Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

o começo... Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
o começo... 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
o começo... EcoariumBanner_zps3903f249
o começo... Banner500x1254_zpsf6aa283b
o começo... Banner-500x125_zps9d594aec
o começo... Gambabanner_zpsgucldxz3
o começo... Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

o começo...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

vitorfreitas
vitorfreitas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : v.n.gaia
Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 0


o começo... Vide

MensagemAssunto: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 02:33Responder ao tópico

boa noite.após muita leitura aqui no fórum venho dar conhecimento dos meu primeiro projecto e essencialmente procurar ajuda e aprendizagem.
passo a descrever meu set-up:

aquário de 120*40*50 com tampas de vidro pela Aquartist
filtro jbl 901 greenline
calha de luz led odisseia de 120 leds (nenhuma referencia tenho relativo a potência/lumens )
aquecedor eheim jagger 200w
substrato fertil jbl aquabasis plus
substrato inerte 30 kg de basalto moído

plantas para já :
anubias nana
anubias heterophila
valisnérias asiaticas
Vesicularia ferriei (Weeping moss

fauna para já nenhuma

iniciei o aquário no dia 25 do corrente mês.
deixo vos umas imagens (desculpas pela pouca qualidade ) e agradeço vossos comentários.posteriormente avançarei com as minhas dúvidas após 3 dias do começo ...

o começo... 20130129225548






o começo... 20130129230202



o começo... 20130129225628

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Alvaro Coelho
Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Alvaro Coelho
Localização : barreiro
Mensagens : 491
Data de inscrição : 12/03/2012
Gostos : 27


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 07:04Responder ao tópico

Parabens por o aquario,esta simples e bonito.se poderes mete mais umas plantas no fundo do aquario.

na minha opniao esse termostato e fraco para esse aquario,eu punha um de 300w.
o filtro nao conheco,quantos l/h e que faz?
se poderes ter uma filtragem que tenha 4 ou 5 vezes o numero de litros do aquario,era o ideal.
depende tambem do tipo de fauna que vais por,podes tambem apresentar aqui a fauna que tencionas por no aquario. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

João Rui
João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Rui
Localização : Oeiras
Mensagens : 1281
Data de inscrição : 01/10/2011
Gostos : 32


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 09:08Responder ao tópico

Bom dia. Para começar parabéns pelo inicio na aquariofilia.
Tens aí um aquário com um belo tamanho para começar.

Reparos a fazer, o primeiro é o filtro, se agora com pouca vegetação e sem peixes parece ser suficiente, no futuro o caudal vai ser fraco para essa litragem. Tens um aqua de 240l o que pelos minimos multiplicando por 5 dava 1200 l/h, estamos a falar de mínimos. Esse filtro faz 900l/h, vai ser curto. No futuro para não teres problemas é capaz de ser melhor adicionar outro filtro.

Quanto à luz, depende muito das plantas que quiseres ter, ate agora do que vi apenas tens plantas de baixa manutenção e pouco exigentes, pelo que se te manteres nesse registo não deves ter problemas.

Quanto ao aqua, está a começar, ainda algo despido, mas com o tempo vai-se compondo de certeza. Quanto mais plantas tiveres logo de inicio, mais facil vai ser estabilizar o aqua, e vais ter menos algas.

Agora a fauna? Já pensaste em alguma coisa?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 10:41Responder ao tópico

Boas

Para começo esta bom, eu punha um fundo negro no aquario, o temostato como foi dito um de 300 nao se perdia nada, quanto ao filtro eu tambem punha um com mais capacidade, a filtragem nunca é demais.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 12:37Responder ao tópico

Quero dar-te os parabens... O Aqua apesar de ainda estar despido, está com um Layout 5*, eu pessoalmente gostei muito...

Agora considerações, se não é que já foram todas ditas...

1º O Termostato é curto, mas não o troques, compra outro igual, dois termostastos de 200W é bastante melhor de que um de 400W, pois é mais facil de estabilizar a temperatura, pois temos dois pontos de aquecimento.

2º O Filtro, como foi dito, o filtro é fraco para o volume do aqua... Assim que puderes, deves adicionar um 2º filtro similar...

3º um fundo preto iria dar logo outro ar ao aqua..

