Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Danio rerio (Danio Zebra) Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Danio rerio (Danio Zebra) 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Danio rerio (Danio Zebra) EcoariumBanner_zps3903f249
Danio rerio (Danio Zebra) Banner500x1254_zpsf6aa283b
Danio rerio (Danio Zebra) Banner-500x125_zps9d594aec
Danio rerio (Danio Zebra) Gambabanner_zpsgucldxz3
Danio rerio (Danio Zebra) Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Danio rerio (Danio Zebra)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyDom 12 Jul 2009, 00:44Responder ao tópico

Danio rerio “Hamilton,1822”
Nome comum: Danio Zebra
Origem: Paquistão, Índia, Bangladesh, Nepal e Myamar
Comprimento: 4 a 5cm (em aquário raramente atinge os 5cm, o normal fica pelos 3 a 4cm)
Parâmetros da água: pH 6 a 8 sendo o ideal para reprodução pH 6.5 a 7
GH 4 a 18 para reprodução convém ficar entre GH 8 a10
Temperatura 10 a 28ºC; para reprodução 24 a 26ºC
Fotos
Macho
Fêmea (infelizmente não tenho nenhuma disponível de momento logo que possível será actualizado)

Alevim recém nascido
Danio rerio (Danio Zebra) Alevin_recemnascido

Tendo sido esta a primeira espécie de “disseminadores de ovos” que reproduzi é de inteira justiça que inicie estas pequenas fichas por esta espécie.

O Danio Zebra é dos peixes mais antigos na aquariófilia ocidental, para alem da sua natural beleza e pequenas dimensões, é um peixe que resiste facilmente a temperaturas inferiores a 10ºC e tem uma resistência incrível aos diferentes parâmetros de água, o que faz deles um dos melhores peixes para iniciados e para aquários de pequenas dimensões, para além da sua reprodução ser das mais fáceis de se obter, bastando para isso um aqua com pouco mais de10lt.

Preparação para reprodução:
As fêmeas devem ser preparadas para a desova separadas dos machos, em aquários separados ou mesmo no mesmo aquário com um separador de preferência opaco, durante uma semana em que devem ser alimentados preferencialmente com comida viva “Dafnias” ou larvas de mosquito, mas uma boa comida para peixes também serve perfeitamente, mas em vez de se dar muita comida poucas vezes deve-se dar pouca comida mas várias vezes ao dia (3 a 5 vezes), quando as fêmeas mostrarem os seus ventres bem roliços estão prontas a desovar.
Preparação do aquário de desova:
Como já referir basta um aquário com 10lt para servir para a desova, claro que temos de ter em conta que uma fêmea pode desovar mais de 100ovos e em 10lt será uma missão impossível de alimentar e fazer crescer tantos alevins, portanto temos de adequar o nº de reprodutores a tamanho do aqua a usar para a reprodução, Ex: aqua 10 a 20lt uma fêmea e dois machos, aqua de 30 a 50lt 3 a 4 fêmeas e 5 machos, etc…
O aquário de desova deve ter o fundo coberto por seixos ou “berlindes” e deve ter um bom tufo de musgo de Java mas deixando uma boa área livre para os peixes nadarem à-vontade. Os parâmetros do aquário desova deve ser os referidos na introdução e os do aquário de preparação dos reprodutores deve ter o pH mais alto que no da desova e a temperatura 2º acima do aquário de desova. As fêmeas devem ser introduzidas durante o dia anterior no aquário de desova e os machos só devem ser introduzidos de noite e com as luzes apagadas. Se tudo correu bem tanto na preparação como no “choque” de pH e temperatura eles vão iniciar a desova ao nascer do sol e chegado por volta das 10 horas já se pode retirar os progenitores do aquário de desova para evitar que comam os seus próprios ovos. Com a temperatura de 25ºC os alevins saem dos ovos ao fim de 48horas e nessa altura são pequenas “pontas de alfinete” (ver foto), que ficam coladas nos vidros e folhas das plantas durante mais 24horas a reabsorver o saco vitelino, só depois vão conseguir ter controlo na natação. Só passado mais 24horas é que se deve iniciar a sua alimentação, que deve ser à base de “infusórios” ou “água verde”, passado uma semana já estão capazes de comer comida seca em pó ou “nauplios” de artemia, (artemia recém eclodida).

