Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Colisa Lalia Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Colisa Lalia 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Colisa Lalia EcoariumBanner_zps3903f249
Colisa Lalia Banner500x1254_zpsf6aa283b
Colisa Lalia Banner-500x125_zps9d594aec
Colisa Lalia Gambabanner_zpsgucldxz3
Colisa Lalia Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Colisa Lalia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyTer 08 Set 2009, 18:52Responder ao tópico

Boa tarde !
Em relação á reprodução de betas é bastante conhecido (inclusive neste forum ha varios topicos sobre isso)

Question Mas em relação a Colisa Lalia como é ?
Arrow -quais as semelhanças / diferenças ?
Arrow as colisas lalias têm varias variantes (azul, neon , etc...) sao todas compativeis entre si ou nao é bem assim ?
Ir para o topo Ir para baixo 

costinha
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : Pedro Costa
Localização : Queluz/Portugal
Mensagens : 860
Data de inscrição : 08/07/2009
Gostos : 14


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyTer 08 Set 2009, 19:00Responder ao tópico

Bem em relação á sua reprodução não sei mas sei que já tive 2 colisa lalia uma colisa azul e uma colisa mel no mesmo aquário sem problemas é só o que posso informar.
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyTer 08 Set 2009, 21:27Responder ao tópico

Dá uma vista de olhos aqui:
http://www.geocities.com/Petsburgh/4047/incolisa.htm
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyTer 08 Set 2009, 22:12Responder ao tópico

ok.
ja la estive a dar uma espreitadela. tem bastanta informação sobre a reproduçaoas das colisas. em algumas fases desse processo sao semelhantes ao betta.

obrigado pelo link
Ir para o topo Ir para baixo 

mja_mauro
mja_mauro

Membro
Membro


Localização : Amadora
Mensagens : 90
Data de inscrição : 06/11/2009
Gostos : 0


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyDom 22 Nov 2009, 18:42Responder ao tópico

Maos á obra.. E conta como vai isso..
Ir para o topo Ir para baixo 

vera markes
vera markes

Membro
Membro


Localização : Torres Novas
Mensagens : 59
Data de inscrição : 05/03/2010
Gostos : 1


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyQua 17 Mar 2010, 12:01Responder ao tópico

Oi,

Tenho um betta macho já algum tempo,muito antes de adequirir o aquario.
E agora oferecram-me um casal de colisas lalia que estão no aqua comunitário.

A minha duvida é se posso juntar o betta no aqua junto as colisas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Vedor
Paulo Vedor

Membro
Membro


Localização : Vale Flores - Feijo
Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 4


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySex 19 Mar 2010, 01:55Responder ao tópico

Olá jamartins

Se estás a pensar em tentar a reprodução de Colisas Lalia aconselho-te a prepares primeiro alguma comida viva, Infuzorios,microvermes,Artenia.
Com uma boa disponibilidade de comida é um bom inicio para um bom resultado na reprodução.
Alguma duvida vai colocando aqui que nos vamos te ajudando.

Abraço
Paulo Vedor
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Vedor
Paulo Vedor

Membro
Membro


Localização : Vale Flores - Feijo
Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 4


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySex 19 Mar 2010, 01:56Responder ao tópico

Olá Vera Markes

As Colisas Lalia são excelentes peixes para aquários comunitários se o teu aquário o Betta e as Colisas podem conviver perfeitamente no mesmo aquário sem que aja conflitos entre eles. De qualquer forma o meu concelho é se as Colisas já estão adaptadas no aquário podes colocar o Betta no momento em que as luzes do aquário se apaguem e fica durante algum tempo a observar o comportamento das Colisas e do Betta.

Os Machos de Colisa Lalia tendem a ser bastante territoriais na altura da reprodução para evitar esta tendência basta manter a temperatura a 25ºC ou um pouco abaixo desta forma o Macho não deve ter tendência a iniciar o processo reprodutivo e não se torna demasiado agressivo e territorial.

Abraço

Paulo Vedor
Ir para o topo Ir para baixo 

vera markes
vera markes

Membro
Membro


Localização : Torres Novas
Mensagens : 59
Data de inscrição : 05/03/2010
Gostos : 1


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySex 19 Mar 2010, 12:01Responder ao tópico

Muito obrigado! Very Happy
Tenho estado com algum medo pois o meu Chester ja faz parte da familia a algum tempo e esta tao lindo que n o queria ver mal tratado.

É que o colisa agora da-lhe a tonteira de assim que vê a femea da-lhe cada corrida Colisa Lalia 368300 que ate doi so de ver, ela nos ultimos dois dias tem estado quase sempre escondida ou a fugir dele.
Coitadinha da minha isaurinha (aka escrava isaura) Colisa Lalia 773205

Mas é um peixe incrivel, a uns dias, enquanto etava a alimenta-los com um cubinho de larvas congeladas, afastei o cubo por uns segundos da agua e tal não foi o meu espanto quando ele mandou um salto para apanhar a comida,
foi ca um susto Colisa Lalia 59899 .
Agora brinco com ele e ele até pequenos jatos de agua atira para conseguir apanhar a comida Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySex 19 Mar 2010, 13:29Responder ao tópico

Paulo Vedor escreveu:
Olá jamartins
Se estás a pensar em tentar a reprodução de Colisas Lalia ...

Obrigado pelo conselho.
Há algum tempo ainda pensei fazer essa tentativa, mas esse aqua ja está com um setup diferente e essas colisas já nao as tenho.

