Responder ao tópico

boas o meu outro topico nao abre nao sei que se passa a estou a precisar de algum apoio..

para começar apresentaçao do aquario.

medidas: 100x45x30
com base e tampa com lampada flurescente
filtro: ainda nao o comprei mas ja vi alguns porreiros(vai ser dos internos nao gosto de ter filtros fora embora saiba que sao melhores.
substracto: para a primeira camada humus de minhoca chega hoje vou aproveitar o resto da semana para o tratar comprar o filtro o aquecedor e arranjar algumas plantas de baixo custo e manutençao..

substracto 2 : para a segunda camada pensei em colocar pelo menos dois tipos de substracto primeiro vou dizer as plantas que queria colocar para me poderem dps ajudar com o "cascalho" a colocar:
Plantas: musgo java: Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula) : Samambaia Windelov (Microsorum pteropus 'Windelov : Rotala Nanjenshan (Rotala sp. 'Nanjenshan') : sagitaria :egeria densa :limnophila sessiflora : rotala anã e a ambulia limnophila.... agora queria saber na loja existe um cascalho que me disseram ser bom para plantas mas custa 2.50 por cada kg dps existe um mais barato a 2 euros o kg.. e dps posso tambem arranjar areia de silica em graos maiores que sai mais barato.. nao referi antes mas a area plantada será até um maximo de 85 cm o restante espaço vai ser dividido pois quero dar um cantinho grande para as crias..

quanto aos peixes de momento tenho estes que irao para o aquario dps da cilcagem.. 4 tetras 2 azuis e 2 rosas, 2 danio zebra, 2 espadas,e 2 platys se nao me engano e 1 cascudo.. quero a estas especies acrescentar um cardume de neon 6 gupys 2 machos e 4 femeas e acrescentar mais um peixe ou dois as restantes especies 4 coridoras para o fundo e 2 para limpar vidros..e talvez camaroes selvagens que arranjo gratuitamente no rio, mas estes passaram por um "tratamento" num aqua mais pequeno para se abituarem e para ter a certeza que nao trazem doenças...

para a cilcagem e para os primeiros 4 a 5 dias pensei em comprar tipo lã para acrescentar ao filtro e assim colocar a agua limpa em poucos dias dps colocar no filtro algumas ceramicas e um saquinho de carvao para o processo ser mais rapido.. pensei tambem em lavar o filtro do outro aquario no grande para deixar la algumas bacteiras a ver se o processo se torna mais rapido o que me dizem?
sei que a cilcagem precisa no minimo 3 semanas o ideal serao 5
estou receptivo a todas as ideias e criticas
Ir para o topo Ir para baixo 

ism01
ism01

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto(Amarante)
Mensagens : 319
Data de inscrição : 12/05/2014
Gostos : 1


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQua 21 maio 2014, 09:47Responder ao tópico

ok isto esta mesmo a passar se deve ser do tempo desde ontem a noite nao conseguia entrar neste topico dizia que nao existia logo criei outro talvez mais completo..

http://www.peixefauna.com/t15562-meu-primeiro-aquario#184488
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQua 21 maio 2014, 13:30Responder ao tópico

Boas!

O principal conselho que te posso dar é leres o nosso manual de iniciação.

Tens aí alguns conceitos um pouco baralhados.

Em primeiro, para a ciclagem ou ciclo de azoto, a cerâmica já tem de estar no filtro! Além disso tens de colocar umas pequenas porções de comida (mesmo pequenas, tipo 1 ou 2 flocos, dia sim dia não) para garantires carga orgânica ao ciclo. A lã deve existir sempre no filtro, bem como esponjas, para fazer a filtragem mecânica.

Para esse tamanho de aquário um filtro interno é um disparate na minha opinião. Quanto muito uma biobox e mesmo assim recomendo vivamente um externo.

Em relação à flora nada de especial a dizer a não ser que qualquer substrato é bom, desde que tenha uma granulometria entre 1mm e 3mm (4 no limite, mas já é grande). O que difere de substrato para substrato são propriedades que podem ou não ter. Se for um substrato totalmente inerte qualquer um serve. É uma questão de gosto.

Tens depois uns que te ajudam a estabilizar os parâmetros da água, mas são um pouco mais caros.

Para terminar, em relação à fauna, o que é um cascudo? Além disso parece-me que vais ficar com uma grande confusão de espécies... Tens vários tetras e vários vivíparos. Eu apostaria apenas em 2 cardumes, de preferência do mesmo tipo. Ou tetras ou vivíparos.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyQua 21 maio 2014, 14:15Responder ao tópico

O Pedro já respondeu ao que precisavas.

No entanto um reparo, isto é, realçar a ideia de que o ciclo não é algo que se deva contornar ou passível de se acelerar.

Quanto mais tempo deres para a estabilização, melhor.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





O meu 1º aquário de 136 L Vide

MensagemAssunto: Re: O meu 1º aquário de 136 L   O meu 1º aquário de 136 L EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

O meu 1º aquário de 136 L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 21Ir à página : 1, 2, 3 ... 11 ... 21  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-