| Carência desconhecida (com fotos) | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
mpp
Membro
Localização : Lisboa Mensagens : 45 Data de inscrição : 21/02/2011 Gostos : 0
| Assunto: Carência desconhecida (com fotos) Sáb 07 Abr 2012, 19:30 | |
| Boas pessoal,
Tenho um aquário plantado com as seguintes características:
- 60 litros; - substracto com "JBL Aquabasis" e "JBL Manado"; - Co2 caseiro; - fertilização semanal com 5ml de "Tropica Plant Nutrition Plus" (micros e macros); - iluminação 40w PLL (6h/dia com intervalo no meio); - TPA semanal de 15l; - 2 platys, 3 guppies, 1 trichogaster, 5 rasboras e 1 limpa vidros;
Parâmetros que tenho possibilidade de controlar (não tenho mais testes): - PH - 7.0 - Amónia - 0.0 - Fosfatos - valores normais (não sei de cor agora)
Tudo estava estável quando resolvi mudar a iluminação do aquário, tinha 30W T5 e mudei para uma calha com 40w PLL.
Começaram-me a aparecer algas tipo cabelo no meio da Hemiantus micrantemoides e as outras plantas manifestam carências nomeadamente buracos nas folhas e folhas transparentes nalguns sítios. Também apareceram pontos verdes nalgumas folhas.
Já tentei pesquisar neste fórum e outros e já fiz várias coisas, nomeadamente TPA grande, diminuir período de iluminação, etc. mas sem resultados.
Alguém tem algum conselho ou ajuda que me possa dar? Chego a ficar na duvida se os buracos não podem ser caracóis, que acham?
Obrigado desde já.
|
|
| |
Chojin
Membro
Nome Real : João Encarnação Localização : Castro Verde Mensagens : 108 Data de inscrição : 10/01/2012 Gostos : 0
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Sáb 07 Abr 2012, 19:36 | |
| Esses pontos que te apareceram nas folhas tenho quase a certeza que é uma alga de nome greenspots. Deixo-te aqui um link com exemplos de algas e soluções.
http://aquariumalgae.blogspot.pt/ |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
Localização : Barcelos - Braga Mensagens : 4935 Data de inscrição : 14/02/2012 Gostos : 251
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Dom 08 Abr 2012, 12:46 | |
| Boas!
Não concordo que sejam greenspot. Parecem-me buracos de carências.
Se fertilizas com TPN+, para 60l devias colocar 21ml semanais.
Podes confirmar as contas aqui.
Abraço |
|
| |
ALVELOS RAMIRO
Membro ativo
Nome Real : Ramiro Localização : Paris Mensagens : 755 Data de inscrição : 29/12/2010 Gostos : 61
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Dom 08 Abr 2012, 14:38 | |
| viva,eu andei aos papeis durante muito tempo com um problemas desses,tenho exactamente o mesmo solo que tu e resolvi isso com um produto da easy life que se chama kalium.Pensei ao principio que era falta de ferro mas na realidade era falta de potassium ou seja a famosa K. |
|
| |
local
Membro
Localização : Silves Mensagens : 186 Data de inscrição : 28/09/2011 Gostos : 0
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Dom 08 Abr 2012, 22:02 | |
| penso que folhas furadas seja falta de potássio. As algas filamentosas poderão aparecer quando o aqua apanha directamente luz solar. Eu ainda estão a tentar acabar com elas sem recurso a químicos. Todas as semanas tiro uma mão cheia de algas, mas pouco adianta, não extermina. Ainda não fiz a fertilização com potássio mas penso que pode ajudar. |
|
| |
André deVil
Membro
Nome Real : André de Vilhena Localização : Matosinhos Mensagens : 75 Data de inscrição : 10/01/2012 Gostos : 0
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 11 Abr 2012, 13:22 | |
| Boas,
Também tenho o mesmo problema numa higrophyla roseinerving e greenspots. Quase de certeza que é carência de qualquer nutriente porque nao tenho caracois dentro do aqua :p
Abraço. |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
Localização : Barcelos - Braga Mensagens : 4935 Data de inscrição : 14/02/2012 Gostos : 251
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 11 Abr 2012, 13:31 | |
| - local escreveu:
- penso que folhas furadas seja falta de potássio.
As algas filamentosas poderão aparecer quando o aqua apanha directamente luz solar. Eu ainda estão a tentar acabar com elas sem recurso a químicos. Todas as semanas tiro uma mão cheia de algas, mas pouco adianta, não extermina. Ainda não fiz a fertilização com potássio mas penso que pode ajudar. As folhas furadas pode não ser falta de potássio.
É uma carência com toda a certeza (excluída a hipótese dos caracóis claro...), agora qual é difícil de dizer.
Quanto às algas filamentosas tens CO2 no teu aqua? Qual a fertilização que fazes?
Todas as algas aparecem por carência de nutrientes e CO2 ou excesso de luz.
Para as eliminar tens de encontrar o equilíbrio entre estes elementos.
Podes começar por diminuir um pouco a luz (ou o fotoperíodo) e aumentar a fertilização (completa, caso contrário não produz o efeito pretendido) e o CO2 (ou outra fonte de carbono como o carbono líquido).
Abraço |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 11 Abr 2012, 13:35 | |
| - André deVil escreveu:
- Boas,
Também tenho o mesmo problema numa higrophyla roseinerving e greenspots. Quase de certeza que é carência de qualquer nutriente porque nao tenho caracois dentro do aqua :p
Abraço.
Tens aí 2 problemas "distintos"!
Um muito fácil de resolver. O das Greenspot. Esta alga aparece quando está em falta um único nutriente. PO4 (potássio). Basta fazeres uma fertilização maior deste nutriente, garantindo obviamente uma correcta circulação de água, que essa alga deixa de aparecer.
Quanto ao "ratado" das plantas, como disse antes, pode ser originado por carências múltiplas uma vez que o aspecto final é muito semelhante e de difícil distinção.
Que fertilização fazes e qual o setup do teu aquário?
Abraço |
|
| |
local
Membro
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 11 Abr 2012, 15:52 | |
| - InCoGniTuS escreveu:
- local escreveu:
- penso que folhas furadas seja falta de potássio.
As algas filamentosas poderão aparecer quando o aqua apanha directamente luz solar. Eu ainda estão a tentar acabar com elas sem recurso a químicos. Todas as semanas tiro uma mão cheia de algas, mas pouco adianta, não extermina. Ainda não fiz a fertilização com potássio mas penso que pode ajudar. As folhas furadas pode não ser falta de potássio.
É uma carência com toda a certeza (excluída a hipótese dos caracóis claro...), agora qual é difícil de dizer.
Quanto às algas filamentosas tens CO2 no teu aqua? Qual a fertilização que fazes?
Todas as algas aparecem por carência de nutrientes e CO2 ou excesso de luz.
Para as eliminar tens de encontrar o equilíbrio entre estes elementos.
Podes começar por diminuir um pouco a luz (ou o fotoperíodo) e aumentar a fertilização (completa, caso contrário não produz o efeito pretendido) e o CO2 (ou outra fonte de carbono como o carbono líquido).
Abraço Eu tenho dois aquários, o de 96 litros e outro de 30 litros. O de 92 litros fertilizo com duas tampas de fertilizante líquido (que não contém potássio), o de 30 litros com uma tampa de fertilizante líquido. Uma tampa dá, de acordo com o fabricante, para cada 25 litros. Em nenhum deles tenho CO2. iluminação, o aqua de 30 litros estava num local onde apanhava luz do sol directo (e por isso o aparecimento das algas), agora já o coloquei num local sem luz solar directa e ligo a luz do aqua entre as 8:30 e as 18:00 mais ou menos. No aqua de 96 não ligava a luz do aqua, apenas usava a luz solar indirecta. Há umas semanas passei a ligar a luz do aqua no mesmo período que o outro aquário e tenho sentido um maior desenvolvimento das plantas, excepto quando deixo de fertilizar. Esta semana não fiz a fertilização devida e já começaram a aparecer pontos verdes no aquário de 96 litros, bem como folhas ratadas no feto de java. No aquário de 30 litros só se nota o desenvolvimento das algas filamentosas.
Obrigado pela ajuda |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 11 Abr 2012, 15:58 | |
| Qual é o nome desse fertilizante??
Muitas vezes, para garantires a totalidade dos nutrientes necessários, é preciso fertilizar com mais do que eles recomendam...
Dou-te o meu exemplo com o TPN+.
Segundo eles deveria fertilizar com 10ml por cada 50l, o que no meu caso teria de fertilizar com 50ml.
Depois de fazer umas contas cheguei à conclusão que necessitava de 100ml semanais para ter níveis minimamente correctos de nutrientes!...
Se me deres o nome do fertilizante posso tentar ajudar...
Abraço! |
|
| |
LMTT
PeixeFauna
Nome Real : Luis Torrão Localização : CASTELO BRANCO Mensagens : 114 Data de inscrição : 18/05/2010 Gostos : 1
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 11 Abr 2012, 16:46 | |
| Só uma correcção pessoal…., PO4 são fosfatos . As greenspot na presença de PO4 não costuma ser problema . O potássio é preciso ter muito cuidado com ele, pois doses elevadas fazem com que as plantas não absorvam os restantes nutrientes. O excesso de potássio forma pequenas manchas esverdeadas ou esbranquiçadas nos vidros, muitas vezes parecem cristais.
|
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| |
| |
local
Membro
| |
| |
local
Membro
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qui 19 Abr 2012, 14:14 | |
| Depois de alguma pesquisa cheguei ao seguinte conclusão:
O aqua pequeno tem algas Spirogyra ou Cladophora (deve ser mais este). Como diz [url=aqui]http://aquariumalgae.blogspot.pt/[/url] "in very bad cases will grow on plants also", é o que acontece comigo. Para acabar com eles terei que aumentar a circulação do filtro e provavelmente introduzir CO2.
No aqua grande tenho 2 tipos de algas, Green Spots (This algae will appear if CO2 and Phosphate (PO4) levels are low), terei que talvez aumentar a fertilização (já o faço introduzindo o referido aquaplant plus bem como KNO3 (nitrato de potássio) 15 mlts semanalmente. Ainda não tive tempo de verificar se o aumento da fertilização está a fazer o efeito desejado; Blue-green, Slime or Smear, vi duas ou três folhas com estas características, que retirei logo. Também aumentei a fertilização, mas sem resultados ainda visíveis. Em suma, para combater estas algas penso fazer 3 coisas, aumentar o fluxo dos filtros de forma a aumentar a circulação de água no aqua, podar as plantas que já atingiram o topo do aqua (pois também diminuem o fluxo e circulação de água) e aumentar a fertilização.
Vamos ver como corre... |
|
| |
João Rui
PeixeFauna
Nome Real : João Rui Localização : Oeiras Mensagens : 1281 Data de inscrição : 01/10/2011 Gostos : 32
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Ter 08 maio 2012, 12:06 | |
| - mpp escreveu:
- Boas pessoal,
Tenho um aquário plantado com as seguintes características:
- iluminação 40w PLL (6h/dia com intervalo no meio);
Boas, em relação aos teus problemas com as plantas, já tens pessoas (como os dois moderadores de plantados) que sabem mais que eu deste assunto para te ajudar.
Só queria fazer um reparo que ninguém viu e me parece importante (apesar de não relacionado com o teu problema).
6h por dia com um intervalo no meio? É suposto recriarmos as condições mais naturais possíveis para os peixes, ou seja, teres luz ligada, desligar um bocado durante o dia, e voltar a ligar, estás a dar-lhes o equivalente a acordares com luz, quando fores almoçar o sol põem-se e depois de almoço volta a nascer. Isso stressa os peixes e não é nada saudável. Podes manter as 6h, ou aumentar o fotoperiodo para umas 8h, mas sempre seguidas, sem esse intervalo que falas.
Cumps |
|
| |
Pedro Santos
PeixeFauna
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) Qua 30 maio 2012, 09:43 | |
| Ora boas!
Como vai isso?
Já recuperaste as plantas?
E as algas estão controladas?
Abraço! |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Carência desconhecida (com fotos) | |
|
|