Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EcoariumBanner_zps3903f249
Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Banner500x1254_zpsf6aa283b
Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Banner-500x125_zps9d594aec
Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Gambabanner_zpsgucldxz3
Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQua 13 Fev 2013, 16:23Responder ao tópico

Boas

Há algum tempo adquiri uns exemplares de macrobrachium jelskii, que coloquei no comunitário.
Mais tarde como mudei de aquário, coloquei os Jelskii no meu aquário de invertebrados.

Para minha surpresa, a colónia de neocaridinas foi começando a diminuir e a de Jelskii a aumentar.
Como sempre me foi descrito e li que o Jelskii era pacifico e não caçador, andei em busca de motivos para a razão da minha colónia ter sido dizimada. Um amigo foi quem me desfez as duvidas e me aconselhou a tirá-los todos do aquário das neocaridinas, pois apesar de não estar documentado, existiam muitos relatos idênticos aos meus.

Com tempo e paciência andei em caça aos Jelskii e coloquei-os no comunitário. Recentemente deparei-me com um novo mistério... Em cerca de 3 semanas já encontrei 4 cascas de Helenas completamente limpas e hoje encontrei uma morta, ainda na casca, mas retalhada.
Como nunca antes tive este problema, tenho como ponto de partida e comum os Jelskii...

Deixo a pergunta, procurando opinião a quem tem experiência e não do que está escrito.
O Jelskii é caçador? Sim ou não?

Macrobrachium Jelskii
Tamanho: 5 cm
Aquário: 40 litros
pH: 6,8
Temperatura: 23ºC

Nomes comuns: Camarão Sossego, Camarão Fantasma, Camarão Algueiro, Glass Shrimp, Agar River Prawn e Ghost Shrimp.

O Macrobrachium jelskii é uma das várias espécies de camarão que são vendidas como camarão fantasma. Nos vários rios e lagoas do Brasil, onde são encontrados com certa facilidade, os moradores ribeirinhos costumam se referir a ele como camarão sossego, devido a seu comportamento dócil e pouca mobilidade.

É uma espécie muito interessante de se manter em um aquário, bastante dócil, fácil de criar, não são tímidos e não se escondem do dono do aquário; ajudam na limpeza do aquário, comendo algas marrons e filamentosas. Também comem ração para peixes, espinafre cozido e ração para peixes de fundo. Gostam de comer os detritos e algas que se acumulam nos musgos utilizados no aquapaisagismo.

As garras do Macrobrachium jelskii apresentam um tamanho e formato menores do que os pitus comuns, fazendo com que sejam inofensíveis aos outros habitantes do aquário.

Além das pequenas garras, outra característica que ajuda na sua identificação é o formato do rostrum, que é o “chifre” serrilhado localizado entre os olhos do camarão. Nos Macrobrachium jelskii o rostrum é longo e curvado para cima, característica pouco comum para a maioria dos camarões e pitus.

Reproduz-se com bastante facilidade, pois sua reprodução é especializada, ou seja, os filhotes já nascem com o mesmo formato dos adultos. Diferente dos camarões de reprodução primitiva, onde os filhotes nascem na forma de larvas e precisam passar por diversas fases até chegar ao formato de um camarão adulto. Para que a reprodução ocorra, basta que a água tenha parâmetros estáveis e alimentação adequada.

Observação importante: Os Macrobrachium jelskii (como quase todos camarões) não suportam amônia, na presença deste elemento químico morrem em poucos minutos.
Fonte(s): www.conversaafiada.com.br

Abraço[b]


Última edição por RCoutinho em Qua 13 Fev 2013, 21:23, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQua 13 Fev 2013, 20:00Responder ao tópico

Ola Rui

Eu tive e criei jelskii durante bastante tempo.
Tive uma colónia deles juntamente com vários camarões e todos co-habitavam sem problemas.

Como as fêmeas jelskii por si é uma camarão que atinge um tamanho bastante grande (a maior tinha 5 cm), a quantidade de ovos é igualmente grande também, logo com o tempo tendem a ocupar o espaço do aquario e assim reduzir as restantes espécies.

O meu cubo tinha 50x50x50 e leva 100 lts ... logo o espaço era bastante, mas como te disse é uma questão de tempo até eles ocuparem o habitat.

Quando os comprei havia uma discussão sobre se eram ou não sociáveis e seguros para outras espécies.

