Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EcoariumBanner_zps3903f249
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Banner500x1254_zpsf6aa283b
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Banner-500x125_zps9d594aec
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Gambabanner_zpsgucldxz3
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Ratuh
Ratuh

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Andre Carmo
Localização : Caldas da Rainha
Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/01/2014
Gostos : 1


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 01:47Responder ao tópico

Boa noite a todos

Já desde há algum tempo queria iniciar este hobbie e resolvi começar com algo pequeno dentro do meu também pequeno orçamento, resolvi adquirir um pequeno aquario de 55litros para começar. Neste momento já tem 3 semanas e está a fazer o ciclo de azoto, estou a tentar seguir todos os conselhos que vejo neste forum mas obviamente vou alguns cometer erros de principiante.

Ficam aqui umas fotos, peço desculpa pela qualidade mas foram tiradas com a câmara do telemóvel que não é grande coisa

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas 08tb

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Jlgf





Equipamento:
-Aquário 55 litros dimensões 55x35x30cm
-Bomba de Água Esay Flux 300
-Aquecedor Tecaltantis 75W
-Lampada Flurescente 11W
-Filtro BioBox

Hardscape:
-Substrato Fertil TetraPlant
-Areão
-Algumas pedras para preenchimento e segurar plantas


Fauna:
- 2 Danio Zebra

Flora:
-3 Vallisneria
-Musgo de Java
-1 Cryptocoryne Undalatus
- Mais uma planta que nao a consigo identificar se alguem souber qual é que me diga por favor, fica aqui uma foto

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Pr9e




Parâmetros da Agua:
-Infelizmente ainda nao consegui adquirir os testkits para amonia, dureza e o pH, só vos consigo dizer que que a água está sempre na casa dos 24Cº e é da rede, ou seja deve ter um pH 6. Tive o cuidado de deixar a agua "arejar" durante 1 semana e pouco antes de encher o aquario e ainda uso um condicionador caso o cloro não tenha saído todo. Realizo uma TPA por semana onde retiro 20% da agua, e tenho o cuidado da agua nova estar 1 semana a arejar e misturar com agua quente para reduzir a diferença de temperatura


Neste aquário a fauna gostaria de inserir, um cardume de 6 danio zebra, um cardume de 6 neons, 1 otto, uns quantos camarões e se fosse possível adicionar 4 guppys caso o aquário não fique povoado de mais. Em relação a flora ainda não me decidi por isso gostaria de dessem algumas sugestões no acharem que fica melhor com essa fauna.

Tenho ainda algumas duvidas mais concretas:


-Quando realizo a TPA para não existir um grande stress com a diferença da temperatura da agua costumo adicionar morna da rede normalmente entre os 27 e 30Cº, uso o condicionador para retirar o cloro e deixo repousar por meia hora, será que é necessário adicionar o condicionar?

-Dos testsKits que encontrei a venda na minha zona era tudo para cima de 20€, o que é um bocado caro para o meu orçamento, alguém tem conhecimento de algo mais barato?

-Pelo que li sobre o ciclo de azoto costuma demorar entre 3 a 6 semanas, como não tenho maneira de verificar os valores da amónia nitritos e nitratos, por enquanto não vou arriscar adicionar mais nenhum peixe ou até ter a certeza dos parâmetros da agua, mas a minha duvida era se quando tiver a certeza que posso adicionar mais um peixe, se devo "completar" o meu cardume de zebras ou posso comprar ja um otto para começar a tratar as algas, que já estão a começar a dar de si

-Em relação aos camarões quantos é que acham que poderia ter, e que conselhos me dão em relação a construção de abrigos, eu estava a pensar em uns tubos pequenos com cobertos com uma rede com musgo de java e umas pedras pequenas


Gostaria que dessem uma olhadela por este post e apontassem os erros e me dessem sugestões para melhorar, desde ja o meu obrigado
Cumprimentos Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 10:55Responder ao tópico

Boas;

Antes de mais, parabens pelo aquario e por quereres iniciar-te neste hobby.

Agora vamos por partes:

1. Em relação ao Layout, não gosto muito desse areão que tens por cima, mas gostos não se descutem, mas deverias colocar mais, de maneira a ficar com cerca de 3cm à frente e 6cms a trás, o declive dará a ideia de profundidade e fica mais bonito.

