Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Aconselhamento sobre Plecostomus Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Aconselhamento sobre Plecostomus 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Aconselhamento sobre Plecostomus EcoariumBanner_zps3903f249
Aconselhamento sobre Plecostomus Banner500x1254_zpsf6aa283b
Aconselhamento sobre Plecostomus Banner-500x125_zps9d594aec
Aconselhamento sobre Plecostomus Gambabanner_zpsgucldxz3
Aconselhamento sobre Plecostomus Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Aconselhamento sobre Plecostomus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 16:50Responder ao tópico

Ora boas.

Desde que tenho o meu aquário que não consigo ter estes peixes por mais de 1 semana vivos... Não sei o que se passa.. Falei na loja onde costumo comprá-los e sugeriram dar pepino.. neste domingo passado dei pepino, hoje morreu o peixe.. Sad

Tenho todos os outros peixes ok, tenho o aquário estabilizado, parâmetros de água tudo dentro da normalidade penso eu... mas estes peixes não os consigo ter no meu aquário... morrem sempre rapidamente... Eu gosto bastante deles.. mas já não sei o que fazer sinceramente..

Parâmetros da água:

Temperatura - 27
PH - 7.0
NO2 - 0.0
NO3 - 10.0
NH3/NH4 - 0.0
GH - 3.0
KH - 8.0
PO4 - 0.25
O2 - 10

Conseguem dar algumas sugestões sobre o que poderá ser?

Mais detalhe do meu aquário aqui:
http://www.peixefauna.com/t12394-meu-aquario-120x40x60

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:14Responder ao tópico

Boas!

Compras sempre no mesmo sítio?

Já pensaste que pode ser do sítio onde os compras?...

Se todos os outros peixes estão bem, os parâmetros estão bons e são sempre os mesmos peixes, que vêm sempre do mesmo sítio a morrer...

A única explicação adicional é fazeres um incorrecto acondicionamento e aclimatização dos peixes...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:22Responder ao tópico

Esqueci de dizer... não. Tenho comprado em dois sítios diferentes.. Sad

Acondicionamento e aclimatização faço exactamente igual a como faço aos outros peixes, com muito tempo, colocando água do aquário dentro do saco, etc, etc.. Tenho cuidado quando o tiro na rede.. porque ele cola-se sempre ao saco..

Não entendo.. mas suspeito que há algo no aquário que não os satisfaz... ele comeu o pepino muito satisfeito.. estava bem... eu já estava a pensar positivo e hoje pufff... morreu..
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:26Responder ao tópico

Esqueci de dizer uma nota adicional.. eu tenho 3 ancistrus... eles estão bem e também comeram do mesmo pepino... São apenas os plecostumos que estão a morrer passado pouquissimo tempo de os comprar.. Nunca consegui ter.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:36Responder ao tópico

Boas!

Assim é estranho... Os parâmetros parecem bem...

Sintomas?

Mais nenhum peixe apresenta sintoma nenhum?

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:41Responder ao tópico

Suspect Que estranho, tens de ter alguma coisa mal...
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:47Responder ao tópico

Sem sintomas... Sad
Ao início pensei que era o aquário que ainda não estava estabilizado.. Quando montei o aquário, depois do período de ciclagem comprei 3 plecostomus.. foram os primeiros peixes que adquiri para o aquário...1 morreu no dia a seguir, o outro passado 3 dias e o outro passado 1 semana... Bom.. pensei.. o aquário ainda não está preparado para peixes.. investiguei, li, etc.. vi que os parâmetros de água especialmente o PH ainda não estavam bem correctos.. e fui tentando corrigir tudo..
Entretanto fui adquirindo outros peixes.. de vez em quando comprava mais um plecostomus, mas sempre um pouco de pé atrás, por causa de todos os outros que morreram da mesma espécie.. e mais uma vez aocntecia.. morria passado um tempo.. depois passei para os ancistrus.. morreu-me 1 passado algum tempo, mas actualmente tenho 3 que estão bem, comem bem, etc. Mas cada vez que ia às lojas sempre pensava que queria mesmo ter um plecostomus... comprei um uma vez, caríssimo porque era de um estilo 'leopardo'... durou 2 dias..

Semana passada lá fui e comprei 1 albino e falei na loja que não sabia o que se passava com estes peixes que eles morriam sempre passado algum tempo.. aconselharam-me experimentar por uma rodela de pepino, assim o fiz, coloquei a rodela de pepino quando as luzes ainda estavam apagadas, ele foi comer assim como os outros ancistrus que tenho e uns ottos..
Hoje morreu.. andava bem.. sem nenhuma motivo aparente.. não consigo perceber..

Já ouvi de tudo com quem falo.. que tenho um aquário muito alto.. que morrem de ataque cardíaco de susto.. não sei.. já não sei que pensar.. penso que faço tudo ok.. mas vou ter de desistir de ter estes peixes por muito que gostasse de ter 1...

