Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Duvidas de principiante em plantados Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistrarRegistrar  
Duvidas de principiante em plantados 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Duvidas de principiante em plantados EcoariumBanner_zps3903f249
Duvidas de principiante em plantados Banner500x1254_zpsf6aa283b
Duvidas de principiante em plantados Banner-500x125_zps9d594aec
Duvidas de principiante em plantados Gambabanner_zpsgucldxz3
Duvidas de principiante em plantados Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

Duvidas de principiante em plantados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

nuno_gomes
nuno_gomes

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Nuno Gomes
Gostos : 0

Duvidas de principiante em plantados Vide

MensagemAssunto: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptySex 21 Jun 2013, 11:02Responder ao tópico

Olá a todos,

Vou montar o meu primeiro aquário plantado e tenho algumas duvidas (existenciais, acho eu...). Preciso da vossa ajuda.

- Pelo que li e vi em vários vídeos, o musgo de java é uma planta rasteira que se propaga com relativa facilidade. Logo, penso comprar destas. Mas, se depois do substrato fértil vem o inerte como a planta se multiplica? Ela consegue "furar" o substrato inerte? Eu já vi plantados que as plantas cobrem até as pedras... como é possível?

- Para fazer as TPA, atualmente faço sinfonagem também do areão. Coloco o sifão dentro da areão e remexo o fundo. Com um plantado não pode ser assim, pois não? Só posso mudar a água sem limpar o fundo, certo?

- Alguém sabe uma receita caseira de CO2 que funcione, para usar só durante a ciclagem?

- Num aquário de 60*30*40 qual a frequência de TPAs recomendada?

- Pretendo cobrir cerca de 2/3 do fundo do aquário com plantas. Desta forma, é necessário pedra difusora? Como sei o nível do oxigénio? Existe algum método de medição de O2? O aquário será tapado com a tampa. Não vou deixa-lo aberto com ventilação...

Bom acho que é tudo, por agora.

Obrigado pela ajuda e dicas.

Nuno Gomes
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptySex 21 Jun 2013, 11:31Responder ao tópico

Boas!

nuno_gomes escreveu:
Pelo que li e vi em vários vídeos, o musgo de java é uma planta rasteira que se propaga com relativa facilidade. Logo, penso comprar destas. Mas, se depois do substrato fértil vem o inerte como a planta se multiplica? Ela consegue "furar" o substrato inerte? Eu já vi plantados que as plantas cobrem até as pedras... como é possível?
O musgo de java (Taxiphyllum Barbieri) é uma planta que não cria raízes (todos os nutrientes que necessitam são retirados da coluna de água) pelo que deve ser presa em pedras ou troncos. Para isto, podes usar linha de algodão, fio de pesca ou uma rede. Tens de ter atenção ao musgo que compras pois há muitas lojas que simplesmente chamam musgo de java a quase todos os musgos e há espécies que necessitam de mais cuidados que outras.

nuno_gomes escreveu:
 Para fazer as TPA, atualmente faço sinfonagem também do areão. Coloco o sifão dentro da areão e remexo o fundo. Com um plantado não pode ser assim, pois não? Só posso mudar a água sem limpar o fundo, certo?

Podes passar com o sifão perto das plantas de maneira a recolheres os detritos que estão sobre elas. Se as ditas estiverem bem enraizadas, não serão arrancadas.

nuno_gomes escreveu:
Alguém sabe uma receita caseira de CO2 que funcione, para usar só durante a ciclagem?

Porquê usar só durante a ciclagem? Se tiveres muitas variações de CO2 no aquário, o mais certo é teres um boom de algas!

nuno_gomes escreveu:
Num aquário de 60*30*40 qual a frequência de TPAs recomendada?

O normal são TPAs semanais mas isto depende de muita coisa...

nuno_gomes escreveu:
Pretendo cobrir cerca de 2/3 do fundo do aquário com plantas. Desta forma, é necessário pedra difusora? Como sei o nível do oxigénio? Existe algum método de medição de O2? O aquário será tapado com a tampa. Não vou deixa-lo aberto com ventilação...

Na minha opinião, a pedar difusora não serve para nada...a não ser que gostes do efeito das bolhas! À partida, se tiveres uma boa circulação de água, nunca irás ter problemas com oxigénio, ainda mais quando se trata de um plantado, onde as plantas libertam oxigénio através da fotossíntese.

Em jeito de conclusão, parece-me que estás muito confuso e é necessário clarificares tudo antes de avançares.
Estás a pensar fazer fertilização? Estás a pensar colocar um sistema de co2? Que tipo de plantas pretendes? Qual é o filtro que tens e qual a iluminação? Quais os substratos que queres usar?

Como podes ver, para avançar para um plantado, é necessário planificar muito bem antes de fazer asneira! Wink

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptySex 21 Jun 2013, 15:30Responder ao tópico

Bem... abri o topico todo contente a pensar... Vou ajudar... Mas pronto, o Domm adiantou-se e disse tudo!

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptySex 21 Jun 2013, 23:22Responder ao tópico

boas.realmente estas com bastantes duvidas mas o pessoal esta aqui mesmo para isto,para ajudar no que for preciso.o Domm já te respondeu muito bem as perguntas mas se tiveres mais pergunta a vontade.

claudiabrigolas
claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Claudia Brigolas
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptyDom 23 Jun 2013, 23:08Responder ao tópico

Devido ao pequeno tamanho do meu aqua e por não poder usar como queria pensei no plantado, mas acho que já desisti Mad   Anda por ai algum topico de noções basicas de plantados?

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptyDom 23 Jun 2013, 23:21Responder ao tópico

ola Cláudia,não vale a pena desistir tão cedo.ha aqui muito bonitos plantados em aquário ate mais pequenos que a tua.por exemplo o meu o pequeno ate e mais pequeno que a tua,deve ter uns 34l e nao tem nem  substrato fértil nem fertilização e tenho plantas bonitas e saudáveis vê aqui:NATURELLE .vê o tópico ate o fim Wink

claudiabrigolas
claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Claudia Brigolas
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptyDom 23 Jun 2013, 23:51Responder ao tópico

O teu tá mega brutal... um com metade da beleza do teu era uma pessoa feliz... É complicado imaginar uma coisa e depois aterrar na realidade... Gostei mesmo do teu... vou pensar a serio no assunto e tentar tirar a ideia do Tubarão ou da Piranha...

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptyDom 23 Jun 2013, 23:59Responder ao tópico

piranha affraidaffraidaffraid num aquário de 30 e poucos litros ja agora porque não um cardume de discus Razz:P:P peço desculpa ao Nuno pelo tantos offtopic e melhor voltar para o teu topico para falar la Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvidas de principiante em plantados   Duvidas de principiante em plantados EmptyResponder ao tópico

Duvidas de principiante em plantados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Plantas-