Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Iniciação aos Aquários de Água Salgada Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Iniciação aos Aquários de Água Salgada 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Iniciação aos Aquários de Água Salgada EcoariumBanner_zps3903f249
Iniciação aos Aquários de Água Salgada Banner500x1254_zpsf6aa283b
Iniciação aos Aquários de Água Salgada Banner-500x125_zps9d594aec
Iniciação aos Aquários de Água Salgada Gambabanner_zpsgucldxz3
Iniciação aos Aquários de Água Salgada Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyTer 12 Nov 2013, 18:39Responder ao tópico

Olá a todos,

Sou nova neste mundo dos Aquários de Água Salgada. Possuo de momento aquários de água doce comunitário e um aquário de Ciclideos Malawi e agora chegou a altura de iniciar-me nos aquários de água salgada.
Actualmente tenho um Aquário RED SEA Max 130D e um TMC 30L.

Apesar de saber que é mais fácil começar por um aquário maior, quero começar com o mais pequeno (TMC) e ir para algo mais simples primeiro.

As minhas primeiras dúvidas são sobre a montagem inicial do mesmo.

- Estou a pensar em usar água do mar (recolhida nas praias da Arrábida), para iniciar o aquário. Acham uma boa ideia? Ao por água do mar quanto tempo mais ou menos terei de esperar até começar a fazer os primeiros testes à água e até estar tudo ok?

- Rocha viva, quero por um pouco de rocha viva - quando comprar a rocha viva tenho de a lavar correcto? A lavagem tem de ser em água salgada? Poderei lavá-la na água do mar? Posso por a rocha viva imediatamente ao mesmo tempo em que ponho a água?

Estas são as primeiras questões... mas muitas mais tenho.

Obrigada,
Cumprimentos
Duarte
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQua 04 Dez 2013, 01:58Responder ao tópico

Boas Duarte, antes de mais bem vindo ao mundo dos salgados.
peço desculpa de só hoje responder, mas estive sem net, mudança de fornecedor de serviço que me deixou pendurado sem net e ser telefone. Mas adiante.
Aconselho sempre a fazer agua, a partir de agua de osmose, mas eu como moro em frente ao mar, atravesso a rua e lá encho uns baldes, mas por norma faço uns testes, mas é sempre um risco, devido a poluição.
Quanto a rocha viva, não é a rocha que está viva, mas sim os micro-organismos que nela habitam, ao lava-la vais deitar colonias de bactérias pelo esgoto, logo a rocha vem em agua como os peixes, deves pegar-lhe e coloca-la rapidamente dentro de agua novamente, para que as bactérias e outros seres vivos não morram.
Mais qualquer dúvida em que possa ajudar?
Vai colocando fotos da nova montagem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyDom 08 Dez 2013, 00:44Responder ao tópico

Obrigada.

Uma questão. A montagem vai começar para a próxima semana em princípio. Smile

Vou usar Reef Base da Red Sea como substrato. Este substrato tenho de o lavar antes de colocar no aquário? E por lavar refiro-me também.. lavar com água salgada ou sem ser salgada está ok?

Obrigada

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyTer 10 Dez 2013, 17:53Responder ao tópico

Não laves, porque esse substrato traz bactérias nitrificantes que te vão ajudar a iniciar o ciclo.
Mesmo que a agua fique um pouco opaca, vai desaparecer com a filtragem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyTer 10 Dez 2013, 19:11Responder ao tópico

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQua 11 Dez 2013, 22:12Responder ao tópico

de nada
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQua 11 Dez 2013, 22:13Responder ao tópico

de nada.
estou aqui para tentar ajudar...
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyTer 17 Dez 2013, 18:02Responder ao tópico

Ora boas,

Hoje chegou a rocha viva e o meu sistema de osmose..