Nessa altura tinha um macho lalia e uma femea cobalto e interrogava-me sobre a compatibilidade entre eles.
Pois se eram ambos colisas, as diferenças que apresentavam na coloração eram apenas variantes da mesma espicie ou eram mesmo sub-especies com populaçoes proprias.

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

vera markes
vera markes

Membro
Membro


Localização : Torres Novas
Mensagens : 59
Data de inscrição : 05/03/2010
Gostos : 1


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySeg 17 maio 2010, 15:44Responder ao tópico

Olá
Quero partilhar a experiência incrível que estou a viver neste momento...

Tenho um aqua comunitário no kal vive um casal de colisas lalia...lindos...

Apercebi-me á 3 dias que o macho andava a fazer um ninho de bolhas nas plantas de superficie... mas não liguei!
Este fim de semana quando dou por ela já o canto do aquário estava coberto de bolhas que fazem monte já fora de agua...

Ontem tive oportunidade de ver o acto propriamente dito e filmar o acontecimento...
A fêmea a ir ter com ele, o abraço, os ovinhos a caírem, ele a coloca-los no ninho e a corrida em osso que ele dp dá a fêmea... lindo... assim que tiver o filme descarregado adiciono!

Agora ele não sai de lá, sempre a trabalhar, a fazer mais bolhas e a arrastar pequenas raízes la para o meio... é mesmo giro de ver!

Agora a minha duvida é, o que hei-de fazer, uma vez que o aquário é comunitário e possivelmente assim que eclodirem são comidos...

Tento passar as bolhas para outro aquario com o coliso?
Espero que eclodam e dp logo se vê?
Não tava memo nada a espera! e não percebo nada disso...
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySeg 17 maio 2010, 16:54Responder ao tópico

Eu na altura que o meu aquário era comunitário (Agora é um bocadinho menos;) ) observei alguns desacatos entre um dos colisas e o betta que tive. mas nada demais, creio eu...
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySeg 17 maio 2010, 21:27Responder ao tópico

Não acredito que esses alevins não sejam comidos.

Tens é que tentar meter o casal noutro aquário daqui a umas semanas e isso volta a acontecer.
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Vedor
Paulo Vedor

Membro
Membro


Localização : Vale Flores - Feijo
Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 4


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyQua 19 maio 2010, 01:41Responder ao tópico

Olá Vera
No aquário comunitário será muito difícil que consigas que as crias viguem o ideal seria poder remover toda a população do aquário a excepção do macho que está a cuidar das crias mas mesmo assim as colisas são um pouco mais difíceis de vingar do que por exemplo os Bettas.
No entanto se a reprodução for feita em um aquário dedicado a probabilidade de se conseguirem crias é bastante razoável.
As Colisas lalia quando nascem são muito pequenas se dispusermos de infusorios para os primeiros dias é óptimo de seguida os micro vermes ou as enguias do vinagre fazem o truque para as conseguir fazer crescer.
Abraço
Paulo Vedor
Ir para o topo Ir para baixo 

vera markes
vera markes

Membro
Membro


Localização : Torres Novas
Mensagens : 59
Data de inscrição : 05/03/2010
Gostos : 1


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyQui 20 maio 2010, 18:07Responder ao tópico

Eles já eclodiram ontem... São tantos... Tou xeia de pena, pelo menos algum k vingue...
Será k posso passar o macho e as crias para um agua pequenino pai de 28x20 com a agua do aqua onde eles estão? mas não tenho filtro so termoestato!!!
E o macho fika kanto tempo junto dos pequenos?
Kero mesmo salva-los...
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Vedor
Paulo Vedor

Membro
Membro


Localização : Vale Flores - Feijo
Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 4


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyQui 20 maio 2010, 20:05Responder ao tópico

Olá vera
Se as crias já estão a nadar na horizontal não necessitam do macho.
Podes apanha-las com um copo e coloca-las no aquário com a agua do principal e a mesma temperatura o aquário tem que ser tapado se tiveres plantas como musgo de java e riccia coloca no aquário. Assim que poderes adiciona uma filtragem lenta o ideal é um filtro de esponja.
A alimentação ideal agora era infusorios mas se tiveres podes dar micro vermes para ver se eles conseguem comer.
A nível das lojas a dois alimentos que podes usar ou o food U da MEDIC ou então o alimento liquido da JBL a base de artemia.

Abraço
Paulo Vedor
Ir para o topo Ir para baixo 

Ana Lúcia Silva
Ana Lúcia Silva

Membro
Membro


Localização : Brasília-DF
Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/07/2013
Gostos : 1


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: a reprodução de colisas   Colisa Lalia EmptyQui 15 Ago 2013, 19:31Responder ao tópico

Olá amigo,

Consegues me informar qual e como saber a época de reproducão de colisas?
Obrigada,
Ana
:cheers: 
Ir para o topo Ir para baixo 

lino_51
lino_51

Membro
Membro


Nome Real : Lino
Localização : Guarulhos
Mensagens : 153
Data de inscrição : 12/08/2013
Gostos : 2


Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptySáb 17 Ago 2013, 01:36Responder ao tópico

Ótimo post e muito bacana os comentários.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Colisa Lalia Vide

MensagemAssunto: Re: Colisa Lalia   Colisa Lalia EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Colisa Lalia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Gouramis, Colisas e outros-