Qualquer dúvida disponham, por muito insignificante que pensem seja pode fazer a diferença…

AquaBen


Última edição por AquaBen em Seg 28 Set 2009, 14:01, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Pereira
Pedro Pereira

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Cascais
Mensagens : 22
Data de inscrição : 25/11/2010
Gostos : 0


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 28 Jul 2011, 14:33Responder ao tópico

Como se distinguem machos de fêmeas?
Obrigado pela excelente ficha.
Ir para o topo Ir para baixo 

Freddy Valente
Freddy Valente

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Freddy Valente
Localização : Oliveira do Bairro - Aveiro
Mensagens : 716
Data de inscrição : 28/10/2009
Gostos : 0


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 28 Jul 2011, 19:01Responder ao tópico

Por experiência as fêmeas são mais roliças, ou seja, são mais redondas na zona da "barriga"
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 28 Jul 2011, 23:59Responder ao tópico

Boas
Freddy a tua intenção foi de ajudar o Pedro, que não s e deu ao trabalho de ler o texto todo, está lá bem mencionado exactamente o que tu referiste…

...as fêmeas mostrarem os seus ventres bem roliços...

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

MiguelAngelo
MiguelAngelo

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Corroios, Almada
Mensagens : 486
Data de inscrição : 23/02/2012
Gostos : 0


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptySex 27 Jul 2012, 14:23Responder ao tópico

Olá Aquaben estou a tentar reproduzir danios já tenho uma femea (suponho que seja femea) num aquário de +/- 17 litros e os machos estão com outras femeas no meu aquário comunitário( espero nao haver problema os machos estarem com outras femeas). Neste aquário não tenho fundo, mas se os berlindes forem muito importantes arranja-se. Tenho algum musgo de java e um filtro com meia de senhora á volta. Nao tenho termostato pois nesta altura do ano nao é preciso.
Se estiver algo errado corrige-me por favor.

Como não tenho alimento vivo para os recém nascidos, pus uma garrafa 0,33L com água da torneira ao Sol, penso que seja assim que se faça a água verde de que falas. Pus a garrafa hoje quando tempo demora até que possa ser dada aos alevinos?
Ir para o topo Ir para baixo 

TScott
TScott

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Pascoal Miguel
Localização : Belgica
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2012
Gostos : 0


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 13 Set 2012, 08:21Responder ao tópico

Bom dia José...haveria alguma complicação se eu fizesse todo esse processo numa banheira de plástico (40x30) e que levasse apenas 5 lt....?
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 13 Set 2012, 10:18Responder ao tópico

TScott escreveu:
Bom dia José...haveria alguma complicação se eu fizesse todo esse processo numa banheira de plástico (40x30) e que levasse apenas 5 lt....?

Boas

Como deves de ter visto atraz, 5 litros é muito pouco, o artigo fala no minimo em 10 litros e mesmo assim tem de se ter cuidado com a quantidade de peixes a por a desovar.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

TScott
TScott

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Pascoal Miguel
Localização : Belgica
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2012
Gostos : 0


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 13 Set 2012, 20:53Responder ao tópico

Agradeço desde já a rápida resposta Fernando. Tenho apenas uma fêmea que certamente esta pronta para a desova, só não tenho certezas em relação ao outro Danio ser mesmo macho, têm ambos perto de 5cm apesar de um deles aparentar "mais roliço" e o outro não. A fêmea tem barbatanas compridas parecendo véu transparente e o outro tem-nas mais curtas.
Vou tentar seguir todos os passos mencionados acima. E em relação a outra questão? Haverá problemas se usar uma maternidade que não seja de vidro...?
Ir para o topo Ir para baixo 

Mers93
Mers93

Membro
Membro


Localização : Braga
Mensagens : 104
Data de inscrição : 05/06/2013
Gostos : 3


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyQui 25 Jul 2013, 12:33Responder ao tópico

boas
eu tenho danios
zebra
rosa
leopardo
ja a bastante tempo e uns deles engordaram bastante
como sabemos que estao prontas para a desova
isso é que ainda nao percebi

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo F Pereira
Paulo F Pereira

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Pereira
Localização : Cadaval
Mensagens : 183
Data de inscrição : 16/03/2013
Gostos : 4


Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptySeg 04 Nov 2013, 23:46Responder ao tópico

Boas
Esta informação também é valida para zebras rosa?
Nasceram-me uma nuvem deles e não encontro informação sobre os rosa, daí a questão.
Desde já agradeço a quem me possa ajudar
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Danio rerio (Danio Zebra) Vide

MensagemAssunto: Re: Danio rerio (Danio Zebra)   Danio rerio (Danio Zebra) EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Danio rerio (Danio Zebra)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-