Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Reprodução Anentome helena Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Reprodução Anentome helena 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Reprodução Anentome helena EcoariumBanner_zps3903f249
Reprodução Anentome helena Banner500x1254_zpsf6aa283b
Reprodução Anentome helena Banner-500x125_zps9d594aec
Reprodução Anentome helena Gambabanner_zpsgucldxz3
Reprodução Anentome helena Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Reprodução Anentome helena

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySáb 04 Ago 2012, 21:35Responder ao tópico

Acho que está fenomenal, ora vejam as diferentes fases

Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySáb 04 Ago 2012, 21:51Responder ao tópico

Não se consegue ver o video, pára no segundo 0.11! Sad
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySáb 04 Ago 2012, 22:02Responder ao tópico

Muito fixe! Será que alguma das minhas três Helenas vai reproduzir? Question
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySáb 04 Ago 2012, 22:14Responder ao tópico

Vera o meu dá completo, deve ser da tua net.
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySáb 04 Ago 2012, 22:18Responder ao tópico

Boas
Pois dá completo, ou é da NET ou é da Vera.
Muito bem conseguido
Ir para o topo Ir para baixo 

su3ko
su3ko

Membro
Membro


Localização : Sintra - PT
Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/11/2012
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 02:52Responder ao tópico

Viva vou aproveitar este tópico para esclarecer umas duvidas ,adquiri um trio ja ha uns 5 meses e ha umas semanas reparei numa helena pequena com uns 2mm .
Infelizmente nunca mais a vi sera que as helenas adultas comem as mais pequenas?
alguém sabe o ciclo de reprodução delas?
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 10:13Responder ao tópico

Boas
Sobre o ciclo de reprodução das helenas, pouco se sabe, ou seja há muitas versões, mas não se sabe quais estão comprovadas ciêntificamente.
Uma coisa é certa se te apareceu uma "mini" helena, não deve ser a unica.
O que não quer dizer obrigatóriamente que as adultas tenham feito criação, pode ter sido algum ovo que tenha vindo com plantas ou outro artigo não tratado que tenhas posto no aqua.
Quanto à pergunta se as helenas atacam as mais pequenas, pela experiência que tenho, digo que as helenas comem outras, mas não as atacam se estiverem bem de saúde, no entanto se morrerem, não perdoam. É costume ver 2 helenas adultas agarradas uma à outra durante dias consecutivos, mas não se estão a comer (pelo menos no sentido normal da palavra).
É costume as helenas principalmente as mais pequenas enterrarem-se no areão, até serem maiores.
A helena é mais importante num aqua como "exterminadora de outras espécies de caracois" durante a fase de juventudee mesmo enquanto jovem adulto, altura em que passa o tempo a caçar outros caracois, quando passa a adulta, descobre o acasalamento e quase não "pensa" noutra coisa, no entanto dos muitos ovos postos poucos eclodem, em muitos casos não eclode mesmo nenhum.
Sei de quem tem mais de 10 helenas, ovos pelo aqua todo e nunca lhes nasceu uma helena nos aquas, noutros casos (mais raros) estão sempre a aparecer novas helenas. É esta divergência que ainda ninguém conseguiu esclarecer (pelo menos que eu saiba).
Ir para o topo Ir para baixo 

pp44
pp44

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/04/2011
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 13:42Responder ao tópico

Interessante Smile

Depois de acabarem com os caracóis que existam no aquário é possível amnter as helenas apenas com ração ou elas atacam-se umas às outras?
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 14:05Responder ao tópico

Boas
Eu tenho os meus aquas sem caracois, tenho bastantes helenas e elas nunca se atacaram.
Ir para o topo Ir para baixo 

pp44
pp44

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/04/2011
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 14:19Responder ao tópico

Obrigado pela resposta, mas dás alguma tipo de comida ou alimentam-se do que vão encontrando? Smile

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 14:52Responder ao tópico

Alimentam-se de tudo o que encontram.
Ir para o topo Ir para baixo 

pp44
pp44

Membro
Membro


Localização : Porto
Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/04/2011
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 14:54Responder ao tópico

Hmm literalmente? xP Cumprimentos e obrigado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Fábio Joaquim
Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Setúbal
Mensagens : 373
Data de inscrição : 13/05/2011
Gostos : 2


