Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

RC - I don't even  - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
RC - I don't even  - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
RC - I don't even  - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
RC - I don't even  - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
RC - I don't even  - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
RC - I don't even  - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
RC - I don't even  - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

RC - I don't even

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySáb 08 Mar 2014, 15:48Responder ao tópico

Não consegui tirar uma foto ao aquario completo porque a máquina não anda a focar. Há uns tempos tomou um banho inadvertido e anda com manias. Mas pronto, aqui vão algumas.

RC - I don't even  - Página 2 NqWXzoq

RC - I don't even  - Página 2 8ysm7qE

RC - I don't even  - Página 2 8IHk6zC

E uma do filtro. Não liguem à calha. Estou a negociar uma calha também de alumínio, mas à medida do aquário.

RC - I don't even  - Página 2 3AzSnsk

O filtro é este.

Ontem comprei também uma bomba para limpar a gravilha. A água do aquário desaparece num instante, mas pronto, faz o serviço.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyDom 09 Mar 2014, 20:15Responder ao tópico

Hmm, estou indeciso.

Esta semana em principio vou adicionar alguns habitantes ao aquário. Uns 15-20 red cherry assim como, possivelmente, um CPO. Tendo em conta que já lá estão uns dez(provavelmente mais) camarões e dezenas de caracóis que fazem imensos detritos, só um filtro de cascata não chega.

Estou indeciso entre um filtro deste estilo ou simplesmente uma bomba destas com um filtro de esponja por baixo, basicamente como tinha.

Por um lado gosto da ideia de ter o filtro contido num único pacote, sendo a manutenção é mais simples e esteticamente fica mais agradável, no entanto, tinha bastante sucesso em termos de sugar a sujidade da gravilha com a bomba.

O que sugerem?
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014, 16:18Responder ao tópico

Bem, mais algumas fotos. Hoje comprei dois sacos de gravilha e um vaso de terracota não tratado. Depois de tudo devidamente limpo ficou assim:

RC - I don't even  - Página 2 McfH6vy

RC - I don't even  - Página 2 DBPm7tD

RC - I don't even  - Página 2 GY7dQRZ

RC - I don't even  - Página 2 76pgyVS


Também estive a pensar no filtro e, em principio, vou optar por um filtro submersível de 600l/h. Sempre fica mais esteticamente agradável e já tem um tubo para dispersar a água.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014, 16:34Responder ao tópico

Ando a negociar algumas adições, nomeadamente uns 10-15 camarões e um CPO. Infelizmente é azul, mas se realmente for um cpo então creio que seja uma boa adição.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 13:40Responder ao tópico

RC - I don't even  - Página 2 IeZFCjs

Já cá está o novo primo. Tem aproximadamente 2cm. Mais ou menos o mesmo tamanho que os camarões maiores.

Assim como mais 14 compatriotas. Todos juvenis, mas pronto, sempre dão mais cor ao aquário, e mais importante, variedade genética.

Ontem à noite fiquei bastante surpreendido. Desliguei as luzes durante uma meia hora e quando voltei tinha dezenas sobre dezenas de ramshorn's já bem grandes a vaguear. E a poluir imenso. Esmaguei uns dez, mas mesmo assim continuam a encher o aquário. Hoje quando liguei as luzes já só restavam pedaços de concha.

Acho que vou aderir ao ritual de esmagar um caracol por dia.

Já agora, fica uma brincadeira.

https://www.youtube.com/watch?v=1SDk2yRZmg4
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 13:51Responder ao tópico

Esses caracóis são tramados só gostam de brincadeira.

Boas aquisições, o CPO parece muito bonito mas não se vê bem por estar no saco, tens de lhe tirar mais umas fotos.

É impressão minha ou tens mesmo de limpar esses vidros? Não me parece que a água esteja turva.

Quanto aos vasos é uma questão de gosto e se tu gostas está bom. Coloca um fundo preto, vai realçar-te as cores dos peixes e plantas, e tapa-te os fios dos equipamentos, vais ver que fica mais bonito.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 14:01Responder ao tópico

De vez em quando, quando me lembrava, lá esmagava um, mas parece que tem de ser mais frequente. Vou deixar os maiores, que esses já vinham com o nano, mas os juvenis têm de começar a ir.

O cpo ainda está em fase de aclimação. Já lá está desde o meio dia e meio. Mais uma meia hora deve chegar. Depois tento tirar mais umas fotografias. Isto se ele não se esconder demasiado.

Na altura ainda estava turva. Tinha andado a aspirar a gravilha.

Em relação aos vasos. Bem, ainda não tenho a certeza. O meu objectivo é que o musgo os cubra completamente, ao invés de estarem assim tão visíveis, mas até lá fica um bocado feio :/
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 14:06Responder ao tópico

Tenta colocar algumas helenas, elas vao te controlar a populacao dos planorbis.Toma atencao aos comportamento do cpo eu ja vi cpo a apanhar guppys e destruir plantados, mas isto pode depender de personalidade de cada um
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 14:11Responder ao tópico

Pois, também tenho um bocado receio disso. Mas o tipo que mos vendeu *supostamente* tinha todos num aquário comunitário. Pode ser que me safe. Mesmo que agarre um ou outro camarão de vez em quando também não deve ser demasiado grave.

Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 14:19Responder ao tópico

Pois e tem muito a ver com o feitio de cada um, como ja disse eu ja vi um que se portou mal num aquario de camaroes (limpou varias camaroes e plantas) e depois como castigo foi mudado para um aquario com guppys mas la tambem em algumas 2 semanas limpou uns 12 guppys ja quase adultos
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 15:03Responder ao tópico

RC - I don't even  - Página 2 3AxPH0L

RC - I don't even  - Página 2 DZgtMIB

RC - I don't even  - Página 2 QEmrchM

Lá anda ele de um lado para o outro.

E aqui está uma pequena porção dos caracóis que aqui andam.

RC - I don't even  - Página 2 SEnTPX2
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014, 17:13Responder ao tópico

O CPO é lindo Wink
bem tu tens cá um carrada de caracois  What a Face  tens mesmo de colocar aí umas helenas Wink

Ficou a faltar uma foto panoramica Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyQua 12 Mar 2014, 01:12Responder ao tópico

RC - I don't even  - Página 2 SyvqJrw

RC - I don't even  - Página 2 VfHovsc

RC - I don't even  - Página 2 TVf9D2i

RC - I don't even  - Página 2 0e2g6dX

Bem, isto é o que acontece depois de se apagar as luzes. Festa da caracolada. Hoje esmaguei mais uns dez. Amanhã esmago mais uns quantos.

Por um lado gostava de ter menos. Por outro é comida, que não ração, de borla.

Também tentei filmar o cpo para ver o comportamento dele perante os camarões.

https://www.youtube.com/watch?v=umROqit5LCw

De tarde ainda andou a explorar. Depois começou a esconder-se e pronto, desaparece. Sempre pensei que fosse mais activo.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 17 Mar 2014, 10:59Responder ao tópico

Boas,

Foil é o melhor que fazes é mesmo dar essa comidinha fresca. Mas tens que ter cuidado com a quantidade que tiras.
Uma boa maneira de controlares a praga é 1º meteres uma Helena, 2º tirares os caracóis adultos porque assim os ovos vão diminuir bastante e 3º é ires fazendo o que fazes com eles que é alimento.

Mas se for em demasia Foil, o que vai acontecer é que caso os caracóis esmagados não forem todos comidos, os restos vão criar amónia e apodrecem. O que depois vai tirar qualidade à água e origina o aparecimento de outros seres como planárias por exemplo.

Meu conselho é ires controlado bem essa quantidade de caracóis esmagados e vais tirando uns quantos para uma caixa com agua e musgo. Ficas com uma criadeira de caracóis fora do aqua LOL



Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 18 Mar 2014, 16:14Responder ao tópico

Status report;

Bem, hoje é terça feira, logo dia de muda de água e limpeza da gravilha. Desta vez decidi tentar limpar tudo de uma vez, ao invés de limpar apenas pedaços. Sei que deve ser mais espaçado em termos temporais, mas, devido ao tamanho diminuto do aquário, nunca consigo limpar uma área decente.

Resultado da limpeza final:

RC - I don't even  - Página 2 SXeu90d

Este foi o segundo e ultimo garrafão. Como tinha dito, sei que não se deveria substituir uma percentagem tão elevada de água, mas foi a primeira limpeza a fundo da gravilha, sendo que removi tudo do caminho e aspirei toda a superfície.

RC - I don't even  - Página 2 6Qs9bT5

RC - I don't even  - Página 2 IK3CGLS

RC - I don't even  - Página 2 LUIXvip

Aqui podem ver o estado do CPO e o cemitério dos caracóis.

Desde a semana passada o CPO ficou com um aspecto bastante diferente. Fez duas mudas completas e bem sucedidas e tem também uma cor bastante diferente. Para dizer a verdade preferia a cor original, mas assim também não fica muito mal.

Pelo que tenho visto não é activamente hostil perante os camarões e prefere comer quer os caracóis esmagados ou os waffers. Portanto parece estar a correr tudo bem neste departamento.

No que toca aos caracóis. Bem, durante esta semana e meia(?) devo ter esmagado talvez uns 30-40 caracóis. O que teve algum impacto, mas não tanto como se imagina. Durante a noite continuam a aparecer imensos de todos os cantos. Não está tão controlado como quero, mas melhor que nada.

Agradeço o conselho no que toca ás helenas e é definitivamente o caminho que vou eventualmente tomar, mas preferia estabilizar mais a população de camarões antes de introduzir uma. Pelo que tenho lido/visto no youtube algumas podem atacar e matar os camarões durante a muda. Para evitar a poluição em demasia da água esmago-os todos na mesma zona, de forma a facilitar a limpeza. Quando vejo ovos no vidro também os esmago.

Por norma quando ligo as luzes no dia seguinte apenas restam as cascas, por isso coise. Para ajudar nisto também reduzi a dose de comida, de três waffers para um, por isso ou comem caracol, ou comem caracol Razz

Pode parecer muita comida, mas não deixo de ter um cpo, ~30 camarões e sabe-se lá quantos caracóis.

E pronto, por fim uma de grande plano.

RC - I don't even  - Página 2 9GZby7S

O musgo ainda está longe de ter o tamanho ideal, mas pronto, está a ficar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySex 21 Mar 2014, 15:34Responder ao tópico

Boas,

Foil 1ª má noticias LOL
Eu não tinha reparado mas agora com esta foto dá para ter a certeza.

Tu não tens ai um CPO lol tens um Procambarus sp. "marble".
O que te posso dizer destes meninos ou melhor "meninas" hahaha

São lagostins que não precisam de macho para acasalar. Têm na idade adulta os filhotes. Cerca de 30 a 50 deles LOL
Podem atingir os 15 cm e são altamente ofensivos e comedores de camarões.
Sei porque os crio também.

Inicialmente podem ser erradamente comparados a uns procambarus sp. blue ou diminutus blue, porque quase todos os lagostins são azulados em pequeno. Até os nossos procambarus clarkii quando mudam de casca podem ficar azulados.

Assim sendo vai pensado no que te disse LOL

A boa noticia é que em adulto é mto engraçado interagir com eles (lagostins) Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySex 21 Mar 2014, 15:43Responder ao tópico

Pois, era o que suspeitava :/ Parecendo que não numa questão de duas semanas duplicou de tamanho. Como disse, o vendedor anunciou-o como um CPO, além de os manter todos no mesmo aquário. Pode ser que me safe, mas tenho as minhas dúvidas.

É como digo. Até agora não parece ser agressivo. Até recua quando camarões/caracóis se aproximam demasiado depressa, mas pode muito bem alterar de um dia para o outro. Se acontecer ainda não tenho nenhum plano especifico.

Mas por outro lado, se tiver uma população de camarões sustentável até pode ser que se aguentem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyDom 23 Mar 2014, 16:50Responder ao tópico

Mais um dia, mais uma muda. Se não estou em erro é a terceira, talvez quarta.

RC - I don't even  - Página 2 OXKbpCz


RC - I don't even  - Página 2 HvYB76f

Gosto da personalidade do tipo. Cada vez que se assusta com a minha presença recua um pouco e depois fica a olhar para mim.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyDom 23 Mar 2014, 20:18Responder ao tópico

Boas,

ehehehehe os meus vêm pedir comida ao vidro Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyDom 23 Mar 2014, 21:59Responder ao tópico

CPO são laranja e não dessa cor, mas se fosse um cpo passava o dia a comer-te camarões, são muito agressivos, pelo menos os exemplares que passaram cá por casa, muito bonitos, pequenitos, mas terrivelmente mal humorados.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 24 Mar 2014, 16:31Responder ao tópico

RC - I don't even  - Página 2 Kx1ZqR2

RC - I don't even  - Página 2 C4S4rNR

Quer o lagostim quer o musgo estão a crescer a um ritmo bastante acelerado. Mais que o que esperava inicialmente.

Não que isto seja mau, antes pelo contrário.

Também não tem mostrado agressividade, o que também é um ponto bastante bom.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 24 Mar 2014, 16:52Responder ao tópico

Gosto muito do teu lagostim  Very Happy  espero que não te dê problemas Wink
O musgo cresce muito rapido, a mim acontece o mesmo  :lol: 
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 24 Mar 2014, 17:14Responder ao tópico

Parece-me é que tens algas no musgo, ou é da foto?
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptySeg 24 Mar 2014, 17:21Responder ao tópico

Creio que seja da foto. Naquela zona tenho dois tipos de musgo. Talvez daí pareça ser algas.

Sandra Costa

Obrigado. Até agora está a portar-se bem. Espero que continue assim.
Ir para o topo Ir para baixo 

Foil
Foil

Membro
Membro


Localização : Lisboa
Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2013
Gostos : 1


RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyTer 25 Mar 2014, 18:24Responder ao tópico

Hoje estive a aspirar a gravilha, coisa comum, mas aconteceu algo invulgar.

Ao despejar a água suja no lavatório reparei numa coisa a mexer dentro do mesmo, no meio do sabão. Consegui agarrá-lo a tempo e meti-o dentro de um tupperware com água.

Tentei limpá-lo o melhor que consegui sem o magoar e de quarentena com um par de caracóis até amanhã, não vá contaminar o resto do aquário. Até agora parece estar bem de saúde, mas prefiro esperar.

Para não arrefecer demasiado está em cima da calha de leds.

RC - I don't even  - Página 2 1AlL3ed

RC - I don't even  - Página 2 FzA7DEb

Já agora mais uma foto do lagostim, porque ainda não estão aqui demasiadas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





RC - I don't even  - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: RC - I don't even    RC - I don't even  - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

RC - I don't even

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Invertebrados-