Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Novato - 1º aquário Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Novato - 1º aquário 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Novato - 1º aquário EcoariumBanner_zps3903f249
Novato - 1º aquário Banner500x1254_zpsf6aa283b
Novato - 1º aquário Banner-500x125_zps9d594aec
Novato - 1º aquário Gambabanner_zpsgucldxz3
Novato - 1º aquário Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Novato - 1º aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 14:30Responder ao tópico

Boa tarde,

Sou de santa maria da feira, tenho 30 anos e precisamente 7 anos comprei um aquario de 60*30*30.
por várias vezes tentei peixes de água quente e por várias vezes dei pelo aquario apenas com um peixe o famoso limpa vidros.

Após já ter desistido da aquariofilia a uns anos, decidi regressar novamente e tentar.

Então fiz um aquário com algumas plantas que vi e gostei. Não sei o nome delas.

Areão de cilica.

iluminação:
          0.50 m de led sms 5630 ip65
filtro:
     400l/h não sei a marca

material filtrante:
carvão
esponja
cerâmica


e coloquei os seguintes peixes:
12 guppys (4 macho+8 fêmeas)
4 cruzamento do red cherry e red rili
1 ancistru
5 mollys
3 espadas (1macho+2 fêmeas)
5 platys


neste momento acho que os camarões já foram, tenho que ver debaixo do tronco mas acho que já foram petisco.... Sad

Gostava de ouvir/ler as vossas criticas, pois irei montar um de 100 litros e já encomendei 2 discus... e não queria cometer asneiras.

segue fotos:

Novato - 1º aquário Dmbr
Novato - 1º aquário Nbon
Novato - 1º aquário Higc
Novato - 1º aquário H4fq
Novato - 1º aquário 2sfs
Novato - 1º aquário Yrq6


Obrigado,


Última edição por Marfas em Sáb 01 Nov 2014, 00:43, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 15:12Responder ao tópico

Boas;

Antes de mais, bem vindo ao forum....

Para começar, acho que estás a fazer as coisas muito depressa.

Dizes que vais adquir um aquario de 100 litros e já encomendas-te 2 discus????? Isso não me parece nada boa ideia.

Mas vamos por partes:

No teu aquario actual, ou seja um aquario de cerca de 54L brutos, tens demasiada fauna.

Quanto tempo demoras-te entre montar o aquario e colocar os peixes? Fizes-te o ciclo do azoto?

O Carvão no filtro têm obrigatoriamente de ser substituido a cada 30 dias, e honestamente não está lá a fazer nada, apenas deve ser utilizado no fim de um tratamento para retirar os quimicos da agua.

Acho que todos os disabores que tives-te no passado se deveram a más praticas e desconhecimento basico dos principios da aquariofilia.

Acho que deverias começar por todos os posts que estão aqui na iniciação à aquariofilia intitulados "manual do aquariofilista iniciante", estou convencido que quando os acabares de ler, vais colocar as mãos à cabeça e dizer... por isso é que os meus peixes morreram...lol

De qualquer maneira, estamos aqui para ajudar, por isso não hesites em perguntar.

abraço







Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 15:22Responder ao tópico

O josé Elias já disse tudo.
Se meteste os peixes sem fazer o ciclo do azoto prepara-te para mais dissabores...

Os peixes que meteste espadas , guppys, plattys e molies são todos viviparos, eles reproduzem-se que nem coelhos, eu tenho 2 espadas femeas e 1 macho e em pouco tempo já tenho 14 alevins e de cada vez que as espadas pariam encontrava 2- 3 alevins...
Quanto aos camarões, provavelmte viraram mariscada What a Face  a mim já aconteceu o mesmo...as minhas espadas comeram-me os camarões...

Não podes adiar a encomenda dos Discus? É que não sei como tiveste coragem de encomendar discus quando a tua experiencia na aquariofilia é muito negativa...
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 15:23Responder ao tópico

Antes de mais obrigado pelas respostas...

eu coloquei a água a ciclar durante uma semana. após uma semana fiz um tpa e coloquei os
4 cruzamento do red cherry e red rili
1 ancistru

passado outra semana, fiz outro tpa, coloquei as famosas pastilhas de aumentar o ciclo de azoto. e aqui sim colocou o resto da fauna...acredito que aqui cometi um grande erro...portanto tenho o aquario a trabalhar quase a 3 semanas.

Antes de meter peixes, fiz as análises de PH e das tiras, do qual tinha verificado que o aquario tinha estabilizado.

Após meter a fauna toda (no domingo), hoje voltei a fazer a análise do PH e verifiquei os nitritos, etc através das tiras de teste e estavam tudo normal...vi que os nitritos e nitratos aumentaram ligeiramente...

contudo quinta ou sexta feira vou fazer novo tpa...

indicaste-me que os discus é má ideia, por alguma razão???eu só os vou meter no aquario quando tiver o ciclo de azoto gerado....

obrigado,
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 15:43Responder ao tópico

Relativamente a fauna estar em excesso...espero ainda poder desdobrar no outro aquário que irei montar...

