Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Buffer para aquários do Tanganyika Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Buffer para aquários do Tanganyika 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Buffer para aquários do Tanganyika EcoariumBanner_zps3903f249
Buffer para aquários do Tanganyika Banner500x1254_zpsf6aa283b
Buffer para aquários do Tanganyika Banner-500x125_zps9d594aec
Buffer para aquários do Tanganyika Gambabanner_zpsgucldxz3
Buffer para aquários do Tanganyika Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Buffer para aquários do Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Buffer para aquários do Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Buffer para aquários do Tanganyika   Buffer para aquários do Tanganyika EmptyQua 15 Jul 2009, 20:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

"Buffer" caseiro para aquários do Tanganyika

Actualmente estou a usar os seguintes sais na preparação do meu “Buffer” caseiro:

Sulfacto de magnésio 1colher de sopa rasa por 50lt de (sobe o GH e melhora a resistência dos peixes, pois é muito importante para o equilíbrio “osmótico”…)
-Onde comprar? Infelizmente já são poucas as farmácias que fazem manipulação de químicos,
mas felizmente perto de minha casa ainda existe uma dessas farmácia e é lá que encomendo o sulfato de magnésio, 1Kg custa aproximadamente 11 a 12€ e isso dá para muito tempo…

Bicarbonato de sódio 1 colher de sopa cheia por 50lt de água, (250gr dá para afinar o pH a 8.2 em 500lt…certinho direitinho, a dose que uso para 50lt é superior ao necessário para acertar o pH em 8.2, mas como não precipita como o carbonato de cálcio e não aumenta mais o pH, vai só servir para aumentar o KH…)
-Onde comprar? Este produto encontra-se em quase todos os supermercados e mercearias do país e um saco de 250gr custa pouco mais de 50centimos…

Cloreto de potássio 1 colher de café por 100lt (as algas agradecem, se não gosta de ver algas cabeludas a crescer nas rochas, não deve adicionar este “sal” )
-Onde comprar? Tal como o sulfato de magnésio eu encomendo isso na farmácia, o preço não me recordo…mas como é comercializado em embalagens de 100gr proporcionalmente fica um pouco mais caro que o Sulfato de magnésio…

Carbonato de cálcio 1 colher de chã por 50lt (este só uso quando quero o pH acima dos 8.2, vai subir também o KH e o GH…)
-Onde comprar? Tal como o sulfato de magnésio eu encomendo isso na farmácia, o preço das embalagens de Kg ronda entre os 12€ e os 14€

Para meter um pouco de iodo, Ferro, e outros "elementos traço“ uso o Sal “Marnoto” das salinas de Tavira, uma colher de sopa rasa por 50lt. Tem os mesmos componentes da “Flor de Sal”, mas fica bastante mais económico 1Kg fica mais ou menos por 1€ e pode ser encontrado em quase todos os Hipermercados do país…

A preparação de Buffer’s caseiros só compensa realmente para quem tem aquários com grande litragem ou vários aquários, eu diria que se só "prepararem" 100lt água por mês é mais vantajoso e menos trabalhoso a utilização de Buffers e “Trace elements” próprios para acondicionar os parâmetros da água para Tanganyikas e hoje já facilmente se encontrar esses produtos na maioria das lojas de aquáriofilia e feita bem as contas nem são assim tão caros…

AquaBen


Última edição por AquaBen em Qui 24 Set 2009, 17:32, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Buffer para aquários do Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-