A 1ª pessoa que os trouxe do Brasil conseguiu ter uma espécie calma e sociável, tendo sido através dele que os obtive. Houve depois mais pessoal que teve também macrobrachium que pareciam ser jelskii e eram muito agressivos como o caso do nosso amigo Bentes.

O problema é que os macrobrachium são imensas espécies e muitos parecidos entre eles.
Logo só com muita experiência podemos dizer se são mesmo jelskii

Ao nivel da questão que colocas ... eu acho que para 40 litros apenas deverias ter eles isolados e a alimentação dos jelskii tem que ser feita de maneira diferente.

Isto é ... ele não é um camarão de ir ao molho comer com as patinhas usando as boas maneiras necessárias LOL ele rouba mesmo a comida e foge.

Logo eles podem estar atacar outros camarões por falta de alimento.
Eu tinha o cuidado de cada um dos jelskii ter duas bolinhas da sera shrimps por exemplo e só depois deitar comida para os neocaridinas.

Penso também, que provando uma vez a carne e caçando ... eles tomam o gosto.
E eles caçam mesmo em grupo como já vi.
Metem-se em cima das folhas a controlar os outros camarões no aquário de um amigo meu.

Logo os meus camarões pacificos, num outro aquários viram caçadores ... é porque a natureza deles é mesmo essa.

Acho que deves experimentar alimentar bem a colónia e veres resultados.

AB

João


Ir para o topo Ir para baixo 

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQua 13 Fev 2013, 21:27Responder ao tópico

Boas

Obrigado pela explicação Smile
Eu também começo a ter essa opinião, que a união faz a força e provaram carne, agora não querem mais nada.

Só há um mal entendido que já corrigi. O meu aquário das neocaridinas tem 55x55x35, os 40 litros que estão no texto correspondem à ficha que retirei da net Smile
Depois passei-os para o meu comunitário e foi nesse que comecei a ter cascas de Helenas e hoje uma toda já retraçada.

Para mim tornaram-se "persona non grata" a não sem em aqua mono-espécie.
Já ando à caça deles Shocked
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQua 13 Fev 2013, 22:36Responder ao tópico

Eu também mantenho esta espécie, neste momento num comunitário como espécie unica de camarões, o resto são peixes, tenho as folhas das plantas um bocado retalhadas, não sei se são eles, mas desconfio das fisias que me vieram numa planta e ando a ver se acabo com elas. Quanto aos ataques, realmente tinha uma femea blue tiger num aquário onde tinha 2 jelskii, um dia apareceu-me apenas com duas patinhas, as restantes tinham sido roídas ou arrancadas, só podiam ser eles pois havia umas 3 ou 4 tylos e vegetação, aconteceu de um dia para o outro, mas realmente atacar como diz o João nunca vi. Entretanto quero ver se arranjo mais uns quantos para o comunitário assim que o tempo aqueça.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQua 13 Fev 2013, 22:46Responder ao tópico

Boas

Nao tenho grande esperiencia com esse camarao, mantive apenas 4 durante algum tempo, numca dei por eles fazerem qualquer ataque, a impressao que tenho é de que sao pacificos e muito quietos.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 08:49Responder ao tópico

Viva,

Rui para mim são dos camarões favoritos porque têm um comportamento engraçado. A cena de serem ladrões e andarem sempre de patas no ar às pancadas.

Acho que devemos sim criar as condições para cada espécie.
Já viste que juntos não funciona não os consegues manter isolados no comunitário?

As helenas é estranho .... eu nunca vi os meus atacarem caracóis.
E tive criação de ampulárias nesse aquário. Nem lhes ligavam eles.

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 16:06Responder ao tópico



Vendo o video retiro duas ideias:

1º Um Jelskii tem força para segurar um peixe do mesmo tamanho. Um Jelskii adulto de 5cm segura um peixe de 5cm Shocked
O que fico a pensar é que um peixe que esteja parado e não encare imediatamente um Jelskii como ameaça, poderá deixar que este se aproxime e depois de agarrado... se calhar já dificilmente se soltará.

2º O Jelskii mostra um comportamento altamente carnivoro, não largou a presa por nada. Não se tratou apenas de uma questão de "oportunidade de alimento", mas sim um reconhecimento de posse, de presa. Tal como um Leão faria se sentisse que queriam roubar-lhe algo que caçou. Um animal que defende uma presa com tanto afinco, é carnívoro e tem confiança e demonstrou ter força de segurar a presa.