Os discus já estou a providenciar a colocação dos mesmos num aquário de um vendedor amigo, que tem os aquários ciclados.

muito obrigado pelas vossas opiniões.... pois estão a ser-me úteis para repensar no que vou ou irei fazer...
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 16:09Responder ao tópico

Já agora e para não abrir um novo tópico o aquario de 100 litros que falo segue as imagens...
como podem ver está vazio, quero que seja plantado e a ideia como disse anteriormente é colocar 2 discus...
aceito sugestões relativos a layout, etc....

já agora as medidas são 60*60*55 altura, atenção que é aquario de canto...por isso indico cerca de 100 litros...

Novato - 1º aquário T2n9

Obrigado,
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 19:25Responder ao tópico

Pastilhas para acelarar o ciclo????? Quanto muito podes usar uns liquidos com bacterias nitrificantes, mas honestamente, não fiuncionam...

O ciclo do azoto demora cerca de 4 a 5 semanas.

Quando dizes que os testes de PH e tiras estão normais, o que isso sigifica?

Qual é o PH da agua? qual o valor dos Nitritos? e amonia?

Só para teres uma ideia, os nitritos e a amonia têm obrigatoriamente de estar sempre a 0, qualquer valor acima de 0 significa que o ciclo não está feito e os peixes correm perigo.

Para discus, não recomendo aquarios com menos de 2 meses, e PH nunca superior a 6.8

Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 19:33Responder ao tópico

A pastilha que indiquei foi a bacterium e.
O teste do PH foi feito através das gotas.
PH esta entre os 6.8 e os 7.

Nitritos e Nitritatos
estão no 0 perante as fitas (fitas essas de teste que se compra na loja, não sei a marca)



Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 19:43Responder ao tópico

Perante o que li,wikipedia, etc...eu posso aumentar o ciclo de azoto, colocando a peças ou material na biobox do novo aquário dentro do que já estou a ciclar de forma a levar já alguma bactérias...
existe mais alguma maneira?

Apesar de ter andado rápido...eu tenho andado "em cima" do aquario de forma mais assidua...e tenho feito tpa's semanais de 15 litros...

acham que devo fazer mais alguma coisa. Sim porque a velocidade com que fiz as coisas posso ter feito asneiras e claro tenho que aprender com elas...mas existe maneira de poder minimizar algum impacto negativo?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Jesus
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick - NGOD
Localização : Vialonga-Lisboa
Mensagens : 1069
Data de inscrição : 24/09/2012
Gostos : 49


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 02 Out 2013, 21:52Responder ao tópico

O que podes fazer agora é andares em cima a fazer testes de amónia e tpa para baixar caso comece a subir
Ir para o topo Ir para baixo 

lino_51
lino_51

Membro
Membro


Nome Real : Lino
Localização : Guarulhos
Mensagens : 153
Data de inscrição : 12/08/2013
Gostos : 2


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 01:44Responder ao tópico

Realmente não é fácil de resistir em acelerar a ciclagem, estou com meu humilde aquário com algumas plantas e zero de peixe já a alguns dias, minha água está completamente cristalina e eu morrendo de vontade de colocar alguns peixinhos...
Tenha calma e post algumas fotos bens legais para vermos seu aquário.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 09:20Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:

Quanto aos camarões, provavelmte viraram mariscada What a Face  a mim já aconteceu o mesmo...as minhas espadas comeram-me os camarões....

Ai ai ai ... Sr. Mafras e Srª Sandra !!!
Com essa escolha de peixes o que esperam vocês? hehehe

Mafras para teres sucesso com camarões e peixes num comunitário, vais precisar de esconderijos e iniciar logo com uma grande colónia. Para que a criação seja superior à caça LOL

Agora Discus com camarões esquece ... os Discus limpam mesmo tudo.
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 15:14Responder ao tópico

Boa tarde,

perante as vossas respostas e opiniões já me fizeram dar uma grande volta e alterar os planos. O que é que estou para aqui a dizer é simples....cancelei a encomenda dos Discus pois estive a pensar e realmente não estava a seguir os passos correctos. e o que mais fiz?!?!? querem saber...estou a pensar comprar outro aquario, mas agora maior...ainda não decidi...ando a procura.... (se alguem tiver ou soube de aquarios que tenha no máximo as seguintes características comprimento 70, largura 50, altura o tecto é o limite...Smile, que entre em contacto comigo).
E qual a razão....como tenho população em excesso...vou ter que os dividir ou então colocar num aquário superior....como tenciono ter discus, segundo o que li convem ter um aquario vazio mas com água ciclada de modo a tratar possíveis problemas...
como podem ver as vossas opiniões têm sido importantes e tenho tentado seguir as mesmas...
Obrigado...

