Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

A minha cultura emersa + dúvidas Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistrarRegistrar  
A minha cultura emersa + dúvidas 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
A minha cultura emersa + dúvidas EcoariumBanner_zps3903f249
A minha cultura emersa + dúvidas Banner500x1254_zpsf6aa283b
A minha cultura emersa + dúvidas Banner-500x125_zps9d594aec
A minha cultura emersa + dúvidas Gambabanner_zpsgucldxz3
A minha cultura emersa + dúvidas Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

A minha cultura emersa + dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

dg12
dg12

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

A minha cultura emersa + dúvidas Vide

MensagemAssunto: A minha cultura emersa + dúvidas   A minha cultura emersa + dúvidas EmptySex 13 Set 2013, 10:15Responder ao tópico

Viva pessoal,

Há uns meses iniciei-me nas culturas emersas de plantas de aquariofilia. Por enquanto só mantenho plantas de fácil manutenção, que menciono de seguida, com humus de minhoca (tratado e não tratado) ou com areão (do rio ou escuro de compra), ou akadama. E por enquanto até tem estado a vingar. Mas como qualquer outro, queria saber se existe possibilidade de melhorar ;-)

Mantenho todos os recipientes no parapeito da janela do meu quarto, 24h por dia. Borrifo as plantas com água da torneira ( recentemente tenho adicionado TPN à mistura). E mais nada.

As minhas dúvidas:
- Faço bem em ter TPN na água de borrifar?
- Devo colocar umas tiras led por cima dos recipientes (especialmente no meu 'aquário' das últimas fotos)?
- Aconselham mais alguma coisa que deva fazer para rentabilizar melhor isto?
- Será que o tronco não apodreça com o tempo estando sujeito apenas à humidade do aquário e borrifadas de água?
- Mesma dúvida acima, mas desta vez com a colocação de paus de kiwi como decoração tipo 'selva' enterrados no areão, com musgo/feto agarrado?
- Posso colocar pinhas de amieiro no aquário?
- As plantas que mencionei acima, no local onde estão, sobrevivem o Inverno?
- Deverei eu experimentar a cultura de cuba? Já ouvi falar tão bem e tão mal das tentativas de alguns...
- Se eu passar uma faca/tesoura no areão onde tenho a parvula, de modo a cortar as ligações que estão enterradas, consigo fazer com que ela espalhe e cresça mais? É que ela está a crescer para todo o lado mas não preenche todos os espaços.

Peço desculpa por tanta dúvida :/

Agora, as fotos:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

O borrifador:
A minha cultura emersa + dúvidas Nvym

2 taças apenas com pelia, sem substrato, apenas pedras para ver se aderem:
A minha cultura emersa + dúvidas Y6b5

3 recipientes de croisssants do lidl:
A minha cultura emersa + dúvidas 1oft

1º com Alternanthera reineckii 'mini' e pelia:
A minha cultura emersa + dúvidas Almc

2º com Eleocharis parvula e feto de java (que não se deram):
A minha cultura emersa + dúvidas 73y2

3ª com Eleocharis parvula:
A minha cultura emersa + dúvidas 3g2v

2 'gavetas' de frigorífico que reciclei e usei para o efeito:
A minha cultura emersa + dúvidas Iwzw

1º com Ludwigia repens, Eleocharis acicularis, Hygrophila polysperma, Hydrocotyle leucocephala e HZ:
A minha cultura emersa + dúvidas Lbeb

2º com Hygrophila polysperma 'Rosanervig', Ludwigia repens 'Rubin', HZ, Rotala indica, Bacopa caroliniana, entre outros...
A minha cultura emersa + dúvidas V7jd

E por último o meu aqua 60x30x25 com podas dos recipientes acima descritos, terminado ontem:
A minha cultura emersa + dúvidas 47tw
A minha cultura emersa + dúvidas Nlg

Comentários e críticas por favor! ;-)

Abraço a todos, David
Ir para o topo Ir para baixo 

Fábio Joaquim
Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: A minha cultura emersa + dúvidas   A minha cultura emersa + dúvidas EmptySex 13 Set 2013, 17:27Responder ao tópico

