Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Novo Projecto Peixe-gato Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Novo Projecto Peixe-gato 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Novo Projecto Peixe-gato EcoariumBanner_zps3903f249
Novo Projecto Peixe-gato Banner500x1254_zpsf6aa283b
Novo Projecto Peixe-gato Banner-500x125_zps9d594aec
Novo Projecto Peixe-gato Gambabanner_zpsgucldxz3
Novo Projecto Peixe-gato Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Novo Projecto Peixe-gato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

estalecas
estalecas

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Vasco
Mensagens : 219
Data de inscrição : 08/04/2010
Gostos : 0


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyTer 24 Abr 2012, 16:19Responder ao tópico

Boa tarde, estou a preparar um aquário para tentar reprodução de peixes-gato e gostaria que me pudessem ajudar a criar o melhor ambiente para esta espécie.

Estante de Suporte:

Novo Projecto Peixe-gato Dsc01633e

Aquário Peixes Gato:
- Dimensões: 80x35x30
- Fauna: Será para tentar criação de Corydoras/Ancistrus (Espécies ainda a definir)
- Flora: A definir (Anubias/Musgo/Valisneria...)
- Filtragem: Filtro externo Eheim ecco pro 130
- Iluminação: Preciso de ajuda
- Substrato: Preciso de ajuda(Natur Soil Black/Aquatic Nature Pro-Soil!?!?)



Aquário Invertebrados:
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyTer 24 Abr 2012, 21:17Responder ao tópico

hum interressante,para jà aconselho a que penses que peixes queres e depois montas tudo para esses peixes,por exemplo,corydoras areia escura e temperatura baixa,lori temperatura alta e corrente forte,quando decidires o peixe que queres, fazes uma busca do biotipo e montas 1 biotipo para ESSA especie.
Iluminaçao fraca ou nenhuma, corys e lorys gostam de sombra,as plantas querem luz mas nao é obrigatorio ter plantas num aquario de reproduçao,enfim pensa bem no peixe que queres.
Ir para o topo Ir para baixo 

estalecas
estalecas

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Vasco
Mensagens : 219
Data de inscrição : 08/04/2010
Gostos : 0


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyQui 26 Abr 2012, 07:04Responder ao tópico

O aquário foi mandado fazer e estará pronto na próxima segunda-feira. Depois publico umas fotos, entretanto agradecia algumas dicas sobre o tipo de iluminação e filtragem que deveria utilizar para este caso em especifico.

Ramiro:
Gostava de conseguir juntar 1 espécie de corydoras e outra de ancistrus com as mesmas exigências para reprodução no mesmo aquário será que há problema?

Cumprimentos,
Estalecas
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyQui 26 Abr 2012, 07:48Responder ao tópico

Viva,nao hà problemas nenhuns se a temperatura for a mesma para as duas especies,nesse caso escolhes o ancistrus vês bem a temperatura para ele e vais à catfish ver uma especie de corydoras para essa mesma temperatura.
Por exemple uma corydora que a temperatura seja de 22 -26 a temperatura ideal é 24 com as mudanças de àgua desçes a 22 se a temperatura da especie de ancistrus é 24-28 jà hà um problema,eu jà perdi um farlowela assim.
ESCOLHE OS PEIXES EM PRIMEIRO montas o resto depois.
Vais dar uma olhadela nos topicos do Nuno para reproduçao de corys.
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyQui 26 Abr 2012, 09:19Responder ao tópico

Boas
Não sei se os ovos de corydora se vão dar bem com os ancistrus, mas tirando isso, se escolheres com algum cuidado, não deves ter problemas.
Atenção que não sei qual a reação dos ancistrus ao azul de metieleno, ou outros antifungicos, mas penso que não haja problemas.
Ir para o topo Ir para baixo 

estalecas
estalecas

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Vasco
Mensagens : 219
Data de inscrição : 08/04/2010
Gostos : 0


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyQui 26 Abr 2012, 14:53Responder ao tópico

Obrigado Ramiro e Nuno Moreira pelo acompanhamento do tópico.

