Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Alimentos vivos-Daphnia Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Alimentos vivos-Daphnia 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Alimentos vivos-Daphnia EcoariumBanner_zps3903f249
Alimentos vivos-Daphnia Banner500x1254_zpsf6aa283b
Alimentos vivos-Daphnia Banner-500x125_zps9d594aec
Alimentos vivos-Daphnia Gambabanner_zpsgucldxz3
Alimentos vivos-Daphnia Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Alimentos vivos-Daphnia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Alimentos vivos-Daphnia Vide

MensagemAssunto: Alimentos vivos-Daphnia   Alimentos vivos-Daphnia EmptySex 31 Jul 2009, 01:23Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

- Pulga de água ou Daphnia:

É este, outro crustáceo, mas em vez de habitar águas salinas, habita as doces e salobras. Possui uma coberta protetora conformada por um par de valvas em forma de gota ou de fava, e pertence à Ordem cladócera, que inclui outras famílias de uso em aquicultura, como as Bosminas e Moinas.

Têm um comportamento reprodutivo similar ao da artêmia: enquanto existir previsões de abundância de alimento e boa qualidade da água, bem como de espaço suficiente, são ovovivíparas, mas quando as condições ambientais se endurecem, mostram-se ovíparas e produzem cistos; mas estes não se acham no comércio, possivelmente devido a que é mais fácil encontrar daphnias viva do que artêmias (que só vivem nas salinas).

As daphnias vivem em águas paradas, ricas em matéria orgânica; por isso é fácil as encontrar em balsas de rega, bebedouros para animais, charcos temporários, estações de depuração de águas residuais e inclusive em lagos de jardim. São filtradoras e se alimentam de seres microscópicos tanto vegetais como animais. É fácil as cultivar a partir de uma primeira população, as mantendo em uma bandeja de 40x30x15 cm aproximadamente em um terraço com abundante luz natural, embora em recipientes improvisados como garrafas de refrigerante de 2 L, também poderiam funcionar, em que pese a que está demonstrado que o rendimento é maior quanto maior for o cultivo.

É um ótimo alimento para os peixes pois é rica em iodo, fósforo e cálcio mas apesar de ser altamente nutritivo, não devem ser dadas aos peixes mais de 2 ou 3 vezes por semana, por causa da grande quantidade de vitamina A que possuem, vitamina essa que só é benéfica em pequenas quantidades, além disso se colocadas no aquário em grandes quantidades, os peixes não irão consumir todas e elas acabarão morrendo consequentemente poluindo a água.

Para as alimentar podemos usar: infusórios ou caldo de legumes (coloque uma folha de alface no tanque para produzir os infusórios), água verde (vejam modo de obtê-la mais abaixo), sangue de galinha batido no liquidificador em pequena quantidade. Convém não se exceder com a quantidade de alimento porque poderia decompor o meio e perderíamos a população. É melhor que seja frequente e escassa que não espaçada e abundante. Mesmo assim terá que ser extraído diariamente uma quantidade razoável de daphnias, do contrário se saturaria a produção e se perderia completamente.

É conveniente manter uma temperatura entre 20 e 30ºC e uma boa iluminação. Para as usar, se utiliza um coador de nylon ou um tecido muito fino, com o que podem ser transferidas para o aquário. Vivem em média 51 dias

Alimentos vivos-Daphnia Alimen2


Espero que gostem eu achei a informação bastante util e completa
Um agradecimento ao Sr Paulo Jose
http://br.geocities.com/pjbettas/Alimentosvivos.htm

Video gentilmente cedido pelo colega Helder Oliveira

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/MetIVn6qxGw&color1=0xb1b1b1&color2=0xd0d0d0&hl=en_US&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/MetIVn6qxGw&color1=0xb1b1b1&color2=0xd0d0d0&hl=en_US&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="385"></embed></object>
Ir para o topo Ir para baixo 

Alimentos vivos-Daphnia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas-