Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EcoariumBanner_zps3903f249
Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Banner500x1254_zpsf6aa283b
Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Banner-500x125_zps9d594aec
Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Gambabanner_zpsgucldxz3
Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Sara Polainas
Sara Polainas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/10/2013
Gostos : 1


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptySáb 05 Out 2013, 19:17Responder ao tópico

Boa tarde.

Eu preciso dos vossos conselhos.

Eu tenho um aquário (já antigo, com uns 7-8 anos) com 100cm * 30cm * 35cm - 105L, que estava absolutamente "esquecido" e mal tratado na casa dos meus pais e eu decidi resgatá-lo e levá-lo para minha casa. Hoje esvaziei-o por completo, limpei-o, etc etc e já coloquei os produtos para retirar o cloro e acrescentar as bactérias benéficas. Coloquei umas rochas e outros objectos para criar esconderijos mas como podem ver pela foto está mesmo vazio.

Pormenor importante: o aquário tinha (e ainda tem) dois nigrofasciatus machos que são uns autenticos herois que sobreviveram a tudo e todos, que todas as mudanças de temperatura (porque o termostato avariou e ninguém reparou) o filtro que se tinha também avariou, enfim.. Passaram de uma água verde verde cheia de algas para uma água absolutamente "nova", ainda estão vivos e vão sobreviver a esta mudança.

Neste momento o aquário sobrevive à custa de um termostato e um filtro de interior pobrezinhos que eu tinha de um outro aquario bem mais pequeno. Vou comprar material novo (filtro e termostato) e queria saber as vossas sugestões para as melhores marcas com uma boa qualidade/preço.


Gostaria que me ajudassem a escolher o melhor tipo de areão (os nigros adoravam escavar imensos buracos por isso quero aproveitar esta oportunidade para lhes proporcionar o melhor que puder) e que me aconselhassem sobre que género de flora posso colocar neste aquário sem que haja baixas por parte das plantas - eles de tanto escavarem soltavam as plantas (anubias anãs) que ficavam todas a boiar). Por outro lado, eu gostaria de ter mais 1 ou 2 peixes no aquário mas não quero criar mais rivalidade (não sei se me aconselham a devolver ou não um dos nigro, e ou trocar por uma fêmea) nem quero ter peixes de outros habitats. Portanto, que outros peixes da América do Sul aconselham a juntar aqui, quando o aquário estiver efectivamente pronto?


Agradeço toda a vossa ajuda!!

Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus N8k2
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptySáb 05 Out 2013, 22:11Responder ao tópico

Boas Sara!

Antes de mais bem vinda ao fórum! Passa na área das apresentações e deixa o teu contributo!

Editei-te o tópico para aparecer a foto directamente.

Pessoalmente não sou fã dessas decorações artificiais! Prefiro Rochas, Cocos, Plantas dependendo do tipo de fauna que queres ter.

Quanto às questões que levantas, convido-te a leres o nosso manual do aquariofilista iniciante, onde encontrarás resposta a grande parte das dúvidas que tens.

Podes encontrar isso na secção Iniciação à Aquariofilia.

Qualquer dúvida que tenhas depois disso dispõe! Very Happy

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sara Polainas
Sara Polainas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/10/2013
Gostos : 1


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: archocentrus nigrofasciatus novo aquário   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 12:15Responder ao tópico

Boas!

Antes que me peçam pormenores do aquário vejam o outro tópico que coloquei:

http://www.peixefauna.com/t14539-sara-polainas

Mas em resumo pode-se dizer que fora o aquário com 105L (100*30*35) eu vou comprar tudo de novo (filtro termostato etc etc) e fazer tudo de novo (areão plantas decoração etc).

Neste momento já tenho 2 nigrofasciatus adultos, machos que já não crescem mais, (já têm este tamanho +/- 11 cm há algum tempo). Queria adicionar mais 1 ou 2 peixes quando o aquário estiver devidamente pronto mas não sei que especies deveria colocar junto com os meus nigro, visto que eles são muito agressivos.
Quais são as vossas sugestões?

Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus N8k2

Ir para o topo Ir para baixo 

Sara Polainas
Sara Polainas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/10/2013
Gostos : 1


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 12:26Responder ao tópico

Já li os manuais todos, foi uma óptima revisão da "matéria"!
A grande questão é que embora eu tenha aquários há 7-8 anos, só agora estou a iniciar-me nos ciclídeos. E se quando os comprei não tinha noção nenhuma (nem sequer sabia que os nigrofasciatus eram agressivos e mataram toda a fauna que se tinha no aquário) agora estou desejosa de aproveitar esta oportunidade para reconstruir o aquário especialmente dedicado aos ciclídeos!

Daí as minhas perguntas de flora e fauna específicas para este caso. Em relação ao areão gostaria que me dessem sugestões do tipo e granulometria porque se os meus meninos adoram escavar também preciso de um bom suporte para as plantas! E que plantas aguentam estar com estes ciclideos? Que outros peixes aconselham colocar posteriormente?

Obrigado,

Cumprimentos Sara Polainas
Ir para o topo Ir para baixo 

Bruno Dias
Bruno Dias

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Bruno Dias
Localização : Évora
Mensagens : 708
Data de inscrição : 13/10/2012
Gostos : 18


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 12:30Responder ao tópico

Bom dia em relação a este assunto não vou dar opinião esta especie não é o meu forte mas de certeza que não vai faltar pessoal para te ajudar da minha parte só posso dizer quando tiveres tudo pronto mete umas fotos par ao pessoal ver e comentar Razz Razz Razz 


boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 16:18Responder ao tópico

Boas!

Em relação a esses peixes não sou a pessoa indicada para te dar dicas!

De qualquer maneira penso que passará por colocação de um areão "macio" sem arestas para que possam escavar à vontade e pedras para a decoração.

Quanto a plantas, e sendo peixes enérgicos, acho que terá que passar por Anúbias, Cryptos, Echinodorus. São plantas robustas e que poderão aguentar as investidas dos rapazes.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sara Polainas
Sara Polainas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/10/2013
Gostos : 1


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 17:12Responder ao tópico

Obrigado pelos conselhos!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 22:53Responder ao tópico

2 Tópicos unificados.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyDom 06 Out 2013, 23:27Responder ao tópico

Ora bem, quanto ao areão, podes colocar areão de rio, sílica fina, ou areia de praia desde que apanhada na zona  e os de rebentação. Há até quem misture areia da praia com areão de coral grosso e areão de coral fino.

Eu escolheria a sílica fina.

Digo isto porque os Nigrofasciatus podem ser mantidos com ph entre os
pH – 7 a 8, com um dH - 10 a 20. São peixes muito resistentes em que os machos chegam aos 12cm e as fêmeas aos 10cm. São mais tolerantes com outros peixes do mesmo tamanho quer da América Centra com do Sul, embora convivam bem com tetras e barbos adultos, bem como podes colocar ancistros ou plecos, e bótias.

Outro conselho é manteres esta espécie com um layout com muitas pedra e troncos de preferência ramificados.
As pedras podem também ser calcárias, é uma questão de opção.

Quanto a plantas o meu concelho vai para as anúbias que podes agarrar a pedras e troncos mas podes tentar também as valisnérias.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus   Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Ajuda! Aquário de C. Nigrofasciatus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Ciclídeos Centro Americanos-