Aqui vão umas fotos do meu TMC 30L já com a rocha viva.. Aceito qualquer comentário... Estou a aprender. Smile


Iniciação aos Aquários de Água Salgada 4wfo



Iniciação aos Aquários de Água Salgada 2wd7



Iniciação aos Aquários de Água Salgada Rbhw

Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 02 Jan 2014, 14:11Responder ao tópico

Esta fixe, coloca ai uns coraizinhos e uuma equipa de limpeza. e vai colocando fotos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQua 09 Abr 2014, 11:24Responder ao tópico

Olá então novidades e umas fotozinhas mais recentes deste aquario???
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyDom 13 Abr 2014, 12:06Responder ao tópico

Olá,

Depois de um bom tempo a fazer ciclagem... depois de uns contratempos (explodiu-me um termostáto dentro do aquário), que fizeram com alguns dos meus corais e o meu Turbo snail morresse... (ainda bem que não tinha nada mais dentro do aquário) as coisas parecem terem normalizado.
Ontem comprei os meus primeiros peixes e únicos. Não tenho ideias de colocar mais fauna no meu aquário... tenho 1 turbo snail e estes dois ditos peixe palhaço. Hoje foi a primeira vez que lhes dei de comer.. foram à comida, penso que comeram... mas andaram os dois estilo a brincar com a palheta de comida..

Ficam aqui umas fotos...

https://plus.google.com/photos/110933512868919567207/albums/6001730848700874273?authkey=CMX-z9r7_d_cHA

Gostaria de opiniões.. como sabem os corais não fui eu que os escolhi... e tão pouco sei o nome deles todos.. espero não ter aqui nada que seja incompatível com os meus peixes..
Que cuidados especiais deverei ter agora relativamente a estes dois peixes? Aconselham a dar comida duas vezes por dia? Ou apenas uma vez?
A iluminação tenho desde as 8h até às 19h, o que acham? OUtra questão que tenho é, a luz (azul - a que realça a cor dos corais) usa-se apenas para efeitos de ser bonito ou aconselham a usar esta luz também agora?
Qualquer dica, ou website onde possa ler mais sobre os peixes que tenho agradecia... queria muito que tudo corresse bem com eles.

Obrigada,
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyDom 13 Abr 2014, 15:30Responder ao tópico

Oi apesar de não perceber nada de salgados, visualmente está com bom aspecto, bom trabalho a malta mais entendida na coisa já te vem dar umas dicas.

Vai enviando umas fotos para a malta ir babando  Iniciação aos Aquários de Água Salgada 856850 
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 17 Abr 2014, 18:07Responder ao tópico

Parabéns esta muito fixe, vai continuando a colocar fotos e tira uma do aQUARIO INTEIRO.
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 17 Abr 2014, 21:04Responder ao tópico

Oi Julio consegues responder as dúvidas que ficaram sobre a iluminação e corais no post da Aduartemaio?
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 24 Abr 2014, 15:08Responder ao tópico

Ora boas,

Aqui vão umas actualizações deste aquário..
Em primeiro lugar os ocellaris que tenho andam à bulha, já andei a ler e a investigar noutros fóruns e disseram-me que é normal.. o facto de andarem assim tem a ver com a decisão de qual deles vai ser macho ou fêmea..
Segundo lugar penso que estou com dinoflagelados.. :(Já iniciei à 7 dias atrás o tratamento com água oxigenada (3%) nas medidas indicadas...  agora nada de TPA's e esperar para ver.. Reduzi a iluminação também tal como me foi indicado. Alguém entendido por aqui que já tenha tido este problema?

Disseram-me que ao fim de 7 dias irei ver melhorias... mas como são essas melhorias? Eles acabam mesmo por desaparecer? Morrem? Não faço mesmo a mais pequena ideia...

Vou deixar aqui algumas fotos,

Iniciação aos Aquários de Água Salgada 35be9s7

Iniciação aos Aquários de Água Salgada 1e5p51

Podem ver nesta foto o tal aspecto castanho... eu penso serem mesmo dinoflagelados.. parecem-se com fios, quando toco neles vejo que se desfazem estilo ferrugem, eles estão todos com bolinhas de O2 agarradas a eles..

