Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistrarRegistrar  
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EcoariumBanner_zps3903f249
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Banner500x1254_zpsf6aa283b
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Banner-500x125_zps9d594aec
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Gambabanner_zpsgucldxz3
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

calex05
calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Vide

MensagemAssunto: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 02:23Responder ao tópico

Olá a todos!

Depois de já ter tentado de tudo o que eu possa imaginar para controlar as algas não me consigo ver livre delas ou pelo menos notar uma diminuição  Evil or Very Mad 

-Já "alterei a fertilização" (diy da tabela do Pedro Santos) recomendada pela tabela, com maior excesso e até mesmo de forma   controlada sem excessos e sem sucesso  Question 
-Já aumentei e diminui a fotoperíodo (muito lentamente claro e com mais de duas semana de teste);
-Já reduzi a alimentação;
-Já aumentei as TPA;
-Apliquei Excel mas voltam a aparecer mal deixo de aplicar;

Tudo sem sucesso, alguém me pode dar uma ajuda ou umas recomendações? Qualquer uma é mais que bem vinda!!  :cheers: 
Ultimamente tenho feito TPA´s de 50% semanais, um fotoperíodo de 8h (já foi de 7h) com bastante diluição de co2 e as minhas ultimas alterações na fertilização foram para estes resultados:

Ou:
Valores diários de apróx.
-22ppm de No3
-1,9ppm de Po4
-1,6ppm de Fe

Ou:
Valores diarios de apróx.
-18ppm de No3
-0,8ppm de Po4
-0,5ppm de Fe

O que eu reparei é que após a 1ª fertilização depois da TPA os nutrientes não são consumidos, por exemplo depois da TPA fertilizo e obtenho 22ppm de No3, 2ppm de Po4 e 1,5 de Fe, e passado 4 dias em fertilizar continuam praticamente iguais  Question Exclamation 
A minha pergunta é porque? Não deviam ser consumidos pelas plantas? A verdade é que não crescem, até mesmo as de crescimento rápido (exemplo cabombas) que nao crescem e acabam por desaparecer no meio das algas...

Deixo umas fotos, o aqua é o da assinatura. Obrigado desde já  Surprised 
Abraço

Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Wkpj
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas Pd4e
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas 6fl8
Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas T0p4
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 09:41Responder ao tópico

Boas a recomendação que eu te daria era reduzir a iluminação gradualmente novamente até chegar ás 6h30, limpar as plantas mais atacadas ou mesmo podar as folhas piores e aumentar o Co2 até veres que não afecta a fauna.
Em relação ao excel eu só o uso após as tpa's isto porque a quantidade  de co2 na agua após uma tpa baixa e muito, com isto evito problemas.

Mas se fosse a ti dava agora umas doses de excel ao dobro dia sim dia não para atacar esse surto.

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 09:43Responder ao tópico

Boas!

Já tendo algas elas vão competir com as plantas pelos nutrientes existentes.

Assim sendo é necessário combatê-las.

Começa por não fertilizar por 1 semana e aplicar EXCEL ou CARBOGREEN no dobra da dose recomendada.

Preferencialmente aplicando directamente nas zonas afectadas com uma seringa.

Se conseguires retirar algas manualmente ou com um sifão durante a TPA também é ajuda.

Boa sorte!

Abraço!

Alfredo Garcia
Alfredo Garcia

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 14:08Responder ao tópico

Uma questão, as plantas como estão enterradas não tem menos absorção dos fertilizantes colocados na coluna de agua, não seria mais viável deixar de fertilizar e fazer troca parcial da agua até acabar com as algas?

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 14:16Responder ao tópico

Boas!

As plantas também absorvem pela coluna de água.

Deixar de fertilizar sim, mas por tempo limitado porque elas aparecem exactamente por carência de nutrientes e não por excesso.

A questão de deixar de fertilizar é controlar o crescimento no período de tratamento.

Abraço!

Alfredo Garcia
Alfredo Garcia

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 14:41Responder ao tópico

Tinha a ideia de absorviam pela raiz, ok obrigado.

calex05
calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 15:37Responder ao tópico

Olá a todos,

antes de mais obrigado a todos pelas sugestões Smile

Alguém consegue perceber a origem destas algas? Sempre estiveram presentes assim, já no meu antigo aqua foi exactamente a mesma coisa Question

O excel já tenho aplicado, a dosagem recomendada e nas zonas mais afectadas... Mas elas continuam sempre lá Twisted Evil Vocês já dobraram a dosagem recomendada e sem problemas?