2. Em relação ciclo do azoto, ao final de 4 semanas pode começar a introduzir os peixes a uma media de 2/3 por semana...

3. Em relação à fauna, não coloques goppys, e coloca, alem dos Neons e dos Zebras, 3/4 Ottos e umas 4 Corrydoras, os camarões, desde que tenham esconderijos como um tronco e vegetação não à problema, uma colonia de 10 Red's é suficiente para começar.

4º NUNCA, MAS NUNCA, coloques agua do esquentador ou termoculador no aquario, mais vale colocar agua fria, até porque 20% de AGUA fria numa TPA não vai matar os Peixes. A Agua proveniente dos esquentadores têm cobre, o que é venenoso para os peixes...

5º Podes comprar testes de Fitas, apesar de não darem o teste de amonia, dá de Nitritos e Nitratos, e já é uma ajuda e é mais barato.

6º Se tiveres carvão vegetal dentro da biobox, tira e substitui por ceramicas...


Força nisso.



Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 10:55Responder ao tópico

Boas e bem vindo!


Em primeiro lugar deixa-me der-te o meu parabéns porque fizeste bem os trabalhos de casa e estou a ver que estas dentro do assunto e vais com calma como deve ser.


Agora vamos responder as tuas duvidas por partes:


Na e preciso deixar a agua repousar tanto tempo,de um dia para outro chega.


Em relaçao ao testes podes tentar aqui no fórum nos nossos patrocinadores como por exemplo aqui: http://www.trukesfishes.com/loja/testes/430-api-5-i-1-test-strips-25-unidades.html


Nao fazes bem em adicionar agua morna podias deixar a aqua repousar num sitio quente por causa de diferenças de temperatura e nao misturar aqua quente.


Em relaçao a fauna como o aquário não e muito grande eu desistia de uma das cardumes e escolhia so um e aumentava o numero destes.


Mas melhor ainda se tiveres disponibilidade de arranjar arranjava outro peixe de cardume mais apropriado para o tamanho do aquario.


Podias ver os paracheirodon simulas(neon verde)Sao muito semelhantes aos neons so muito mais pequenos(eu ate gosto mais nos simulans).Nao sao peixes caros mas sao algo difíceis de encontrar mas podes tentar nas lojas de aquarofilia.Destes ja podias colocar um cardume de uns 15 exemplares e davam muita vida a aquário.


Outra escolha podia ser os microrasboras galaxy também uns 15 exemplares,mas estes são um pouco carros e as-vezes difíceis de manter.


A outra opçao podia se boraras de seguentes espécies:brigittae ou urophthalmoides.São peixes muito pequenos e muito activos.Destes ja podia colocar uns 20 ou mais.Sao tambem baratos mas na mesma difíceis de encontrar.


Os ottos sao peixes de cardume e gostam de estar juntos por isto eu aconselho a compra de uns 4 ou 5.


Alem dos peixes de cardume e dos ottos devias pensar também num peixe para a zona do fundo do aquario,estou a falar em corydoras e devido ao mtamanho do aquario estou outra-vez a indicar umas corydoras mais pequenas como por exemplo os pygmaeus ou habrosus un 5-6 exemplares mas se nao consegues encontrar podes tentar também os panda uns 4.


Os guppys são bonitos mas reproduzem-se muito rapido e em poucas semanas tens o aquario cheio de peixes e vao começar as problemas com a qualidade de agua.


Em relaçao ao ciclo sim podias deixar mais uma semana ou duas ou ate arranjares os testes(atenção ao link mais em cima  Wink  )


Camaroes podes colocar os que quiseres mas eu acho que como inicio podes começar com uma ou duas colónias de 10 exemplares cada e preferível red cherry porque são camarões todo terreno  Razz .Agora com neons normais e danios no aquário não vais ter um grande crescimento de colónia dos camarões porque vão limpar muitos dos pequenos camarões.Com os grandes eles nao se metem som os pequenos mas com muitas plantas e esconderijos ainda consegues safar bastantes.


Alem dos ottos e camarões podias reforçar a equipa de limpeza também com alguns caracóis.Para futuramente nao teres problemas com pragas de caracóis podias optar pela anentomas helena que alem de fazer o mesmo trabalho de limpeza que qualquer caracol no caso de uma eventual aparecimento de outro tipo de caracol no teu aquário também eliminam esta ameaça.