Iniciação aos Aquários de Água Salgada K9gkf4

Opiniões, sugestões... ajudas..


Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 24 Abr 2014, 15:16Responder ao tópico

Oi tirando o problema que já estas a tratar gosto, quantos litros têm esse aquário?
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 24 Abr 2014, 15:26Responder ao tópico

Este aquário é o pequenino Nano Reef 30l TMC Microhabitat.

Foi decisão minha avançar com este projecto antes de me iniciar num outro aquário que tenho aqui que está parado e pronto para depois o montar se me sentir mais à vontade com a água salgada.. (RedSea Max 130D)

Fauna só quero mesmo ter o casal de ocellaris e tenho um turbo snail pequenino também e os corais que tenho actualmente.
Estou a aprender.. o fazer a água de osmose, adicionar o sal.. dissolver, etc... tudo isso fazia-me confusão e ainda me faz alguma confesso... mas bom.. tudo passa pela fase de aprendizagem... até ver as coisas vão indo..

Tive dos maiores sustos que alguma vez poderia ter neste aquário... um termostato explodiu dentro do aquário quando ele tinha os corais a pedra viva e um turbo snail... O turbo morreu instantaneamente.. os corais ficaram todos queimados.. pensei que não iam recuperar nunca... mas alguns consegui recuperar. Foi um barulho enorme e pensei que tudo tinha explodido.. fiquei cheia de vidros dentro do aquário... enfim.. uma aventura e tanto... foi como iniciar de novo tudo.

Obg, cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyQui 24 Abr 2014, 15:36Responder ao tópico

Bem estou a ver que és uma viciada nisto e empenhada também, vai pondo as novidades fiquei curioso com essa nova montagem que virá no redsea.
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptySex 02 maio 2014, 10:52Responder ao tópico

Bom.... notícias... A tal alga está melhor.. Já parei de por a água oxigenada..e penso que está a estabilizar.. só que isto nos salgados, demora, demora, demora.. Smile

Só que um dos ocellaris saltou fora do aquário... o aquário é tapado, apenas tem um buraquinho pequeno para por comida, mas sim ele consegue passar de lá... Acho que a culpa foi totalmente minha, pois na última TPA que fiz enchi demasiado o aquário... Sad Sad Fiquei desolada... Ele saltou e encontrei-o morto no chão.. Sad

Já tenho outro e agora não encho tanto o aquário... não sei se é mesmo deles.. ou se eles dão grandes saltos do aquário... pela minha experiência pelo menos em guppys que são uns saltadores também... sei que podem saltar mesmo quando não gostam da qualidade da água.. Não sei se se passa o mesmo com estes peixes nos salgados.. os parâmetros da água deste aquário estão dentro do que penso ser normal segundo as minhas investigações..

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

digogurgel
digogurgel

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Sao Paulo
Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/05/2014
Gostos : 1


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptySáb 31 maio 2014, 14:58Responder ao tópico

Ola bom dia,
Eu to com um serio problema com o nitrito, eu montei meu aquario a 28 dias com aragonita, rochas vivas, agua deionizada. Ai depois de 26 dias medi o nitrito que em 2,8ppm muito alto e amonia zerada, eu coloquei o PRIME pra baixar o nitrito so que nao adianto nada, ah e no mesmo dia foi colocado a equipe de limpeza os paguros os turbis no dia da montagem foi colocado uma ampola com bacterias para iniciar a biologia. Nesse processo de ciclagem eu deixei o aquario com as luzes apagadas e muita circulaçao.
Como faço para baixar esse nitrito?
Posso comocar peixes assim mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptySex 03 Out 2014, 01:06Responder ao tópico

Novidades, algumas ou não houve continuação do projecto??? Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptySex 03 Out 2014, 01:12Responder ao tópico

Novidades?
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Iniciação aos Aquários de Água Salgada Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciação aos Aquários de Água Salgada   Iniciação aos Aquários de Água Salgada EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Iniciação à Água Salgada :: Nanoreefs-