Boas,

Tens aí uma ótima cultura emersa! Wink

Eu próprio também tenho uma com várias espécies de plantas numa estufa, estão um pouco mais selvagens do que as tuas... Smile

Em relação às tuas dúvidas:

dg12 escreveu:
As minhas dúvidas:
- Faço bem em ter TPN na água de borrifar?
Acho que fazes bem apesar de eu nas minhas "regá-las" com água das TPA's dos meus aquarios.
- Devo colocar umas tiras led por cima dos recipientes (especialmente no meu 'aquário' das últimas fotos)?
Não, apenas a luz solar indirecta é suficiente.
- Aconselham mais alguma coisa que deva fazer para rentabilizar melhor isto?
Acho que estás a fazer tudo bem, apenas tens que esperar pois as plantas demoram a desenvolverem-se.
- Será que o tronco não apodreça com o tempo estando sujeito apenas à humidade do aquário e borrifadas de água?
Sim, todos os troncos ao longo do tempo submersos/húmidos começam a deteorar, apenas há madeiras que duram mais tempo do que outras.
- Mesma dúvida acima, mas desta vez com a colocação de paus de kiwi como decoração tipo 'selva' enterrados no areão, com musgo/feto agarrado?
Nunca usei esse tipo de troncos por isso nesta dúvida não te posso ajudar.
Claro que podes! Há vários exemplos de aquários com essas pinhas, eu próprio tenho nos meus aquários!
- As plantas que mencionei acima, no local onde estão, sobrevivem o Inverno?
No inverno, algumas definham e acabam mesmo por morrer, depois quando o tempo começar a aqueçer algumas chegam a rebentar mas não são todas. Isto da minha experiência com plantas emersas...
- Deverei eu experimentar a cultura de cuba? Já ouvi falar tão bem e tão mal das tentativas de alguns...
Claro que sim, eu não a tenho emersa mas ja ouvi dizer que ela se desenvolve muito bem emersa.
- Se eu passar uma faca/tesoura no areão onde tenho a parvula, de modo a cortar as ligações que estão enterradas, consigo fazer com que ela espalhe e cresça mais? É que ela está a crescer para todo o lado mas não preenche todos os espaços.
Não, tem paciência que ela cresce bem e daqui a nada tens o espaço todo que queres preenchido com parvula.
Espero que te tenha respondido a todas as tuas perguntas Wink
Alguma coisa não hesites de perguntar Smile

Abraço

dg12
dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: A minha cultura emersa + dúvidas   A minha cultura emersa + dúvidas EmptySex 13 Set 2013, 23:15Responder ao tópico

Viva Fábio Joaquim,

Obrigado pela resposta. Respondendo pelos tópicos ainda:

Nunca usei esse tipo de troncos por isso nesta dúvida não te posso ajudar.
- Quanto a isto penso que fui 'pioneiro' nesse aspecto. Já comprovei experientalmente que se pode ter paus de kiwi em aquários, desde que devidamente tratados. Dão um aspecto engraçado e os camarões adoram.

Claro que podes! Há vários exemplos de aquários com essas pinhas, eu próprio tenho nos meus aquários!
- O que queria perguntar era se poderia por pinhas de amieiro nas culturas de modo que não apodreçam e que tragam algum benefício à mesma Smile

Abraço e obrigado novamente,
David

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: A minha cultura emersa + dúvidas   A minha cultura emersa + dúvidas EmptySáb 14 Set 2013, 13:30Responder ao tópico

Boas!

As pinhas de amieiro penso que não trarão quaisquer vantagem à cultura emersa...

A vantagem delas é servir de anti-bacteriano natural para os animais.

Abraço!

dg12
dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: A minha cultura emersa + dúvidas   A minha cultura emersa + dúvidas EmptySáb 14 Set 2013, 13:31Responder ao tópico

Ah obrigado Pedro Santos pelo esclarecimento Smile

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A minha cultura emersa + dúvidas   A minha cultura emersa + dúvidas EmptyResponder ao tópico

A minha cultura emersa + dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Plantas-