A mim convenceu-me, hoje tirei mais 2 Twisted Evil Já só falta... muitos... Shocked
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 16:30Responder ao tópico

hehehe lindoo !!!

Não sei se é um jelskii Rui.
Como te disse os macrobrachium além de serem imensos são mto parecidos alguns.
Pelas cores avermelhadas no corpo e cauda não me parece um jelskii.
Acho que não podemos "difamar" também assim a espécie sem ter certezas.

Se olhares para os teus achas que são iguais a este do video?

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 17:03Responder ao tópico

Eu não quero difamar lol!

Passo a explicar a minha posição. Eu adquiri como Jelskii pacifico e timido, sabendo que há Macrobrachium variados.
Os meus nunca foram tímidos e dado os "recentes" acontecimentos, ponho em duvida que sejam realmente o Jelskii pacifico.

Os meus não são exactamente iguais, mas a "pinta" deles é a mesma. As pinças deste são mais fortes e desenvolvidas.

Eu adoro os Jelskii que tenho, os que estou a apanhar estão a ser colocados num aquário só para eles. Abri a discussão para poder ter mais opiniões de pessoas com experiência própria, fora o que se vê documentado, porque temo pelo bem estar das outras espécies que tenho no aquário.
Não quero nenhuma espécie a caçar outros e prejudicar a harmonia e quantidades que consegui construir.

O que vi no video com um peixe, já vi um dos meus a fazer com uma pastilha de fundo quase do tamanho dele Shocked

Não me interpretem mal Very Happy
Só pretendo conhecer melhor e perceber o que tenho visto e pensado, para não andar a fazer asneiras e ter dissabores.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 23:02Responder ao tópico

Boas,

Eu compreendo Wink
No que conseguir ajudar já sabes !!!

Planos para eles agora ... que pensas fazer?

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 23:06Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
Boas,

Eu compreendo Wink
No que conseguir ajudar já sabes !!!

Planos para eles agora ... que pensas fazer?

AB

João

Cebolada lol!

Estou a brincar. Estou a colocar num aquário que tinha vazio, nem tem nada (Só vidro, água, filtro de cascata e termostato), só para contabilizar números.
Conhecendo-me como conheço... é assim que começa um aquário de Jelskiis Shocked

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyQui 14 Fev 2013, 23:13Responder ao tópico

Boas,

Assim é que é falar Smile
Eles não ligam a plantas.
Por isso mete um areão ou areia, umas pedras e um musgo ou bolas de musgo e eles ficam satisfeitos !!!

Uma das coisas que gosto de ver neles, é a massa cinzenta da cabeça a mexer quando comem. Ja reparaste nisso?

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptySex 15 Fev 2013, 09:55Responder ao tópico

Por acaso não, sempre os tive em aquários com muitas plantas.
Roubar comida e fugir vi, ficarem a comer não. Mas vou ficar atento.

Neste momento tenho o aquário a meia água, até arranjar uma tampa. Que eles saltam, aprendi logo no 1º dia Sad
Ir para o topo Ir para baixo 

CHAPETOSQUI
CHAPETOSQUI

Recém chegado
Recém chegado


Localização : cantabria españa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/05/2012
Gostos : 0


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: MACROBRACHIUM JELSKII   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptySeg 01 Abr 2013, 10:48Responder ao tópico

ME PODRIAS DECIR DONDE COMPRAR ALGUNA MACROBRACHIUM JELSKII
Ir para o topo Ir para baixo 

CHAPETOSQUI
CHAPETOSQUI

Recém chegado
Recém chegado


Localização : cantabria españa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/05/2012
Gostos : 0


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: MACROBRACHIUM JELSKII   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptySeg 01 Abr 2013, 10:50Responder ao tópico

POR CASUALIDAD NO TENDRAS MACROBRACHIUM JELSKII PARA VENDERME
Ir para o topo Ir para baixo 

CHAPETOSQUI
CHAPETOSQUI

Recém chegado
Recém chegado


Localização : cantabria españa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/05/2012
Gostos : 0


Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: MACROBRACHIUM JELSKII   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptySeg 01 Abr 2013, 13:46Responder ao tópico

Buenas
me podrias decir donde hacerme de las macrobrachium jelski
muchas gracias
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? Vide

MensagemAssunto: Re: Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?   Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não? EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados :: Camarões-