Acho que ja respondi a todas as tuas duvidas mas agora vamos falar um pouco do equipamento.O filtro não e mau mas alem de ser inestético e ocupar espaço no aquário na altura das limpezas só vai dar trabalho por isto se tiveres possibilidade devias tentar arranjar um filtro exterior,por exemplo um Eheim 2213 será 5* para este aquário.


Em termos de iluminação esta muito fraco era bom se conseguias fazer um upgrade na parte de iluminação.Com esta iluminação so consegues ter plantas muito pouco exigentes tal como musgos,anubias,valisnerias,cryptocorynes,alguns echinodorus mas estes podem ser grandes de mais para este aquário.Se conseguires acrecentar mai uma lampada ou alguma coisa para chegar a uma iluminação de 25w ja terias mais escolhas no nivel das plantas e neste caso podias fazer também uma fertilização liquida mínima para o bem estar das plantas.


A planta que não sabes o que e e alternathea reinicki purple.E uma planta mais exigente em termos de luz e não sei se se vai aguentar com esta iluminação.Acho que já esta tudo mas se tiveres mais duvidas pergunta a vontade  Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Alcochete
Mensagens : 229
Data de inscrição : 13/12/2012
Gostos : 2


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 14:03Responder ao tópico

Parabéns pela decisão de te iniciares neste hooby.

Eu tenho um aquario igual a esse e dá para fazer uma coisas engraçadas.

Como já aqui foi dito deves pensar em tirar dai essa biobox. Eu acabei por troca-la por um 2213.
A iluminação realmente é fraca, mas se deres uma vista de  olhos pelo meu Bea shrimp, entretanto já desativado, consegues ver lá algumas plantas com boa saude.


José Elias escreveu:

4º NUNCA, MAS NUNCA, coloques agua do esquentador ou termoculador no aquario, mais vale colocar agua fria, até porque 20% de AGUA fria numa TPA não vai matar os Peixes. A Agua proveniente dos esquentadores têm cobre, o que é venenoso para os peixes...


Esta não sabia!  Embarassed Embarassed 
Eu faço as TPAs com agua morna do esquentador. Normalmente 50% no de 55litos e 30% no de 200 litros e até agora nunca reparei  em nada de anormal, mas provavelmente não devo estar a dar muita saude À fauna.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ratuh
Ratuh

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Andre Carmo
Localização : Caldas da Rainha
Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/01/2014
Gostos : 1


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 16:07Responder ao tópico

Antes de mais muito obrigado pelo feedback, como esperava cometi alguns erros nomeadamente nas TPAs , José Elias muito obrigado pelo conselho que deste em relação a agua quente, vou segui-lo


José Elias escreveu:
1. Em relação ao Layout, não gosto muito desse areão que tens por cima, mas gostos não se descutem, mas deverias colocar mais, de maneira a ficar com cerca de 3cm à frente e 6cms a trás, o declive dará a ideia de profundidade e fica mais bonito.
Em relação ao layout até concordo contigo, na minha ideia original, nem ia usar o areão daquela cor, ia usar areão de cor negra, mas depois acabei por comprar o que estou a usar, no que toca a distribuição ainda ando a fazer experiências, por isso ainda vou tentar o que disseste.

José Elias escreveu:

6º Se tiveres carvão vegetal dentro da biobox, tira e substitui por ceramicas...
Neste ponto tenho algumas duvidas. Eu li que o carvao vegetal é muito bom para fazer o filtro quimico de algumas substancias, quais são as maiores valências da ceramica? Também gostava de se posso usar pedaços de ceramica que tenha em casa, cermica nao vidrada, por exemplo de vasos velhos.
Mas já que estamos a falar da biobox, tenho uma duvida que possa ser pertinente, na primeira caixa da biobox, tenho uma caixa com fibras sintéticas e li que essa caixa deve ser substituida todas as semanas, mas obviamente por motivos monetários não a vou substituir, entao todas as semanas com a agua da TPA que vou deitar fora lavo o material filtrante o melhor que consigo. Mas li que se pode usar algodão para servir de recarga, a minha duvida é a seguinte: O que é melhor, lavar o material filtrante original até conseguir ou substituir todas as semanas por algodão? é que suponho que ao tar a substituir esse material vou perder bacterias importantes...