As espécies de corydoras que gostava de adquirir para este aquário são as seguintes:
1- Corydoras sterbai
2- Corydoras aenus "Black Venezuela"
3- Corydoras pygmaeus

Penso optar apenas por 2 destas 3 espécies enumeradas.

Em relação aos ancistrus quero optar por uns mais baratos pois existem espécies que me interessam mas estão para alem do meu orçamento de momento. Com isto pensei nas seguintes opções:
- Ancistrus cf cirrhosus
- Panaque maccus (L104)
- Panaque sp. (LDA68)
- Ancistrus cf lineolatus

Penso optar apenas por uma espécie caso não ponham em risco os ovos de corydora.

Já dei uma olhadela nos tópicos nestes últimos dias, tem informação bastante interessante e útil.
Queria perguntar:
- Se proporcionando um ambiente estável e semelhante ao habitat natural da espécie das corydoras em questão e com uma boa filtragem terei sempre de recolher os ovos após a postura ou poderei tentar que a postura e eclosão se dêem no mesmo aquário?
- Estou na zona de Lisboa alguém sabe bons criadores/lojas onde mantenham destes exemplares? (Conheço uma loja Online que tem estes exemplares mas não sei se vêm adultos ou 'juniores' e uma vez que pretendo reprodução gostaria de exemplares já maduros assim como de tentar adquiri-los de sítios diferentes de maneira a diversificar as linhagens...)

Aceito MP de criadores caso possuam destas espécies para venda ou outras que achem também interessantes. !

Cumprimentos,
Estalecas
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyQui 26 Abr 2012, 15:14Responder ao tópico

Boas
Há que opte por deixar os ovos no aqua e retirar os adultos, no teu caso parece-me ser possivel, visto que a coluna de água não deve ultrapassar os 25cm (a não ser que tenha visto mal), mas seria sempre aconselhável colocares algum antifungico antes das posturas, para evitar que os ovos fungassem todos.
Mantendo também os adultos no aqua, é possivel, mas ao que sei não ao nivel de criação, pois apenas sobreviveriam alguns (poucos, com sorte) alevins.
Nas lojas: Já vi em Lisboa no Templo aquático venderem Sterbay adultas, há mais de um ano, mas para mim era impensável comprar, visto que estavam a pedir 18€ por cada exemplar, e mesmo para quem tem experiencia, nem sempre se consegue sexar as corydoras, principalmente quando são de gerações diferentes.
Nas lojas quer online quer fisicas, normalmente os exemplares vendidos são juvenis, impossiveis de sexar, mesmo que houvesse vontade do vendedor.
Aconselho-te a vêr junto dos membros do forum e dos patrocinadores, se consegues arranjar quem tenha, mas também te aconselho a comprar a mais do que uma pessoa, para tentares diminuir as hipóteses de consanguinidade.
Alguns dos L's poderão ser dificeis de arranjar e só os conseguires por encomenda, já as corydoras penso não ser dificil, mas para criação, deves pensar sempre em comprar um minimo de 5 unidades por espécie.
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyDom 29 Abr 2012, 21:28Responder ao tópico

O Nuno disse tudo,estou de acordo com ele
Ir para o topo Ir para baixo 

estalecas
estalecas

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Vasco
Mensagens : 219
Data de inscrição : 08/04/2010
Gostos : 0


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptySeg 30 Abr 2012, 12:52Responder ao tópico

Penso que não vou então incluir os ancistrus de maneira a não comprometer as posturas das corydoras. Será que posso então juntar ottos?
Que espécie recomendam para dar um toque nas algas e fazer companhia as corydoras?

Malta uma ajuda na escolha do substrato e iluminaçao...
- Iluminação: Estou a pensar na opção das calhas de 120 ou 240 Leds da trukesfishes.com !?
- Filtragem: Filtro externo Eheim ecco pro 130 ou Filtro Cascata Eheim Liberty 2042
Ir para o topo Ir para baixo 

João Lourenço
João Lourenço

Membro
Membro


Nome Real : João Lourenço
Localização : Quarteira
Mensagens : 50
Data de inscrição : 07/02/2012
Gostos : 0


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyTer 01 maio 2012, 10:43Responder ao tópico

lol era isso que te ia dizer XD LEDS!! XD porque?

