Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Discuçao sobre possiveis causas Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Discuçao sobre possiveis causas 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Discuçao sobre possiveis causas EcoariumBanner_zps3903f249
Discuçao sobre possiveis causas Banner500x1254_zpsf6aa283b
Discuçao sobre possiveis causas Banner-500x125_zps9d594aec
Discuçao sobre possiveis causas Gambabanner_zpsgucldxz3
Discuçao sobre possiveis causas Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Discuçao sobre possiveis causas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 21:56Responder ao tópico

Boas

Em primeiro lugar quero dar uma triste noticia, pois hoje deitei entre 100 a 120 camaroes fora e aqui so me estou a referir a camaroes nao a camaroes com poucos dias que esses nao os contei e tambem tinha bastantes.
Os camaroes eram crystal red grades A, S, SS e Golden.

O que quero é ver se consigo uma esplicaçao para o sucedido.

O que aconteceu é que tinha uma lampada led em cima da tampa do aquario que se partiu e a lampada mergulhou no aquario, quando cheguei a hora do almoço tinha os camaroes quase todos mortos, retirei os mortos e tambem uns 15 a 20 que ainda estavam vivos para outro aquario, com a pressa fiz uma TPA de cerca de um terço da agua e nao vi os parametros.
A tarde quando cheguei os camaroes que tinha passado para o outro aquario estavam todos mortos a exepçao de 2.
Nesta altura medi os parametros e tinha tudo normal, PH, No2, No3.

Os camaroes que morreram primeiro foram de uma maneira geral os mais pequenos, pois os camaroes que passei para outro aquario eram praticamente todos adultos ou jovens ja grandes, neste momento os unicos 2 nque restam sao duas femeas adultas que por sinal estao ovadas e sao dos camaroes maires e mais velhos que tinha, outra curiosidade é que no aquario do acidente se encontrava um camarao Yellow jovem que ainda la se encontra e aparentemente bem de saude.

O que eu pergunto é:
podem os camaroes ter morrido por electrocuçao?
podem ter morrido porque a entrada da lampadano aquario tenha feito alguma reaçao e libertado alguma coisa que os envenenou?

ou porque a entrada da lampada alterou rapidamente o ph que com a TPA tenha voltado a normalidade.

Aceitam-se sugestoes.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 22:19Responder ao tópico

Boas,

Fernando que pena o sucedido ....
Eu já tive uma situação parecida com uma calha de leds, mas felizmente não tive baixas.

Acho que as mortes podem estar ligadas a possiveis entradas de metais pesados na água.
Por isso tenho sempre o Prime comigo para meter ate nas tpas porque uso uma % da torneira e para eliminar alguns metais faço sempre adição de um bocadinho de Prime.

Por mais que os testes sejam feitas, se for isso dos metais pesados não adianta.
Fora isso ... só mesmo a electricidade em contacto com a água.

Sei que o Claudio teve uma situação igual mas a lampada dele deitou mesmo um liquido verde para a água. Mas felizmente tb n teve baixas =S


AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 22:24Responder ao tópico

Boas!

Lamento imenso o sucedido...é sempre triste quando perdemos algo a que nos dedicamos de alma e coração!

Relativamente às causas, não vejo mais nenhuma além das possibilidades que o João Costa referiu...no entanto, será difícil determinar qual delas foi.

Abraço e força na recuperação da colónia!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 22:37Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
Boas,

Fernando que pena o sucedido ....
Eu já tive uma situação parecida com uma calha de leds, mas felizmente não tive baixas.

Acho que as mortes podem estar ligadas a possiveis entradas de metais pesados na água.
Por isso tenho sempre o Prime comigo para meter ate nas tpas porque uso uma % da torneira e para eliminar alguns metais faço sempre adição de um bocadinho de Prime.

Por mais que os testes sejam feitas, se for isso dos metais pesados não adianta.
Fora isso ... só mesmo a electricidade em contacto com a água.