CRISTIAN escreveu:

Em relaçao ao testes podes tentar aqui no fórum nos nossos patrocinadores como por exemplo aqui: http://www.trukesfishes.com/loja/testes/430-api-5-i-1-test-strips-25-unidades.html
Muito obrigado pela sugestão, ainda hoje vou ver se mando vir uma caixa, não consegui foi perceber qual é o numero total de testes que posso fazer com esse produto, visto que nos que vi em lojas normalmente os que custavam 20 e tal € davam para fazer uns 200 testes

CRISTIAN escreveu:

se tiveres possibilidade devias tentar arranjar um filtro exterior,por exemplo um Eheim 2213 será 5* para este aquário.
Eu acredito que o meu filtro nao seja grande coisa, até porque ocupa muito espaço no aquario, mas tenho visto que esse filtro anda casa dos 60€ 70€, e para teres noçao o equipamento basico do meu aquario custou todo uns 60€ o que até foi barato. Portanto por enquanto vou usar este filtro até poder comprar outro. Em relação a luz e que provavelmente vou ter de investir numa mais potente

CRISTIAN escreveu:

A planta que não sabes o que e e alternathea reinicki purple.E uma planta mais exigente em termos de luz e não sei se se vai aguentar com esta iluminação
Muito obrigado pela informação, tenho notado que algumas folhas tem perdido a cor verde para ficarem um pouco acastanhadas, suponho que isso seja por falta de luz, mas incrivelmente a planta nao para de crescer visto que ja se esta atulhar na tampa do aquario, acham que devo dar uma poda nas folhas que aparentam pior estado na parte de cima?



Em relação a fauna que sugeriram, muito obrigado pelas ideias, no caso dos guppys o problema em os ter é com a relação com os outros peixes, ou simplesmente pelo facto de se reproduzirem muito e poderem alterar o equilibrio da água?
Tenho outra duvida em relação a fauna, como disse qdo acabar o ciclo gostaria de inserir mais peixes, e sei que tenho de os inserir de forma espaçada, recomendam que construa primeiro o cardume de zebras, ou posso já comprar uns ottos? para ajudar nas limpezas (ahh ja me apareceu um caracol, depois insiro uma foto já que ainda nao consegui descobrir o nome), a minha duvida em relação a este tema, e que li que os zebras sao peixes que nao gostam de estar sozinhos, portanto ao estar a inserir outros peixes primeiro podem ficar agressivos?


Mais uma vez obrigado a todos pelas boas vindas e feedback
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 16:22Responder ao tópico

Citação :
Muito obrigado pela sugestão, ainda hoje vou ver se mando vir uma caixa, não consegui foi perceber qual é o numero total de testes que posso fazer com esse produto, visto que nos que vi em lojas normalmente os que custavam 20 e tal € davam para fazer uns 200 testes
200 testes mas eles falam no conjunto o que quer dizer que fazem uns 40-50 cada.Os frascos desta marca tem 15mg de produto o NO3 tem também um frasco de po de 5mg e a dosagem e a seguinte:


pH - em 5 ml de água colocar 4 gotas de reagente gota a gota, agitando após cada gota, comparar a cor com a escala cromática.
GH - em 5 ml de água colocar 1 gota de reagente gota a gota, agitando após cada gota, até que mude de vermelho para verde, cada gota corresponde a 1 grau de dureza total alemã.
KH - em 5 ml de água colocar 1 gota de reagente gota a gota, agitando após cada gota, até que mude de azul para laranja, cada gota corresponde a 1 grau de dureza carbonatada alemã
NO2 - em 10 ml de água colocar 10 gotas de reagente, feche a proveta e aguarde 10 minutos, comparar a cor com a escala cromática.
NO3 - em 5 ml de água colocar 1 colher de café de reagente 1 e 6 gotas de reagente 2, feche a proveta e aguarde 5 minutos, comparar a cor com a escala cromática.