Já agora ainda ninguem opinou de um possivel layout para o aquario de 100 litros que eu apresentei...
o que fariam?

Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 17:37Responder ao tópico

Citação :
estou a pensar comprar outro aquario, mas agora maior.
mas já não tinhas comprado um aquario de 100lt?
Ainda bem que cancelaste a encomenda dos Discus, são uns peixes muito sensiveis a alterações, é melhor só os adquireres quando tiveres mais experiencia Wink

Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 17:50Responder ao tópico

Sim tenho um de 100 litros...que tb já postei a foto dele.(está um pouco acima)

a pedir opiniões sobre o que fazer em termos de layout....
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 17:54Responder ao tópico

A minha duvida era se ias ficar com 3 aquarios...

Quanto ao layout eu não sou a pesssoa mais indicada para te ajudar...
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 17:56Responder ao tópico

Em principio sim, ficarei com 3....

Já que é para começar é em grande....Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 17:57Responder ao tópico

:lol: :lol:  isso é que é vontade :lol: :lol: 
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 18:16Responder ao tópico

Vontade não falta....
falta é ideias de como montar sem gastar mto dinheiro...Sad

Pois gostava de os fazer plantados.... e com plantas que não precisem de muita luz...de modo a que possa meter led's...

alguém pode ajudar?? a indicar algumas plantas...dar-me ideias de layout...etc???

ou mesmo ideia de fauna....
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQui 03 Out 2013, 20:15Responder ao tópico

Lista de plantas para aquarios low-tech

e depois tens as listas de plantas nos inamovíveis para consulta na área das fichas técnicas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptySeg 07 Out 2013, 21:29Responder ao tópico

Boa noite,


Segue as primeiras imagens do que foi feito neste fim de semana.
as pedras brancas vão desaparecer...e vêm directamente dos Açores algumas pedras vulcanicas...
opinem e dêm-me a vossa opinião.


Novato - 1º aquário LblqUploaded with ImageShack.com
Novato - 1º aquário W8edUploaded with ImageShack.com
Novato - 1º aquário BxftUploaded with ImageShack.com


Última edição por Marfas em Sex 03 Out 2014, 14:05, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

c.lopes
c.lopes

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Ílhavo
Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 3


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 16 Out 2013, 19:58Responder ao tópico

Oi,

Eu gosto.
Apenas mudava as pedras brancas e o areão branco.


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 16 Out 2013, 22:20Responder ao tópico

Tens dois tipos de areão? Um branco e um preto, não se percebe muito bem nas fotos.
Tira as fotos á noite só com o aquário ligado, podes tirar com ou sem flash, é uma questão de expirimentares, mas vão ficar melhor e perceber-se melhor.
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyQua 16 Out 2013, 23:07Responder ao tópico

Boas.Eu ja percebi que tens 2 tipos de substrato,na parte de a frente tens o xisto moído mas não sei o que e aquele substrato preto tipo areia la atrás.Eu acho que tens que retirar estes imagens de fundo com areao branco e colocar um fundo preto.O aquário não esta mau e promete muito mas ainda há muito trabalho a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyDom 20 Out 2013, 21:53Responder ao tópico

Boa noite caros amigos,
Peço desculpa a demora da resposta...
vou tentar responder a todos.
Amigos não tenho areão branco, é uma imagem de fundo. não posso mete-la ao lixo por uma simples razão, quem a comprou foi a mulher...logo fazer isso...como todos sabem é asneira...tenho que remediar...Smile
O aquário mudou um pouco nestas duas semanas segue imagem de como está:

Novato - 1º aquário QyjiUploaded with ImageShack.com

este apenas coloquei dois helenias, pois tinha alguns caracois a nascer. ainda a ciclar portanto duas semanas sem mexer.
Mudei a iluminação deste aquario, e invês das lampadas T8 que tinha coloquei as fitas de led 1metro de smd 5050 e 1 metro de smd 5630. estou a gostar bastante da iluminação.

Criei um terceiro aquario como tinha indicado e segue imagem:
Novato - 1º aquário 5p8gUploaded with ImageShack.com

pois bem, com este estou com problemas...Sad isto porque a minha esposa queria neste aquário que tem cerca de 60 litros ciclideos do malawi, estive a ver não pode ser pois era pequeno de mais. consegui convercer mudar para os cicledeos anões. pois bem ela até gostou dos ramirezi, mas gostou também dos apistogramas cacatuoides...diz ela...são uns "punks" bonitos para juntar com os ramirezis...pois é...problema não encontro em lado nenhum...alguém tem criação? Se me poderem ajudar agradecia.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Novato - 1º aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Novato - 1º aquário   Novato - 1º aquário EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Novato - 1º aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-