Vou seguir as vossas sugestões, amanhã irei parar a fertilização durante uma semana e tentar tirar ao máximo as algas e plantas afectadas. Mas depois recomeço a fertilizar de que forma? Que quantidades/resultados tens nos teus aquas Pedro Santos? Tu que és o originador dos meus fertilizantes  :lol: 

Acham que deva então reduzir o fotoperíodo? 6:30 não será pouco?

Abraço

Nuno Jesus

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 15:43Responder ao tópico

Boas até já tripliquei a dose e sem problemas, o meu fotoperíodo é de 7h e chega, a minha opinião é que não devias parar com a fertilização mas são opiniões, com o meu método sei que traz resultados pois já o fiz e dei-me bem. Claro que cada aquário é diferente mas cada vez que mexes em algo deves esperar resultados apenas ao fim de um mínimo de 15 dias.

abraço

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 21:27Responder ao tópico

Boas!

A questão de parares a fertilização é apenas de travares a proliferação das algas.

Podes continuar a fertilizar se compensares com o carbono líquido.

Podes sobredosear sem problemas.

O aparecimento de algas, sejam elas quais forem, devem-se a desequilíbrios ou carência de nutrientes.

No caso específico das filamentosas pode ser por falta de CO2 ou de outro qualquer nutriente.
Sendo que fazes a fertilização pelo método EI, este ponto deverá estar excluido, logo sobram 2 alternativas: ou CO2 a menos ou luz a mais.

A saúde das plantas e a inexistência de algas deve-se ao equilíbrio de 3 factores: Nutrientes, CO2 e Luz.

Conseguindo controlar e estabilizar isto garanto-te que terás um aquário livre de algas.

Abraço!

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySex 14 Mar 2014, 21:38Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

calex05
calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySáb 15 Mar 2014, 13:13Responder ao tópico

Boas,

obrigado Pedro e NGOD, assim farei Smile

Entao o que me sugerem é retirar as algas ao máximo e depois carregar no excel? Sugerem TPA´s com que frequencia? continuo com os 50% semanais ou mais frequentes?

Reduzo a iluminação para 7h e vou fertilizando em excesso como antes?  😢 Algo me diz que não vai resultar, já tentei isso...

Pedro Santos escreveu:
A saúde das plantas e a inexistência de algas deve-se ao equilíbrio de 3 factores: Nutrientes, CO2 e Luz.
Pois Pedro, é o que tenho andado a tentar fazer nos ultimos meses. Mas não chego a equilibrio nenhum, não sei qual é o vosso segredo  Embarassed 

Um abraço
bom fim de semana a todos!

Última edição por calex05 em Dom 16 Mar 2014, 23:34, editado 1 vez(es)

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySáb 15 Mar 2014, 21:32Responder ao tópico

Boas!

Quanto mais luz, maior a probabilidade de teres algas.

Carrega no CO2 e no Excell (cuidado com a sobredosagem se tiveres injecção de CO2), fazendo a fertilização normal.

Retira o máximo possível de algas manualmente antes das TPA.

Continua com o esquema que tinhas antes.

Abraço!

calex05
calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptyDom 16 Mar 2014, 23:31Responder ao tópico

Obrigado Pedro pela ajuda Very Happy

Já fiz a TPA e retirei as algas ao máximo...
Dobrei a dosagem de excel e apliquei nas zonas mais afectadas.
Espero que funcione desta vez Question

Vocês costumam utilizar reflectores nas luminárias?

Abraço

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptySeg 17 Mar 2014, 12:24Responder ao tópico

Boas!

Eu tinha reflectores nas minhas sim, e penso que é prática comum.

Não tendo os reflectores estás a desperdiçar muita luz, logo energia.

Pretendendo menos luz é preferível apagar alguma lâmpada.

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas   Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas EmptyResponder ao tópico

Nutrientes não absorvidos = não crescimento das plantas = aumento algas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Plantas-