| Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
calex05
Membro
Nome Real : César Ferreira Localização : Paris (de Braga) Mensagens : 178 Data de inscrição : 05/05/2013 Gostos : 4
| Assunto: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 02:23 | |
| Olá a todos!
Depois de já ter tentado de tudo o que eu possa imaginar para controlar as algas não me consigo ver livre delas ou pelo menos notar uma diminuição
-Já "alterei a fertilização" (diy da tabela do Pedro Santos) recomendada pela tabela, com maior excesso e até mesmo de forma controlada sem excessos e sem sucesso -Já aumentei e diminui a fotoperíodo (muito lentamente claro e com mais de duas semana de teste); -Já reduzi a alimentação; -Já aumentei as TPA; -Apliquei Excel mas voltam a aparecer mal deixo de aplicar;
Tudo sem sucesso, alguém me pode dar uma ajuda ou umas recomendações? Qualquer uma é mais que bem vinda!! :cheers: Ultimamente tenho feito TPA´s de 50% semanais, um fotoperíodo de 8h (já foi de 7h) com bastante diluição de co2 e as minhas ultimas alterações na fertilização foram para estes resultados:
Ou: Valores diários de apróx. -22ppm de No3 -1,9ppm de Po4 -1,6ppm de Fe
Ou: Valores diarios de apróx. -18ppm de No3 -0,8ppm de Po4 -0,5ppm de Fe
O que eu reparei é que após a 1ª fertilização depois da TPA os nutrientes não são consumidos, por exemplo depois da TPA fertilizo e obtenho 22ppm de No3, 2ppm de Po4 e 1,5 de Fe, e passado 4 dias em fertilizar continuam praticamente iguais A minha pergunta é porque? Não deviam ser consumidos pelas plantas? A verdade é que não crescem, até mesmo as de crescimento rápido (exemplo cabombas) que nao crescem e acabam por desaparecer no meio das algas...
Deixo umas fotos, o aqua é o da assinatura. Obrigado desde já Abraço
|
|
| |
Nuno Jesus
PeixeFauna
Nome Real : Nick - NGOD Localização : Vialonga-Lisboa Mensagens : 1069 Data de inscrição : 24/09/2012 Gostos : 49
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 09:41 | |
| Boas a recomendação que eu te daria era reduzir a iluminação gradualmente novamente até chegar ás 6h30, limpar as plantas mais atacadas ou mesmo podar as folhas piores e aumentar o Co2 até veres que não afecta a fauna. Em relação ao excel eu só o uso após as tpa's isto porque a quantidade de co2 na agua após uma tpa baixa e muito, com isto evito problemas.
Mas se fosse a ti dava agora umas doses de excel ao dobro dia sim dia não para atacar esse surto. |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
Localização : Barcelos - Braga Mensagens : 4935 Data de inscrição : 14/02/2012 Gostos : 251
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 09:43 | |
| Boas!
Já tendo algas elas vão competir com as plantas pelos nutrientes existentes.
Assim sendo é necessário combatê-las.
Começa por não fertilizar por 1 semana e aplicar EXCEL ou CARBOGREEN no dobra da dose recomendada.
Preferencialmente aplicando directamente nas zonas afectadas com uma seringa.
Se conseguires retirar algas manualmente ou com um sifão durante a TPA também é ajuda.
Boa sorte!
Abraço! |
|
| |
Alfredo Garcia
Membro ativo
Localização : Lisboa Odivelas Mensagens : 441 Data de inscrição : 02/02/2014 Gostos : 10
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 14:08 | |
| Uma questão, as plantas como estão enterradas não tem menos absorção dos fertilizantes colocados na coluna de agua, não seria mais viável deixar de fertilizar e fazer troca parcial da agua até acabar com as algas? |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
Localização : Barcelos - Braga Mensagens : 4935 Data de inscrição : 14/02/2012 Gostos : 251
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 14:16 | |
| Boas!
As plantas também absorvem pela coluna de água.
Deixar de fertilizar sim, mas por tempo limitado porque elas aparecem exactamente por carência de nutrientes e não por excesso.
A questão de deixar de fertilizar é controlar o crescimento no período de tratamento.
Abraço! |
|
| |
Alfredo Garcia
Membro ativo
Localização : Lisboa Odivelas Mensagens : 441 Data de inscrição : 02/02/2014 Gostos : 10
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 14:41 | |
| Tinha a ideia de absorviam pela raiz, ok obrigado. |
|
| |
calex05
Membro
Nome Real : César Ferreira Localização : Paris (de Braga) Mensagens : 178 Data de inscrição : 05/05/2013 Gostos : 4
| |
| |
Nuno Jesus
PeixeFauna
Nome Real : Nick - NGOD Localização : Vialonga-Lisboa Mensagens : 1069 Data de inscrição : 24/09/2012 Gostos : 49
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 15:43 | |
| Boas até já tripliquei a dose e sem problemas, o meu fotoperíodo é de 7h e chega, a minha opinião é que não devias parar com a fertilização mas são opiniões, com o meu método sei que traz resultados pois já o fiz e dei-me bem. Claro que cada aquário é diferente mas cada vez que mexes em algo deves esperar resultados apenas ao fim de um mínimo de 15 dias.
abraço |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 21:27 | |
| Boas!
A questão de parares a fertilização é apenas de travares a proliferação das algas.
Podes continuar a fertilizar se compensares com o carbono líquido.
Podes sobredosear sem problemas.
O aparecimento de algas, sejam elas quais forem, devem-se a desequilíbrios ou carência de nutrientes.
No caso específico das filamentosas pode ser por falta de CO2 ou de outro qualquer nutriente. Sendo que fazes a fertilização pelo método EI, este ponto deverá estar excluido, logo sobram 2 alternativas: ou CO2 a menos ou luz a mais.
A saúde das plantas e a inexistência de algas deve-se ao equilíbrio de 3 factores: Nutrientes, CO2 e Luz.
Conseguindo controlar e estabilizar isto garanto-te que terás um aquário livre de algas.
Abraço! |
|
| |
Vera Santos
PeixeFauna
Localização : Estoril, Portugal Mensagens : 11609 Data de inscrição : 27/12/2009 Gostos : 501
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sex 14 Mar 2014, 21:38 | |
| Tópico movido para local adequado. |
|
| |
calex05
Membro
| |
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Sáb 15 Mar 2014, 21:32 | |
| Boas!
Quanto mais luz, maior a probabilidade de teres algas.
Carrega no CO2 e no Excell (cuidado com a sobredosagem se tiveres injecção de CO2), fazendo a fertilização normal.
Retira o máximo possível de algas manualmente antes das TPA.
Continua com o esquema que tinhas antes.
Abraço! |
|
| |
calex05
Membro
| |
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Seg 17 Mar 2014, 12:24 | |
| Boas!
Eu tinha reflectores nas minhas sim, e penso que é prática comum.
Não tendo os reflectores estás a desperdiçar muita luz, logo energia.
Pretendendo menos luz é preferível apagar alguma lâmpada.
Abraço! |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas | |
|
|
|
| |
| Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas | |
|