Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) EcoariumBanner_zps3903f249
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Banner500x1254_zpsf6aa283b
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Banner-500x125_zps9d594aec
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Gambabanner_zpsgucldxz3
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Neolamprologus helianthus (Tanganyika)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Vide

MensagemAssunto: Neolamprologus helianthus (Tanganyika)   Neolamprologus helianthus (Tanganyika) EmptyQui 23 Jul 2009, 20:44Responder ao tópico

Neolamprologus helianthus “Bruscher, 1997”

Família: Cichlidae
Subfamília: Pseudocrenilabrinae

Tamanho: 5cm fêmea - 5,5cm macho

Água: pH - 8.0 a 9.0
GH - 10 a 15
Temperatura: 25 a 27 ºC.

Alimentação: a sua alimentação na natureza constituída principalmente por larvas de insecto e pequenos crustáceos, em aquário pode ser alimentado com granulados de pequenas dimensões para ciclideos carniveros .

Distribuição: Endémico do Lago Tanganyika, na zona costeira do Zaire a Sul de Moba. Habita zonas rochosas a profundidade entre os 2 e os 5 metros

Dimorfismo sexual: os machos são ligeiramente mais compridos e de dorso mais alto do que as fêmeas. Um bom método para identificação do sexo será pela observação da “papila” genital, sendo a das fêmeas de maior diâmetro e durante a altura da desova facialmente se distingue pelo inchaço do ovipositor.

Fotos:
Casal
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Neolamprologusheliantus_003

Macho
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Neolamprologusheliantus_001
Fêmea
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Neolamprologusheliantus_004
Alevins na concha
Neolamprologus helianthus (Tanganyika) Neolamprologusheliantus_alevins01

Embora a sua identificação como espécie ser relativamente recente, “Bruscher 1997”, ele já tinha sido apresentado ao mundo pelo Dr. Brichardi, que o incluiu numa população de Neolamprologus splendens, seu parente mais próximo, mas que após observação mais atenta, rapidamente se percebe as suas evidentes diferenças, não só na coloração como físicas. O Neolamprologus helianthus é o representante mais pequeno do “complexo Brichardi”, não atingido 6cm de comprimento. Para além de ser 2cm mais pequeno que os Neolamprologus splendens o seu corpo é mais compacto com o dorso notoriamente mais alto, que o seu parente mais próximo.

Para a manutenção e reprodução dos N. helianthus, não é necessário um aquário de grandes dimensões, mas pela dificuldade real que é manter os parâmetros ideais para os Tanganyikas em aquários muito pequenos aconselho a utilizar aquários maiores que 60cm, 50litros ou superiores.
O N.helianthus a nível de comportamento é em tudo idêntico aos N.splendens, o que significa que não se intimidam com companheiros de aquário de maiores dimensões, fazendo frente a eles na protecção do seu território que é relativamente pequenos, 20 a 25cm de diâmetro, tolerando a presença de algumas espécies pequenas de Neolamprologus ou de Lamprologus, desde que estes não sejam considerados ameaça e não violem a fronteira do seu território.
Para a reprodução desta espécie e da maioria dos Neolamprologus e Lamprologus o mais difícil é a formação do casal, por esse motivo aconselho a introduzir quatro a cinco N.helianthus jovens, para que acasalem naturalmente, quando verificarmos que se formou um casal, se o aquário for de pequenas dimensões têm de se retirar os restantes da mesma espécie para que não sejam atacados pelo casal recém formado.
A escolha do local do território e “toca” para a desova, tanto pode ser um buraco escavado, por ambos os sexos, por debaixo de uma rocha como uma concha de grandes dimensões.
A guarda dos ovos e dos alevins é efectuada por ambos os sexos, ficando a fêmea junto ao buraco e o macho mais afastado de guarda ao território. Não há necessidade de retirar os alevins mais velhos após nova desova, eles são tolerados dentro do território dos pais, mas deixando sempre a zona mais próxima do buraco para os irmãos mais novos, contribuindo, a seu tempo, para a defesa do território paterno, até atingirem tamanho suficiente para procurarem parceiro e procurarem território para si próprios.


AquaBen
José Bentes
Ir para o topo Ir para baixo 

Neolamprologus helianthus (Tanganyika)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-