Sei que o Claudio teve uma situação igual mas a lampada dele deitou mesmo um liquido verde para a água. Mas felizmente tb n teve baixas =S


AB

João

Boas Joao

Eu tambem pensei na possibilidade de algum metal ser libertado.
Nao posso dizer quanto tempo a lampada esteve dentro do aquario, so sei que o sucedido foi entre as 9:00 e as 13:30.
A agua do aquario esta limpa mas a lampada depois quando a passei por um guardanapo de papel tambem saiu uma agua meio castanha, meio verde.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 22:47Responder ao tópico

Boas,

Se foi isso Fernando não foste mesmo a tempo é uma pena.
Esses 15 - 20 são uns sobreviventes do caneco !!!
Metais pesados são lixados.

Para mim esse aqua devia ser limpo Fernando ... filtro contaminado com metais ... só 1/3 da água a meu ver não chega !!! Apesar de teres ai camarões ainda vivos por lá.

Ve tu com o teu bom senso Fernando.

AB

João

Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 22:58Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
Boas,

Se foi isso Fernando não foste mesmo a tempo é uma pena.
Esses 15 - 20 são uns sobreviventes do caneco !!!
Metais pesados são lixados.

Para mim esse aqua devia ser limpo Fernando ... filtro contaminado com metais ... só 1/3 da água a meu ver não chega !!! Apesar de teres ai camarões ainda vivos por lá.

Ve tu com o teu bom senso Fernando.

AB

João


Boas Joao

Eu nao tenho camaroes no aquario, retirei tudo, a exepçao de um yellow que por la andava e que ainda se mantem la.
Os 15 -20 que estavam vivos mudeios para outro aquario mas a tarde quando cheguei so tinha vivos 2 femeas.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyQui 29 Nov 2012, 23:57Responder ao tópico

boa noite.e uma pena o que aconteceu 😢 eu também já perdi uma colónia de reds de um momento para outro mas nao por coisa de lâmpadas.em relação ao teu caso eu também acho que as metais da lâmpada são a causa,uma lampada led branca contem na composição chumbo, arsénico e o pior níquel por isto acho que a Joao tem razão e devias fazer uma limpeza a serio a agua. um abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySex 30 Nov 2012, 11:11Responder ao tópico

Boas,

garantidamente foram os metais pesados, não me parece que tenha sido electrocussão! pois se assim fosse, todos teriam morrido, e os mais resistentes não morriam à protrior...

Antes de voltares a usar esse aqua, deverias encher de agua, colocar uma 5x mais de condicionador do que o recomendado, e depois fazeres uma TPA de 100%, para garantir que eliminas a totalidade de veneno!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fábio Joaquim
Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Setúbal
Mensagens : 373
Data de inscrição : 13/05/2011
Gostos : 2


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySex 30 Nov 2012, 16:57Responder ao tópico

Boas,

A mim a uns meses atrás também perdi quase a minha colónia toda de CRS desde B a SS a golden... Morreram-me mais de 50 camarões, ficando mais ou menos uns 10 sobreviventes...
Mas no meu caso não foi por causa de nenhuma lâmpada, aliás ainda não sei o porque de ter acontecido tal coisa... No teu caso concordo com o que os membros te têm dito, é por causa dos metais pesados da lampada.
Mas é mesmo muito desanimador quando estas coisas acontecem, falo por experiência própria...
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySex 30 Nov 2012, 18:38Responder ao tópico

Boas,

@Fábio diz-me uma coisa tinhas adicionado camarões novos à colónia?

Outro exemplo que posso dar, aconteceu comigo, foi que ao apanhar alguns camarões do meu aquário, tirei do movel do aquario um pano que tenho sempre ali para limpar algumas gotas que vão caindo.

Na minha inocência, tirei o pano e este serviu para limpar essas gotas e apoio à rede.
Quando começo a ver os camarões a morrer nem queria acreditar ... vim a descobrir minutos depois que a minha esposa tinha guardado um pack de velas de cheiro dessas velas que ficou entretanto no movel passou para o tecido do pano. Que depois passou para o tecido molhado da rede ... e eu nem dei quanto do cheiro =S

Há tantas coisas que podem acontecer.
Offtopic Fabio. Ainda não te respondi à PM porque estou a contar ainda o nº delas que vou precisar LOL

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySex 30 Nov 2012, 22:28Responder ao tópico

Boas

Como referi ontem neste aquario tinha um yellow que la foi parar por acidente e que ontem la deixei e hoje a noite pude ver que ainda la se encontra, para alem de 2 crystal red pequenos que ficaram por na altura nao os ver.
Agora pergunto se tivesse sido por metais eles nao teriam morrido tambem.
Outra coisa que o aquario tinha eram helenas que la continuam e vivas.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

pp44
pp44

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/04/2011
Gostos : 0


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySex 30 Nov 2012, 23:14Responder ao tópico

Bem que perda :X....

