Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Novo Projecto com anões... Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Novo Projecto com anões... 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Novo Projecto com anões... EcoariumBanner_zps3903f249
Novo Projecto com anões... Banner500x1254_zpsf6aa283b
Novo Projecto com anões... Banner-500x125_zps9d594aec
Novo Projecto com anões... Gambabanner_zpsgucldxz3
Novo Projecto com anões... Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Novo Projecto com anões...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 02:13Responder ao tópico

Acabo de comprar um aquário de aproximadamente 54L, dos mais banais 60x30x35...

Ponto 1: Termostato de 75w? será demais?
Ponto 2: Filtragem... Tinha ponderado um filtro hang on.. Será o mais provavel portanto será um SunSun HBL-501 de 400L/h o que me dará uma média de 8 vezes o volume total. Parece-me um filtro bastante razoável para os 9€ que custa. As dimensões do mesmo são 12*12*30, no qual penso conseguir filtragem mecânica e biológica.
Ponto 3: Iluminação... Ou ponho mãos á obra ou peço uma calha por medida em LED ao cable-man.
Ponto 4: Habitantes...
1 casal de Mikrogeophagus ramirezi ou Apistogramma cacatuoides
15 a 20 neons (visto serem apropriados para aguas ácidas também)
equipa de limpeza composta por:
5 corydoras panda
5 Otocinclus sp.

Ponto 5: Criação do Biótopo em sí...
Troncos.. Não só pela beleza mas também pelo favor que nos fazem ao descer o pH
Algumas rochas.. Nomeadamente xistos raiados cinza que há por aqui aos pontapés!



Começando a por o miolo a trabalhar começam a surgir dúvidas..

Como não estou mesmo nada decidido em gastar dinheiro em HQI´s nem e CO2, proponho um biotopo agradável com plantas de baixa manutenção... Depois de dar umas voltas no site da tropica, fico inclinado para:

Anubias em geral;
Microsorum pteropus
Vallisneria nana
Limnophila sessiliflora ou Cabomba caroliniana
Echinodorus osiris
E algum tipo de musgo de fácil manutenção também.

A flora ainda não passa de suposição ate ter esclarecido a questão da iluminação.

O layout em sí ainda não passa de imaginação, mas assim que chegue o tanque vou começar a por a cabeça a trabalhar...

Para as plantas que foram faladas aconselham substrato fértil como imperativo ou opção?

Fico á espera malta! Wink Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 08:02Responder ao tópico

Ora boas!

Relativamente ao termostato não é demais! Eu tenho um aqua de 25l com um de 100W...

O termostato ser mais potente vai acabar por te poupar na conta da luz porque precisa de ligar menos vezes, tornando-se mais eficiente.

Em relação ao filtro pode ser um pouco "curto"... Nos filtros de cascata eu tenho sempre algum receio em especial no que diz respeito à circulação de água.
Enquanto que nos filtros internos e exteriores a água é reposta através de um "jacto" (ou multiplos no caso de flautas...) nos de cascata a água cai provocando menos agitação e consequentemente menor levantamento da sujidade acumulada no substrato...
Sei que por 9€ não tens muitas outras opções, mas eu tentaria optar por um exterior como um EHEIM 2211 (300l/h) ou um 2213 (440l/h).

Relativamente à fauna eu não colocaria mais do que os 10-15 neons para não sobrepovoar muito o aqua! Em especial com a questão da pouca circulação provocada pelo filtro de cascata...

Quanto à flora se pretendes "plantas low tech" vais no bom caminho!

Espero ter ajudado!

Abraço!

Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 10:16Responder ao tópico

Quanto ao termostato concordo com a resposta dada pelo InCoGniTuS, 100w deve ser o ideal para esse aquário, em dias quentes não haveria problema com um de 50w, mas em dias frios de Inverno estaria sempre ligado e não chegaria certamente aos valores pretendidos, eu tenho numa sala um aquário panoramico de 200 litros, tive de por um jagger de 300w. Em relação ao filtro de cascata também estou de acordo com o que já foi dito, seria melhor escolha um filtro externo, mas por 9€ vale a pena experimentares e ver se dá resultado. Apostaria no casal de apistos, têm melhor feitio que os ramirezi, em vez de neons, iria para cardinais ou rodostomos (nariz de bebado) mais cor. De resto acho que estás no bom caminho, já me esquecia podes colocar algumas folhas no fundo do aquário dá um aspecto mais amazonico, para além de acidificar a água, ficamos à espera de fotos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Thiago Cardoso
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 13:57Responder ao tópico

ricardo iria escreveu:
Acabo de comprar um aquário de aproximadamente 54L, dos mais banais 60x30x35...

Ótima dimensão para manter um casal...

ricardo iria escreveu:

Ponto 1: Termostato de 75w? será demais?
Termostato como nosso amigo disse nunca é demais...75w está de bom tamanho para ele...


ricardo iria escreveu:

Ponto 2: Filtragem... Tinha ponderado um filtro hang on.. Será o mais provavel portanto será um SunSun HBL-501 de 400L/h o que me dará uma média de 8 vezes o volume total.
Filtro com pouca movimentação e bem dimensionado e com a filtragem muito eficaz...hang on seria ideal, ou mini canister boyu ou similar


ricardo iria escreveu:

Ponto 3: Iluminação... Ou ponho mãos á obra ou peço uma calha por medida em LED ao cable-man.

Tanto ramirezi quanto cacatuoides, gostam de pouca iluminação, então uma T5 de 24w e muitas plantas flutuantes seria idela para formar sombra

ricardo iria escreveu:

Ponto 4: Habitantes...
1 casal de Mikrogeophagus ramirezi ou Apistogramma cacatuoides
15 a 20 neons (visto serem apropriados para aguas ácidas também)
equipa de limpeza composta por:
5 corydoras panda
5 Otocinclus sp.

Para essa dimensão não colocaria nenhum peixe acima...
Deixaria apenas o casal , pois assim poderão ter crias futuramente, corydora principalmente não pode ter, pois como os pais depositam os ovos no substrato e em cima de pedra e troncos, ficam vulnerável para as corydoras atacarem

No máximo 5 neos seria o ideal


ricardo iria escreveu:

Ponto 5: Criação do Biótopo em sí...
Troncos.. Não só pela beleza mas também pelo favor que nos fazem ao descer o pH
Algumas rochas.. Nomeadamente xistos raiados cinza que há por aqui aos pontapés!

Existe uma diferença entre biótopo e temático, que é o que você quer montar amigo...então suponho que você dê uma boa lida nesse artigo: http://www.peixefauna.com/t10193-as-diferencas-entre-um-biotopo-e-um-tematico


ricardo iria escreveu:

Como não estou mesmo nada decidido em gastar dinheiro em HQI´s nem e CO2, proponho um biotopo agradável com plantas de baixa manutenção... Depois de dar umas voltas no site da tropica, fico inclinado para:

Anubias em geral;
Microsorum pteropus
Vallisneria nana
Limnophila sessiliflora ou Cabomba caroliniana
Echinodorus osiris
E algum tipo de musgo de fácil manutenção também.

Existe plantas para se formar um biótopo de baixa manutenção como:

Echinodorus ozelot
Echinodorus horemanii
Echinodorus latifoliusEchinodorus tenellus
Mayaca fluviatilis
Hydrocotyle leucocephala
Nymphaea amazonum
Eleocharis parvula
Salvinia auriculata
Pistia stratiotes

Usando fertilizante líquidos e uma iluminação ideal consegue se manter a flra muito bela e saudável



ricardo iria escreveu:

Para as plantas que foram faladas aconselham substrato fértil como imperativo ou opção?

Substrato fértil e fertilizante líquido...por mais que você poderá fazer uma garrafada de Co2 caseiro
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 15:55Responder ao tópico

Boas
Não vale a pena dizer muito mais, visto que já disseram tudo. Só falta uma coisa: Força com o projeto, que é disso que a gente gosta.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 16:20Responder ao tópico

Sim não vale a pena dizer mais a não ser que esse aqua seria bom apenas para um casal de apistos, e com peixes principais nenhum mais, um casal seria o ideal para viverem em paz, se juntares os ramis acho mal, 2 casais é demais para esse aqua!
Ir para o topo Ir para baixo 

Thiago Cardoso
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 17:13Responder ao tópico

Concordo. ou Ramirezi ou apisto podem viver nesse aquário...
os 2 casais juntos teria um guerra sem fim...
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 18:38Responder ao tópico

:| :| :|

Continuo sem perceber se a iluminação que falei é suficiente ou não...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 18:46Responder ao tópico

ricardo iria escreveu:

Ponto 3: Iluminação... Ou ponho mãos á obra ou peço uma calha por medida em LED ao cable-man.