No geral acho que tambem dao para uns 50 testes cada.
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 16:25Responder ao tópico

Também tens estes:http://www.pet4you.net/en/fishes/tecnichal-equip/tests/*test-kits/aquili-teste-5-em-1.html
Os testes sao mais caros mas depois dos custos de envia ate ficam mais baratos do que no primeiro link.
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySex 31 Jan 2014, 17:17Responder ao tópico

Em vez de comprares as recargas da lâ filtrante, partes parte da tampa e tiras só a lâ e compras uns sacos com essa lâ e vais trocando, era assim que eu fazia quando tinha biobox.
Sai muito mais barato do que comprar essas caixinhas Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Ratuh
Ratuh

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Andre Carmo
Localização : Caldas da Rainha
Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/01/2014
Gostos : 1


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySáb 01 Fev 2014, 16:40Responder ao tópico

NGOD escreveu:
Em vez de comprares as recargas  da lâ filtrante, partes parte da tampa e tiras só a lâ e compras uns sacos com essa lâ e vais trocando, era assim que eu fazia quando tinha biobox.
Sai muito mais barato do que comprar essas caixinhas Smile

Sim foi o que fiz, também já me tinha informado que isso se podia fazer, mas a minha duvida é se é preferível substituir o material filtrante por um novo todas as semanas ao realizar a TPA, ou se deve-se só lavar o mais vezes que se consiga (com a agua que da TPA que vai ser deitada fora) isto para nao retirar bacterias importantes ao aquario que estejam na matéria filtrante
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptySáb 01 Fev 2014, 22:58Responder ao tópico

Essa lâ podes por novas todas semanas, se tiveres cerâmicas essas sim deves lavar com agua da tpa porque é nessas que se fixam as bactérias em maior número.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 02:07Responder ao tópico

Então e novidades??? Boas ou más são bem vindas, se forem boas melhor e se forem más a gente está aqui para ajudar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Ratuh
Ratuh

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Andre Carmo
Localização : Caldas da Rainha
Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/01/2014
Gostos : 1


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 15:39Responder ao tópico

Boas, há novidades sim senhor, o meu aquario ja esta muito mais completo e até agora nao tenho tido problemas de maior, já ha uns tempos que estou para fazer um post, ainda hoje meto aqui umas fotos e algumas informaçoes mais
Abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo 

Ratuh
Ratuh

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Andre Carmo
Localização : Caldas da Rainha
Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/01/2014
Gostos : 1


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 16:23Responder ao tópico

Boas como disse o meu aquario sofreu algumas transformaçoes, a nivel de equipamento ainda é o mesmo

Equipamento:
-Aquário 55 litros dimensões 55x35x30cm
-Bomba de Água Esay Flux 300
-Aquecedor Tecaltantis 75W
-Lampada Flurescente 11W
-Filtro BioBox

Hardscape:
-Substrato Fertil TetraPlant
-Areão
-Algumas pedras para preenchimento e segurar plantas
-Tronco devidamente tratado
- 3 tubos pequenos "Camuflados" com musgo de java


Flora:
-3 Vallisneria
-Musgo de Java
-1 Cryptocoryne Undalatus
- Feto de Java
- 1 alternathea reinicki purple quase sem folhas já mas os troncos ainda parecem saudaveis

Fauna:
- 1 Danio Zebra
- 5 Neons
- 3 Plattys
- 1 Corydoras acrensis
- 2 Peixes Bebados
- 2 Pangio semicincta 'Kuhli' Loach
- 1 otocinclus affinis
- 1 betta splendens
- Uns 7 ou 8 Camaroes Red Cherry
- Uma dúzia de caracois planorbis
- 1 caracol helena


Deixo algumas fotos desculpem a ma qualidade mas fora tiradas com o telemovel
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Ighmx0

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas 2vwvkut

Alguns sobreviventes
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas M8pond

Os tubos camuflados que falei, filos para os camaroes se esconderem
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas 2qdr7s6

O meu betta
Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas 24v0ahz

Problemas que tenho:

- O primeiro problema que tenho tido foi obviamente com os camaroes tem vindo "desaparecer" li e varios sitios que os bettas os podiam comer e noutros que até havia alguma probabilidade de sobreviverem, o que é verdade e que so os vejo mesmo durante a noite e muito raramente durante o dia e sim ja vi o betta a tentar atacar os mais pequenos, comprei os camaroes ha uma semana para experimentar veremos se nao foi um gasto em vão

-Tenho um problema com algas filaminosas, comprei o otto e as plattys para ver se resolviam o problema mas ate agora nao tem tido muito sucesso

-Em relação aos parâmetros ainda nao comprei os testes... Mas fui adicionando os peixes com muito cuidado e deixei o aquario com 2 peixes (os danio zebra) durante 7 semanas apartir dai fui adicionando 2 peixes por semana (tirando os camaroes que os introduzi todos de uma vez)