Obrigada


Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:55Responder ao tópico

Citação :
que tenho um aquário muito alto.. que morrem de ataque cardíaco de susto.
:lol: tadinhos lol!
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 17:56Responder ao tópico

lol.. é o que eu achei.. fartei-me de rir.. mas sério já me disseram isso e eu naquela de desespero pus-me a pensar a sério nisso.. na altura do aquário lol, mas não... não pode ser
Ir para o topo Ir para baixo 

godofmishef
godofmishef

Membro
Membro


Localização : ramada
Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/04/2013
Gostos : 1


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 18:21Responder ao tópico

O aquário é novo, ou já teve peixes?

Há alguns aquários à venda em algumas lojas ( como no continente, pingo doce, etc) que usam silicone impropria para os aquários resultando no envenenamento dos peixes mais sensiveis
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 18:25Responder ao tópico

O aquário foi comprado mais ou menos em Outubro e tem outros peixes os quais se encontram bem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQui 11 Abr 2013, 21:41Responder ao tópico

Boas,

Sei de uma solução para que não morram mais plecos.
Não os compres =P

Agora sem brincar ... não será o motivo mas 27º acho uma temperatura um pouco elevada.
Eu tenho os meus a 24º 25º ... estamos a falar de possiveis acelerações de metabolismos etc etc.

Plecos são peixes todo o terreno e rijos ... não sei o que esteja a originar estas mortes.
Só vendo mesmo ...

KH está para mim elevado ... estamos a falar do cálcio na agua !!!
Ha peixes que gostam dela menos dura outros mais dura.
Os plecos confesso que não sei qual a dureza deles, mas por exemplo uma dureza de kh 8 é bom para Ampulárias por exemplo para desenvolverem as carapaças.

Eu evitava comprar mais plecos até tentar descobrir um possivel motivo.

Bjs

João
Ir para o topo Ir para baixo 

LilianaSilva
LilianaSilva

Membro
Membro


Nome Real : Liliana Silva
Localização : Ovar
Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/04/2013
Gostos : 1


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 08:48Responder ao tópico

Boas Smile

Eu tenho um plecostumos em temperaturas que rondam sempre os 24º e 25º e está ótiomo, até num mês cresceu benzito...

Já me aconteceu com um pleco albino ele estar ótimo e ao fechar o aquário a temperatura subiu para os 27º/28º e ele morreu, enquanto os meus outros peixes ficaram todos bem.. :s ´

Talvez seja mesmo da temperatura estar um pouco alta Smile

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
Liliana Silva
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 09:24Responder ao tópico

Boas!

Joao_Costa escreveu:
Agora sem brincar ... não será o motivo mas 27º acho uma temperatura um pouco elevada.
Eu tenho os meus a 24º 25º ... estamos a falar de possiveis acelerações de metabolismos etc etc.

Os Plecos (Hypostomus Plecostumus) são peixes que se dão com temperaturas entre os 20º e os 30º, sendo que entre os 23º e os 28º é o intervalo onde se sentem mais confortáveis.

Eu já mantive durante algum tempo um com temperaturas de 28º/29º (mantinha com Discus) até que tive de o dar por já estar com cerca de 15cm, o que era demais para o meu aquário!

Joao_Costa escreveu:
KH está para mim elevado ... estamos a falar do cálcio na agua !!!

kH mede cálcio + magnésio. Este segundo é mais comum que o primeiro na "água da rede".

Além disso, não me parece que seja por aí que o pleco iria ter problemas...

Mais uma vez, por experiência própria, e devido à fertilização que faço pelo método estimativo, costumo ter kH's na ordem dos 10 e nunca tive problemas com eles...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 09:28Responder ao tópico

Boas!

Fui procurar a gama de dureza aceitável para os plecos e encontrei este link:

Hypostomus plecostomus

Dureza entre 5º e 19 gH.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 09:48Responder ao tópico

Boas,

@Pedro, penso que cada user terá a sua experiência pessoal.
E cada peixe será um caso diferente.

Eu pessoalmente não gosto de levar ao limite os animais e as suas capacidades de sobrevivência.
Até porque sempre aprendi que há o sobreviver e o viver.
O peixe sobrevive entre os 20º e 30º mas qual a temperatura ideal para viver bem?
Ai acho que cada um de nós terá a sua experiência e os peixes adaptados a essas mesmas condições. Apenas referi a temperatura como um boost ao aumento da velocidade no metabolismo nos animais, quanto mais alta mais rápido ele se torna.

Ao nível do KH, dei o exemplo dele apenas na referência da dureza da água.
Ainda não me dei ao trabalho de ver a dureza ideal para um pleco.
Os meus 2 gigantes já têm uns 2 anos e são rijos como tudo.
Mas sempre os tive numa dureza baixa porque aproveito a agua das gambas para eles.
Mas se tens a KH a 10 sem problemas com Plecos é porque eles suportam bem também essa dureza. Temos então 2 casos diferentes de sucesso e um de insucesso diferente destes 2 nossos.