Tanto ramirezi quanto cacatuoides, gostam de pouca iluminação, então uma T5 de 24w e muitas plantas flutuantes seria idela para formar sombra
[/quote]

O toreto respondeu e eu concordo com ele!
Ir para o topo Ir para baixo 

Thiago Cardoso
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 18:48Responder ao tópico

Tudo vai depender :

Aquário Biótopo = luz fraca (BlackWater)
Ramirezi = Prefere iluminação fraca

Pelas plantas que você quer colocar seria um temático e não um biótopo amigo...

No seu caso pode colocar 1 Lampada compacta ou PL de 18w


Última edição por Toreto em Seg 23 Abr 2012, 22:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptySeg 16 Abr 2012, 19:04Responder ao tópico

Agora sim, percebi! Very Happy

Vou começar a trabalhar na calha quanto antes!

Temperatura de cor na ordem dos 4500k?
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 11:32Responder ao tópico

Tenho estado pouco atento ao tópico por alguma falta de tempo, por isso peço desde já desculpa a todos os intervenientes.
Em vez de uma lâmpada compacta, vou aproveitar diversos factores para usar uma fluorescente linear de 18w, nomeadamente uma sylvanya growlux 8500K,
Um dos factores é ter uma calha já feita por um tio meu que serviu de suporte a uma armadura fluorescente com uma lâmpada UV também de 18w.
O outro factor é eu ter balastro electromagnético, mais respectivos suportes para arrancador e lâmpada. Aproveitei este material de uma armadura que estava completamente toda torcida. testei o material e funciona!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 11:39Responder ao tópico

Então problema da iluminação resolvido!
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 11:53Responder ao tópico

Estou ansioso e ao mesmo tempo receoso que chegue o aquário... Tenho medo que chegue em cacos por causa do transporte...
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 12:36Responder ao tópico

ricardo iria escreveu:
Tenho estado pouco atento ao tópico por alguma falta de tempo, por isso peço desde já desculpa a todos os intervenientes.
Em vez de uma lâmpada compacta, vou aproveitar diversos factores para usar uma fluorescente linear de 18w, nomeadamente uma sylvanya growlux 8500K,
Um dos factores é ter uma calha já feita por um tio meu que serviu de suporte a uma armadura fluorescente com uma lâmpada UV também de 18w.
O outro factor é eu ter balastro electromagnético, mais respectivos suportes para arrancador e lâmpada. Aproveitei este material de uma armadura que estava completamente toda torcida. testei o material e funciona!

E ficas muito bem servido!

Essa lâmpada é das melhores que eu conheço para realçar cores de fauna e flora!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 22:06Responder ao tópico

Meus amigos.. O tanque chega amanhã! Very Happy Very Happy Very Happy

Novo Projecto com anões... 212488860 Novo Projecto com anões... 212488860 Novo Projecto com anões... 212488860 Novo Projecto com anões... 212488860
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 22:13Responder ao tópico

lol! Força aí! Vai actualizando!
Ir para o topo Ir para baixo 

Thiago Cardoso
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 22:19Responder ao tópico

Opa...aguardando a montagem
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyTer 17 Abr 2012, 22:26Responder ao tópico

Uma questão.. Substrato dupla ground(correcção) JBL AQUABASIS PLUS ... 2.5L por aprox. 10€.. vale a pena? é necessario cobrir com parte inerte?

EDIT: Ou então.. para as plantas em questão será que Akadama é suficiente? Que granulometria?
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyQua 18 Abr 2012, 15:54Responder ao tópico

Chegou! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyQua 18 Abr 2012, 16:06Responder ao tópico

Esse substrato é bom por experiência própria, acho que é melhor colocares um substrato inerte, esta é a minha opinião!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyQua 18 Abr 2012, 16:06Responder ao tópico

Esse substrato é bom por experiência própria, acho que é melhor colocares um substrato inerte, esta é a minha opinião!
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyQua 18 Abr 2012, 16:08Responder ao tópico

Tinha pensado em areia negra...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyQua 18 Abr 2012, 16:10Responder ao tópico

Fica muito bem, mas de cor opaca, fica melhor! Granulogia fina, podes ver no meu aqua de gambas! Se ajudar... Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyQua 18 Abr 2012, 18:12Responder ao tópico

Vera, que tipo de madeira é aquela?
Em relação ao areão é mesmo isso... estamos em sintonia.. Very Happy
consigo arranjar a 0.70€/kg na loja aqui na terra..

O tanque já tem o papel autocolante preto no lugar.. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Novo Projecto com anões... Vide

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto com anões...   Novo Projecto com anões... EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Novo Projecto com anões...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-