Em conclusão, penso ainda adquirir os testes, em relação a equipamento ja ando a estudar adquirir um filtro externo e uma lampada com mais watts, ando a estudar também fazer um sistema DIY de CO2. Em relaçao a flora gostaria de fazer um preenchimento do areao com Hemianthus Callitrichoides "Cuba" ou com Eleocharis Parvula. Na fauna, neste momento acho que ja tenho o aquario com muito peixe, se introduzir mais é mesmo mais um otto, eu gostaria de introduzir invertebrados mas ja vi que os red cherry nao é capaz de ser boa ideia, tou ainda indeciso se introduzo 2 Cambarllus patzcuarensis “orange” (CPO) ou entao umas 4 cardinas japonicas que já li que sao camaroes maiores e ajudam imenso na limpeza, sera que sao compativeis com o betta?

P.S.: Até agora so e morreu 1 peixe e foi ha 2 semanas atrás, foi o danio zebra femea, que a encontrei entalada numa planta, ja tinha acontecido isto 2 vezes mas consegui sempre liberta-la mas a terceira parece nao fui a tempo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 17:17Responder ao tópico

Fauna:
- 1 Danio Zebra
- 5 Neons
- 3 Plattys
- 1 Corydoras acrensis
- 2 Peixes Bebados
- 2 Pangio semicincta 'Kuhli' Loach
- 1 otocinclus affinis
- 1 betta splendens
- Uns 7 ou 8 Camaroes Red Cherry
- Uma dúzia de caracois planorbis
- 1 caracol helena

Pois vou comentar um pouquinho a fauna que aí tens...

Os narizes de bêbado, são peixes de cardume portanto o correcto era teres um cardume de 7 no mínimo, mas como já aí tens 5 neons e estes crescem menos que os primeiros acho que é de manteres os neons. Podes é tentar trocar na loja esses dois narizes de bêbado por dois neons iguais aos que já tens.

As corydoras também são peixes de cardume, como tal só mostram o seu verdadeiro comportamento com mais companhias. Devias pelo menos colocar mais 2/3 para compor mais o cardume, de preferência da mesma espécie.

O danio zebra também é de cardume, como tal se fosse eu trocava-o também.

Agora tens aí uma situação muito complicada, todos os vivíparos são predadores, os neons também e os tetras idem mais os ananbatideos, assim é difícil num aqua desse tamanho veres os red's, para além de servirem de jantar para esses gulosos...são opções.

Coloca ai um fundo, é a única coisa que está a faltar para tapar os fios dos equipamentos e para dar algum contraste ás cores dos peixes e plantas que tens por aí.
Ir para o topo Ir para baixo 

José A. Campos
José A. Campos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : nick - jadsc
Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 4790
Data de inscrição : 19/10/2012
Gostos : 72


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 17:49Responder ao tópico

A Vera já disse tudo...
Eu tb tirava o betta (mas é minha opinião), o fundo podes sempre utilizar uma cartolina.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ratuh
Ratuh

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Andre Carmo
Localização : Caldas da Rainha
Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/01/2014
Gostos : 1


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 18:23Responder ao tópico

Em relaçao aos cardumes, têm toda a razao, eu gostaria de ter mais 3 corys. O danio ja o vou dar, agora os dois peixes bebados é que achei os muito engraçados na loja e nao consegui resistir em comprar mas eles parecem-me muito saudaveis andam sempre junto aos neons
Em relaçao ao betta, eu ja pensei em tira-lo e meter num aquario muito mais pequeno que tenho, deve ter uns 10 litros aquilo mas nao tem equipamento nenhum...
As cardinas japonicas e que vou tentar introduzi-las porque como sao maiores pode ser que sobrevivam mas veremos, ainda estou aprender neste mundo da aquariofilia xD
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyTer 22 Abr 2014, 23:39Responder ao tópico

Realmente tens aqui alguns peixes que sao de cardume e precisavas de juntar mais alguns mas como eu ja disse este aquario e algo pequeno e devias ter optado por peixes de pequeno porte
Agora o ideal seria completar os cardumes mas eu acho que ate mesmo agora ja tens peides a mais porque se fizerkos as contas certas e descontamos a decoracao este aquario nem 45l de agua tem
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas   Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-