4º Isso agora precisa é de plantas..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

vitorfreitas
vitorfreitas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : v.n.gaia
Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 0


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 13:32Responder ao tópico

boa tarde.antes de mais agradeço vossas palavras.para já pretendo ter um aquário simples e com fauna/flora fácil enquanto me inicio nisto.com a aprendizagem vou evoluindo para algo mais elaborado.em relação ao filtro tenho a noção que seja curto(ainda mais depois de ler o manual do mesmo a referir que o caudal passa para metade após a instalaçao das mangueiras e das matérias filçtrantes )mas para agora terei de conviver com ele até haver fundos para acrescentar mais um.o termóstato ainda esta semana irei acrescentar mais um de 200w.já percebi que este tem dificuldade em aquecer a agua para os 24º.
em relação ao fundo preto ,ele está lá,mas devido ao reflexo originado pelas luzes e pela tv nao é muito vísivel.
as plantas para já sao poucas mas espero ao menos que estas se desenvolvam com sucesso para depois acrescentar outras espécies.

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 13:36Responder ao tópico

Bem bonito, parece promissor, segue os conselhos aqui do pessoal, vou acompanhar Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

vitorfreitas
vitorfreitas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : v.n.gaia
Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 0


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 13:45Responder ao tópico

agora as primeiras questoes/dúvidas :
fiz hoje os primeiros testes à agua com um set de testes por gotas da aquili e deu me o seguinte :
ph:8
gh:5
kh:4
no2:0.0mg/l
no3:5 mg/l

o ph já sai assim da torneira(aguas de valongo)
no2 a zero que quer dizer ?(acho estranho este valor)

o aqua tem 4 dias de ciclagem
agradeço vossa avaliação/explicação sobre estes valores.

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 14:06Responder ao tópico

Boas;

Antes de mais fiquei preocupado com o PH...

Um PH de 8 é um PH muito alcalino, e vai causar dificuldades na escolha da Fauna...

Visto seres um iniciante,( apesar de eu achar que és um iniciante muito sensato e com geitinho para a coisa... Digo isto pelo layout montado, e a calma que estas a ter.) não sei se te queres aventurar já a baixar o PH, tens varias opções, como usar turfa no filtro, ou começares a fazer TPA's com agua de garrafão...

No que toca ao NO2 é normal estar a 0, o teu aqua tem 4 dias, logo ainda não tem bacterias para transformar a amonia em nitritos...

Podes colocar um pouco de comida todos os dias (1 ou 2 flocos) para aumentar a amonia e acelarar o ciclo...

O NO3 que tens já deveria vir com a agua...


Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 15:37Responder ao tópico

Ora boas,

Está a ficar bonito. Smile Promete este aquário.
Já muita coisa foi bem dita aqui e agora vou dar os meus pequenos tostões.
Eu também tenho a água a sair da torneira a PH 8.0.

Tenho dois aquários - um de ciclídeos Malawi (o qual não fiz absolutamente nada ao PH) e outro comunitário (nesse tive de por Turfa e também pus uma resina para baixar o GH - Prodac). Igualmente coloquei folhas de catappa terminalia. A descida do PH não foi instantânea e posso dizer que ainda ando com o PH entre os seus 7.0 - 7.5.. Mas claramente está mais baixo - vou sempre controlando.. Cada vez que faço TPA, ponho mais umas folhas de catappa terminalia..

Tenho um filtro desses no meu aquário. Ou melhor tenho um desses em cada um dos meus aquários. Mas não está sózinho - cada aquário que tenho tem dois filtros. Filtragem é muito importante Smile

Está tudo no bom caminho. Eu para acelerar um pouquinho a ciclagem coloquei duas ampulárias passado mais ou menos 10 dias da montagem inicial e fui dando comida de fundo a elas.

Boa sorte Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 15:39Responder ao tópico

Mas tu, se quiseres baixar o PH, não mexas no GH pois ele já está baixo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Aduartemaio
Aduartemaio

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 378
Data de inscrição : 09/11/2012
Gostos : 4


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 15:44Responder ao tópico

Sim sim, certíssimo. Basta mecher apenas no PH, eu é que tinha valores brutais de GH também.

Obrigada José Elias pela correcção.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 18:39Responder ao tópico

Seu aquário é muito legal, mesmo.

As orientações que recebeste também são valiosas.

Considero um opção para obter um pH mais baixo, usar um tamponante. Um pouco só, pois uma faixa de 7,0 a 7,5 são bons para uma grande gama de espécies. Ainda que irá colocar novas espécies de plantas.

Não sei ao certo, mas alguém diga para este aquário poderia e seria bom ter camarões para comerem algas?? ou comedor de algas chinês???? corydoras ????
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 21:59Responder ao tópico

Boa noite

Para quem acabou de começar estás bem lançado. A disposição do tronco, da rocha, tudo pormenorizado, parabéns pelo perfecionismo. Quanto ao resto, filtragem, etc. acho que já disseram o essencial.

Gosto imenso do tronco, ando há séculos atrás de um, mas está difícil.

Concordo que faltam algumas plantas, principalmente de pequeno porte. Já vi que optaste por plantas de fácil manutenção, no caso de não querere um tapete, acho que terias aí uns bons sitios para Echinodorus Wendtii Green ou então Brown. Não crescem muito, aguentam-se bem e como tens substrato desenvolveriam-se bem. Mas esta é a minha opinião, e eu sou suspeita porque adoro essa plantas. Tenho um aquário pequenino carregadinho delas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQua 30 Jan 2013, 22:02Responder ao tópico

Ora bolas, estava distraída, as plantas que mencioneo não são echinodorus, mas sim cryptocorine. Sorry
Ir para o topo Ir para baixo 

vitorfreitas
vitorfreitas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : v.n.gaia
Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 0


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQui 31 Jan 2013, 01:06Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa noite

Para quem acabou de começar estás bem lançado. A disposição do tronco, da rocha, tudo pormenorizado, parabéns pelo perfecionismo. Quanto ao resto, filtragem, etc. acho que já disseram o essencial.

Gosto imenso do tronco, ando há séculos atrás de um, mas está difícil.

Concordo que faltam algumas plantas, principalmente de pequeno porte. Já vi que optaste por plantas de fácil manutenção, no caso de não querere um tapete, acho que terias aí uns bons sitios para Echinodorus Wendtii Green ou então Brown. Não crescem muito, aguentam-se bem e como tens substrato desenvolveriam-se bem. Mas esta é a minha opinião, e eu sou suspeita porque adoro essa plantas. Tenho um aquário pequenino carregadinho delas.

boa noite.mais uma vez meus agradecimentos a todos pela ajuda e incentivo.em relação ao tronco tive a sorte de à um més atraz ter passado na aquoporto à procura de areia preta.nao tendo a areia reparei nestes troncos lindissimos e trouxe os logo comigo.digo troncos porque são 2 entrelaçados um no outro.estes 2 troncos já tinham estado dentro de um aquario da loja.ao colocá-los no meu aquário tive de lhes pôr em cima umas pedras para nao flutuarem.pelo que fui lendo pelo fórum penso que um mês chegará para os troncos deixarem de flutuar.
aproveito para pedir ajuda na fertilização das plantas.tendo o substrato fertil acham necessário fazer fertilização líquida desde já ?se sim que aconselham de marcas?

@Mara Silva.as plantas que aconselhas estiveram na minha lista de encomendas,gostei muito da brown.saltaram fora no ultimo momento mas penso em breve tè-las.

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQui 31 Jan 2013, 01:15Responder ao tópico

Boa noite amigo, hoje estou um pouco ausente mas posso já dizer lhe que uma boa fertilização líquida juntamente com boa iluminação e C02 são os factores para o sucesso de um plantado.

O substrato fértil já providencia muitos nutrientes, mas deve ser complementado com fertilização líquida, eu por mim uso o método estimativo e com excelentes resultados, pode ver o meu nano e tire as suas conclusões.

Quanto aos fertilizantes que uso, se estiver interessado em saber mande me Mp.

Realço ainda que tem que existir um equilíbrio entre fertilização, C02 e luz, se estes factores não estiverem em equilibrio é muito provável que surjam algas.

Traduzindo, se tiver muita luz mas fertilização insuficiente...Algas

Como já disse, pretendo acompanhar o seu projecto e ajudar no que souber.
Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyQui 31 Jan 2013, 12:18Responder ao tópico

Como o Rui disse, dependendo das plantas que queiras colocar puderás ou não de precisar de fertilização liquida e CO2...


Já tens uma lista das pantas que queres?
Ir para o topo Ir para baixo 

vitorfreitas
vitorfreitas

Recém chegado
Recém chegado


Localização : v.n.gaia
Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 0


o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptySex 01 Fev 2013, 00:39Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Como o Rui disse, dependendo das plantas que queiras colocar puderás ou não de precisar de fertilização liquida e CO2...


Já tens uma lista das pantas que queres?
às plantas que já tenho fiz encomenda das seguintes :
cryptocoryne wendti brown
alternanthera rosaeflia
fetos de java.
para a semana pretendo começar fertilizaçao liquida.ao 5 dia acho as plantas um pouco para o murcho e as valinérias parecem estar a ficar com as folhas transparentes .
alguma ideia sobre isto ?
com o tempo e a experimentçao irei selecionando as plantas que mais me agradam e que se aguentem melhor .

recorro mais uma vez à vossa ajuda para analisarem a imagem do tronco e do que será estes filamentos que hoje apareceram.

[img]o começo... 2345ha [/img]
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





o começo... Vide

MensagemAssunto: Re: o começo...   o começo... EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

o começo...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-