Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Reprodução de Escalares - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Reprodução de Escalares - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Reprodução de Escalares - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
Reprodução de Escalares - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
Reprodução de Escalares - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
Reprodução de Escalares - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
Reprodução de Escalares - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Reprodução de Escalares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyDom 16 Jun 2013, 23:16Responder ao tópico

A única forma pela qual consigo distinguir (+/-) o sexo dos escalares, é pela curvatura da cabeça.. se tiver a curva muito arredondada, é um macho; em contrário, se a curva for menos arredondada, é uma fêmea
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyTer 18 Jun 2013, 14:22Responder ao tópico

Eu ouvi dizer que as fêmeas tem um buraco na parte debaixo e os machos não, verdade?
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyTer 18 Jun 2013, 17:53Responder ao tópico

boas
nao sei, nunca ouvi isso, mas nao tenho 100% por cento conheçimentos sobre escalares
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQua 19 Jun 2013, 15:02Responder ao tópico

Essas maneiras são bastante relativas, e nem sempre são verdade. O macho normalmente é maior e tem o corpo mais arredondado, enquanto que a fêmea é mais pequena e tem o corpo mais alongado (isto não é verdade no meu casal de platinas por exemplo, são os dois rigorosamente iguais em formato e tamanho). Tal como o xanxe disse outra forma é pela curvatura na cabeça, macho tem e fêmea não (tenho aí uma foto do meu casal dominante e as cabeças a mim parecem me iguais, nenhum tem curvaturas).

A única maneira de teres a certeza absoluta se são macho ou fêmea é quando têm os órgãos reprodutores de fora. Na maioria dos casos isso apenas acontece quando estão a fazer uma postura, no meu caso é todos os dias. Não sei o porquê de estarem sempre com os órgãos à vista, mas penso que é por serem 3 fêmeas e 3 machos, ou seja, supostamente 3 casais que querem reproduzir-se, embora apenas o dominante (o deste post) o faça junto dos outros.
Fêmea
Reprodução de Escalares - Página 2 Angel-5
Macho
Reprodução de Escalares - Página 2 21217d1252285356-difernecia-entre-escalar-macho-hembra-macho

Há ainda outra maneira viável de distinguir. Fêmeas adultas na presença de machos ficam ovadas e a sua barriga fica bem inchada de ambos os lados acima das barbatanas peitorais (isto pode ser comprovado pela foto do casal que tenho no início do tópico).
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQua 19 Jun 2013, 15:32Responder ao tópico

undefined escreveu:

Na maioria dos casos isso apenas acontece quando estão a fazer uma postura, no meu caso é todos os dias.
Ehiena mas que peixes "famintos" que tens :lol:
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQua 19 Jun 2013, 17:48Responder ao tópico

Eles não fazem posturas todos os dias, andam é sempre com o órgão reprodutor à vista :lol: pode ser também uma maneira de assegurarem o seu par. Não consigo compreender o porquê, pois nunca ouvi relatos de coisa semelhante, mas penso que seja por haver igual numero de machos e fêmeas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQua 19 Jun 2013, 18:15Responder ao tópico

Ok já percebi obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptySex 21 Jun 2013, 12:15Responder ao tópico

Os escalares necessitam de algum cuidado especial para se reproduzir, demora muito tempo, a época de acasalamento acontece predefinida?
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptySex 21 Jun 2013, 19:56Responder ao tópico

boas
 ve isto
https://www.youtube.com/watch?v=BBF4CfUCVpY

https://www.youtube.com/watch?v=3Fs6lhBn6V0
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptySáb 22 Jun 2013, 15:45Responder ao tópico

Pxiii Shocked isso é muita grande. 

Assim que tiveres um casal formado, se não estiver junto com outros escalares, ou ate mesmo num aquário só para os dois, basta meteres uma superfície para desovarem (no meu caso uso uma tira de pvc preta com o formato rectangular) e esperar que a magia acontece. Os meus desovam na pior das hipóteses de 3 em 3 semanas, sendo o ritmo normal de 2 em 2, ou até mesmo todas as semanas. 

No comunitário, tudo depende de como se comportam lá. Se forem dominantes acontece, caso contrário nem que tentes induzir. 

Escalares reproduzem-se a qualquer altura do ano, desde que tenham condições para tal.
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptySáb 22 Jun 2013, 16:35Responder ao tópico

Actualizações feitas no tópico. Retirei algumas fotos para não se tornar tão confuso, deixando apenas as mais relevantes. Acrescentei também as fotos e uns vídeos que tirei ontem (dia 34). Estão a ficar cada vez mais bonitos. Já são do tamanho de uma moeda de 5 cêntimos Razz Cada vez mais andam em cardume, e o apetite continua a aumentar. Vou começar a subir o nível de água gradualmente até encher o aquário.
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyDom 23 Jun 2013, 12:07Responder ao tópico

Obrigado pela informação!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQua 26 Jun 2013, 15:38Responder ao tópico

Very Happy lindos!!!
crescem a olhos vistos Very Happy e já vi que vão ser terriveis, já a comerem caracois :lol: se virem um tetra pensam que é um petisco lol!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQui 27 Jun 2013, 00:35Responder ao tópico

Estão a crescer bem e a ficar bem bonitos! Bela reportagem, obrigada pela partilha!
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQui 27 Jun 2013, 07:57Responder ao tópico

Penso que ainda não havia nada deste género aqui no fórum, por isso achei por bem contribuir para o enriquecer. Isto não é nenhum tuturial de como reproduzir escalares e sim apenas uma reportagem dos filhotes para adoçar a boca aos curiosos e orientar em termos de crescimento quem queira reproduzir esta espécie.
E também porque sou uma babada no que toca aos "meus filhotes"! Mas isso já toda a gente reparou Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyTer 23 Jul 2013, 14:04Responder ao tópico

Actualização feita de uma foto com 2 meses. Estão grandes e lindos e desde o início só perdi dois já grandinhos com 1 mês e meio. Morreram no mesmo dia e nem sei porquê, pois os irmãos estavam todos bem. A foto foi tirada com o telemóvel e depois de uma refeição com patê, por isso não está grande coisa, mas dá para ver bem que já estão a ficar uns gigantes Razz Vídeo não há, mas em breve posto mais qualquer coisinha.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyTer 23 Jul 2013, 15:43Responder ao tópico

Very Happy que lindos, estão mesmo grandes Very Happy 
Quando estão prontos para venda?
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyQua 24 Jul 2013, 15:47Responder ao tópico

Lá para setembro, ou até antes. Ainda precisam de crescer um bocadinho para os conseguir largar, embora eles com esta idade e tamanho já apareçam nas lojas! Mas eu acho que todo o cuidado é pouco e prefiro que estejam bem formados para não haver baixas com as mudanças de parâmetros e essas coisas que normalmente acontecem. Já foram desmamados dos náuplios de artémia, neste momento comem: ração, patê caseiro e comida congelada (artémia adulta, bloodworm e dáfnia).
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptySex 30 Ago 2013, 15:34Responder ao tópico

Estamos a chegar a setembro, os teus pequeninos como estão?
Ir para o topo Ir para baixo 

BeatrizCosta
BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptySex 30 Ago 2013, 17:38Responder ao tópico

Enormes! Prontos para me deixar... o que me está a começar a custar muito Sad
Continuo é sem conseguir mostrar fotos deles infelizmente.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Reprodução de Escalares - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução de Escalares   Reprodução de Escalares - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Reprodução de Escalares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Ciclídeos Sul Americanos - Escalares-