R: sai te mais barato tanto na iluminaria como na conta da luz e para alem disso os peixes gato agradecem, as plantas é que não. Mas fala com o patrocinador do nosso forum, trukesfishes, porque ele saberá indicar-te melhor as capacidades dos LED's em relação ao plantado.

Em relação à filtragem, desconhecendo as capacidades de cada um dos filtros, diria que exterior é sempre melhor.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyTer 01 maio 2012, 16:12Responder ao tópico

boas

quanto á filtragem, acho que o eihem é o ideal para a litragem do aqua, o problema é teres muito comprimento, nao que nao dê, mas para um aqua de 80cm, seria preferivel um filtro externo com o chupador e flauta nos opostos do aqua para haver corrente em todo o aqua
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyTer 01 maio 2012, 16:39Responder ao tópico

Boas
Tanto as corydoras como os ancistrus, agradecem alguma corrente no aqua, por isso a indicação do Carlos parece-me ser a ideal.
Quanto à iluminação, há perto de ano e meio comprei uma calha de led's com 1,5m, a mesma é de 240 led's/metro. Apesar de ter explicado ao fornecedor as medidas do aqua e que tipo de plantas pretendia ter, fui informado de que a calha de led's chegava, por isso comprei-a. Meses mais tarde tive que fazer uma outra desta vez com lampadas T5, quando reclamei, a resposta foi que a calha dava para um aqua mas não para aquelas plantas que eu tinha.
Na altura como agora, preferi pensar que se tinha tratado apenas de um engano, de alguém que não tinha percebido as questões/informações.
Isto tudo para te dizer, que os led's podem ser uma boa escolha, mas 1º tens que escolher o tipo de plantas que vais pôr. Se a tua opção for pôr apenas fetos de java, anubias nana, algum musgo de java ou algumas Cryptocorine, penso que a calha de LED's será uma boa opção. principalmente porque a coluna de água é pequena, mas depende muito dos preços.
Tenho ouvido pessoal dizer que pões led's do chinês e que é muito mais barato, eu no teu lugar preferia pedir um orçamento por ex. à trukesfisches e só depois decidia onde comprar.
Do mesmo modo penso que se fores para plantas mais exigentes deves colocar iluminação em condições.
As calhas de led's Têm outro problema, se posteriormente decidires mudar o aqua e transformá-lo num plantado, os led's já não dão.
Bem já tens muito que pensar.
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptySáb 05 maio 2012, 15:54Responder ao tópico

Pelo que percebi,é um aquario de reproduçao,nesse caso as plantas de preferençia sao de facil manutençao e estao plantadas dentro de vasos,para se tirarem facilmente,imagina andares a pescar peixes num aquario plantado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!A maior parte do pessoal mete uma raiz com anubia por exemplo ,ou,e, java . As corydoras e os lorys agradecem pouca luz...................
Para bom entendedor meia palavra basta.................
Ir para o topo Ir para baixo 

estalecas
estalecas

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Vasco
Mensagens : 219
Data de inscrição : 08/04/2010
Gostos : 0


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptySeg 07 maio 2012, 04:49Responder ao tópico

Boas, gosto sempre de agradecer as dicas antes de mais.


Acrescentarei novidades neste tópico assim que os aquários das Corydoras estejam montados...

Até lá. Acompanha a montagem do projecto aqui!


Cumprimentos,
Estalecas
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyQui 17 maio 2012, 00:07Responder ao tópico

os ottos na tua regiao consegues arranjar "ZEBRA"????gosto muito dessa especie.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Novo Projecto Peixe-gato Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto Peixe-gato   Novo Projecto Peixe-gato EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Novo Projecto Peixe-gato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Loricarídeos-