Acho que vou colocar tampas de vidro nos aquários todos que não estiverem tapados... Muito mau mesmo.

Muito sinceramente não tenho grande experiência sobre o que possa ter sido a causa mais provável, recentemente de mais de 100 perdi cerca de metade sem motivo aparente, não adicionei nenhum camarão novo ou outro animal ao aquário e começaram a morrer todos os dias tirava um ou outros.

Agora é assim a água ao contrário do que se diz até nem é um condutor excecional em termos eléctricos, mas se nós corremos riscos de ser electrocutados ainda que com um potência reduzida e não apresenta um risco excessivamente elevado, a mesma descarga para seres do tamanho dos camarões pode ser o suficiente.

Digo isto por dizeres que alguns camarões não chegaram a sair do aquário e sobreviveram daí que embora também possa ter existido despejo de metais pesados não deve ter sido numa quantidade tão drástica.

No entanto como disse são tudo suposições sem falar da minha pouca experiência no assunto.

Boa sorte com a reconstrução da colónia.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Fábio Joaquim
Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Setúbal
Mensagens : 373
Data de inscrição : 13/05/2011
Gostos : 2


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySáb 01 Dez 2012, 01:30Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
Boas,

@Fábio diz-me uma coisa tinhas adicionado camarões novos à colónia?

Outro exemplo que posso dar, aconteceu comigo, foi que ao apanhar alguns camarões do meu aquário, tirei do movel do aquario um pano que tenho sempre ali para limpar algumas gotas que vão caindo.

Na minha inocência, tirei o pano e este serviu para limpar essas gotas e apoio à rede.
Quando começo a ver os camarões a morrer nem queria acreditar ... vim a descobrir minutos depois que a minha esposa tinha guardado um pack de velas de cheiro dessas velas que ficou entretanto no movel passou para o tecido do pano. Que depois passou para o tecido molhado da rede ... e eu nem dei quanto do cheiro =S

Há tantas coisas que podem acontecer.
Offtopic Fabio. Ainda não te respondi à PM porque estou a contar ainda o nº delas que vou precisar LOL

AB

João

Não João, não tinha adicionado camarões à colónia, até fiquei maluco ao ver todos os dias mortes no aquário, eram aos 10 de cada vez, la fazia TPA's mas em vão, iam-se na mesma, e só sobraram uns 10, que ainda os tenho até hoje (foi ha uns 3 meses isto que me aconteceu) agora é ver se reproduzem ou não, pelo menos ja vi uma ovada...

Qualquer descuido mínimo pode ser catastrófico num aquário de camarões...

Offtopic, na boa João leva o tempo que quiseres... Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySáb 01 Dez 2012, 09:03Responder ao tópico

Boas,

@Fernando isso é daquelas coisas que não há grande resposta. Nada nos diz que daqui a uns dias eles possam morrer também.
Um bom sinal para eles é comerem e terem boas cores.
Ao nivel do comportamento, muito activos é mau sinal assim como muito parados.
Tens que andar atento a isso amigo.

@Fábio, quando os camarões morrem em poucas quantidades de x em x tempo, é um sinal notório de envenenamento.
Porque se fosse catástrofe era imediato, se morrem assim é porque algo os anda a matar ou andou a matar lentamente. Mais fracos ou velhos são os primeiros, depois vão os restantes.

Nestas situações o melhor é mesmo tpa de 80% ou 90% ... meter 50% logo de água mineral com 50% água da torneira com adição de alguns condicionadores normais que se vendem ai e se for suspeita de alguma doença o Furanol 2 é um bom medicamento.