É como digo ... para mim da pouca informação que temos sobre este caso dos Plecos, a temperatura e o KH foi o que me "saiu mais à vista".

Mas claro que a origem do animal também conta, alimentação como são peixes de fundo e nocturnos etc etc mas isso são outros assuntos que teríamos que aprofundar mais.

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 10:33Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
O peixe sobrevive entre os 20º e 30º mas qual a temperatura ideal para viver bem?
Ai acho que cada um de nós terá a sua experiência e os peixes adaptados a essas mesmas condições. Apenas referi a temperatura como um boost ao aumento da velocidade no metabolismo nos animais, quanto mais alta mais rápido ele se torna.

Sem dúvida que o metabolismo aumenta e a esperança de vida diminui! Mas também aumenta a velocidade de crescimento!

Quanto à temperatura ideal, penso que varia... Uns preferem o Verão, outros o Inverno! :lol:

Fora de brincadeiras, penso que não conseguimos dizer se preferem mais perto dos 20º se mais perto dos 30º... Como dizes, cada caso será um caso, mas que é estranho lhe morrerem tantos é!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 12:05Responder ao tópico

Muito obrigada a todos... eu vou descer a temperatura do meu aquário.. Penso que não será um problema para os meus outros peixes... talvez os plecos queiram mesmo temperatura mais baixa e como a Liliana já teve essa mesma experiência vou experimentar e dar uma última tentativa aos plecos.. Vou experimentar.

Obrigada a todos pelos conselhos
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 12:09Responder ao tópico

Obrigada mais uma vez... sim é estranho.. porque mais nenhum outro peixe está a morrer de momento e basta colocar um pleco puff... vai-se. Vou dar mais uma oportunidade e baixar a temperatura para 26º. Penso que os meus escalares também devem gostar. Tenho escalares, bebedos, cardinais, corydoras (albinas, sterbai, palleatus e golden), 1 casal de apistogrammas, 5 platys, 3 ancistrus, 3 ottos.

Vamos lá ver se tudo corre bem para o novo pleco... confesso que não gosto de andar a fazer isto... por peixes à experiência.. sabendo que já morreram ali... se morrer de novo.. desisto mesmo de plecos.

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 13:56Responder ao tópico

Espero que o problema seja mesmo da temperatura e que o próximo pleco se aguente Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 14:01Responder ao tópico

A temperatura entre os 25-26ºC serve e chega perfeitamente para a fauna que tens, as corydoras agradecem e pode muito bem ser isso que está a limpar os plecos.

Podes sempre tentar os ancistrus Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

LilianaSilva
LilianaSilva

Membro
Membro


Nome Real : Liliana Silva
Localização : Ovar
Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/04/2013
Gostos : 1


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptySex 12 Abr 2013, 22:41Responder ao tópico

Espero que tenhas mais sorte desta vez Smile

Vai dando notícias..os Plecostomus são peixes magníficos Very Happy

L.Silva
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQua 24 Abr 2013, 16:25Responder ao tópico

Ora boas.. Depois de alguma investigação e ajuda de membros do forum, fiz algumas mudanças no aquário... temperatura desci para os 25 graus / 26 graus - mais perto dos 25 graus e coloquei umas poucas horas por dia bolhinhas de O2.. Tinha de fazer umas experiências para tentar perceber a causa...

Comprei 2 plecos no Sábado passado, dia 20.. andaram muito bem, sempre os vi a comer e hoje morreu o primeiro... Vi-o a morrer.. desorientadíssimo.. a nadar parecia que estava cego, ia contra tudo.. ficou super pálido e quando nadava, parece que ia aos tremores... tanto rápido como lento... isto durou uns 15 minutos desde que vi... e depois assisti à morte Sad
Ainda queria tê-lo tirado e mudar para outro aquário, mas a rapidez com que isto se deu... foi impossível...

O outro pleco está aparentemente ok..
Os outros peixes estão bem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQua 24 Abr 2013, 16:59Responder ao tópico

😢 😢 sinto muito.

Espero que o outro pleco continue bem Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

madalena1962
madalena1962

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Madalena Magalhães
Localização : Odivelas, Lisboa
Mensagens : 377
Data de inscrição : 16/03/2013
Gostos : 2


Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyQua 24 Abr 2013, 17:24Responder ao tópico

o teu problema, é super estranho... Mas boa sorte para o outro que ainda tens...
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Aconselhamento sobre Plecostomus Vide

MensagemAssunto: Re: Aconselhamento sobre Plecostomus   Aconselhamento sobre Plecostomus EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Aconselhamento sobre Plecostomus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Loricarídeos-