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyQui 06 Dez 2012, 15:55Responder ao tópico

Muito bom o video!
Também tenho mas ó tenho 1 helena, talvez compre mais para tentar com que elas se reproduzam...
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySex 07 Dez 2012, 00:11Responder ao tópico

É de facto uma questão de sorte, eu tenho 5 desde maio e ainda nada de reprodução, vou começar a introduzir uns petiscos (planorbis) para ver se as incentivo.
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySex 07 Dez 2012, 00:27Responder ao tópico

sa os teus forem como os meus os planorbis que te mandei desaparecem em 3 dias Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

su3ko
su3ko

Membro
Membro


Localização : Sintra - PT
Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/11/2012
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySex 07 Dez 2012, 00:33Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
É costume ver 2 helenas adultas agarradas uma à outra durante dias consecutivos, mas não se estão a comer (pelo menos no sentido normal da palavra).

Viva Nuno ,esse comportamento que tu referes sera o ritual de acasalamento ?
Ja por 2 vezes que vi esse comportamento ,sera que se estaram mesmo a papar como referes ,eu nunca vi ovos nenhuns ,e durante muito tempo o aquário esteve sem tampas,onde e que elas poem os ovos?
Também não adicionei nada que pudesse ter um ovo de helena ,no vídeo os caracóis com seis semanas já com riscas ,como o que vi no meu aquário!
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySex 07 Dez 2012, 00:41Responder ao tópico

eu não sei se com 6 semanas já andam assim pela agua porque o que eu sei a tempo de eclosão de ovos e 4 semanas e depois deste tempo o pequeno caracol fica enteado entre 6 a 8 semanas mas pode durar ate meses,elas chegam a maturidade com 6 meses que e muito tempo para caracóis mas estas são coisas que eu andei a ler e sendo assim esperamos a opinião de um perito na matéria Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

su3ko
su3ko

Membro
Membro


Localização : Sintra - PT
Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/11/2012
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptySex 07 Dez 2012, 01:25Responder ao tópico

Eu só vi um ,depois disso tenho procurado sempre e nada
Ir para o topo Ir para baixo 

su3ko
su3ko

Membro
Membro


Localização : Sintra - PT
Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/11/2012
Gostos : 0


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 17:24Responder ao tópico

hoje vi mais 3 pequeninos o maior com uns 6mm e os outros muito mais pequenos ,so os vi por 5 minutos e enterraram se logo .
Estou muito curioso por nunca ter visto ovos e ver que tenho pequeninos de vários tamanhos alguém sabe onde e costume porem os ovos ? As helenas que andam sempre agarradas estão sempre de volta de uma rocha que tem muitos buracos sera ai o ninho ?
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 17:40Responder ao tópico

os meu puseram os ovos nos 4 cantos de aquário,no tronco e no raiz de uma anubia barteri
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 20:09Responder ao tópico

Por falar nisso hoje estive a podar as anubias nanas que tenho no comunitario, tirei muitas folhas com algas e reparei que estava com muitos muitos ovos de helenas Very Happy Finalmente!
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 20:15Responder ao tópico

parabens Rui.então já introduziste os planorbis no dieta delas?
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 20:22Responder ao tópico

Ontem pus um planorbis grande no comunitário, hoje vou a fazer a poda e encontro os ovos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 20:33Responder ao tópico

fogo!!!tens umas helenas muito fixe nem foi preciso provar os planorbis chegou só ver um e já começaram a por os ovos Razz Razz Razz devias ter mostrado um foto de planorbis há mais tempo Razz então isto aconteceu +ou- na mesma altura,agora vamos ver quem os tem primeiro.já agora mete la umas fotos no teu topico com as novidades
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyDom 09 Dez 2012, 20:49Responder ao tópico

Eu só pus aquele planorbis porque parecia não se mexer e então olha, virou petisco, no dia a seguir estavam as 5 helenas em cima dele, hoje ao cortar as folhas é que reparei numas coisas transparentes com uma pinta amarela dentro, tal e qual como as fotos de ovos de helenas, lol sou capaz de ter estragado alguns ovos sem querer mas espero que alguns sobrevivam!
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Reprodução Anentome helena Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Anentome helena   Reprodução Anentome helena EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Reprodução Anentome helena

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados :: Caracóis e outros-