Uma sala fechada com fumadores pode ser o suficiente porque o fumo que anda no ar irá acabar por se fixar em tudo o que haja no solo. É um exemplo há sempre muita coisa que pode acontecer. Perfumes, lavagens do chão com quimicos que depois ficam no ar ....

AB

João
Ir para o topo Ir para baixo 

pp44
pp44

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/04/2011
Gostos : 0


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptySáb 01 Dez 2012, 13:58Responder ao tópico

Por exemplo a colónia de reds que tenho em casa de outra pessoa não tem fumadores por perto, não tem grande contacto com a atmosfera pois é tapado e mal comecei a notar as mortes consecutivas fiz mais do que uma vez uma TPA de 50 % do volume e volta e meia embora tenha abrandado lá morre um ou outro e não tenho visto fêmeas ovadas. Alguma ideia do que poderá ser?

Cumprimentos Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Fábio Joaquim
Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Setúbal
Mensagens : 373
Data de inscrição : 13/05/2011
Gostos : 2


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyDom 02 Dez 2012, 14:17Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:

@Fábio, quando os camarões morrem em poucas quantidades de x em x tempo, é um sinal notório de envenenamento.
Porque se fosse catástrofe era imediato, se morrem assim é porque algo os anda a matar ou andou a matar lentamente. Mais fracos ou velhos são os primeiros, depois vão os restantes.

Nestas situações o melhor é mesmo tpa de 80% ou 90% ... meter 50% logo de água mineral com 50% água da torneira com adição de alguns condicionadores normais que se vendem ai e se for suspeita de alguma doença o Furanol 2 é um bom medicamento.

Uma sala fechada com fumadores pode ser o suficiente porque o fumo que anda no ar irá acabar por se fixar em tudo o que haja no solo. É um exemplo há sempre muita coisa que pode acontecer. Perfumes, lavagens do chão com quimicos que depois ficam no ar ....

AB

João

Pois, é uma possível causa, agora envenenamento causado pelo que? É que nem as TPA's que eu fazia ajudavam, era quase o mesmo do que eu não fazer nenhuma...
Só sei que foi um enorme arrombo e desanimo quando me aconteceu as mortes mas agora é tentar recuperar, até ja ando aqui a planear outro aquário para gambas... xD
Ir para o topo Ir para baixo 

pp44
pp44

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/04/2011
Gostos : 0


Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyDom 02 Dez 2012, 14:19Responder ao tópico

Fábio Joaquim escreveu:
Joao_Costa escreveu:

@Fábio, quando os camarões morrem em poucas quantidades de x em x tempo, é um sinal notório de envenenamento.
Porque se fosse catástrofe era imediato, se morrem assim é porque algo os anda a matar ou andou a matar lentamente. Mais fracos ou velhos são os primeiros, depois vão os restantes.

Nestas situações o melhor é mesmo tpa de 80% ou 90% ... meter 50% logo de água mineral com 50% água da torneira com adição de alguns condicionadores normais que se vendem ai e se for suspeita de alguma doença o Furanol 2 é um bom medicamento.

Uma sala fechada com fumadores pode ser o suficiente porque o fumo que anda no ar irá acabar por se fixar em tudo o que haja no solo. É um exemplo há sempre muita coisa que pode acontecer. Perfumes, lavagens do chão com quimicos que depois ficam no ar ....

AB

João

Pois, é uma possível causa, agora envenenamento causado pelo que? É que nem as TPA's que eu fazia ajudavam, era quase o mesmo do que eu não fazer nenhuma...
Só sei que foi um enorme arrombo e desanimo quando me aconteceu as mortes mas agora é tentar recuperar, até ja ando aqui a planear outro aquário para gambas... xD

Lá está comigo as TPA's também não notei grande diferença e não vejo de onde poderia vir o possível envenenamente pois o aquário é fechado tem apenas os espaços para entrarem os cabos do Termostato e do filtro (interno com meia de vidro).

Também não consegui ainda perceber o que se passou xD
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Discuçao sobre possiveis causas Vide

MensagemAssunto: Re: Discuçao sobre possiveis causas   Discuçao sobre possiveis causas EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Discuçao sobre possiveis causas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados :: Camarões-